Indicações políticas e familiares em nome do “aperfeiçoamento”

O deputado José Carlos Araújo (PR-BA), que defendeu em comissão especial a abertura da brecha para indicações políticas, disse ao G1 que a Lei de Responsabilidade das Estatais trouxe “avanços institucionais de grande relevância para uniformizar procedimentos e melhorar a governança das empresas”.

“Porém, ela deve ser aperfeiçoada. Isso porque identificou-se que alguns dispositivos vigentes contêm critérios excessivamente restritivos para indicação e composição dos conselhos de administração e diretorias de empresas públicas, de sociedades de economia mista e suas subsidiárias. Tais restrições alcançam, com excessiva abrangência, as três esferas de governo – federal, estadual e municipal – comprometendo o preenchimento de cargos nessas empresas, o que não se apresenta razoável.”

Sobre a retirada do veto à indicação de familiares, o deputado alegou que já há uma súmula vinculante do STF que regulamenta as restrições à indicação de parentes e as vedações ao nepotismo.

Araújo ainda disse ter consciência de que o projeto que estava sendo discutido era específico sobre as agências reguladoras.

“Mas entendemos haver pertinência.”

Pertinente é impedir o Congresso de liberar o aparelhamento político e familiar das estatais.

Deputados abrem brecha para indicações políticas nas estatais

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. CAFC disse:

    Onde podemos nos informar sobre quem está votando contra a responsabilidade fiscal e a favor ao nepotismo?

Ler comentários
  1. DIRETOR DA DATAPREV - BAHIA disse:

    POR FALAR EM FAMILIAR, SAMUEL ARAÚJO CONTINUA NA DATAPREV?

  2. Rua! Rua! Rua! disse:

    Temos que ir pra rua derrubar todas essas maldades dos bandidos da Câmara Federal. Precisamos fazer barulho na rua!

  3. Coligação do MAL. disse:

    Se Bolsonaro se coligar com o PR, Marina será a nova presidente do Brasil.

  4. Bolsonaro indicou Parentes disse:

    Ex-mulheres, cunhados, sogros, etc

  5. Ronaldo disse:

    Tinha era que vender todas essas estatais, isso cabide de emprego e corrupção, afunda ainda mais as empresas todas deficitarias por causa da roubalheira, Governantes tem cuidar investimentos no Pais, Saude, Segurança e educação, ai sim teremos um futuro melhor para todos.

  6. Familiares Felizes! disse:

    BOLSONARO E FILHOS (Eduardo, Flavio e Carlos), MAIA E FILHO (Rodrigo), MOREIRA FRANCO E FILHO (Pedro), CABRAL E FILHO (Marco), SARNEY E FILHOS (Roseana, Fernando e Sarney), RENAN E FILHO (Renan), GARIBALDI E FILHO (Valter), AGRIPINO E FILHO (Felipe), JADER E FILHO (Helder), LOBÃO E FILHO (Lobão),

  7. PRIVATIZAÇÃO JÁ!! disse:

    E o povão trouxa acredita que as estatais são deles. São um tremendo cabide de emprego para parentes, amigos e sindicalistas incompetentes, porém todos corruptos até a medula.

  8. Familiares Felizes COMEMORAM! disse:

    - BOLSONARO E FILHOS (Eduardo, Flavio e Carlos), MAIA E FILHO (Rodrigo), MOREIRA FRANCO E FILHO (Pedro), CABRAL E FILHO (Marco), SARNEY E FILHOS (Roseana, Fernando e Sarney), RENAN E FILHO (Renan), GARIBALDI E FILHO (Valter), AGRIPINO E FILHO (Felipe), JADER E FILHO (Helder), LOBÃO E FILHO (Lobão),

  9. Giusti disse:

    Com a palavra os baianos. Vão reeleger esse safardana? Vão deixar tudo isso narato ou seus eleitores irão se manifestar contra essa sacanagem?

  10. Ricardo disse:

    Tem que fechar esse congresso!!! Antro de bandidos! Catedral da corrupção!

  11. Angela disse:

    Esse cretino tem que voltar a escolher feijão em casa!!! Não serve para o país. Bahia, risquem esse idiota da vida pública!!! Tudo com vocês.

  12. stf - trio do escárnio vergonha nacional disse:

    Discurso claramente enviesado em pró-nepotismo, essas atitudes vexatórias são uma câncer na política nacional. Já não bastam os gordos salários e os inúmeros privilégios, essa gente, em sua maioria quer mais formas de mamar no estado. Precisamos limpar o Legislativo e Executivo. NÃO REELEJA NINGUÉM.

  13. wanderlei lima disse:

    Baita sem vergonha o "nobre parlamentar". A restrição tem que ser ampla, indicação de político é mutreta na certa.

  14. Borges. disse:

    Foi o governo FHC que instituiu a "lei de responsabilidade fiscal"; talvez seja por isso que os bolsonaristas não gostam dele, pois está atrapalhando o companheiro do partido amigo.

  15. José Carlos Araújo Canalha disse:

    Por isso essa cambada de políticos corruptos sao contra a privatização. Querem colocar os familiares e a cumpanherada pra ganhar dinheiro facil sem trabalhar e quem paga os altos salário é o povao escravo. Privatização ja de todas as estatais

  16. Censurado disse:

    Não bastasse os ptralhas esculhambar a Bahia , vem ACM Neto negociar com CIRCO Gomes , agora o PR quer destruir leis anti-Corrupção . Que o PSL e Bolsonaro não digam que não sabiam disso , se Bolsonaro se unir com o PR será apenas mais um político , igual aos outros .

  17. Simples Assim! disse:

    Não votem em ninguém do PR na próxima eleição.

  18. HTAVARES CMRJ1961 disse:

    INCRÍVEL COMO APESAR DE TODA A COMOÇÃO SOCIAL CONTRA OS PERVERTIDOS MORAIS DOS CONGRSSOSS, DAS JU$TI$$$A$ E DEMAIS ÓGÃO PÚBLICOS CIVI$, MILITARE$, POLICIAI$... PARECE QUE A COMPULSÃO POR CORROMPER E ROUBAR, POR USAR ILICITUDES DE TODA ORDEM, AUMENTA DIA A DIA COMO SE FOSSE MESMO UM FIM DE FESTA.

  19. Fabio Eloy disse:

    Ele está com medo porque o filhinho dele é presidente da PRODEB, estatal da Bahia do Governo do PT

  20. Fernando Costa da Silva disse:

    Alô povo da Bahia, gravem o nome desse espertinho.

  21. Aperfeiçoamento da Cleptocracia disse:

    Claro, é preciso arreganhar cada vez mais a face já exposta e suja da cleptocracia de Brazuela

  22. Franco disse:

    Eu quero saber at[e quando os brasileiros vão aguentar tudo isso calados, ou se manifestando apenas em redes sociais... Fazer como os caminhoneiros. Parar o país e deixar claro que não aceitamos mais esses canalhas, bandidos nos roubando.

  23. BOOOOOOOOLLLLLLLLSSSSSSOOOOOONNNAAAAAAAAROOOOOOOOO disse:

    Familiares Felizes COMEMORAM! disse: 12 de julho de 2018 às 10:15 Você não classificou QUEM FOI ELEITO em voto popular e quem foi nomeado COM JEITINHO. Porque observo ?? Porque filhos de Bolsonaro foram TODOS eleitos pelo povo. Presumo que os demais foram "nomeados".

  24. QUEREM TOMAR POSSE, DO QUE É DO BRASIL !! disse:

    ACORDA POVO BRASILEIRO !!! AS SACANAGENS NÃO PARAM !! QUEREM TOMAR AS RIQUEZAS DO PAÍS E VOCÊ E SUA FAMÍLIA COMO SUBSERVIENTE........ CHEGA POMBAS !!! QUANDO É QUE VOCÊ VAI LEVAR A SÉRIO ISSO, HEIN ?

  25. MEU DEUS!!! ... ESSA CAMBADA NÃO DESISTE ... disse:

    Imaginem agora todos os PAQUIDERMES ESTATAIS aparelhados por filhos, sogras e amantes dos nossos "ILIBADOS CONGRESSISTAS".