HC de Lula não pode ser julgado sem estar pautado, diz Carlos Velloso

O site jurídico Jota ouviu ex-presidentes do STF sobre a possibilidade de levar o pedido de habeas corpus preventivo de Lula “em mesa” para julgamento –ou seja, sem estar pautado.

Como publicamos na semana passada, Cármen Lúcia não incluiu na pauta do Supremo em abril nem o julgamento do HC de Lula nem a análise das ações declaratórias de constitucionalidade sobre prisão após condenação em segunda instância.

Para Carlos Velloso, ex-presidente do STF, o caso do petista não preenche os requisitos necessários para ser julgado sem estar pautado. Ele lembra que o entendimento firmado pelo STF é no sentido da execução antecipada de pena e não vê motivo para mudar esse precedente.

Ayres Britto, também ex-presidente do Supremo, evitou comentar a situação do HC de Lula, mas disse que é “muito raro” haver julgamento em mesa no Supremo.

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. UMA DICA AOS BOLSONARISTAS disse:

    Infelizmente, este blog daqui é um local onde, um petralha contratado pelos antas, faz mais de 90% de todos os comentários. Ele se utiliza de mais de 1.200 nicks. Portanto esta é uma área contaminada e viciada. Observem que, só com posts sobre o Bolsonaro, cresce o número de comentários e muito, porque vcs Bolsonaristas ainda vem por aqui. Mas digo que é perda de tempo, porque vcs “dialogam” somente com esse merda petralha. Lucas Silva é o nome do infeliz . O Rei da Mentira, das asneiras e fofocas. O resto dos posts não chegam nem a 30% de comentários, até porque o infeliz não fala mal ou não tem estômago para falar mal dos ídolos petralhas dele. Não percam tempo por aqui. Não irá acrescentar nada a causa de vocês. A última dele são diversos nicks de falsos Bolsonaristas.

Ler comentários
  1. Almost There disse:

    O bananistão está sempre nos surpreendendo... Primeiro viram a mesa...em seguida apresentam o caso "em mesa"... Até para mutretar são contraditórios.

  2. Henry disse:

    Antagonistas... Uma dúvida: nós todos sabemos que todo ministro do STF, NORMALMENTE, ocupa a cadeira da presidência do órgão...porque lá é rotativo e mandato de 2 anos... Assim sendo, tirando um ou outro ministro que morreu antes de ocupar a cadeira ou que ocupou mas já passou para o outro plano, só tem esses 2 ex-ministros pra dar opinião ??? E os outros ?? e a Ellen Gracie ??? enfim.. num tem mais "parecer" de ex-presidentes não ?? Ah... tem o Barbosão, mas este não conta mais porque está contaminado pelo vírus de candidato... quer agradar as esquerdas e diz que o Lulla, agora, é santo....

  3. Marcos disse:

    Prende este VERME logo, já está passando do tempo, logo esta coisa pode ir parar no colo do Capeta...

  4. Henry disse:

    Antagonistas... Desde semana passada estou procurando rojões pra soltar nos próximos dias e o artigo sumiu das casas de fogos... Será por conta da Copa do Mundo 2018 ou por conta do molusco ??? E já me disseram que se achar vou pagar 3x mais caro....

  5. Hell March disse:

    Resumindo, estará na JAULA em até 30 dias caso não inventem um fato novo pra manter esse MARGINAL AMORAL e TRAIDOR da PÁTRIA livre de cumprir pena pelos seus inúmeros CRIMES.

  6. Seomurilo disse:

    BELEZA! Cumpra-se, então! Gaiola no bicho!

  7. SÓ A CADEIA SALVA... disse:

    CADEIA PARA OS CORRUPTOS!!!!!!!!!

  8. José ANTONIO disse:

    O contingente atual do STF, não sugere o que os meritíssimos, Ayres e Velozo, estam afirmando. Prisão é vcerto, mas quando irão libertá-lo.

  9. É UM ALENTO LER ISSO. disse:

    Coluna do Estadão - 12.03.18 disse: 12 de Março de 2018 às 16:40 Somente na última sexta-feira, a presidente do STF, Cármen Lúcia, recebeu mais de 3 mil e-mails de apoio sobre a decisão de não colocar em pauta o julgamento sobre a prisão em segunda instância. A votação interessa a Lula. . As mensagens variam entre “Força, Carminha!”, “Segura essa, Cármen Lúcia!” e “Estamos com você, ministra”.

  10. Errado disse:

    NUNCA ESQUEÇAM QUE O LULA CHAMOU ESTE SUPREMO DE ACOVARDADOS. LOGO VEREMOS SE LHE DARÃO RAZÃO OU NÃO.

  11. Na Jovem Pan disse:

    Na Jovem Pan, estão dizendo que Jorge Picciani deve sair ainda essa semana da prisão!

  12. Zorra Total disse:

    Lula vai ser preso AMANHÃ. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Miro Tavora disse:

    Se a lei não for cumprida é sinal que o Estado acabou. Durmo tranquilo, porque sei que ainda temos Forças Armadas independentes.

  14. Lugar de vagabundo cumprir pena no Brasil disse:

    É NA CHURRASCARIA E NAS SUAS MANSOES COM PISCINA.....SEM TORNOZELEIRA.............STF 60 ANOS DE IMPUNIDADE DESTRUINDO O BRASIL

  15. luizs disse:

    Para tentar salvar lula, alguns juizes do stf estão dispostos a reescrever a Constituição.

  16. STF COVARDE VAI BAIXAR AS CALCINHAS PRA QUADRILHA disse:

    Lula e sua quadrilha....mandando no STF ?.....Bota o Paulo Pimenta e a Gleisi ladra.......pra fazer a pauta de maio

  17. Girl Power disse:

    Carminha só pode pautar se Rosa Weber confirmar que mudou de lado.

  18. Coluna do Estadão - 12.03.18 disse:

    Somente na última sexta-feira, a presidente do STF, Cármen Lúcia, recebeu mais de 3 mil e-mails de apoio sobre a decisão de não colocar em pauta o julgamento sobre a prisão em segunda instância. A votação interessa a Lula. . As mensagens variam entre “Força, Carminha!”, “Segura essa, Cármen Lúcia!” e “Estamos com você, ministra”.

  19. Estella disse:

    Este HC já deve estar pronto assinado e no sistema, se preso lulla será liberado mais rápido do que a aposentadoria de dillma.

  20. Osvaldo disse:

    Se não fosse nesses termos, o Ministros Petitas já tinha levado "em mesa"...

  21. Tinto disse:

    esperneia sem-vergonho!! mula para presidente... Bernardes!

  22. O Bom Brasileiro disse:

    Falaram e disseram. Falaram as vozes da experiência. Falaram dois grandes patrícios e Ministros que honraram com todas as letras a Suprema Corte. Velhos tempos, que só a história rememorará.

  23. intrusa disse:

    Não, ele diz e pensa não existe ser humano na face da terra mais honesto do que ele. Psicopata, alcoólatra, ladrão, mentiroso, depravado, tem cara de sujo mesmo é ele nove dedos.

  24. aparecido f. disse:

    Corte Suprema ou granja de pavões ????? A pavonaria é uma mãe para os petistas...mas o general Villas Boas, homem comedido e que não faz uso de bravatas fez um grande elogio ao Doutor Sergio Moro e a um de seus artigos na imprensa...é a SENHA que faltava para a TROPA....Se a pavonaria colocar na rua o bandido bebado.. tudo pode acontecer...alguns carros de combate, um general dando as ordens e a pavonaria toda presa....dando inicio a intervenção constitucional que todos os brasileiros aguardam...O STF é o grande responsável atual pelo estado da nação.. é o grande responsável pela nossa decadencia economica, ao colocar a insegurança juridica na ordem do dia...Mas ao ver os pavões estarrecidos na ultima semana, pode se perceber que estão com medo....a pressão é grande.. dos dois lados...

  25. Jose Roberto De Lima Machado disse:

    O "Messias Ofídico",não caiu ainda na real, que é um simples mortal.Coisa de "psicótico".Um Hitler Tupiniquim abusado.

  26. Marcelo disse:

    Já que a justiça dos homens aqui no Brasil tem tendências maliciosas, a justiça divina poderia interver e levar Lula, não precisa ir para o inferno, que fique ao lado de Deus com seu perdão, mas longe da gente.

  27. Gilmar Lopes vieira disse:

    MAIS QUE NESSE STF DESMORALIZADO PODE ACONTECER DE TUDO ISSO PODE.

  28. Jur. disse:

    Ex-ministro do Supremo Carlos Velloso, sempre elegante, ponderado, lúcido, competente.. um mestre.

    1. Mais que nesse stf desmoralizado pode acontecer de tudo isso pode tem ministros louquinhos pra salvar esse corrupto condenado da cadeia.

  29. LuzNaSuru*a disse:

    A hora chegou! LULA NA CADEIA! Será menos um criminoso livre... nesse caso, "O" criminoso! Mas ainda faltam Aécio, Jucá, Dirceu, Gilberto Carvalho, Renan Calheiros, Lobão, Gleisi, Dilma, Mercadante, Aloísio Nunes... a lista é extensa!

  30. Jânio Mesóclises disse:

    Sepúlveda fez sua opção pelo lado do mal, ou seja, para defender o infame Lulladrão, enquanto Carlos Velloso, ex presidente do STF, como ele, mantem-se como sempre se portou até agora, ou seja ao lado da justiça. Sepúlveda é um rato, enquanto Velloso é um homem sábio e honesto.

  31. samir felippe jabour disse:

    não tem pé nem cabeça querer mudar as regras para garantir impunidade...com passar do tempo prescreve o processo e tudo bem no país das maravilhas!!!!...se der moleza para o luladrão o stf será invadido pelo povo indignado!!!!...

  32. victor nicola ardito disse:

    Os russos agem bem rápido,não é?

  33. Claudio Belodi disse:

    Os DESESPERADOS não param de catucar. Se não tem o que fazer vão catar coquinhos.

  34. Rogemon disse:

    Que o HC do condenado aguarde como todo condenado ou preso comum a análise de seu caso. Não há porque dar-se preferência ao caso dele em detrimento dos casos dos demais, já na fila antes do dele.

  35. Cláudio disse:

    Caso aprove a liberdade do sapo barbudo, o STF terá de ser transformado na Bastilha brasileira. Aquela prisão cuja queda deu início à Revolução Francesa.

    1. Quem aprovar nunca mais sairá nas ruas. Prisão perpétua. Sempre haverá um atirador de elite de olho no canalha.

    2. Quem aprovar nunca mais sairá nas ruas. Prisão perpétua. Sempre haverá um atirador de elite de olho no canalha.

  36. o Doente Me.ntal só escreve em maiúscula disse:

    HÁ um comentarista BOLSONARISTA que entra, às vezes aqui, que delira loucamente. Ao mesmo tempo ele é PETISTA e BOLSONARISTA! (o Comportamento ora é de Petista e ora de Bolsonarista). Ele fala toda hora em delírio psicótico de uma tal de Luc.as Sil.va que não existe. Fala palavrão igualzinho a Bolsonarita. Se você falar mal do PT, ele te ataca! Coitado! Um doente mental que só escreve texto todo (completo) em MAIÚSCULA: Trata-se de 1 Bolsonarista especial (ou petista, o que dá no mesmo em termos de ser tosco e doentio sem tratamento medicamentoso): obsessivo-compulsivo sem tomar medicamento (doença Mental) bem lá embaixo. Sintoma de esquizofrenia. Devido a doença, só escreve em maiúscula. Fácil de identificá-lo devido as maiúsculas: Então é apenas pular, e deixar de ler. Desprezar.

    1. ... fato histórico, inclusive... - sensoincomum.org/2017/11/28/psdb-se-une-ao-pt/

    2. Quem é igual e petista é o tucano...

  37. Jorge Iorio disse:

    Sendo assim, Lula, relaxa e goza! Está no sal!

  38. Borges Carlos disse:

    O duro é Jornalista ( Kennedy Alencar) em rede nacional ficar dando pressão sobre a prisão de Lula, se a CBN fosse um veículo de jornalismo sério já o teria mandado embora quando foi descoberto o envolvimento dos seus irmãos em lavagem de dinheiro para o PT, lamentável.

  39. o Doente Me.ntal só escreve em maiúscula disse:

    HÁ um comentarista que entra, às vezes aqui, que delira completamente. Ao mesmo tempo ele é PETISTA e BOLSONARISTA! (o Comportamento ora é de Petista e ora de Bolsonarista). Ele fala toda hora em delírio psicótico de uma tal de Luc.as Sil.va que não existe. Fala palavrão igualzinho a Bolsonarita. Se você falar mal do PT, ele te ataca! Coitado! Um doente mental que só escreve texto todo (completo) em MAIÚSCULA: Trata-se de 1 Bolsonarista especial (ou petista, o que dá no mesmo em termos de ser tosco e doentio sem tratamento medicamentoso): obsessivo-compulsivo sem tomar medicamento (doença Mental) bem lá embaixo. Sintoma de esquizofrenia. Devido a doença, só escreve em maiúscula. Fácil de identificá-lo devido as maiúsculas: Então é apenas pular, e deixar de ler. Desprezar.

  40. Tanuri das Couves e das Laranjas disse:

    Nesse eu con fio ...

  41. Cezarorgânicos Enaturais disse:

    Apenas o Lula, sua defesa e seus aliados não enxergam isso. Parabéns a Presidente do STF Ministra Carmem Lucia por não pautar algo que já foi discutido, votado e definido. O Brasil precisa ser respeitado, não podemos permitir que um ladrão corrupto e seus aliados continuem promovendo uma bagunça generalidade no país, o mundo nos acham primitivos por conta dessas aramadas que várias instituições promovem na calada da noite. O primeiro exemplo de que queremos mudar o país é a prisão de Lula e de todos os envolvidos em ilícitos.

  42. Jorge disse:

    O frio dos ferros do cárcere se aproxima de Luis Inácio Lula da Silva. Muitos dizem que seu inverno vai começar muito antes que o outono termine.

  43. Sergio disse:

    O Brasil é sincretico: prende, mas não prende é condenado, mas não é intervém sem intervir...

  44. TNT disse:

    Até que enfim ouvimos uma voz isenta sobre o assunto!