Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Itamaraty divulga nota sobre ataque a Consulado da China no Rio duas semanas depois

Bomba caseira foi lançada contra prédio da representação diplomática em 16 de setembro; ministério diz que empregará 'todos os esforços' para resolver caso
Itamaraty divulga nota sobre ataque a Consulado da China no Rio duas semanas depois
Foto: Reprodução, Google Maps

Duas semanas após o ataque ao Consulado da China no Rio, o Itamaraty finalmente se manifestou. Em nota divulgada na noite desta quinta (30), o ministério afirmou que “as investigações estão sendo conduzidas com celeridade e presteza” e que “todos os esforços serão empregados para elucidar o caso”.

Além da China, o comunicado menciona as “demais missões estrangeiras” e promete esforços para “proteger a segurança do corpo diplomático e consular acreditado no Brasil”.

Segundo O Globo, a demora na manifestação do Brasil causou estranheza, já que a proteção das missões diplomáticas, prevista nas Convenções de Viena, é norma básica das relações entre países.

O ataque ocorreu em 16 de setembro e foi registrado pelas câmeras de segurança do consulado. Um homem de casaco, boné e máscara pretos lançou uma bomba caseira contra o prédio no bairro de Botafogo, por volta das 22h. A explosão danificou apenas o portão, sem deixar feridos.

No dia seguinte, o consulado chinês emitiu nota condenando o ocorrido, que chamou de “grave ato de violência”, e pediu às autoridades brasileiras “investigação minuciosa”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....