Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Instituto de Defesa do Consumidor pede intervenção na Prevent

Rede hospitalar propôs 23 estudos sobre Covid na pandemia, inclusive para uso de células-tronco, extrato de palmeira de açaí e até 'Whey Protein'
Instituto de Defesa do Consumidor pede intervenção na Prevent
Foto: Robson Negrinni/O Antagonista

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) questiona na Justiça denúncias de coação feitas por médicos e a falta de medidas da Prevent Senior para informar os usuários sobre riscos do uso do ‘kit covid’, diz o Extra.

“Desde o começo da pandemia, a ONG de Defesa do Consumidor fez uma série de notificações extrajudiciais enviadas à operadora. Os documentos, que são sigilosos, estão em posse da CPI da Covid-19 no Senado e ajudaram a instruir inquérito do Ministério Público de São Paulo sobre a prescrição de tratamento precoce até para pacientes sem teste positivo para a doença.”

De acordo com levantamento feito pelo Idec junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, que registra pedidos de testes clínicos submetidos, a Prevent Senior propôs 23 estudos sobre Covid-19 desde o início da pandemia.

Algumas destas pesquisas analisaram o desempenho de células-tronco, extrato de palmeira de açaí e até suplementos alimentares para ganho de massa muscular (‘Whey Protein’). Pelo menos três se propunham a testar a eficácia de medicamentos usados no chamado “tratamento precoce”.

Uma das pesquisas, que acabou interrompida, chegou a ser divulgada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, como exemplo de sucesso do uso da hidroxicloroquina. Depois disso, a empresa omitiu a seus usuários a suspensão do estudo clínico, o que violaria o Código de Defesa do Consumidor e o direito à informação.

“A empresa realizou a divulgação de resultados de estudos não concluídos e suspensos, realizando comunicação sem respaldo científico, em desacordo com as normas e princípios para esse tipo de procedimento”, diz o Idec.

O Idec pediu também à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que faça uma intervenção na rede Prevent.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO