Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Humberto Costa quer que CPI investigue se Bolsonaro apostou na imunidade de rebanho

Humberto Costa quer que CPI investigue se Bolsonaro apostou na imunidade de rebanho
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Humberto Costa, do PT de Pernambucoum dos 11 titulares da CPI da Covid, disse a O Antagonista que a comissão precisará “focar em fatos”, como forma de evitar conflitos em meio ao momento mais dramático da pandemia até aqui.

Ele disse que “o governo é que quer confusão”.

“Eu, particularmente, vou defender que a gente procure fazer um trabalho fundamentalmente em cima dos fatos. Não vamos entrar em muita discussão com esses caras. A confusão só interessa ao Bolsonaro.”

O petista, que foi ministro da Saúde de Lula, disse que a CPI vai investigar à medida que “forem surgindo as questões”, tendo como ponto de partida o pedido inicial de Randolfe Rodrigues (Rede) para apurar especificamente a atuação do governo federal na situação do Amazonas.

“À medida que forem surgindo as questões, você vai trabalhando e estabelecendo um processo de investigação. Há pesquisadores sérios, por exemplo, que defendem que a posição de Bolsonaro na pandemia não foi por ignorância ou por birra, mas, sim, porque ele acreditava que seria melhor buscar a tal imunidade de rebanho, ou seja, quanto mais gente pegasse a doença logo, isso seria bom. Vamos ter que investigar isso.”

Para Costa, a CPI já pode começar a funcionar, ainda que seja estabelecido um esquema semipresencial.

Nossa expectativa é a de que o início da CPI já aumente a pressão para que o governo arrume vacinas para todo mundo e encampe as medidas de isolamento social, enquanto isso”, acrescentou.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO