As indicações políticas e as indicações dos amigos

O entorno de Jair Bolsonaro adota o discurso de que indicações de amigos (e parentes, no caso do filho de Hamilton Mourão no Banco do Brasil) não são a mesma coisa que indicações políticas ou com critérios utilizados por governos anteriores.

Selecionamos algumas declarações do presidente sobre o tema durante a campanha:

“Apoiar a Lava Jato é fundamental no combate à corrupção no Brasil. O fim da impunidade é uma das frentes que estanca o problema, outra é atacar a corrupção na sua raiz, pondo fim nas indicações políticas do governo em troca de apoio.” Twitter, 11 de setembro.

“Não vai ter mais indicação para BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste com esse critério, a indicação de um amigo para que use essas instituições em causas próprias.” Jovem Pan, 24 de setembro.

“Eu vou nomear o meu time de ministros por critérios técnicos.” Band, 28 de setembro.

“As indicações políticas levam à ineficiência do Estado e a corrupção.” Jornal Nacional, 19 de outubro.

O sucesso do 'posto Ipiranga' pode determinar se você se entrega ao passado de vez ou se você se lança ao futuro. LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Philippe disse:

    Decepção com o retorno de "o antagonista" ao jornaLIXO. Usei minúsculas intencionalmente. Ciúme de outras mídias alternativas que estão crescendo mais? US$ do Soros? Decadência...

Ler comentários
  1. Adélia disse:

    O "entorno" do Jair Bolsonaro????? Quem são? Nomes? Sai fora antagonista, vocês com essas fofocadas vão perder credibilidade. O que aconteceu? Não conseguiram o que pensavam? Eu hein!

  2. paulo disse:

    KKKKKKKKKKKK,ele vai colocar inimigo?Importante e que não coloque BANDIDO,mas,com certeza primeiramente entrarão os qualificados conhecidos,ora,senão prestar no futuro demite,Nao a BANDIDOS!!!

    1. Tem que indicar sim, otário. Presidente tem poder de nomear pra cargos, vários.

  3. Solismar disse:

    Pois é. O PT era diferente, não robaria e nem deixaria robá. O diabo mora no mundo do poder.

  4. Julyeth disse:

    "amigo para que use essas instituições em causas próprias". Tem uma grande diferença aí. Se o cara entrar e atuar para o bem do Brasil tem que ser aplaudida a indicação. É só esperar pra ve

  5. Eduardo disse:

    Pois é. Ele demonstra - igual a todos os demais - que promessas de campanha são solenemente esquecidas assim que a campanha acaba e a mamata começa...

    1. Aos liberalóides em polvorosa: Jair Bolsonaro não resta atendendo os grupos políticos para os quais alguns torcem aqui. Daí o choro. Acabou o trânsito do sistema com o governo.

  6. JSANTOS disse:

    Obrigado, Antagonistas! E como diria Gandhi: seja você a mudança que você quer no mundo! Se a maioria tá achando certo o que estão fazendo... teremos mais daquilo que sempre tivemos nesse país!

    1. Falsa equivalência. Não tente enfeitar com citações desconexas.

  7. Noely disse:

    Temos amigos ruins ,mas temos muitos amigos bons.

    1. Jair Bolsonaro é o presidente, otário. Ele aí indica pra muitos cargos. Não aprendeu isso ainda. Pare de chorar nos comentários. Ele não vai indicar tucanos, petistas, emedebistas, e afins.

    2. Sim, aí se vc for empresária, vc emprega ou promove dentro da SUA empresa e não dentro de estatais.

  8. Thiago disse:

    Bolsonaro ser um politico canalha não me espanta, me choca ver esse povo que saiu as ruas pra tirar os canalhas do PT agora passar o pano e servir de capacho pra um politico igualmente vagabundo

    1. Trouxas que votaram no Amoedo, Alckmin, Meirelles, ficam aqui chorando...

    2. descordo em gênero, número e grau com você, Thiago. Água e óleo não se misturam...

    3. Que dor que não passa né? Nós avisamos. "Melhor Jair se acostumando" vocês acreditaram no guru jararaca. Agora chora que faz bem. kkkkkkkk

  9. ana disse:

    Tudo coerente com o discurso. Deixa eu desenhar: "não vai ter ..... indicação de um amigo para que use estas instituições EM CAUSA PRÓPRIA"! Entenderam agora?

    1. Um pouco de interpretação de textos. O uso das instituições, no caso acima, decorre da indicação de amigos. Portanto, causa e consequência. O que ele havia prometido era não criar mais essa ca

    2. A própria indicação de um AMIGO já é um uso em causa própria praticamente... essa gente enrola, enrola e se enrola mais ainda quando tenta explicar.

  10. valdir disse:

    A nomeação foi uma ESCOLHA dele e não uma indicação política. Vamos parar com a espuma...já deu!

    1. ... Bolsonaro irrita quem tem que irritar, enfim.

    2. Alguns estão chorando aqui por que saonma a de tucanos, petistas, emedebistas, tucaNovos, enfim. Perderam e não tem mais trânsito com o poder, pra indicar os seus.

    3. Jesus cristo... o bolsonarista médio parece carecer de ensino fundamental em alguns momentos.

  11. RobertoRJ disse:

    É verdade. As vezes acontecem contradições. O mais importante é saber se existe maracutaia. O Antagonista dizia que não aceitava propaganda de estatais, mas publicou diversas propagandas da CEF

  12. Beto disse:

    Reinaldo Azevedo, é você? Fizeram as pazes?

    1. o Antas não aceitam a derrota do candidato deles, ponto! vão fazer oposição como Veja, Foia, Grobolixo, Istoè... E serão a vítima da vez dos novos tempos!

    2. O cara é eleito, consegue formar um ministério sem indicação política INÉDITO! Ainda vem viúvas do PT questionar indicações do presidente. Ok. ele vai nomear INIMIGOS! kkkkkkkk

  13. Sofia disse:

    Então não prometa nada! Mais do mesmo! a gente vota e torce para que dê certo pelas promessas coerentes e dá na mesma: começa tudo de novo. Pode ser bom profissional mas não é ÉTICO, ponto!

    1. ... sendo técnico, e aliado, amigo, e não havendo quaisquer ilegalides, show de bola!

    2. Deixa de bostejar. Ele tem cargos que ele pode indicar livremente. E são milhares. Do primeiro ao terceiro escalão. No executivo e nas estatais.

  14. valdir disse:

    Apesar de poucos pensarem, dentre os leitores do site tem muitos que pensam. Respeitem isto. Este não faz tanto sucesso por "crítica por crítica"...

  15. Nathan disse:

    Tudo que reclamam é pura hipocrisia. Não tem como não ocupar cargos de confiança com gente de confiança!

    1. Com certeza no BB existem muitas pessoas confiáveis e com mérito para ocupar um A2, mas somente um é quem é, logo...

  16. Eliane disse:

    O indicado é funcionário de carreira, com mestrado. O que vocês querem? Seus merdhas.

    1. Ele não vai indicar pessoas que não sejam aliadas e alinhadas, antes de serem técnicas. Tem que unir o útil ao agradável.

    2. Iguais a ele tem centenas dentro da empresa, Eliane! Presidente e Vice não tem que se intrometer em promoções de empregados públicos celetistas dentro das estatais.

  17. felipe disse:

    Ue, ta tudo de acordo com a campanha. Não vou indicar amigos para tomar estas instituições em causa própria. Cursinho de leitura ai para vcs. Se tomarem as instituições em causa própria eh o pr

  18. Filipe disse:

    Rapaz, mas o que esse anta tá virando? Não gostaram que Bolsonaro foi eleito, daí soltam notinhas todos os dias para denegri-lo. Sorte que tem Cláudio Dantas e Felipe Moura.

  19. Adélia disse:

    Antagonista, vai procurar notícia de verdade. Vocês estão virando o detetive Faro Fino, vocês estão querendo indicar alguém? Se elejam presidente. Toma rumo!

  20. Ciúmedevc disse:

    Perfeito o trabalho. Nada como um memo. Imagina em 2002 isso sendo feito por toda a imprensa. Estamos aprendendo com os erros e omissões.

  21. Luiz disse:

    O antagonista é ridículo. É óbvio que quando ele falava de indicações politicas se referia a regra à época, que era nomear militantes do partido totalmente ignorantes na área de atuação do

  22. Paulo disse:

    E onde estão as inconsistências do que ele falou e está fazendo? Acaso tolerou corrupção? Quem foi nomeado que não é perfil técnico de confiança?

  23. Fabio disse:

    Foi o que ouvi do Mito, agora ele esqueceu o discurso, já ganhou, os eleitores otários que se ferre, e sempre assim...

  24. carlos disse:

    Aparentemente, todas as indicações foram de profissionais qualificados e concursados. Vamos ver se isso vai continuar ou se o "Botafogo" e "Roban" vão subverter isso.

  25. Cleuza disse:

    B17 está fazendo como FHC que pediu para esquecermos tudo o que ele já havia escrito. kkk. Tudo igual no Maracanã do poder!

    1. Mentira. Eis uma manipulada pela midia aqui...

  26. Maurílio disse:

    Sou totalmente contra esse tipo de indicação, mas não vi nenhuma contradição dele em relação as declarações acima.

  27. Enderson disse:

    Victor Nagen é Capitão da Marinha, mestre em Adm. pela Coppead/UFRJ e funcionário da Petrobrás há 11 anos. Não é filiado a nenhum partido político. Mas parece que isso para o Antagonista não

    1. Não dá confiança não cara. Bolsonaro é presidente, não indicando corrupto/incompetente, aos petistas deixemos o choro que é livre. Já Lula??????

  28. Jackson disse:

    Política é sinônimo de indicação. Uma não existe sem a outra. AGORA, a pessoa indicada tem alguma coisa a ver com o cargo? Tem formação técnica para tal? É só aliado? O que agrega ao posto?

    1. Então não prometa porra nennhuma ué? Pq promete? Para se eleger. Mais do mesmo.

    2. Isso mesmo, se a pessoa tem experiencia na área e é amiga, ótimo!

  29. Fernando disse:

    Porrrrrrrrrrrra QUEREM que sejam nomeados os inimigos?

    1. Para de bostejar, Sofia. Bolsonaro não nomeará tucanos, petistas, emedebistas, e indicações anêmico centrão.

  30. Dudubilly disse:

    Cair na armadilha de comparar comunistas com o que este governo está fazendo é metade da derrota.

  31. Alex disse:

    O Brasil já esta muito melhor este ano, basta ver como os petistas ficaram intolerantes a corrupção ou até mesmo suspeitas das mesmas. É claro, desde que não seja dentro do PT e sua tropa.

  32. Helio disse:

    Tem que colocar é bolsonarista smesmo. O PT só nomeou ladrao e esses vagabas não falavam nada.

  33. Observer disse:

    A pessoa é concursada e qualificada ? Isto é o que importa. Se for amigo qual o problema ?

    1. Pois é...alguém por aí "dorme com o inimigo"????

    2. Observer, sucintamente, o problema é: PRESIDENTE/VICE DA REPÚBLICA não tem que intervir em promoções dentro das estatais. Uma boa gestão (sem corrupção, por ex) depende disso.

  34. Patrício disse:

    Li tudo o que vocês recuperaram, Antas. Mas não entendo como vocês têm o desplante de equiparar funcionários concursados a um bando de sindicalistas e predadores políticos que destruíram as es

  35. Fora_Comunas disse:

    --- Além da competência é preciso CONFIANÇA, que adiante 'competente' corrupto? Se o Bolsonaro conhece alguém competente e de confiança, qual o problema ? Trump filho trabalha pro GOVERNO

  36. Chiganer disse:

    Lendo as declarações não vejo qualquer contradição. Aliás, quem quer ver contradição onde não tem é que está forçando MUITO a barra. Está nítido que é diferente.

  37. Sueli disse:

    Ele disse que nomearia por indicação técnica. O sujeito tem condições técnicas para ocupar o cargo? Então parem de encher o saco!

  38. Pedro disse:

    O que? Bolsonaro enganou os eleitores? Impossível. Deve ser uma conspiração globalista.

  39. Clara disse:

    Vocês acham que nós somos idiotas, retardados mentais ou algo parecido??? o que tem haver indicação política com a indicação de amigos??? Que arrependimento de assinar a Crusoé......

  40. Alexandre disse:

    oantagonista foi criado como? Os 3 jornalistas eram amigos ou não se conheciam? Vocês teriam montado este site se nenhum nunca tinha visto o outro na vida? Só pra saber

  41. Heloisa disse:

    Não há critério técnico na nomeação de filhos ou amigos! É o mesmo que fazia o petismo, ao nomeanomear/ privilegiar de filhos a amantes. Por favor, respeitem seus eleitores e a sociedade em ge

  42. GUSTAVO disse:

    os amigos e familiares do bolsonaro são até o momento técnicos, porem tem que ficar de olho, por via das duvidas privatiza tudo

  43. Margareth disse:

    Privatiza tudo, quem foi nomeado, se tiver mérito e pela lógica permanecerá empregado, caso contrário se juntará aos 12 milhões que estão desempregados. Lembre-se -Brasília e + Brasil.

  44. PAULO disse:

    Pv Essas indicações são imorais, no mínimo.

  45. Dirce disse:

    11 dias de governo. Porque não esperam para ver? Daí então poderão "falar" / "escrever" à vontade!!!!!

  46. Eduardo disse:

    Ou seja, enganou e um bando de otário acreditou e ainda acredita.

    1. Enganou não. O presidente tem cargos de livre nomeação. E ele deve sim indicar pessoas de confiança, alinhadas ideologicamente, conservadoras, capitalistas, e que tenham capacitação técnica.

  47. Ana disse:

    Indicação política que entendo é toma lá dá cá e não nomeação de servidores de confiança. Vocês deveriam valorizar os servidores de carreira.

  48. Viviane disse:

    O Bolsonaro tem que indicar para os cargos os seus inimigos, como o Dirceu, Gleisi, Pimenta, não é isto Anta?

  49. Viviane disse:

    NOSSA Bolsonaro deveria ter escolhido um inimigo, como Ciro Gomes, Gleisi, Luciana Genro. Absurdo ele escolher amigo para o governo. Tem que escolher inimigos do Brasil e do povo, e deixar a farra PT

  50. Presidente-XVII disse:

    Eke está indicando pessoas pra ter apoio no congresso? Não! A pessoa tem que ter capacitações técnicas, e ser amiga do presidente, ou alinhada ideologicamente. Uma coisa não exclui a outra.

  51. Presidente-XVII disse:

    Pior é ver viúvas do pt, psdb, mdb, e afins, chorando amarguras aqui...

  52. Cristiane disse:

    São todos do sistema, mas o povo é idólatra e esta ajudando o sistema se manter!

  53. Marcos disse:

    O Antagonista deixou de ser antagônico para ser semelhante

  54. Marcelino disse:

    Primeiro, a nomeação do filho do Mourão para um cargo no 3 escalão de uma estatal era nepotismo no governo, para este site. Agora, o site já considera que o cargo é a mesma coisa que Ministro!..

  55. Thiago disse:

    A mentalidade do bolsonarismo é CORRUPTA... o povinho que passou 13 anos elegendo bandidos parece não ter cansado de apanhar na cara.

    1. Chora, eleitor de Amoedo, Alckmin, Meirelles, Ciro, Marina, seja lá de quem for. Vocês não tem trânsito com o presidente ora indicarem alguém. Esse é o choro de muitos aqui.

    2. Não vai cansar nunca. Teremos maus governantes para sempre com esse povo.

  56. LUIZ disse:

    se bolsonaro continuar nessa toada onde todos querem"emplacar"amigos e parentes nos melhores postos, que não se queixe depois se o pt voltar! essa é a receita: mete a mão e depois perde tudo!

    1. Ele não deixará de indicar aliados pra cargos de confiança. Deixem de choro. Tem gente insufla do choro porque ele não indicou aliado político desse ou daquele grupo.

  57. Amilcar disse:

    Aparentemente Bolsonaro não fez nenhuma indicação política, do tipo toma lá, da cá.

  58. MARCO disse:

    Como estas práticas dificilmente serão extintas, por questões culturais profundamente enraizadas na política brasileira, uma redução drástica na prática é um grande avanço. É o que dá para

    1. Só burros interpretam as frases deoe como querem. Ele não tem negociado concaciques políticos. Basta ver seu ministério. Ele também não deixará de indicar aliados pra cargos de confiança.

    2. Não é bolsonaro que não tem competência pra extinguir mesmo. Pior fala uma coisa em campanha e segue com as mesmas praticas da velha politica quando eleito.

  59. Thiago disse:

    "o pior cego é aquele que não quer ver", fica o ditado popular pros bolsonaristas AINDA iludidos.

    1. ... globalistas, enfim, esquerdistas azuis ou vermelhos. Bolsonaro é verde e amarelo, conservador.

    2. ... os bolsonaristas não enxergarão nem ouvirão o choro dos liberalóides eleitores do Amoedo, nem de quem votou em Alckmin, Ciro, Marina, Meirelles, etc. No final, são todos progressistas...

    3. É sempre a mesma historia. Sem argumentos para defender, já começam a chamar de petista, padbista, mortadela e afins. Nunca setemos uma grande nação com esse povo ignorante.

    4. Falou o fã do Lula... Cego querendo tirar onda de visionário.

  60. MARCO disse:

    Não é hipocrisisa e nem estou aliviando para Bolsonaro mas . . . sempre o "mas" . . . queremo PT de volta? Querem o MDB de volta? Por enquanto este governo é o que teremos. Moro é o fiel da bala

    1. Ai meu Deus, mais um tonto q aceita as muletas do bolsa de Fe zessss

  61. MARCO disse:

    Esqueci . . . querem o PSDB de volta? Pois é. Ainda é cedo e questões infinitamente mais cruciais para nosso futuro estarão em jogo já, já. Atrapalham mas, não se pode deixar que inviabilizem o

  62. Ana disse:

    ... A INVEJA É O TERMÔMETRO DO SUCESSO!!!... afffff .... quanto cotovelo "sangrando" !!!... O SUCESSO dos VITORIOSOS ... incomoda o FRACASSO dos INCOMPETENTES ...................................

  63. Gabriel disse:

    O antagonista esta com dor de cotovelo porque o PSDB tomou uma surra nas eleições.

  64. Estudante disse:

    Enquanto não privatizar tudo, sempre haverá um macaco usurpando do cacho de banana.

  65. Paulo disse:

    Qual critério houve quando Lula indicou uma pessoa deficiente mental (Dilma) ou quando indicaram o motorista do Marighella para Relações Exteriores ??? Petezada tá que nem bezerro. Chora prá desm

  66. Massaaki disse:

    Só a privatização total de todas as estatais resolverá definitivamente isso. Acho que para o futuro seria interessantíssimo. Permanecerão apenas as NUCLEBRAS e outras muito estratégicas. Meia d

  67. Em disse:

    Me digam qual ministro não foi nomeado pelos critérios técnicos? E mesmos essas vagas de 2° escalão, os caras são especialistas em suas áreas e da confiança do presidente. Já encheu isso, viu

    1. Exato! As indicações por critérios técnicos eliminam a qualificação de algum amigo ou parente? Que, ainda por cima, é da sua confiança e que não vai usar a função em "causa própria"? Mim

  68. Leo disse:

    Espero que nomeio todos com critérios técnicos e amigos também eu tenho confiança em um cara que arrisca a vida pela pátria. 1000mil vezes amigos capacitados do que pilantras disfarçados.

  69. Nova disse:

    Nenhum foi indicação para conseguir apoio. O amigo que ele fala é para utilizar da máquina pública "em causas próprias". Todos são técnicos. Nenhuma das frases o desmentiu. MAVs falarão bes