Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Integrante da Conitec afirma que ficou “surpreso” com alteração de pauta sobre estudo da cloroquina

Os senadores buscaram informações sobre uma eventual interferência de Jair Bolsonaro na pauta do dia 7 de outubro do colegiado
Integrante da Conitec afirma que ficou “surpreso” com alteração de pauta sobre estudo da cloroquina
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em depoimento à CPI da Covid, o representante do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) na Conitec Elson Chaves (foto) afirmou hoje que ficou surpreso com a retirada da pauta, da última hora, da análise de um parecer sobre o uso da cloroquina no SUS.

Ao longo da última oitiva da CPI, os senadores buscaram informações sobre uma eventual interferência de Jair Bolsonaro na pauta do dia 7 de outubro da Conitec. O órgão é responsável por recomendar o uso, ou não, de remédios pelo Sistema Único de Saúde.

Naquele dia, estava prevista a análise de um estudo do doutor Carlos Carvalho contrário ao uso da cloroquina como remédio contra Covid. A suspeita da CPI é que Bolsonaro atuou para adiar a reunião e evitar que o colegiado barrasse a adoção do kit Covid nas unidades do SUS.

“Nós nos surpreendemos com a manifestação do doutor Carlos Carvalho. Por isso solicitamos justificativas plausíveis para o pedido de retirada de pauta. [Houve surpresa] porque a matéria estava na pauta e recebemos o documento técnico”, disse Chaves.

“Nós no Conasems estávamos ansiosos na expectativa de já analisar o documento. É uma expectativa dos gestores de saúde ter uma posição técnica para que a gente possa organizar os serviços e orientar os profissionais. Por isso a nossa surpresa”, complementou.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....