“Inteligência não é bisbilhotar a vida de ninguém”, diz general Heleno sobre Abin

O general Augusto Heleno disse ao Estadão que deve manter a atual direção da Abin, comandada por Janer Tesch Alvarenga – oficial de inteligência há 34 anos e no comando do órgão desde setembro de 2016.

O futuro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirmou que quer a Abin sem viés ideológico e integrada aos demais órgãos de inteligência para atuar no combate ao crime organizado.

Leia esses dois trechos da entrevista:

A Abin vai bisbilhotar a vida dos opositores?

De jeito nenhum. A Abin é um órgão do sistema brasileiro de inteligência. Inteligência não é bisbilhotar a vida de ninguém. Inteligência é fundamental em todos os governos do planeta e trabalha em cima de estudos, análises, coleta de informações. São coisas científicas. Não tem nada a ver com bisbilhotar a vida de ninguém. A Abin não faz isso, não fará nada fora da lei. Existem limites legais muito bem definidos e ela vai se ater a isso.”

O fato de o governo Jair Bolsonaro ter um grande número de militares significa que a Abin pode voltar a retomar o antigo Serviço Nacional de Inteligência (SNI) dos governos militares?

Isso é uma bobagem. Um absurdo dizer isso. Não há ideia de resgatar nada. A ideia é de partir para um Brasil novo. Não estamos olhando para o retrovisor. Estamos olhando para a frente.”

Temos uma chance única de começar a limpeza do Judiciário. LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. O passado só serve para olhar para traz e verificar o que foi feito certo e o que foi feito errado, nada mais que isso. Parabéns General Heleno, você é o maior patriota de nossa época.

Ler mais 58 comentários
  1. O passado só serve para olhar para traz e verificar o que foi feito certo e o que foi feito errado, nada mais que isso. Parabéns General Heleno, você é o maior patriota de nossa época.

    1. Os militares não tem nada a ver com o terrorista italiano, que é caso de polícia. PQP como tem gente que não sabe diferenciar feijão de arroz e ainda se metem a comentar.

  2. Fazer esse tipo de perguntas ao General Heleno, no meu entender, chega a ser uma afronta a equipe do novo governo, que vem para consertar os rumos do país, e não para implantar ideologias alienígen

    1. Uma entrevista bem feita tem que ser preparada e feita por jornalista profissional, com gabarito e inteligência de nível superior. Ora! a incompetência agora está generalizada. Infelizmente!?

  3. Quanta pergunta idiota deste jornalista do Estadão! Será que ele fez essa mesma pergunta sobres bisbilhotar a vida de opositores no governo Lula quando os petistas fizeram o dossiê do Serra?

    1. O Queiroz não, mas sabemos onde devem estar a Dilma, a Gleisi, o Lindbergh, o Pimentel, o Paulo Pimenta, o Humberto Costa, a Maria do Rosário, a Érika Kokay, etc. Todos devem ir p/PRISÃO!

    1. estes ratos são agentes espiões e bisbilhotam tudo no Brasil.São agentes estrangeiros.Tramoiam todo o tempo para nos destruir como nação. Vide Venezuela e tudo que sabemos até hj fruto da arvore

  4. Que, doravante,os brasileiros fiquem mais ligados ainda. Os comunistas( socialistas, social democratas, progressistas), vão se fantasiar de patriotas e conservadores, visando enganar os trouxas.

    1. Ameaçam e conspiram contra a ORDEM a Segurança e a Soberania. Logo são inimigos da Pátria consequentemente inimigos dos brasileiros e suas liberdades.

    2. Osq entraram no poder p/ meio do voto do povo brasileiro são obrigados a atender a demanda dos eleitores A SEgurança Nacional não é uma entidade ficcional burocratica e sim a liberdade de cada cid

  5. POis p/ o eleitor,SIM, é necessário que a tralha comunista seja investigada. TRata-se de SEGURANÇA NACIONAL(Comunas querem SABOTAR e conspiram p/ isso) nossa liberdade, soberania, real democracia.

  6. É surreal como a esquerda midiática consegue fazer de uma entrevista , um interrogatório impositivo, uma cobrança. E de como membros militares do governo que se inicia se deixam PAUTAR pela estrat

    1. Sei, Nova, no entanto a mim incomoda o fato de estas perguntinhas sacanas de jornalecos safados serem respondidas tão candidamente.

  7. Esses Petralhas estão querendo saber muita coisa antes do jogo começar. Mas já devem JAIRSEACOSTUMANDO que a bandalheira vai acabar. É só observar que estão presentes vários Generais e o Sérgi

  8. 1 tem q dizer q irá respeitar const.2 q irá resp dir humanos.3 q abin não será sni.3 garantir q o poder volte aos comunistas.Tenha dó,vtnc todos esses malditos e suas exigencias.O q faziam até o

  9. É impressionante como o Estado de São Paulo é preconceituoso com as Forças Armadas. Perguntas idiotas, contaminadas por ideologia. O General Heleno precisa ter paciência com esses falidos.