Impeachment: o livro

Nesta quinta-feira, dia 14, às 11h, um grupo de juristas estará na Câmara dos Deputados para entregar aos 513 deputados federais exemplares do livro “Impeachment: instrumento da democracia”, que está sendo lançado pela Editora do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e pelo Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil. O presidente do IASP, que também preside o Colégio de Presidentes, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro fará pessoalmente a entrega dos livros aos deputados.

O livro “Impeachment: instrumento da democracia” traz, além da denúncia dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior, Janaína Paschoal e também da OAB, uma coletânea de artigos de diversos juristas que tratam do instituto do impeachment para o afastamento de presidente da República. Entre os autores estão Ives Gandra da Silva Martins, Adilson Abreu Dallari, Dircêo Torrecilas Ramos, Geraldo Brindeiro, Hamilton Dias de Souza, Mayr Godoy, Modesto Carvalhosa, Renato Silveira e Sérgio Ferraz, entre outros.

O evento acontece no plenário 2 da Câmara dos Deputados. Entre os juristas que participação do ato já confirmaram presença:

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro – Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo e Presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil

Carlos Mário Velloso – Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal

Antonio Mário Abreu Pinto – Presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco

José Saraiva – Presidente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal

Hélio Gomes Coelho Júnior – Vice-Presidente do Instituto dos Advogados do Paraná

Renato de Mello Jorge Silveira – Professor Titular e Vice-Diretor da Faculdade de Direito da USP

Dircêo Torrecilas Ramos – Professor Livre-Docente da USP

José Maurício Conti – Juiz e Professor Livre-Docente da USP

Hamilton Dias de Souza – Jurista

Marcelo Guedes Nunes – Professor Doutor da PUC/SP e Diretor do IASP

Rodrigo Matheus – Conselheiro do IASP

Mário Luiz Delgado – Doutor pela USP e Diretor do IASP

Alexandre Sansone Pacheco – Professor da FGV e Diretor do IASP

José Eduardo Rangel de Alckmin – Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral

Marcelo Ribeiro – Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 53 comentários
  1. Um deputado que tem um discurso dúbio, com palavras bem escolhidas, é o Chico Alencar. Usa seu discurso se promovendo como guardião da decência, não se posicionando diretamente sobre o impeachment da presidAnta, mas deturpando o sentido para não se comprometer dizendo que votava contra o “impeachment da hipocrisia”.

  2. O jovem deputado lembrou muito o personagem “Confuso” do Pânico na TV…. Acho que precisamos de jovens politizados, não de jovens políticos… Esses transformam a política em carreira. Nunca trabalharam e nunca trabalharão…

  3. Estou precisando conhecer os eleitores da Mentirosa Silva da Rede. Talvez algum deles seja o operador, pois essa mulher parece uma marionete, uma caricatura, que não consegue esconder suas convicções petistas. Interesseira e oportunista. Para completar, só falta alguém providenciar o levantamento desta senhora no Ministério do Meio Ambiente, vejam as atuações das “ONG”s”….

  4. Esse deputado da Rede, ex-PC do B, foi muito engraçado, tanto por falar muito mal quanto por não saber como dizer o que todo mundo já sabia que ele diria: que Marina está com Dilma e seu patrão Lula. Enrolou, enrolou, mas disse que também estava com a corrupção. Espero que os paranaenses deem o troco.

  5. Os senhores NÃO SÃO O CARGO QUE ORA OCUPAM! Simplesmente ESTÃO ocupando TEMPORARIAMENTE o lugar!!! SÃO EMPREGADOS DO POVO, eleitos para um período de tempo! Se não fizerem o que o povo espera, SERÃO DEMITIDOS! Então, façam o que estão sendo pagos para fazer: ! IMPEACHMENT JÁ!! Os que votarem contra, os “indecisos”, os “ausentes”, serão demitidos sumariamente! ALGUÉM PODE ENGANAR MUITOS POR MUITO TEMPO, MAS NÃO PODE ENGANAR TODOS O TEMPO TODO!!! Quem votar contra o IMPEACHMENT, apenas deixará cair sua máscara! E o GRANDE EMPREGADOR, O POVO, NÃO PERDOARÁ!!!

  6. – Quero dizer ao Antagonistas que ISENÇÃO é a marca da Nova Política. Não fazemos política pela política. Nossa missão impede darmos pareceres entre este ou aquele. Tanto é verdade que entre Deus e o Diabo, somos ISENTO, estamos acima disto. Acreditamos num Cosmos em harmonia. Não vamos fazer a velha política de brigas e intrigas. Obrigado. Ayahusca para todos. –

  7. Não acho que o cara apoia a Dilma, a Marina Silva que de sonsa só tem a cara como esta em primeiro nas pesquisas de intenção de votos quer que este governo se acabe pelo TSE ela acha que é a bola da vez com outra eleição quem sobreVIVER verá.

  8. Marina . Vc ainda tera que responder um monte de perguntas . Vamos aguardar . Não é sobre seu marido nao . Sera sobre a campanha sua com Eduardo Campos e pouquinho sobre Mariana . Nao vai sr facil não .

  9. A minhoca do Acre quer eleições rapidas porque os embusteiros do datafolha disseram que essa coisa ignorante e sem representatividade sera nossa presidente . So falta essa dai pra frente vamos virar hippies de vez . Se vestir de hippie , fumar maconha e ficar na vagabundagem total . E f…….-se

  10. Alô paranaenses este deputado que representa Ponta Grossa apoia a governanta presidenta dilma……. que indulgente que ele é aos criminosos. Vergonha, vergonha,vergonha Paraná!

  11. Tava ruim mas parece que melhorou mas piorou, diziam que ia piorar mas melhorou, só que piorou, não melhorou por isso ele acha que melhorou por isso a Red é contra Dilma e Temer mas apoia Dilma e vai apoiar Temer… Agora o Bufão Costa gritando no microfone… para deboche do Congresso, o mais ridículo ! Que esculhambação.. Os Canhões vem aí !