“A impunidade crônica pode estar com os dias contados”

Jorge Pontes, delegado da PF, descreveu no Estadão o potencial transformador de Sergio Moro no Ministério da Justiça:

“A impunidade crônica do sistema processual-penal brasileiro pode estar com os dias contados. Ao aceitar o convite do Presidente eleito Jair Bolsonaro, para comandar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro pode estar atingindo o lado que ainda faltava ser atacado para nocautear a delinquência institucionalizada que corrói as estruturas e esperanças do nosso país.

Não há dúvidas de que a Lava Jato, apesar de importante e inédita, apenas mostrou a existência de um monstro, e puniu alguns daqueles que foram por ela atingidos. Muitos ainda estão impunes; seja porque ainda não foram descobertos, seja porque os seus processos subiram ao Supremo Tribunal Federal, onde as coisas não andam com a velocidade que a sociedade espera. A operação de Curitiba não teve, por si só, o condão de transformar o ‘mecanismo’ político-estatal-empresarial que montou o crime institucionalizado. Para isso é necessário uma ação organizada da parte do governo, ou melhor, do Estado brasileiro – ação essa que ainda não foi esboçada desde 2014, ano da deflagração da Lava Jato.

Ao que parece teremos, agora, pela primeira vez, com Sergio Moro no comando de um superministério, uma política concreta de ações construtivas para a implementação de uma agenda anticorrupção e contra o crime organizado, de forma reta, direta, pragmática e sem as distrações e empulhações de sempre (…).

Só os mal intencionados poderão interpretar negativamente a ida de Sérgio Moro para a pasta da Justiça. Nos Estados Unidos tivemos Louis Freeh, que foi agente especial do FBI, Federal Prosecutor e Juiz Federal atuante contra o crime organizado, assumindo, por nomeação do Presidente Bill Clinton, a função de Diretor Geral do FBI. Moro, como Freeh, é um capital humano que pode e deve aceitar distintas missões no combate à criminalidade.”

A grande imprensa está atrasada no episódio do convite de Bolsonaro a Moro... Imagine o que ela está deixando de revelar para VOCÊ LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 44 comentários
  1. Exatamente! Só foram presos alguns dos peixes grandes, a maioria ainda está solta. O superministro comandado por Sérgio Moro irá atrás desses peixões e também dos peixinhos. A mamata vai acabar

  2. O aparelho do estado está bichado. Moro vem pra disciplinar esse aparelho e torná-lo mais honesto e menos criminoso, porque acabar é difícil, mas é possível sufocá-lo, tornando-o mínimo!

  3. Perfeito Delegado Pontes.Os bons estao aparecendo.Precisamos de inteligencia assim para fazer um Brasil limpo.O povo esta de saco cheio de ouvir Manuelas e Boulos arrotando regras imbecis e sem votos!

  4. Moro = políticas séria de combate à corrupção e ao crime organizado = melhoria acentuada em indicadores de segurança = Nobel da Paz até 2022!! Moro mais uma vez vai superar o presidiário!!

  5. Moro vai desmontar a estrutura capital dos narcotraficantes. É um especialista em rastrear dinheiro, sobretudo agora com todas as ferramentas disponíveis. Estamos prestes a presenciar uma mudança.

  6. Jorge Pontes se não for da Ala maçonica precisa acordar. Apesar de forte a maconaria americana eh mais controlada. la jamais existiriam macons como gilmar mendes, acm, calheiros, Maluf, Paloccietc

  7. Tem que por atiradores de elite. Guerra é guerra, que vença a sociedade. Mete bala na Orcrim e na máfia dos políticos. Ou vão esperar que a vitima fatal seja o Bolsonaro. O risco é enorme.

  8. Será um celeiro fértil descobrir enfim quem está por trás do grande tráfico de drogas, do grande tráfico de armas pesadas que entram no nosso país. Certamente não são os traficantes que coman

  9. A esquerda vai criar confusões violentas para inviabilizar o governo de Bolsonaro.Endureçam a lei e prendam os terroristas e barderneiros.Estamos em guerra,isso é uma realidade!Comunistas em desesp

  10. Há anos os brasileiros de bem esperam por um combate mais firme da corrupção, os últimos presidentes, só na mídia se diziam reforçar a LJ, as escondidas, a combatia, agora é nossa vez.

  11. Obrigado Bolsonaro pois sem sua coragem, honestidade e patriotismo ( fatos nunca destacados ou levados em consideração, na campanha ) você conseguiu despertar o povo e agora nos brinda coa a VERDAD

  12. A repartição de competência, prevista a partir do art. 21 da CF/88, é uma merda: deixa tudo na União, inclusive legislar sobre Código de Processo Penal. Mudem isso, deem liberdade aos Estados.

  13. O melhor comentário sobre o super ministério veio do capacitado JEC: Não vai dar certo, pois eu passava o maior tempo resolvendo problemas de índios. É cada um tem sua prioridade.

  14. Quando Alexandre de Moraes virou Ministro da Justiça do Vampirão, a mídia podre enalteceu o Procurador jurista com livros escritos, ninguém chamou de “político”. Viva Sérgio Moro Ministro da J

  15. Mais uma falcatrua,de quase 3 bilhões,descoberto na reforma agrária,mortos que receberam terras,senador,deputados,vereador,e assim caminhava o partido do ornato.PT NUNCA MAIS