“Há muitos benefícios para atuar de forma corrupta”

Sobre racionalizar o crime de corrupção, Graham Brooks, professor de Anticorrupção e Criminologia da University of West London, explicou ao Globo:

“O ponto de partida é perguntar a si mesmo: se você pudesse garantir vastas somas de dinheiro para você e para sua família e manter a maioria desses valores e ainda evitar a prisão, você agiria de forma corrupta? Há muitos benefícios para atuar de forma corrupta: o lucro garantido e a impunidade. Antes da Lava Jato, se pegos, as chances de denúncia eram mínimas. E mesmo em caso de denúncia, poucos eram condenados. E quando condenados, as penas geralmente eram apenas financeiras.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Para evitar crimes há leis feitas para punir os que se aventuram no mundo do crime. Na nossa civilização há os freios para que delinquentes poderosos não se apoderem dos seus cargos para pilhar, escravizar e assassinar portanto essa não é uma pergunta que se faça, estaria ele justificando a corrupção? Afinal o dinheiro dos paraisos fiscais do UK correm todo para a City de Londres.

Ler mais 18 comentários
  1. Para evitar crimes há leis feitas para punir os que se aventuram no mundo do crime. Na nossa civilização há os freios para que delinquentes poderosos não se apoderem dos seus cargos para pilhar, escravizar e assassinar portanto essa não é uma pergunta que se faça, estaria ele justificando a corrupção? Afinal o dinheiro dos paraisos fiscais do UK correm todo para a City de Londres.

  2. Se essa pergunta fosse feita para os 200 milhões de honestos brasileiros, aventando como possibilidade real, o resultado seria 100% SIM!!!!!!!!!!!!!!
    Afinal, se há milhares de ladrões na política, é porque eles foram eleitos por seus milhções de semelhantes, chamados pela alcunha de “eleitores”.

    1. Como tudo o mais não são todos os brasileiros, MAS QUE É A MAIORIA É! !!
      Não existe governo corrupto com povo honesto, ou povo corrupto com governo honesto.
      A corrupção e a bandidagem aumentaram conforme aumentou o acesso aos meios de comunicação.
      O povo tomou consciência de nossas leis e da impunidade reinante.
      a grande naioria repete a máxima. “Ninguém vai pra cadeia no rasil, exceto pobre, trouxa ou burro

  3. O Rio sempre venerou os satélites petistas. Ama a Dilma. Beija o entre-dedos do PÉ de LULA. PT — da cultura do sertanejo universitário — adora, venera a baixa-cultura. E odeia a mídia. O petista anão, Paulo Henrique Amorim, inventou o termo petista “PiG” [pesquisem!]. Cujo significado é: “Partido da Imprensa Golpista.” O PT e Amorim (PHA) odeiam e muito a mídia! E a Imprensa!
    ***
    Todo bolsonarista — Direita-Burra — que escreve aqui, também, adora sertanejo universitário! E (¿coincidência?): odeiam a mídia!!! É fácil identificá-los aqui nos comentários (são muito semelhantes ao PT, com ideologia diferente!):
    1. Falam mal da mídia!
    2. Escrevem tudo com letra maiúscula (o texto completo)!
    *
    Obs.: Quando falo direita-burra, me refiro à burra; não me refiro à direita-esclarecida!

  4. O Ladrão de galinha vai preso mesmo, por que corruptos de milhões não pegam???

    Basta rastrear as contas que teme as outras…
    Vai me dizer que as instituições não vão colaborar.
    Tem dente de coelho.
    Assim vamos arrastando mais um ano , este já foi… Quantos mais????

  5. Sou assessor parlamentar e posso garantir que os políticos são honestos na sua quase totalidade. Esta campanha difamatória que nossos bravos parlamentares vem sofrendo por parte da imprensa golpista só enobrece e valoriza suas patrióticas missões. Jesus também foi crucificado e hoje é mundialmente reconhecido como nosso salvador.

    1. Interessante defender corruptos e JC ao mesmo tempo. Assim é fácil! Pelo visto tudo cabe nesse seu balaio desde que saiam livres e sem penalizações quaisquer. Queria ver se tem o mesmo discurso em relação as 10 medidas contra a corrupção – sem emendas ou alterações. Discursinho brega, retrógado e desconectado da realidade e do resto do planeta (decente, claro).

  6. Bandido no Brasil é assim:

    TEM SEU PRÓPRIO DELEGADO, SEU PRÓPRIO PROMOTOR DE JUSTIÇA, SEU PRÓPRIO JUIZ, SEU PRÓPRIO DESEMBARGADOR, SEUS PRÓPRIOS MINISTROS DE JUSTIÇA (STJ e STF), SUA PRÓPRIA CADEIA E SEUS PRÓPRIOS CARCEREIROS (tornados garçons).

    Temer o que?