Horário de verão “deixou de se justificar pelo setor elétrico”

O horário de verão termina neste fim de semana.

E pode não voltar.

O Ministério de Minas e Energia encaminhou uma nota técnica para a Casa Civil na qual sinaliza, segundo O Globo, que o horário de verão “deixou de se justificar pelo setor elétrico” e pede para “que o assunto seja submetido a superior consideração do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, objetivando a competente tomada de decisão” quanto à avaliação da pertinência da manutenção desta política de governo.

Ela vem deixando de ser eficaz para economizar energia por causa da mudança no perfil do consumo dos brasileiros.

“Muita gente deixou de ter um horário tradicional de trabalho, chegando em casa mais tarde. Outro fator importante, segundo o MME, é a intensificação do uso de equipamentos como o ar-condicionado. De acordo com a pasta, o melhor aproveitamento da iluminação natural reduz o consumo e a demanda energética enquanto que o aumento da temperatura intensifica a utilização de equipamentos de condicionamento de ar, aumentando o consumo.

‘Estes efeitos devem ser avaliados conjuntamente e, para os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil foi constatada neutralidade dos impactos do horário de verão do ponto de vista do sistema elétrico’, informou.”

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Mesmo que justificasse, é um desrespeito à saúde do cidadão, principalmente os mais idosos, com dificuldade maior de adaptação. Quem já não sentiu sono no volante, nas estradas e nas marginais, em época de horário de verão ? É um perigo. É uma economia porca em cima da saúde do cidadão.

Ler mais 69 comentários
  1. Mesmo que justificasse, é um desrespeito à saúde do cidadão, principalmente os mais idosos, com dificuldade maior de adaptação. Quem já não sentiu sono no volante, nas estradas e nas marginais, em época de horário de verão ? É um perigo. É uma economia porca em cima da saúde do cidadão.

  2. Horario de verao e muito ruim agente cansa ate mais pois trabalha ate mais tarde e pega cedo dimais para mim nao ecomiza nada porem gasto ate mais energia ,e cansativo dimais muito ruim

    1. O horário de verão não é para economia de energia é sim para amenizar a ponta de carga do sistema elétrico, ninguém explica isto para população, se não tiver horário de verão corremos o risco de blackout.

  3. O ministério de energia avalia “conjuntamente” a diminuição e o aumento do consumo de energia e diz que o quê mesmo? “Já que é neutro, é melhor aumentar o consuumo, certo?”
    Bando de incompetentes, bonecos de ventríloquos dos operadores de energia, isso sim.
    Estes só querem vender mais para aumentar seu faturamento, isso sim. Aproveitam da insatisfação de alguns com o horário para empurrar mais esta m…a goela abaixo do povaréu desinformado.
    Este mesmo povaréu, que usa lâmpadas econômicas, etc. vai reclamar com quem mesmo quando ver seu consumo e, logicamente, suas contas, aumentarem?

  4. Fora horário de verão! O dia fica compriiiddooooo!!! O calor cura mais…
    Além disso nas cidades em q não há horário de verão (Norte e Nordeste) os bancos fecham as 15h !!!! Fica desencontrado. Muito ruim!

  5. Horário de verão tem quem gosta e quem não gosta. Os que acordam muito cedo acham ruim mas os trabalhadores que saem tarde do serviço o preferem por aproveitar mais a luz do dia fora do confinamento das empresas. Acho que é virou uma questão cultural neste momento até porque dura somente 1/3 do ano. Devem considerar que neste período a noite fica mais clara por causa da estação, então acordar cedo e dizer que esta mais escuro é somente uma desculpa para os que não conseguem adaptar o sono em 1 hora, isso sim é conversa de preguiçoso.

  6. Pra mim tanto faz. Acordo 5:00 de segunda à sabado e volto 19:30 para casa. E para mim, horário normal e de verão dá na mesma.

    Mas juro que não entendo o drama todo que fazem sobre “a saúde do trabalhador”. Já morei nos EUA e no horário de verão amanhecia quase 8:00, e tinha dia que quase 21:00 ainda estava claro. E ninguém ficava resmungando por isso. Era um simples fato da vida. Na boa… Aqui, quando se fala em trabalho, é mimimi que não acaba mais. Até do escuro, tem queixa trabalhista…

    1. Comparar EUA onde praticamente todos (de bem) podem sair de casa com uma ponto 40 na cintura e um fuzil nas costas, gozando de um sistema de transporte confortável e eficiente com o bananil e sua insegurança total é sacanagem. A reclamação quanto ao escuro não é preguiça e nem “mimimi”, mas sim medo de ser assaltado, sequestrado ou de levar um tiro na cara mesmo!

  7. 11/02/2018 – O Parlamento Europeu acaba de votar 384 a 153 pelo fim do horário de verão.
    Finalmente concluíram que não vale o esforço..
    .
    https://arstechnica.com/tech-policy/2018/02/daylight-saving-time-isnt-worth-it-european-parliament-ministers-say/

  8. Minha conta de energia nunca ficou menor por conta desse horário. Muda nosso relógio biológico. Para mim isto nunca serviu para nada a não ser evitar um blecaute do sistema por falta de investimento na geração. Só serve como interferência estatal na vida particular do povo. Já vai tarde demais.

  9. No Rio Grande do Sul, o horário de verão serve apenas aos interesses do funcionalismo público, que usa o argumento de economizar energia para trabalhar menos. Serve pra roubar uma hora de sono dos gaúchos. Só…

  10. O Excelentíssimo poderia considerar soluções mais eficazes como por exemplo o aproveitamento da generosa incidência de raios solares em nosso território. Sem falar na energia eólica, que ainda não se pode esticar, infelizmente!

  11. Fechou tantas empresas e negócios no Brasil, mas de maneira estranha como a inflação de 4% continua faltando energia elétrica. Afinal o que acontece nesta caixa preta do setor elétrico? O custo da luz é exorbitante devido a impostos de 76% sob o valor consumido e provavelmente uma corrupção assustadora. O horário de verão foi criado quando se usava eletricidade somente para iluminação a praticamente 200 anos atrás não faz qquer sentido ainda manter isto em tempos de nuttela.

  12. Eu não acho o horário. De verão certo porque ele não e para o pais todo e so o nordetes que não tem a sim dividio o país em dois uma parte rompe. O ano no horário ea outra no outro horário e isso e errado o país e um só não dois

  13. O problema do brasil é a falta de comando e planejamento. Eu morava no brasil e tinha um ar condicionado que gastava 1400W por hora. Depois comprei um mais “moderno” (para o que a indústria brasileira obsoleta produz) e esse passou a gastar 900W. Hoje eu moro na Europa. Tenho um ar condicionado com aquecimento no escritório. Esse ar tem exatamente as mesmas 9000 BTU dos aparelhos que eu tinha no brasil, só que esse ar usa a tecnologia INVERTER e gasta apenas 280W. Acredite, se quiser. Ou seja, se o governo brasileiro tinha de dar um prazo, tipo 2 anos e depois disso proibir a fabricação de aparelhos que não fossem inverter. O mesmo tinha que acontecer com lâmpadas bulbo e fluorescentes, forçando a troca dessas por LED. Eu só uso LED aqui. A cada 100W de iluminação eu só gasto 14W.

  14. Kkkk nunca foi justificado mesmo. Todo mundo sabe que horário de verão eh so para adequar a grade da GLOBOLiX0 ao horário que anoitece e todo mundo chega em casa…assim os jument0s continuam assistindo JN e novela 😉

  15. Pensando bem, o verão, como estação do ano, faça sol faça chuva, deixou de se justificar em tempos de aquecimento global e mudança climática. Urge! Um novo calendário meteorológico, quiçá, astronômico.

  16. Detesto o horário de verão.
    O único que gosta é esse esdrúxulo que não se pode dizer o nome (iniciais R A & Silva) porque em busca de uma audiência segmentada, que para ele se traduz em dinheiro, está sempre na contra mão. Ele critica o Alexandre Frota, porém a frase do Alexandre “se eu quiser pegar meu carro é subir na contra mão é problema meu” como se o risco de danos aos outros não existisse, se aplica a aquele que não se pode dizer o nome COM FORÇA TOTAL.

  17. Esse absurdo só veio para infernizar nossas vidas e tumultuar sistemas e aparelhos elétrico-eletrônicos. Nunca teve serventia – somos um país tropical ( no início tiveram o desplante de implantar HV no Nordeste). Os custos indiretos desse devaneios , associado à inutilidade para o setor elétrico justifica o #cancelamentodohorariodeverao.
    Mais uma ideia maluca de socialistas para tumultuar nossas vidas.
    Outra porcaria que precisamos cancelar é a obrigatoriedade de FARÓIS ACESOS , dirante o dia. Obriga-nos a desperdiçar energia com combustíveis mais caros do mundo. Para cada milhão de carros nas rodovias, 100.000 KW, desperdiçados por hora. Num mundo que se pretende sustentável mais esse absurdo não pode prevalecer.

  18. O negocio é o seguinte, o vilão não é só o ar condicionado, no mês de dezembro quase todas as cidades do Brasil ficam iluminadas com luzes de natal ou seja economiza de um lado e a noite toda ficam aquelas luzes acedas gastando energia.
    Acho o horário de verão importante para economia desde que ela seja do mês de Dezembro até o carnaval, porque???? nesse período o povo esta viajando, de férias e aproveitando o dia até o ultimo raio de sol gerando receita para a cidade, principalmente onde tem parques, lagoas praias etc.

  19. Sr. Presidente, por favor, em nome dos pobres trabalhadores que precisam acordar às 04:00 horas da manhã para enfrentar a fila do ônibus, trem e etc…PONHA FIM AO HORÁRIO DE VERÃO. Nossa saúde agradece.
    Grato!

  20. Mais um excrescência que à partir de 2008 teve promulgado uma lei que estabelecia a data de início e fim exatos desse horário!!! Quase ninguém gosta dessa “coisa”, não é útil, vamos acabar com essa PALHAÇADA!!!!

  21. Se acabar com este horário vaia ser a maior satisfação do brasileiro,IGUAL satisfação quando um CORRUPTO é preso(isto QUANDO OS TRIBUNAIS CUMPRE AS LEIS- outra satisfação, é dupla).

    Como país das BANANAS estamos NISTO A QUANTOS$$$$$$$$ ANOS$$$$$?????????
    SOMOS BANANAS e ESTULTOS.
    Se não quer ser claro e objetivo passa mais de meio século levando na CARA e depois sorri. O politicamente correto deu nisto,por não ter idéias CLARAS e OBJETIVAS, uma MORAL baseada não sei em que.
    Quantas coisas precisam mudar?!?!?!?!?!?!?
    Pressionaremos para MUDAR ou ainda vamos que vamos e depois da proximas eleiçoes ficará a mesmas coisa com mudanças paliativas mas sem uma VERDADEIRA SOLUÇÂO. Vejam caso do Rio,o que vai dar o mesmo de sempre, um tempo de calma e depois volta TUDO devagarzinho na MESMA,,

  22. Só nesse país da cultura da inércia infinita, isto é, tudo continua só por que sempre foi assim. Mesmo sendo inútil, esse lixo chamado: horário de verão, só continua porque sempre foi assim. 7 horas da manhã e td escuro!!!!!! É mta palhaçada!!!!

  23. Horário de verão não deveria nunca ter entrado em vigência no Brasil, que é o ÚNICO país tropical que adota essa joça. Se o Temer quiser realmente ser lembrado positivamente, deve buscar ser lembrado como o presidente que ACABOU com o horário de verão.

  24. Falem logo a verdade, na Europa já divulgaram, atualmente o horário de verão AUMENTA o consumo de energia. Até países do norte da europa já decidiram acabar com o horário de verão. Foi-se o tempo das lâmpadas incandescentes de 100W consumindo a maior parte da energia de uma casa ou comércio.

    1. Informe-se mais, temos lâmpadas que gastam mais que aquelas que tu, por influência da grande e corrupta mídia, acha. Quando aos malefícios à saúde, ficaria impressionado, se realmente fosse se informar ao invés de engolir as m. que a ONU mandou a grande mídia lhe enfiar na mente.

    1. Pelo jeito vc desconhece os motivos que fazem os USA usarem horário de verão. As dimensões costa a costa do território americano são apenas um dos motivos, mais que qualquer tipo de economia para a manutenção desse sistema. Pare com esse mofo comunista de “imperialismo yankee”. Mais um bobão que grita contra os EUA mas não passa sem um bom filminho de Hollywood, uma boa roupinha modernete de marca ou um celular de última geração. Cresça rapaz. Saia da casa de seus pais e vá trabalhar. Os EUA é um país moderno e civilizado. Tem suas mazelas, claro. Tá cheio de gente que vomita asneiras como vc e nutre inconfessável desejo de morar em Miami, né menino?!?!

  25. Ah, vão acabar com essa inutilidade? O ano passado já falaram que iam acabar com isso. Nunca entendi essa economia|! Eu levantava cedinho para trabalhar e o dia demorava a clarear. Conclusão: luzes acesas! Foi por causa de horário de verão que houve aquele lapso absurdo na apuração, em que Aécio estava ganhando e de repente, depois de ficar sozinho com os números, o “mago” Toffoli anuncia a vitória de Dilma…

    1. Esse é o verdadeiro “pulo-do-gato” da estoria. Com esse espaço de tempo de duas horas, com a divulgação das apurações paralisada, dá prá se fazer muita maracutaia.

  26. Parabéns que baita coerência.Sou idoso,e este maldito horário acaba comigo, pra acostumar,sofro um bocado.Só serve pra escurecer msis tarde, e só ,porque o consumo de ventilador e ar condicionado e altíssimo.

  27. Mas o mal que faz na saúde das pessoas que trabalham é para ser considerado.
    O perigo para os que moram longe e saem muito cedo para dar tempo de se deslocarem, mas o fazem praticamente na escuridão.
    Horário de verão gosta quem quer festa…