Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Itamaraty busca paradeiro de brasileiro que pediu socorro no Afeganistão

Segundo o embaixador Olyntho Vieira, o homem entrou em contato por mensagem de texto, mas está com dificuldade de comunicação
Itamaraty busca paradeiro de brasileiro que pediu socorro no Afeganistão
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Ministério das Relações Exteriores tenta descobrir o paradeiro de um brasileiro que pediu assistência consular para deixar o Afeganistão, diz o Estadão.

O embaixador Olyntho Vieira, responsável por Paquistão, Afeganistão e Tajiquistão, afirmou ao jornal que o homem, que vive temporariamente na região, está com problemas de comunicação.

“Um brasileiro que entrou em contato com o plantão consular, por mensagem de texto no telefone da embaixada. Mas não temos muita informação ainda, estamos tentando saber mais. Pedimos mais informações, mas ele certamente está com dificuldade de comunicação.”

O embaixador preferiu não identificá-lo.

Segundo Olyntho, a campanha militar do grupo terrorista impressionou pela falta de resistência armada.

“O que surpreendeu realmente muito foi a rapidez com que aconteceu tudo e o que levou a essa rapidez foi a ausência de resistência. Isso leva à pergunta: Por que não houve resistência? Seria muito ingênuo dizer que as pessoas estavam todas cooptadas pelo movimento. Acho que não. Mas, por outro lado, talvez nunca estivessem totalmente convencidas da presença ocidental no país. Pode ser que seja por aí.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO