Índios recebem dinheiro do governo para protestar contra o governo

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), resolveu bancar a viagem dos índios que, na próxima semana, estarão em Brasília para o Acampamento Terra Livre.

O tal acampamento é organizado por grupos de esquerda, ONGs internacionais e tem também a participação de partidos como o PSOL. O protesto, claro, será contra o governo federal. Michel Temer decidiu demitir nesta semana o presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas.

Em um áudio obtido pelo site, uma liderança indígena diz que “vamos ocupar palácio, protestar contra ruralista e contra mudança na Funai”.

“A Sesai vai ajudar. Vai mandar passagem e diária”, acrescenta o índio.

A Sesai é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígena. O atual secretário, Marco Antônio Toccolini, disparou um convite (veja abaixo) convocando para o ato em Brasília.

Apuramos que os gastos com essas viagens podem chegar a meio milhão de reais (veja uma solicitação abaixo).

ATUALIZAÇÃO: O Ministério da Saúde enviou a O Antagonista a seguinte nota de esclarecimento:

1-     A presença de presidentes dos 34 Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) e representantes de algumas associações indígenas em Brasília, entre os dias 18 e 27, diz respeito à convocação extraordinária do Fórum de Presidentes de Condisi (FPCondisi). Com a finalidade de otimizar recursos, foramacrescidos à reunião extraordinária: a participação dos presidentes no processo de Chamamento Público das conveniadas; as reuniões dos Grupos de Trabalho da revisão da Política Nacional de Atenção aos Povos Indígenas e do Modelo de Contratação na Saúde Indígena, além da reunião com a Comissão Intersetorial de saúde Indígena do Conselho Nacional de Saúde para tratar da 6º Conferência Nacional de Saúde Indígena;

2-    De acordo com o Regimento Interno do FPCondisi, são realizadas quatro reuniões anuais, além das extraordinárias; a convocação extraordinária na semana de realização do Acampamento Terra Livre é uma demanda do Fórum, por entenderem se tratar de um espaço legítimo, de participação democrática e construtiva do Movimento Indígena Brasileiro.  Assim, são discutidas pautas específicas da saúde dos povos indígenas durante toda a programação do evento, não sendo possível excluir a instância máxima do controle social da pauta; o Ministério da Saúde apoia a participação de representantes indígenas nessas esferas de discussão por acreditar que esta participação reforça os debates em torno da construção de um modelo de assistência cada vez melhor às comunidades tradicionais;

       Vale ainda destacar que apoiar, e aqui entende-se também como custear, as ações de controle social na saúde indígena, é uma das missões do Ministério da Saúde, prevista na PNAPSI.

 

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. força indígena disse:

    O MPF e a PF tem de investigar essa tal de Sonia Boné Guajajara, que é uma das lideres dessa quadrilha especializada em captar recursos Federais, Estaduais e internacionais através de Ongs indígenas, na sua grande maioria não presta conta desses recursos, ela sempre usa do artificio de usar seus parentes indígenas como massa de manobra, sempre visando benefícios próprios. Enquanto isso os indígenas Guajajara do seu Estado, estão vivendo abaixo da linha pobreza, as margens da BR, lixões municipais disputando com urubus e ratos restos de alimentos, enquanto isso ela recebe o apoio da Sesai pra pressionar o Governo Federal para manter contratos milionários da saúde indígena no seu estado como de fato aconteceu no dia 20 de abril, onde a IMIP ganhou a licitação.

Ler comentários
  1. Emmanuel disse:

    Ora pois .... Se estão gatando, é porque têm verbas! Puxão de orelha na tigrada ....

  2. Roberto disse:

    Ô PGR, larga de perseguir o patriota Bolsonaro, cumpra seu dever impedindo essa farra com dinheiro que falta na saúde -Vai trabalhar.

  3. Elenício Oliveira disse:

    Deve estar sobrando dinheiro no ministério da saúde. O atendimento nos hospitais do SUS é excelente não dalta nada,...... Bolsonaro vai acabar com essa farra e quem autorizou esse crime com dinheiro público vai ter que ressarcir o governo.

  4. Claudio G. de Oliveira disse:

    As reservas indígenas já ocupam 13% do território nacional e se depender da Funai e de alguns antropólogos esquerdistas, chega-se a 20%. O pior é que a maioria dos índios vivem da caridade estatal, do Bolsa Família e de cestas básicas cedidas por nossa civilização malvada, capitalista e egoísta… Com Raposa Serra do Sol aconteceu o óbvio: os arrozeiros foram embora, deixando atrás de si uma legião de desempregados. Com as terras de que dispõem, os índios poderiam estar é produzindo comida para os seus e para muitos outros brasileiros. Mas os seus caciques ideológicos disfarçados de militantes indígenas preferem ir a Brasília com tudo pago para protestar “contra ruralista”, ou seja, contra quem trabalha e produz. É inacreditável...

    1. ... índio NUNCA entendeu de agricultura, somente caça!!! Querem que produza o QUÊ ?? (e quem trabalha é a índiA)...

  5. B O L S O N A R O 2 . 0 1 8 disse:

    Este país está encerrado. Não corre o menor risco de dar certo. E agora, com Temer na corda bamba, os míseros problemas que ele poderia resolver serão abandonados.

  6. Silvio filho disse:

    E os fiscais da lei que querem se intrometer em tudo, dinheiro publico com desvio de finalidade. Acorda MPF e PGR deixem de ser esquerdistas tbm

  7. Adriana Fernandes| Estadão | 14.04.18 | 1/2 disse:

    A pressão popular para o fim dos "penduricalhos" é grande e aumentou com o início da abertura da caixa preta que se transformou a concessão de diversas gratificações ao funcionalismo, que nada mais são do que salário disfarçado de verba indenizatória. . Os dados que vão sendo revelados a conta-gotas mostram a extensão do alcance desses gastos. Eles assustam e são insustentáveis no longo prazo, sobretudo, em tempos de austeridade fiscal e piora generalizada dos serviços públicos. . Como explicar o auxílio-educação devido aos membros do MP-RJ, que pode chegar a R$ 10 mil para cada servidor que tem três filhos ou dependentes com idade de até 24 anos? O Rio quebrou, mas banca mais esse penduricalho. É justo?

  8. Fernando gomes disse:

    Aos que perguntam quais são as propostas do Bolsonaro, fim de verbas para ONGs E festinhas com dinheiro público.

  9. Adriana Fernandes| Estadão | 14.04.18 | 2/2 disse:

    Há rumores em Brasília de que a AGU vai deixar em banho-maria as negociações para dar tempo de os ministros do STF aprovarem um reajuste salarial para compensar uma eventual restrição do auxílio-moradia. . O tema chegou à AGU depois que o ministro relator das ações no Supremo, Luiz Fux, retirou os itens da pauta. A decisão causou frustração e foi interpretada como uma tentativa de protelação da solução do impasse. . O tema tem gerado grande repercussão e pressão por parte dos magistrados, que procuram manter o pagamento do benefício. Uma câmara será instalada formalmente no próximo dia 23. A ideia da AGU é concluir tudo em 60 dias. Que venha uma faxina geral!

  10. Índio já não quer mais apito. Só dinheiro público. disse:

    Todos do governo são sem vergonhas e bandidos. esse gruo aí faz essa farsa teatral com o nosso dinheiro! Absurdo! Absurdo! Absurdo!

  11. Geninho disse:

    O que tem de FORASTEIROS " INXIRIDOS" em assuntos " pulhiticos" aqui no Brasil... EXPULSAR estes cupins agitadores, AQUI , não ajuda em nada , só zoeira.

  12. Lanterna disse:

    Índio, né. Dá um arco e uma flecha a cada um deles, sabe quantos vão saber colocar a flecha no arco? Nenhum!

  13. Romeu disse:

    O dinheiro público no Brasil é tão farto, tão fácil para o aparelho estatal que perderam totalmente a noção entre os limites do público, do ideológico, do orçamento, da função da rubrica... Pudera, vendo as atrocidades que membros do STF defendem...

  14. cris disse:

    Então, presidente Temer. Essa nojeira vai continuar? Nós, os contribuintes honestos, vamos continuar a pagar por toda essa bandalheira?

  15. Sitiante disse:

    Dêem toda terra do Brasil pra indiaiada. .....que façam bom proveito e a terra que sobrar que enfiem no khu!

    1. você quis dizer. devolva toda terra ao índio? não, não queremos, a terra não tem dono. , só precisa saber usar

  16. mauro bezão disse:

    ..e ai cumpanherada, até quando eu, voce e a maioria irá bancar essa pajelança as nossas custas. Haja paciencia.

  17. Pedro Papastawridis disse:

    Está parecendo até aquela emisssora de TV que banca participante de reality show para chamar a própria emissora de golpista e fazer apologia a seitas político-partidárias...

  18. JÁ ASSINOU AS DEMISSÕES, TEMER? disse:

    ESTÁS ESPERANDO O QUÊ? DEMISSÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS, JÁ! E IMEDIATA RESTITUIÇÃO DOS VALORES AOS COFRES PÚBLICOS.

  19. giordano constance disse:

    Claro que O Antagonista, O Inclusor, como sempre, preferiria que os indios fossem a pé pelo caminho de Peabiru, né?

    1. É o mesmo com a UFB. Reitoria com eleição direta de estudantes doutrinados. Gerência caótica e corrupta. Quebradeira da universidade. Em seguida, os mesmos vagabundos FAZEM GREVE, QUEBRAM O QUE SOBROU, NÃO DEIXAM QUEM QUER ESTUDAR, E... QUEREM MAIS DO NOSSO DIM DIM! — E estes índios tratados como incapazes, agora são capazes, com o nosso DIM DIM, assim é fácil!

    2. Poderia ir à pé mesmo, afinal votam no encantador de burros, então.....podem vir galopando!

    3. Na verdade preferiria que todos fossem incluídos, no mercado de trabalho, na geração de riqueza para o país, no pagamento dos impostos abusivos que todo brasileiro incluído paga. O que acha dessa ideia? Dá preguiça ser incluído assim não é mesmo?

    4. Nada como usar o dinheiro do governo para protestar contra o governo, não é?

    5. Cabeça petista, não trabalha só mama nas tetas do estado.

  20. Edu Carvalho disse:

    Esse Brasil está uma completa bagunça.

  21. BRASIL: PAÍS DO ESCRACHO! disse:

    Não é de todo estranho que o país tenha chegado a níveis tão escrachados de falta de respeito para com os recursos públicos e o próprio povo. Não é só o presidente da Funai que precisa ser demitido, como de fato foi. O Min da Saúde, assim como o tal secretário, Sr Marco Antônio Toccolini bem que merecem seguir o mesmo caminho, mas não sem antes desfazer essa palhaçada para financiar movimentos manifestamente esquerdopatas. Não sei quanto às "excelências", mas dinheiro não é capim e recursos públicos não são para finalidades como esta. Mais vergonha na cara, por favor!

    1. imbeciloide. o que vc tem contra o social seu bhosta... tem mil motivos que podem ter fazer querer ir pra rua protestar,,, e vc querendo que corte esse direito? vc é contra vc mesmo ... bhabhacha

  22. Inimigo do Governo disse:

    Literalmente esse país é um país de loucos. parece que dinheiro dá em árvore. Não tem a minima noção de como gastar o nosso suado dinheiro. Algum Juiz e com juizo tem que tomar uma provid~encia.

  23. E o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL? disse:

    Aposto quanto quiser que o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL não somente não irá tomar qualquer medida, como ainda dará total apoio a mais essa BANDIDAGEM com recursos públicos!

  24. Capitalista Conservador Opressor disse:

    Vão ocupar o palácio é ?? Vão acabar é ocupando uma cova fresquinha, retardados comunas !

  25. Brasil disse:

    No Brasil você rouba dinheiro público, e depois paga os advogados que vão defendê-lo de roubo de dinheiro público, com dinheiro público. . No Brasil você não se contenta em apenas comprar apoio político, você compra apoio político e paga com o dinheiro dos outros. O Mensalão era divertido por causa disso. Não tinha lado negativo.

  26. zara-trusta disse:

    Esse Toccolini e seu grupelho devem ser demitidos imediatamente. Agora cá prá nós, tem que acabar com esses privilégios de indios, quilombolas e outras aberrações jurídicas. Somos todos cidadãos brasileiros, sem distinção de raça, credo ou cor.

  27. José C disse:

    Pudera, com um nome desses FRANKLIMberg Ribeiro de Freitas, convenhamos, não deveria nem ser admitido. Esse governo Temer não aprende. rss

  28. Luix disse:

    Simplesmente eu não acredito no que acabo de ler. Esse país é uma bizarrice. E o povão nem aí...

  29. soares disse:

    O Governo Federal precisa fazer uma intervenção na saúde indígena no Maranhão, não é surpresa pra mim que a SESAI Brasília esteja a frente dessa organização criminosa que está instalada dentro da saúde indígena. Aqui no Estado do Maranhão o chefe dessa quadrinha organizada é o Alexandre Cantúaria, que usa da estrutura da saúde indígena pra coptar o presidente do Condisi e outras lideranças indígenas, essa manifestação bancada com os recursos do Governo Federal nada mais foi do que o ação orquestrada para pressionar o Governo Temer para fazer convenio com a IMIP, afim de garantir e da continuidade nos atos inlicitos que acontecem dentro do Dsei e com anuência do marcos Tocolini, com indícios de participação de Deputados Federais da base do Governo, diante dos fatos iremos pedir uma CPI.

  30. joao silva disse:

    JÁ PASSOU DA HORA DE ACABAR COM A FARRA DESSES ÍNDIOS TAMBÉM!!! SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS VIVENDO AS CUSTAS DO CIDADÃO TRABALHADOR!!!

    1. Leso engano João Silva. Neste caso não é farra do índio. Quem está fazendo farra são as ONGs e ATIVISTAS que estão usando os indígenas com INOCENTES ÚTEIS indo protestar com não sei o que, mas com o dinheiro destinado à SAÚDE INDÍGENA. Ou seja, neste caso, são os parentes desses INOCENTES ÚTEIS, que estão pagando com a FALTA DE ATENDIMENTO EM SUAS ALDEIAS, para promover um grupo de ativistas que se promovem com movimentos com este.

  31. Eleitor Brasileiro disse:

    Boulos disse que Temer insultou a memória de Tiradentes. Curioso que na campanha de 2014 pedindo voto para Dilma/Temer ele não disse a mesma coisa. Boulos rouba antes mesmo de ser Presidente. Rouba terras dos outros. Imagine na Presidência o que não faria !!!

  32. são otários mesmo: BOLSONARISTA E PETISTA. disse:

    o cappo e os bolsnonaristas odeiam a mídia todo bolsonarista é otário demais, pois odeiam tal qual o . cappo lula, a mídia e a Globo. E os jornalistaas em geral.

  33. Cesar Neves disse:

    Acho que esqueceram que esse país inteiro era dos indígenas, invadiram , saquearam, destruíram e agora acham que fazem favor de pagar alguns custos desse povo. É típico dos brasileirinhos.

  34. Socorro disse:

    Enquanto isso, hospitais públicos sendo desativados e unidades de saúde sem condições mínimas de funcionamento.

  35. Nazir Marcos nemmen disse:

    Basta demitir. Simples assim.

  36. EDMAR disse:

    JA PASSOU DA HORA DE DEMITIR E/OU PUNIR UM BANDO DE GENTE DO SERVIÇO PUBLICO QUE CONTINUA A LIBERAR NOSSO DINHEIRO PRA ESSA GENTE NEM-NEM-NEM ATRAPALHAR A VIDA DE QUEM PRODUZ E OS SUSTENTA!

  37. Censurado disse:

    Índio bom é Índio que trabalha para sustentar sua família . Índio bom é o que planta . caça , coleta e pesca . Conheço uns bons , muitos maus e todos escravos da preguiça e dos Caciques outros coitados se plantar aparece vários para colher , roubar para tomar cachaça . Se respeitados e orientados decentemente , são pessoas maravilhosas , mas tem primeiro liberta-los dos políticos , dos caciques e das Ongs .

  38. Edelson Beserra De resende disse:

    Se comparado ao que recebe por fora, alguns dublês de jornalista, isso não é nada.

  39. Brasil Direito - #CapitãoBolsonaroPresidente disse:

    Aí quando Jair Bolsonaro critica índios ou quilombolas que acham que viver acomodados, confinados em uma terra rica em minérios, sem poder produzir nada, criticando as políticas de partidos e ongs de esquerda... a PGR implica. Os índios e negros que, como o povo brasileiro, são constituídos de uma maioria de pessoas de bem, querem algum tipo de integração, pelo menos que possibilite acesso à saúde, tecnologia pra poderem trabalhar com agricultura e mineração, pecuária, etc. Mas a esquerda só atrapalha.

  40. Marius disse:

    Antes os "selvagens" até morriam de gripe quando entravam em contato com os homens brancos... hoje em dia, mesmo considerados incapazes por lei para a prática de atos civis, sendo assistidos pelo Estado e até vivendo em tabas na selva, eles já se comunicam em português, dirigem caminhonetes, têm acesso aos aparelhos de televisão, computadores, celulares, internet etc. e conhecem bem o valor do dinheiro. São os índios "modernos", politizados, militantes de esquerda. Não se fazem mais índios como antigamente...

  41. Censurado disse:

    ENROLETION . SESAI e FUNAI são antros ptralhas , corja de vagabundos parasitas da Nação . Os recursos não chegam aos índios , em sua maioria ìndio-otas , são ainda hoje escravos dos Caciques e de Ongs que na verdade são Milicias . O único governo que tratou dignamente e protegeu os índios foram os Militares vide os irmãos Vilas Boas .

  42. Edson disse:

    Nada de novo ou que cause espanto. Usar dinheiro público para defender seus próprios interesses é a especialidade das ervas daninhas que tomaram conta das estatais e ministérios brasileiros

  43. Ave Império do Brasil disse:

    Porra, Bolsonaro precisa entrar nessa merda urgente pra tirar esses filhos de puta dos PTistas de suas cadeiras.

  44. Claro que... disse:

    ... é um verdadeiro ABSURDO!!! O povo não sabe o que está acontecendo... e nem sabe a quem ou como recorrer... Vamos nós, divulgar onde pudermos!!!

  45. Wanda Alves disse:

    Ué, Dilma Pasadena Rousseff não faz a mesma coisa?

  46. Por que REINALDO AZEVEDO defendeu o Lula? MI MI MI disse:

    ================================================== Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi. ================================================== Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi… ================================================== https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/04/18/eu-sou-um-petralha-veado-CHATO-PRA-CARALHO-que-fica-repetindo-essa-MERDA-ad-eternum.htm “Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi “mi mi mi”. Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi .” SUJEITINHO BURRO E CANSATIVO. SÓ SAEM ESSAS IMBECILIDADES DA CABECINHA INTESTINO DELE! QUE PORRA DE SUJEITO CHATO!!

  47. Mírian disse:

    E as tais ongs? Algumas, contando nos dedos, são respeitáveis... outras... zona de conforto com dinheiro da gente.

  48. FRANCA FILHO disse:

    É exatamente desse desserviço contra o Brasil que o Bolsonaro fala. Tem que haver política concreta para os índios, quilombolas e outros grupos se auto sustentarem e não viverem as custas do erário, recebendo esmola de repasse de verbas do governo para ONGS e grupos esquerdistas que controlam esses povos como se fossem pessoas de segunda categoria. Espero que um dia eles descubram que estão sendo enganados pelos falsos sorridentes “protetores”.

  49. FAÇA ALGO, TEMER!!! disse:

    NÃO QUERO PAGAR ACAMPAMENTO INDÍGENA! Quero meu dinheiro em saúde e educação, não nos protestos dos grupelhos de esquerda, todos braços da ORCRIM petista. Que o MP impeça que o dinheiro dos brasileiros seja usado em invasões!!! NÃO A QUALQUER PARTIDO, QUALQUER POLÍTICO, QUALQUER BANDO DE ESQUERDA!!!

  50. Por que REINALDO AZEVEDO defendeu o Lula? MI MI MI disse:

    ================================================== Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi. ================================================== Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi… ================================================== https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/04/18/eu-sou-um-petralha-veado-CHATO-PRA-CARALHO-que-fica-repetindo-essa-MERDA-ad-eternum.htm “Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi “mi mi mi”. Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi .” SUJEITINHO BURRO E CANSATIVO. SÓ SAEM ESSAS IMBECILIDADES DA CABECINHA INTESTINO DELE! QUE PORRA DE SUJEITO CHATO!!

  51. TODO BOLSONARISTA "ACHA". E ODEIA. disse:

    Traga o cálice, levante a faca. Bem-vindo ao sacrifício Sou contra a mídia, sou contra o jornalismo, sou petista, sou também bolsonarista Tenho ódio ENORME da Rede Globo Enfie a faca no peito dela, Eu insisto. Sou grotão. Autoritário. Primitivo. S.A.C.R.I.F.I.C.I.O. Não leio nada. Não ASSISTO. Demônios regozijam, baphomet se alegra, Sacrifício, Sacrifício. Sacrifício! Vamos nós — petistas e bolsonaristas — odiar a mídia. A Morte é rápida embaixo da espada de Satã. Todos: Jovens e velhos, vamos ser do contra: ódio a mídia. A vida não quer dizer nada ao seu soberano, Beba do cálice, quente e doce. O coração da virgem na última batida, O trovão estronda e a virgem morre, Satã sorri, S.A.C.R.I.F.I.C.I.O. A lua está negra e as bruxas dançam Paraíso é negado. Tudo pelo tosco: sou hiper grotão.

  52. Por que REINALDO AZEVEDO defendeu o Lula? MI MI MI disse:

    ================================================== Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi. ================================================== Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi… ================================================== https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/04/18/eu-sou-um-petralha-veado-CHATO-PRA-CARALHO-que-fica-repetindo-essa-MERDA-ad-eternum.htm “Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi “mi mi mi”. Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi .” SUJEITINHO BURRO E CANSATIVO. SÓ SAEM ESSAS IMBECILIDADES DA CABECINHA INTESTINO DELE! QUE PORRA DE SUJEITO CHATO!!

  53. FRANCA FILHO disse:

    É exatamente desse desserviço contra o Brasil que o Bolsonaro fala. Tem que haver política concreta para os índios, quilombolas e outros grupos se auto sustentarem e não viverem as custas do erário, recebendo esmola de repasse de verbas do governo para ONGS e grupos esquerdistas que controlam esses povos como se fossem pessoas de segunda categoria. Espero que um dia eles descubram que estão sendo enganados pelos falsos sorridentes "protetores".

  54. Wagner disse:

    E ai Raquelzinha Dodge, vamos trabalhar fia, a Procuradoria Geral da República não tem nada a dizer sobre isso? vamos trabalhar um crime real, de vez em quando isso faz bem ao seu nome.

  55. Lelê disse:

    É como o MST, bancado pelo INCRA. O ESTADO TRABALHANDO CONTRA ELE MESMO. Qual a finalidade do estado manter um movimento que trabalha contra ele mesmo? Certamente de ter muito desvio de dinheiro público aí! BOLSONARO NELES!

  56. Demarcação Já! disse:

    Ainda existem muitas terras indígenas a serem demarcadas, o Governo Brasileiro deve demarcá-las imediatamente para protegê-las da ganância dos latifundiários.

  57. Lelê disse:

    Ou seja, é outra maneira DESCARADA DE DESVIAR DINHEIRO PÚBLICO. E alguém está abocanhando a fatia nessa brincadeira. Há muito tempo essa FUNAI deixou de ter como finalidade o "bem estar " de índio.

  58. Indignado disse:

    Cara sem noção.... Quando é que esta bandalheira com o dinheiro público vai acabar??????????????? Enquanto isso nos hospitais não tem fralda geriátrica/////