“Infelizmente, foi preciso um episódio de violência para o governo federal entender”

A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), afirmou ao Globo que já havia solicitado no ano passado as medidas anunciadas pelo governo de Michel Temer na noite de domingo para enfrentar o problema dos refugiados venezuelanos, entre elas a expedição de decreto para Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

“Nós, que estamos vivenciando essa crise, apontamos essas e outras soluções em ofícios enviados a Brasília. Infelizmente, foi preciso um episódio de violência para o governo federal entender que precisa enfrentar o problema de forma mais efetiva. Se implementadas, com certeza vão aliviar os impactos para nossa população, mas não resolvem o problema”, disse a governadora, acrescentando que a solicitação para a elaboração do decreto da GLO foi feita por escrito, enviada e recebida pelo Palácio do Planalto no dia 8 de agosto de 2017.

“Foi um ano antes da explosão da violência em Pacaraima. Ofícios com igual pedido foram protocolados na mesma data no Ministério da Defesa e no Ministério da Justiça”, relembrou ela, que ainda disse ter ligado para Temer no mesmo dia.

Suely contesta, portanto, a declaração do Planalto de que “continua em condições de empregar as Forças Armadas, mas que tal iniciativa depende da solicitação expressa da Senhora Governadora do Estado”.

Na sexta-feira, um empresário brasileiro foi assaltado, teve sua casa invadida e acabou espancado quase até a morte por quatro venezuelanos, o que levou brasileiros a atacarem no sábado 700 imigrantes. O Exército informou no domingo que, após o episódio, 1.200 venezuelanos foram obrigados a deixar o município de Pacaraima, localizado na fronteira com a Venezuela, no norte do estado.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 30 comentários
  1. Calma Governadora, o Presidente Temer está numa reunião fora de pauta com Gilmar Mendes e Aécio Neves, jantares, viagens a Sampa, articulando … articulando … articulando …

  2. Enquanto isso milhares de zumbis em todo o Brasil assistem suas novelinhas cheias de tramas canalhas, gaysismo e pedofilia, enquanto nos interv as emissoras informam que o problema na Venez é econômic

  3. Senti orgulho de ser brasileiro pelos brasileiros daquela cidade arregaçarem as mangas e irem à luta por seus interesses mais profundos quanto à cidadania brasileira, acordem lixos políticos.

  4. Deixar a fronteira aberta para a entrada de venezuelanos foi uma medida burra, mesmo com a desculpa de ser “humanitária”. Só mesmo o enrolado, impopular, incompetente e irresponsável Michel Temer.

  5. Tragédia anunciada, dependendo de quem denuncia, a imprensa não dá importância, as autoridades ignoram, mancomunados na omissão para um país pior.
    https://www.youtube.com/watch?v=JN6ZLN-2NaM

  6. Avizinha-se o fim da quermesse. Ao contribuinte o que + importa é desmontar o esquemão cleptocrático do Quadrilhão Multipartidário, votando para sepultar zumbis brilhosos e empalar vampiros e crias.

  7. Um país que não tem condições de criar emprego para milhões de brasucas, agora quer se fazer aos olhos do mundo como heróis. Que Maduro seja extirpado do poder para que os venezuelanos fiquem por lá!!

  8. População desesperada com assaltos e estupros feitos por venezuelanos!

    Epidemia de sarampo e sífilis afeta Pacaraima, e todo o norte do Estado.

    Venezuelanos são informados sobre o Bolsa Família!

  9. Ao santo o que + importa é manter-se no andor, com suas malas pesadas e sem alças. Aos políticos, inclusive os togados, os milagres de fim de festa: benesses, bolsa-cônjuge, contratos, sinecuras etc.

  10. O Brasil apodreceu nas mãos de sucessivos governos corruPTos, e está tão desmoralizado e destruído, que até o déspota Maduro dá ordens aqui dentro, as FFAA sob o comando de comunistas é humilhante.

  11. Pelos esclarecimentos sobre as solicitações a este bandido que (des)governa o Brasil, e ao bravo povo que botou para correr este bando de venezuelanos que invadiu seu estado! Fora todos!!

  12. Dilma correu para assegurar-lhes o direito a aqui se estabelecer e desfrutar de todos os direitos, inclusive o de votar! “Refugiados” oportunos a um plano de poder mal intencionado.

  13. Não bastassem os miseráveis made in Brazil agora aparecem esses descamisados esfomeados made in Hugo Chaves/Maduro. Estes ditadores que semearam a miséria do seu povo que colham os frutos azedos.

  14. População desesperada com assaltos e estupros feitos por venezuelanos.

    Epidemia de sarampo e sífilis afeta Pacaraima, e todo o norte do Estado.

    Venezuelanos são informados sobre o Bolsa Família!

  15. Gente ,pra nós brasileiros entendermos bem o tamanho do burraco que o comunista Mateus nos jogou com a lei das fronteiras abertas, VEJA O (TERCA LIVRE)de hoje de manhã.Estamos bem fu,mas bem fu mesmo.

  16. Mas as pessoas de bem decidiram que temos que acolher os refugiados e pronto. O “como” não é importante. Roraima que se vire. O governo federal vai mandar uns trocados. Por uns 2 dias.

  17. E aí Suely, você não deu umas cutucadinhas por trás, mui discretamente, no pessoal aí, para provocar esse rebuliço todo? Do jeito que as coisas andam neste país tudo é possível, não é?