Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Itamaraty diz ter retirado dois brasileiros do Afeganistão em segurança

Segundo ministério, os dois, que pediram para deixar o país asiático, foram transferidos juntamente com familiares para a Espanha e o Paquistão
Itamaraty diz ter retirado dois brasileiros do Afeganistão em segurança
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Em nota divulgada nesta segunda-feira (30), o Itamaraty disse ter concluído “com êxito” a retirada do Afeganistão de “dois nacionais brasileiros” que haviam pedido ajuda para deixar o país asiático. Hoje, o último avião militar dos EUA deixou o território afegão.

Segundo o ministério, um deles, acompanhado de cinco familiares afegãos, foi transferido para a Espanha; o outro, junto com seis familiares afegãos, está no Paquistão agora.

O Itamaraty informou ainda que “segue monitorando a situação dos cidadãos brasileiros que manifestaram interesse em permanecer no Afeganistão”.

Leia abaixo a íntegra da nota:

“O governo brasileiro concluiu, com êxito, a retirada do Afeganistão de dois nacionais brasileiros, bem como de suas famílias, que haviam solicitado auxílio do Itamaraty para deixar aquele país.

Na última quinta-feira, um dos brasileiros, acompanhado de cinco familiares afegãos, foi evacuado para a Espanha, após gestões realizadas pelo Itamaraty junto aos governos da Alemanha e da Espanha. Em 29 de agosto, foi possível transportar o segundo nacional e seus seis familiares afegãos até o Paquistão, em operação terrestre conduzida pela Embaixada do Brasil em Islamabad em coordenação com o governo paquistanês. Todos se encontram em boas condições de saúde e em segurança.

O Itamaraty segue monitorando a situação dos cidadãos brasileiros que manifestaram interesse em permanecer no Afeganistão. Está também atento aos pedidos de afegãos com visto de residência no Brasil, dentro das possibilidades legais de apoio a estrangeiros.”

Mais notícias
TOPO