Heleno: “Se missão de paz é complicado, imagina guerra com Venezuela”

O general Augusto Heleno, citado por Jair Bolsonaro como seu futuro ministro da Defesa, disse, em entrevista à Veja, que o país não deve intervir militarmente na Venezuela para derrubar o regime de Nicolás Maduro.

“Se para uma missão de paz é complicado para caramba, imagina para declarar guerra. Isso aí é especulação. É constitucional que o Brasil não aceita ingerência de países estrangeiros nos assuntos internos e também não fará ingerência nos assuntos internos de outros países.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

    1. Eu também, mas guerra é algo a ser evitado. Em Cuba morreram centenas de milhares, mas na Venezuela eles podem fugir por terra.

Ler mais 143 comentários
    1. Eu também, mas guerra é algo a ser evitado. Em Cuba morreram centenas de milhares, mas na Venezuela eles podem fugir por terra.

  1. O que eu sei é que se o Haddade fosse eleito e transformasse o Brasil em uma Venezuela, nós brasileiros iríamos implorar para os Estados Unidos intervir no Brasil e nos livrar do PT.

  2. O ímpeto do povo acaba, quando os bravateiros começam a ser convocados, e os sacos pretos com os corpos começam a chegar. A única guerra justificável é aquela em que defendemos o nosso país.

  3. Os PARASITAS, que ROUBAM aquele povo, que sejam combatidos por quem os elegeu, o venezuelano. Estamos combatendo os nossos e NÃO são milhares, são MILHÕES, incluindo “cidadão de bem”…

  4. Agora, controlara as fronteiras, além de constitucional, é obrigação. Portanto, general, envie pelotões, regimentos e o que mais for possível, para guardá-las: tráfico, bandidagem, indesejáve

  5. O pt é responsável na criação daquela merda lá,juntamente c cubanos.Pq nunca exigiram dos petistas solução?Esse governo eleito não terá razão p se envolver em aventuras .Mtos quizeram aquilo

  6. O Ttrumpa não vai jogar essa casca de banana no nosso caminho. Aki temos babacas, mas nem tanto. Que compra os petróleo deles que se foda com eles…. acolhida humanitária é outra coisa.

    1. Padrão EUA: derruba o ditador, muito lentamente reorganiza o governo, enquanto isso vai sugando os recursos da região. Melhor chegarmos primeiro!

  7. Uma guerra agora sairia muito caro e não temos dinheiro para isso, mas o Brasil deve fazer pressão máxima junto aos países do bloco e cortar totalmente as relações com a Venezuela.

  8. Lendo os comentários aqui, num site de gente esclarecida, de Direita, fico decepcionado com os absurdos lidos em defesa da guerra contra os PARASITAS venezuelanos, já temos os nossos e são em maior

  9. Enfrentaremos PARASITAS PODEROSOS, uma GUERRA fria caríssima, os MILITARES sabem disso, NÃO há recurso para fazer na Venezuela!!! Isso é com eles!!! Os que querem guerra, vão pra lá defendê-los

  10. O povo venezuelano que sofra as consequências de suas escolhas. Teremos uma guerra interna enfrentando o SISTEMA, em consequência dos erros de nossos eleitores elegendo PT… Parem de escrever merda

  11. Uma postura serena e equilibrada de alguém que sabe do que está falando,é a expertise dele,o Brasil tem que ficar longe dos problemas internos da Venezuela, PilanTras vermelhos que devem ir pra la.

  12. A culpa do Brasil na desgraça venezuelana nos obriga moralmente a participar da solução. Mas a guerra é recurso extremo, há muito o q fazer antes disso. O Brasil não fez nada até agora,é preci

  13. Eu até entendo o General mais isso está afetando nossa região, olha a cidade de Roraima está sofrendo fora que o exército do ditador Maduro não dura 1 minuto contra o exército Brasileiro.

  14. Aventura de guerra é pra país que tem $ sobrando. O que É PRECISO FAZER é GRUDAR o PT no sofrimento do povo venezuelano: o PT têm muita culpa, tem sangue nas mãos. Maldito seja o PT pelos sécul

  15. Cheio de pitaqueiro nos comentários que acham saber mais que um general 4 estrelas que atuou em várias missões, coloquem-se em seus devidos lugares arrombados,se querem guerra, atravessem a frontei

    1. Antes tínhamos que aturar os famosos “pilotos de prova de escrivaninha”. Hoje temos também os “guerreiros de smartphone”, que postam suas bravatas em redes sociais enquanto comem hamburguer.

  16. Está cheio de pitaqueiro nos comentários, pensam que guerra tem que acontecer de qualquer jeito, o problema é que uma guerra sabe-se quando começa, mas não se sabe quanto termina!

    1. Bicho, como dizem por aí, dois erros jamais farão um acerto. Sempre serão dois erros, cada um com consequências ruins para quem os cometeu.

  17. Que vergonha Gal, então nosso dinheiro, nosso governo de merda petista, desgraça totalmente aquele país, e o senhor defende que apenas os EUA limpem sozinho a merda que nós ajudamos a fazer?

    1. Bicho, como dizem por aí, dois erros jamais farão um acerto. Sempre serão dois erros, com consequências negativas para os envolvidos.

    2. Gal. é a abreviatura correta d General, assim como Cel. é a d Coronel; embora as vitimas d Paulo Freire acreditem q sejam nomes próprios.

  18. A Venezuela é problema nosso, nosso governo e nosso dinheiro ajudou e muito a p. no r. daquele povo, devemos intervir sim, já que acreditamos e defendemos a auto-determinação dos povos.

  19. Primeiro é chegar na Venezuela com a Esquadra Brasileira, sem um porta aviões. Depois desembargar com tropas de FN sem aviacāo de ataque para combater os MIG. É melhor ficar no Brasil caçando com

    1. Ao estrategista “izpecialista”….O Gen. Heleno, evidentemente, comparou as ações em termos de LOGÍSTICA! Em relação à qual o país não tem todas as condições necessárias e suficientes!

    2. Quem sabe mesmo do assunto é um pitaqueiro da área de comentários aqui do site, atravesse a fronteira general pitaqueiro, boa sorte na empreitada!

  20. Esse General deveria cuidar de outros assuntos e não discutir ou levantar hipoteses de ações em outro país. É simples e rapido resolver o problema com a Venezuela, fecha a fronteira e sé fini

  21. A Venezuela é problema dos venezuelanos e do PT que sempre apoiou o regime totalitário de Maduro. Quanto aos brasileiros já temos muito a resolver de limpar a sujeira que o PT e associados deixou

  22. Boa, General! Os venezuelanos tiveram, anos atrás, a mesma oportunidade de optar entre o certo e o errado, como fizemos no último dia 28. Escolheram errado e se arrependeram depois.

    1. Exatamente. E digo mais, em 2022, se Bolsonaro e Mourão não se candidatarem a reeleição, é um forte candidato a presidência.

  23. E bem armado não quer dizer bem treinado. As forças armadas por lá sofreram expurgos, promoções políticas de idiotas e criminosos e tem problemas para operar esses equipamentos.

  24. Roraima não, e Guiana talvez sim, se o presidente dos EUA fosse Hillary. Mas quem está sentado lá na cadeira de presidente é Trump. Daria aos EUA, Brasil, Colômbia e outros o pretexto para agir.

  25. E os expurgos e as promoções políticas devem ter prejudicado consideravelmente a capacidade das forças armadas venezuelanas, colocando incompetentes, para não dizer criminosos, no seu comando.

  26. Bolsonaro (e Trump), jamais intervenham em países dominados pelo socialismo… Eles querem mesmo é intervenção. Para por culpa de sua desgraça em países “colonialistas”… Pensem… JAMAIS.

  27. O seu poderoso Exército Bolivariano da Venezuela não tem nem papel higiênico para limpar a bunda. E seus militares tem cruzado a fronteira procurando assistência médica no Brasil.

  28. …Nós ja temos a nossa guerra particular contra a corrupção e seus desdobramentos. E certamente vamos precisar de muito esforço, dedicação e foco para passarmos o Brasil à limpo.

    1. Basicamente, por que todos da oposição que poderiam ser armadas estão mortos, presos ou refugiados em outros países.

  29. Não existe intervenção militar em país alheio desprovido de interesses, apenas para “libertar o povo”. Isso é coisa de filme! Mas sanções econômicas, embargos, isso pode, né, Gal.?

    1. Com certeza. E é preciso que os países da AL se unam aos EUA para impedir que Maduro receba armas da China, Russia e Cuba.

  30. Venezuela não são “aasuntos internos”, É UMA DITADURA E PONTO! O negócio é conversar secretamente com os generais venezuelanos insatisfeitos para armar a queda. Já há militares caindo fora!!!

  31. A partir do momento em que o Brasil é invadido por milhares de venezuelanos miseráveis, muitos deles doentes, e alguns deles criminosos, continua somente um assunto interno da Venezuela?

    1. Já não é assunto interno apenas dos VENEZUELANOS, mas ainda não é justificativa para uma guerra. Ainda é preciso mais, como uma ameaça direta de Maduro contra algum país vizinho.

  32. Venezuela é uma ditadura militar de extrema esquerda. Para derrubar Maduro não precisa de guerra e sim de pressão máxima no general certo. Venezuela vai ser a Polônia latina. Comunismo nunca mais

  33. Tal boato (+fake, impossível) só pode ter sido inventado pela seita dos retardados q quer converter o mundo todo às trevas mentais e existenciais em q vivem (falo da ORCRIM toda, ñ só o PT).

    1. Para a venezuela deveriamos enviar os PTistas, como Lulla, Haddad, Dillma e exigir que a Venezuela restitua o que nos roubou junto com os citados . Quanto a intervenção, cada país cuide de sua na

    2. Luiz, o braço forte e a mão amiga estão do lado do povo brasileiro. Maduro é um problema dos venezuelanos, a não ser que faça uma besteira que o torne problema nosso.

    3. Assassinos cubanos e venezuelanos travestidos de militares matam, estupram, transformam em um inferno cada amanhecer do povo venezuelano. Nada faremos?

    4. Os comunistas destruíram a Venezuela. Há uma nação pedindo socorro. Daremos as costas? Pergunto ao general: onde estão o braço forte e a mão amiga?

  34. Intervenção militar na Venezuela? Quem terão sido os retardados q plantaram isso? As FFAA já ñ tem condição de manter um conflito por mais de 1 h, quem dirá invadir um país, e a troco de q?

    1. Eduardo Bolsonaro sabe muito bem disso, e o que ele quis dizer é que militares brasileiros só entram lá para ajudar a população a se recuperar, depois de presos e/ou mortos Maduro e seus aliados.

    2. Cleuza Você está confundindo forças de paz com forças de guerra. Forças de paz só entram em um país de comum acordo, sob mandato da ONU, para missões de paz. Elas provém segurança para a pop

    3. Eduardo Bolsonaro, manifestação da Paulista, no 1 turno, mandou uma mensagem aos vezuelanos dizendo q as Forças de Paz do Brasil entrariam na Venezuela. Está gravado. Na hora, o povo delirou

  35. Venezuela junto, cuba e Farc sem dúvida darao suporte financeiro a partidos de esquerda em todas as Américas, Maduro sequestrou poços de petróleo é vital derrubar este regime, e os gen sabem dis

    1. Gostaria que você fizesse parte dos “recursos humanos” que o Brasil mandaria para uma improvável guerra declarada à Venezuela. Nós, pós PT, só queremos saber de viver em paz, com o país unido

    1. Queremos??? Risos…Cada povo cuida de sua nação, chama-se autodeterminação dos povos, está na nossa Constituição, que juramos honrar ( menos o PT que não é signatário)

    1. Paulo delirou?? Temos Constituição que juramos respeitar ( menos o PT que não aceitou a CF), e cada povo tem autodeterminação. Assim, vc quer invadir Venezuela, Cuba, Coreia, Irã…Acorda

  36. Não tem jeito, o próprio povo venezuelano vai ter que agir e derrubar o regime. Haverá derramamento de sangue, mas é o preço a pagar, infelizmente. E não votem mais em comunistas.

    1. … tico-tico no fubá: povo faminto, desarmado, alquebrantado, vilipendiado, não tem capacidade de reação. Os venezuelanos mais preparados já saíram do país. É parte da implantação do social

    1. Cleusa temos Constituição e a respeitamos. Cada povo tem sua autodeterminação e soberania. Quem não aceita a constituição é o PT que nem é signatário da Constituição de 88

    2. Rosa, quem falou que o Brasil entraria na Venezuela com as Forças de paz do Brasil foi Eduardo Bolsonaro na manifestação do 1 turno, na Av.Paulista. E educação nc é demais, viu? Votei 17, querid

  37. 🇧🇷 Mais uma colisão de USA, Brasil e Colômbia não fica tão complicado assim. Tendo o povo da Venezuela ao nosso lado o resta é meia dúzia de cafetão comunistas para chutar.

    1. Acho que você quis dizer “uma COALIZÃO”, né Rômulo? COLISÃO significa choque, batida. As escolas do PT fizeram muito mal ao nosso povo.