Investigações sob risco de voltar à estaca zero

Integrantes do Ministério Público consideram que a decisão do Supremo no julgamento de ontem foi a pior possível para as investigações.

Entendem que, ao fixar em definitivo a competência da Justiça Eleitoral para crimes comuns ligados aos eleitorais, os ministros poderiam ao menos ter estabelecido que fossem mantidos os atos já proferidos por um juiz comum num inquérito como esse, preservando a apuração já feita.

Como não houve discussão sobre os efeitos da decisão, é possível agora às defesas, caso a caso, obter a anulação de autorizações para buscas e apreensões, depoimentos ou quebras de sigilo, por exemplo, o que invalidaria as provas colhidas nessas diligências.

Lava Jato na mira

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Beto disse:

    Sou advogado, e garanto que não é bem assim.

Ler comentários
  1. Chrisoula disse:

    Os implicados na Lava Jato devem estar em festa!

  2. EDMUNDO disse:

    Eu votei Bolsonaro, defendo o governo, mas minha decepção com os militares é ENORME. Nós deram a esperança, não de uma intervenção, ao menos EXIGIR uma postura do supremo contra corrupção.De

    1. Os militares falaram: A intervençao virá, mas pelo voto, espero.

  3. Mario disse:

    O objetivo é claro, tirar da cadeia o prisioneiro ilustre.

  4. Fernando disse:

    O envolvimento do STF corresponde ao medo das investigações da Lava Jato.

  5. paulo disse:

    STF continua sendo um cancer para nosso Pais,se não tivessemos tido a LAVAJATO jamais teriamos avançado contra a corrupção,sera que o TOFFOLI vai indiciar diretor dos filmes/serie ,PF e O mecanism

  6. Xavier disse:

    Tudo muito bem planejado e articulado pela mesma turminha. CPI deve sea aberta urgentemente! O povo precisa saber por que o povo está sendo intimidado pelo STF?

  7. jc.pompeu disse:

    Neste exato momento, OAB Kakai, Bermudes, Jobim, MTB entre outras bancas blue chips do poder e do patronato estão nas tratativas das trevas com o supremo juiz-cardeal da cruzada contra Lava Jato.

  8. Alessandra disse:

    O que será das pessoas de bem desse pais com um STF que protege os bandidos e perseguem os que realmente querem fazer justiça como os procuradores da Lava Jato??

  9. Glauco disse:

    FECHEM O STF ANTES Q ELE ACABE COM A NAÇÃO. Cadê os Congressistas e os militares q permitem tamanha traição à Nação. Quem vai nos defender dos Togados empoderados e a favor da impunidade?

    1. Bolsonaro disse que Moro agora ia usar um arrastão de 500mts pra pegar CORRUPTOS. Assim? CALADOS, sem reagir a essa vigarice jurídica. E os militares então, tem medo do Gilmar??????

  10. Montaigne disse:

    O MP ta histerico heim ! As provas nao serao anuladas por causa disso, so se houve ilegalidade, caso contrario elas serao aproveitadas.

    1. Tem certeza? E satiagarra, castelo de areia, e tantas outras? Se não muda nada, pra que tanto empenho do trio calafrio do STF em mudar o que estava indo bem.

  11. Renato disse:

    Quem já foi condenado por crimes fora do caixa 2, como Lula, muito dificilmente terão sentenças revertidas. Mas, fico pensado em Moreira, Padilha, Temer, Jucá, etc...todos tentarão parar tudo.

  12. Dora disse:

    Cadê a Joice? E outros que defendiam a Lava Jato. Será que Bolsonaro ainda não refletiu que esses Ministros e outras pessoas querem derrubar. Cuidado com Rodrigo Maia é um Eduardo Cunha pior.

  13. Flavio disse:

    STF ainda vai encontrar alguma interpretação maluca pra alguma lei e vai mandar prender o Moro

  14. Flavio disse:

    É tudo apenas e tão somente pra livrar o Lula da cadeia...todo o resto é conversa fiada. Esse FDP do Lula tem todo mundo no bolso.

    1. Se ele abrir a boca, muita gente, inclusive no judiciário, vai para a cadeia.

  15. Fabio disse:

    Nossos bravos procuradores tem que ir pra cima, não devem temer o STF, nos daremos apoio, vamos pedir a extinção do STF...

  16. Petrus disse:

    No momento em que o STF decidiu inúmeras vezes nos processos da Lava Jato, ele FIXOU a competência da Justiça Federal e NADA pode ser anulado!!

  17. CLs disse:

    Soh foi se aproximar do psdb(Paulo preto)que as coisas estão sendo direcionadas para um caminho que levará à impunidade.anjo GI prometeu a FHc em sua conversa ao pé de ouvido....

  18. Rodolfo disse:

    O objetivo é justamente esse. E colocar o Lula na rua pra fazer espuma contra Reforma da Previdência e em seguida derrubar o Presidente Bolsonaro. As raposas estão frenéticas. Cadê o povo?

  19. Roberto disse:

    O governo mudou o foco de segurança e combate à corrupção para a previdência dos bancos. Está colhendo seus resultados, para a irritação do eleitor. Estelionato eleitoral.

  20. PátriaAmada disse:

    Meus senhores, preservar, de ofício, as decisões de juízes não naturais seria uma afronta à Justiça. Aliás, quem seria o juiz natural no caso do triplex ???

    1. Condenações prolatadas por juíz que não seja o juiz natural tem que ser anuladas. Todas. Tanto faz se for um ou forem cinquenta.

  21. Gustavo disse:

    Bolonaro use o artigo 142 ou pode renunciar .

  22. OPJ disse:

    Esses elementos ja entraram para a história como o pior stf de todos os tempos. Só nos resta aguardar que o câncer e doenças geriatricas façam seu trabalho.

  23. GAC disse:

    Os Ministros golpistas do STF conseguiram.

  24. Claudio disse:

    Mas é esse o objetivo, a tradição do STF sempre foi anular provas de investigações para livrar os poderosos. O povo não pode mais tolerar essa distinção.

  25. perez disse:

    O que será que está passando na cabeça desse maluco chamado Bolsonaro?

  26. mineiríssimo disse:

    Então cabe ao próprio MPF e PF reagir à esta decisão. Criticar só não vai resolver nada. O GM babou em todos vocês e qual foi a reação? choramingar. Bando de frouxos. Vão à luta e encarem

  27. João disse:

    Senado e congresso de cócoras para o STF. STF humilha a sociedade. SE EU fosse Barroso e Rosa pediria a PGR e ao Sergio Moro para transferirem Todas as equipes( Juizes e procuradores) J. Eleitoral

  28. Cidadão disse:

    A decisão do Supremo foi correta, aceitem que dói menos.

  29. Py disse:

    Fico imaginando a Justiça Eleitoral com o processo de corrupção e lavagem de dinheiro do Sérgio Cabral: IMPUNIDADE GARANTIDA. "Meritissimo, foi caixa-2" !

  30. CAM disse:

    A questao meramente formal teve mais importância que a materialidade da coreupçao. Um abuso com a populaçao braseira travestido de preservaçao da Carta.

  31. AM disse:

    Stf nefasto e congresso cumplicie, porquê?, corre nos corredores do congresso q Alcolumbre ñ vai dar prosseguimento ao impeachmnt do Gilmar, tão pouco a urgência da separação de corrupção

  32. Urso-polar disse:

    Estamos com o poder em maos ! Vamos pras ruas meu povo , não espere senado forcas armadas , moro nem nada pq não vai resolver !

  33. Regildo disse:

    Se tivéssemos um Poder Legislativo com homens de bem (em geral), com verdadeiro interesse público, esse (des)entendimento do STF poderia ser modificado! Mas.....a quem interessa?

  34. josé disse:

    Os brasileiros não podem deixar isso acontecer...Muitos precisam ter a experiência redentora e salutar de Khadafi...

  35. Mauricio disse:

    Força tarefa, tá na hora de trabalhar. Saiam do Twitter e das redes sociais e usem a lei de forma correta para consertar o estrago.

  36. CLs disse:

    Esse serah o preço para salvar o PSDB.qdo chegou perto,acharam um jeito de acabar com tudo

  37. José disse:

    Isto não vai acontecer porque eles têm c....

  38. JOSÉ disse:

    Enquanto o Governo Congresso discutem quem vai ficar na portaria os bois tão fugindo, com corda e tudo mais, pelos buracos das cecas. Que Relubliqueta.

  39. Ademir disse:

    seria o caso Marielle remetido à justiça eleitoral, pois parece que tem problema eleitoral.

  40. DE disse:

    enfim tudo para soltar os que ligam direto pros capas pretas! vergonhoso ,parecem advogados da defesa

  41. Luis disse:

    Parabéns Marco Aurélio, seu grandíssimo filho da P*&@

  42. Edson disse:

    A ideia foi justamente essa, abrir uma fenda na armadura da justiça, pra depois entrarem com a faca.

  43. Baldur disse:

    Esse é o sonho do Centrão e da esquerda, até o PSL com o laranjal, se beneficia disto...ninguém vai mexer uma palha pra combater...

  44. GILMAR disse:

    Se esse congresso não reagir contra esses " ministros " a resposta será nas urnas todos serão esquecidos, voces foram eleitos ora acabar com essa corrupção.

  45. HM disse:

    Não vai dar em NADA isso, a GENTALHA Corrupta do $TF composta pelos 6 CANALHAS togados vão é chupar prego, poem breve teremos uma LEI pra frear esses Marginais travestidos de juízes👍🤓

  46. EDMUNDO disse:

    Porque os militares permitem? Nem uma nota de repúdio, NADA. Somos 200 milhões, a caneta de 6 protetores de CORRUPTOS prevalece? Frouxos!

  47. Maria disse:

    A fala de baixo calão proferida pelo Beiçola Mendes, foi vergonhosa! Um mau exemplo para toda população brasileira! Um ministro canalha, que não serve nem para ser dono de buteco sujo!

  48. Luix disse:

    E o Bolsonaro calado diante dessa manobra para enterrar a Lava Jato. Para quem berrava na campanha eleitoral ser a favor da Lava Jato, estamos vendo o contrário.

    1. Isso nao é de competencia do executivo, e sim do legislativo. Pelo que sei, deputados do PSL ja estao propondo projeto de lei para alterar essa decisao - esse é o caminho correto

    2. Essa pauta, na qual voamos, foi substituída pelos bancos e pelo Guedes pela reforma da previdência. O governo todo é reforma da previdência, e trabalhando para o mercado e bancos. Estelionato elei

  49. Roberto disse:

    O governo deu proeminência a Guedes e à previdência dos bancos, colocando Moro e a pauta de segurança e combate à corrupção em décimo plano. Agora colhe os resultados. Estelionato eleitoral.

  50. Jorge disse:

    Não dá para negar que o STF protege bandidos. Vários de seus ministros se comportam como autênticos criminosos.

  51. CARMEN disse:

    Basta lembrar os casos "Castelo de Areia" e "Satihagraha" cujo um"Supremo" em especial, participou ativamente e conseguiu acabar com as operações anti-corrupção.

  52. wanderlei disse:

    Não o fizeram exatamente para que o efeito perverso fosse esse mesmo. Golpe de meia dúzia de togados.

  53. ROBERTO disse:

    Não precisamos de um Judiciário caríssimo que serve apenas para deixar bandidos sem punição e ainda com aval da justiça.

  54. MOACIR disse:

    O Brasil vai continuar sendo o país da impunidade, onde a justiça não esta preocupada com a corrupção, pelo contrario, se depender dela, os políticos e empresários corruptos podem festejar.

  55. Renato disse:

    Vejam a ironia. Dos 7 nomeados pelo PT, 5 estão do lado certo. Do outro lado estão 2 radicais nomeados pelo PT, mais 4 de Sarney, Collor, FHC, Temer, unidos. Isso é o velho contra o novo.

  56. carlos disse:

    Perfeito Cleuza, psicopatas e corruptos.

  57. carlos disse:

    Muito triste e desanimador, a população de um páís da importància do Brasil, ter vergonha da suprema côrte de justiça. Vergonha que muitas vezes chega ao ódio.

  58. luiz disse:

    Quando a imprensa defende a democracia está defendendo o que? O direito a defesa dos proprios interesses, o direito a corrupção, o direito a distribuição de vantagens a servidores e apadrinhados?

  59. Paulo disse:

    O supremo praticou de forma descarada um sofisma ridículo para explicar sua afronta. Prevaleceu o acessório (caixa 2) sobre o relevante (crime de corrupção). Esse é o nível de mediocridade da ca

  60. Adriano disse:

    enquanto nao houver uma revolucao popular no brasil, esse lugar sera sempre o pais do futuro que nunca chegara.

  61. Andre disse:

    Isso foi tão premeditado que o MAM já estava comentando sobre isso.