“A impressão que tenho é que foi uma indicação política”, diz uma das criadoras da Apex

A economista e ex-ministra Dorothea Werneck ajudou a desenvolver o projeto da Apex, no fim da década de 1990, no segundo governo FHC.

Diante da confusão envolvendo o comando da agência, ela disse a O Antagonista que o órgão tem que se blindar de interferências políticas para continuar cumprindo seu papel.

“A Apex tem um papel a cumprir, mas perdeu o foco, se diversificou muito, passaram a ter essa história de escritório no exterior”, comentou ela, que tocou a agência durante quase quatro anos.

Sobre Alex Carreiro, que foi demitido pelo ministro das Relações Exteriores, mas ainda não deixou o cargo, ela afirmou:

“A impressão que tenho é que foi uma indicação política, não técnica. Mas ainda estou achando isso estranho. Eduardo Bolsonaro parece ser muito ligado ao novo ministro, como ele indicaria alguém sem consultar o ministro?”

Para Dorothea, o cerne da questão passa por definir claramente se a Apex é independente ou ligada ao Itamaraty — a equipe de Jair Bolsonaro decidiu que a agência ficaria no guarda-chuva do Ministério de Relações Exteriores.

“A Apex é do Itamaraty ou não? Se é do Itamaraty, ao meu ver, cabe ao ministro indicar o presidente. Se é independente, a história muda.”

O último golpe de Eunício Oliveira. No seu bolso. Leia mais

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Paulo disse:

    FHC....ou seja, PT - Apex criada pelo PT.

Ler comentários
  1. É disse:

    Dorothea a INSENTONA fabiana da tchurminha do velhote FHC comprador da reeleição????? Então nada de indicações políticas, hein!!!!! Vá se catar socialista caviar!

    1. Da turminha dos antas e dos centro-esquerdas que a mídia que se diz "de direita" ou "isentona" louva até hoje

  2. Leitura disse:

    Antagonistas, vocês Protegem a Rede Globo? Por que vocês não publicam isso: "GLOBO embarga publicação de LIVRO sobre Corrupção na FIFA." (FONTE: Yahoo Esportes).

  3. Leitura disse:

    Grande Fernando Henrique Cardoso, aquele que comprou a sua Reeleição com Mensalão no Congresso. Aquele que nomeou o Marginal Gilmar Mendes para o STF. Fonte maravilhosa.

  4. Eduardo disse:

    E a certeza com que muitos ficam é que Eduardo Bolsoboy colocou um amigo inapto para exercer um cargo numa agência subordinada a um doido varrido. E todos admiram o mesmo astróloigo.

    1. Vicente: Não. Simplesmente por ele crer no tal "Deus de Trump" e no Olavo de Carvalho -um astrólogo que se faz passar por filósofo. Mais nada. Mas já basta para ser doido.

    2. Não, Vicente. É doiso varrido por admirar outro doido, o Olavo de Carvalho. Acho que quem o admira é porque não entendeu nada que ele disse, então fica achando que ele é um gênio. Afff...

    3. Doido varrido porque não se alinha com seus preferidos, não? Venezuela, Cuba, Nicaragua, África de maneira geral, não é isto? Este grandes países que vocês amam?

  5. Angelica disse:

    Senhores, o que adianta discutir "escola sem partido", quando se desnuda, a cada dia, "um partido sem escola"?.Os ptebas eram mais organizados no tocante a indicação de apadrinhados para saquear

    1. E não é! nesses dez dias já teria um rombo de 1 bilhão em cada pasta!

    2. Angélica, esta é a impressão que estão deixando... Gostei de seu comentário!

    3. Angélica, esta é a impressão que estão deixando... Gostei de seu comentário!

  6. Tonico disse:

    Eu disse e reitero, falta de comando dá nisso. Presidente não tem pulso e não esta no comando. Caso estivesse já teria dado um chega pra lá no caso do filho do Mourão.

  7. Leonardo disse:

    Arruma um professor de inglês pra ontem. Tá perdendo playboy

  8. LUIZ disse:

    apex é coisa de profissional e não de amigo do filho do presidente! chega de interferências nas agências públicas! mais moralidade no trato da república! nada de cargão para "amigos"!

  9. Maria disse:

    Até parece que a criação da tal Apex não foi política.

  10. Renato disse:

    O ministro procura alguém alinhado com suas ideias. No entanto, me parece que esta área de comércio exterior não deve ter ideologia. Ou seja, até é bom um cara não comunista. Só isso.

  11. Renato disse:

    Parece que o próprio Presidente da República quer a área de comércio exterior com um ministro bem ao seu jeito. De direita mesmo. Então, Bolsonaro deve dar o aval ao ministro.

  12. Renato disse:

    Nossa, ressuscitaram a Dorothea...É mais uma múmia que deveria voltar para o sarcófago!

  13. Gianinni disse:

    Mais uma agência inutil para gastar recursos do povo! Extinção da Apex já! Os empresários só precisam de uma coisa do governo para exportar: que ele saia do caminho!

  14. Amapaense disse:

    Poderiam fechar essa joça de Apex, não passa de mais uma agência inútil!

  15. É disse:

    CINO rei dos MAV (s) mortadelas!!!! Vai te Catar maluco, o Luladrao tá preso BABACA

  16. Rosangela disse:

    Acompanho a APEX há muitos anos, por ter parente que passou em concurso lá. Nunca apresentou resultados que justificassem sua existência. Cabide de empregos para apadrinhados que viajam pelo mundo.

  17. Cleberson disse:

    O bom é que ocorrendo isso o eleitor conhece o currículo dos envolvidos. Ele: Sebrae,CEF,Câmara,Min.Transportes. Ela: ?