Ibope responde a cientista político que aconselhou Lula

Alberto Carlos de Almeida, aquele cientista político que foi pego aconselhando Lula a fugir da Justiça para um ministério, acusou o Ibope de mudar o filtro de sua mais recente pesquisa eleitoral.

Em resposta, o instituto divulgou o seguinte comunicado, que reproduzimos na íntegra:

“Sobre os questionamentos feitos por Alberto Almeida, de mudança de filtro na última pesquisa do Ibope Inteligência sobre intenção de voto para presidente, realizada para a TV Globo e o jornal O Estado de S. Paulo, divulgada ontem, 1º de outubro, esclarecemos que não há qualquer alteração.

As pesquisas eleitorais realizadas para a TV Globo e O Estado de S. Paulo, desde 2014, consideram eleitores votantes, levando em conta a média histórica das abstenções. As pesquisas realizadas para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), como a divulgada no dia 26 de setembro, historicamente são realizadas com eleitores.

Ambas representam o eleitorado brasileiro e seus resultados foram comparados, pois os dados são consistentes e não há diferenças significativas entre eles.

Vale lembrar que Alberto Almeida já foi processado pelo Ibope Inteligência, por fazer afirmações falsas sobre a metodologia de nossas pesquisas, e foi obrigado pela Justiça a fazer uma retratação pública.”

Você está preparado para lidar com a eventual volta do PT ao poder? Leia AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 52 comentários
  1. O PT é uma piada quando os convertidos querem fazer uma mentira tornar verdade sempre procuram um instituto pronto para falsear pesquisas e quando tem pesquisa contra ataca o instituto

  2. A verdade que agora não é hora de manipular, pois a credibilidade vai pro espaço. O Ibope, sabe a tempos que Bolsonaro está estourado, mas agora tem que chegar perto da realidade.

    1. Segundo Ciro Gomes a Venezuela é um país democrático. Quem é democrático paga as contas. E a dívida que tem com o Brasil, quando vai ser paga. Melhor, QUANDO VAI SER COBRADA.

  3. O povo brasileiro em todas as camadas sociais, não suporta mais esta velha política de prometer e não cumprir; de corrupção sem limites. Toda vez que eles agridem Bolsonaro, mais o povo o aplau

  4. A cumpanherada já tá riscando faca, um querendo empurrar o BO para o outro. Calma aí, cumpanheros, vocês fizeram todo o serviço sujo que precisava, o povo que não vai se deixar enganar dessa vez

  5. PT no Poder = DOMÍNIO do STF: com a indicação de mais 2 juiz da causa comunista, para simplesmente SOLTAR o LULA e decretar a impunidade eterna de toda a classe política corrupta, incluindo o ABOR

  6. Nunca levei a sério IBOPE/DAtafolha e congêneres. Agora esquerdopata é uma doença irrecuperável.O que tem de cientista político,advogado,sociólogo de araque nesse país e impressionante.

  7. Caros, não seria esta uma nova estratégia do conluio anti-bolsonaro para transferir os votos do Haddad ao Alckmin e tentar a vitória do tucano no segundo turno? Seria conspiração demais????????

  8. A meu ver, essa pesquisa de ontem já deu uma chacoalhada na “MARGEM DE ERRO”, pois a eleição está chegando e é mais fácil explicar uma diferença de 2 ou 3 pontos do que uma diferença de 10.

  9. As pesquisas estão certas. Tanto que estão convergindo umas com as outras dentro da margem de erro, levando em conta as metodologias. O eleitor é que está se movimentando. Normal na reta final.

  10. Será que a Datafolha também vai começar a fazer (mentir menos) como fizeram a Rede Globo e o Ibope desde ontem, após as denúncias de Joice Hasselmann? => 600 milhões => ver no youtube.

  11. E aí, já fez a sua parte? Vai ficar fora dessa? Cadê os votos que pedimos para o MITO? Depois não adianta chorar. Vejam o que acontece na Venezuela. Isso que querem para seus filhos? É MITO 17