Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Heinze reproduz vídeo sem contexto e acusa Otto de defender ivermectina

A senadora Eliziane Gama acusou Heinze de ser "um dos maiores propagadores de fake news dessa CPI" e disse que ele faz um "desserviço ao Brasil"
Heinze reproduz vídeo sem contexto e acusa Otto de defender ivermectina
Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) reproduziu há pouco na CPI da Covid um vídeo, sem contexto, em que Otto Alencar (PSD-AM) comenta sobre a possibilidade do uso da ivermectina no tratamento da Covid.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que presidia a sessão no momento, pediu que a gravação não fosse exibida, porque Otto está com Covid e não e compareceu à CPI hoje. Com isso, não poderia se defender. Heinze ignorou o alerta.

“A ivermectina é uma substância que foi usada há muitos anos atrás para uma verminose no ser humano e também nos animais, causada por um vermezinho chamado strongyloides stercoralis. Ela é incapaz de impedir a reprodução desse verme. Eu acho que sim, que, na primeira fase da doença, na boca, se a pessoa tomar na primeira fase, diminui a reprodução viral”, diz Otto no vídeo.

Eliziane afirmou que a gravação foi feita no início da pandemia, quando a possibilidade de que ivermectina tivesse eficácia contra a Covid ainda era tratada com seriedade.

“Senador Heinze, em nome da honestidade com o colega, o senhor tem a data desse áudio? O senhor apresenta um áudio totalmente descontextualizado, sem a presença do senador Otto para fazer sua defesa. Eu conversei aqui com ele no celular. Esse áudio foi apresentado lá atrás, no início da pandemia. A cidência evolui senador. Já se pensou que a Terra era plana. No início da pandemia, havia um questionamento, depois a OMS mostrou que não tem eficácia comprovada. Vossa excelência está sendo desonesto com seu colega.”

Eu não sou desonesto. A senhora não me chame de desonesto. Eu sou sério”, rebateu Heinze.

Um dos maiores propagadores de fake news dessa CPI é o senhor. Vossa excelência faz um desserviço ao povo brasileiro”, reafirmou Eliziane.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu que as falas de Heinze sejam encaminhadas ao Conselho de Ética.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO