Ives Gandra: independência dos poderes não permite que Bolsonaro consulte Toffoli

Ives Gandra Martins considera que a ideia de Jair Bolsonaro de consultar Dias Toffoli antes de enviar projetos de lei ao Congresso só pode ocorrer de maneira “informal e temática”, mas nunca para buscar antecipar resultados no STF sobre a constitucionalidade de regras específicas.

“É ótimo que haja o diálogo entre eles, é ótimo as conversas que possam ter. Mas a independência dos poderes não permite que oficialmente o presidente do STF diga que esse projeto pode ou não ser apresentado. Se o presidente do STF disser por antecipação que algo é inconstitucional, é evidente que estará interferindo, mesmo que a pedido, no outro poder”.

Ele lembra que, em outros governos, já foram firmados “pactos republicanos” nos quais os três poderes apresentaram, de forma conjunta e oficial, propostas de emenda à Constituição alterando a estrutura do Estado ou o funcionamento do sistema federativo.

Em casos como esse, o entendimento “é extremamente útil, porque os poderes devem ser independentes, mas harmônicos”, segundo o advogado.

Será que o novo presidente se dobrará à velha política? Entenda aqui

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 137 comentários
  1. O Tofoli nem em concurso passou mas agora opina e decide o que é constitucional. Demita todos os advogados do governo pois não sabem a Constituição e trabalhe só com os “Vergonhosos ” do STF!!

    1. Os especialista, disseram que Bolsonaro foi ignorado por Sergio Moro em um aeroporto. Viram como Bolsonaro não tem credibilidade perante Sergio Moro? Esses especialistas são demais!

    2. Os especialistas profetizaram que Bolsonaro ir ser torturado por Bonne Renatinha no Jornal Nacional. Coitado do Bolsonaro, foi e ficou em último lugar na corrida presidencial.

    3. Os especialistas diziam que Bolsonaro não devia dá declarações em programas como Super Pop e outros. Tinham razão, Bolsonaro ficou em último lugar na corrida presidencial.

    4. Você não gostou não Maria ??? Eu prefiro ver o BOLSONARO falando como Presidente do que Lula , Dilma ,Haddad , Ciro , Marina , Boulos ……

  2. o bolso acaba de eleger o profundo entendedor das leis gerado pelo nine jararaca lula, bi-reprovado em provas para juiz de primeira instância.PRESIDENTE DA REPÚBLICA.elle diz o que pode.mais do mesm

  3. Rapaz, esse povo não entende mesmo de linguagem figurada ou é má fé. Lógico que Bolsonaro quis dizer que irá consultar o Toffoli para decidir. Apenas quis dizer que os poderes estão unidos.

  4. Vai se phoda p kraio.Em todos os lugares brotam “especialistas”na toada do “isso ñ pode”.Até ontem podia tudo.O tom dele ainda é instrutivo.Mudamos do governo pode tudo p o governo ñ pode na

  5. Se fosse o Bolsonaro falaria o mínimo do mínimo com a imprensa é só através da assessoria de imprensa. Qq coisa que ele falar vão ficar dando uma de burros e interpretando literalmente…

  6. Essa harmonia entre os poderes é que preocupa, normalmente numa ditadura as coisas acontecem harmoniosamente entre os três poderes, é só ver como funciona na Venezuela e Cuba.

  7. Dar vós e publicidade p/ 1 cara como IVES GANDRA (Pai e filho) é ridículo. Até parece q não sabem q as angústias dos adv trabalhistas é a extinção da JUSTIÇA DO TRABALHO, onde eles são os d

    1. Deve ser mais um daqueles casos em q os jornalistas fazem perguntas idiotas para obterem respostas cretinas. É jogo da extrema imprensa.

    1. É muita burrice. O Bolsonaro sabe o que faz.
      É muita babaquice. Ele sabe sobre seu papel. N. Encham o saco. Pô

    1. Pensava que “inclusão digital”não podia postar aqui, os antagonistas deveriam ser tão rigorosos como são com textos “ofensivos”às pessoas, como também ao nosso idioma.

    2. Só pq digo o q penso e não me presto a essa babaquice d “publicações” idiotas, O Antagonista está bloqueando m/ comentários. O problema dos IVES GANDRAs é a extinção da Justiça do TRABALHO

    3. Ives Gandra é 1 “charlatão da CLT” e O Antagonista enciste em c prestar a ec tipo d “falacia”. P/ cada palavra fora d determinado contexto, na mente d esquerdopatas soa diferente.

  8. Galera, lembrem-se que o general do Toffoli o consultou sobre a liminar do Marco Aurélio, lembram? Acho que isso é ESTRATÉGIA do Bolsonaro e dos militares para EVITAR atritos com o $TF! Bora pensar

  9. Bolsonaro é inocente, medroso ou mau aconselhado. Depender de Toffoli é a mesma coisa que governos anteriores. Entregue a presidência do Brasil para o famigerado Toffoli, então. Já que não sab

  10. Bolsonaro é inocente, medroso ou mau aconselhado. Depender de Toffoli é a mesma coisa que governos anteriores. Entregue a presidência do Brasil para o famigerado Toffoli, então. Já que não sab

  11. Bolsonaro é inocente, medroso ou mau aconselhado. Depender de Toffoli é a mesma coisa que governos anteriores. Entregue a presidência do Brasil para o famigerado Toffoli, então. Já que não sab

  12. Pior que consultar Tofoli é ficar meses tramitando no congresso, aprovado pelas CCJs, aprovados pelos politicos corruptos e a mafia do STF barra ou muda. Será que tenho que desenhar ?

  13. Senhor Ives Gandra Martins. O problema é que ” CACHORRO PICADO DE COBRA TEM MEDO ATE DE LINGUIÇA”. Quanta coisa passou pela CCJ do congresso, foram aprovadas pelos corruptos e o STF barrou? Sacou

  14. Sua filha é a nova SECRETÁRIA de família no governo de Bolsonaro, ela é totalmente contra o ABORTO, pois um FETO é vida, alias diria até melhor, FETO é a semente da vida. Aceitar é o melhor ca

  15. Baita kgada falar q iria se consultar com esse bandido togado o tofoli.Ja no 3ro dia queimou o filme com o eleitorado.Mourao assume essa b osta ai antes q esses bolsonaros nos retrocedam ao sarney.

  16. Se Bolsonaro não reformular totalmente o STF inclusive com a exoneração dos atuais ministros uma das duas irá acontecer Ele não termina governo e a bandidagem volta tudo ou teremos intervenção

  17. O Presidente está agindo corretamente para depois não ter a conversinha de que é inconstitucional, a mesma ladainha de uns tempos pra cá. O pessoal do STF tem o ego nas alturas, precisam participa

  18. Passou da HORA do Estado Brasileiro só fornecer penduricalhos que só existam como obrigatórios na INICIATIVA PRIVADA. Acabem com CASTAS SOCIAIS ou o socialismo VOLTARÁ com mais FORÇA.

    1. Perfeito! Mas no momento em que votamos em Bolsonaro para nos livrar do PT&Cia Ltda e o presidente eleito passa a ter o eterno advogado do PT como conselheiro, a coisa vai de mal a pior…

    1. Pois é…por isso NÃO DEVE SURPREENDER Paulo Guedes ter convocado Joquim CMPF-Dilma Levy e o GENRO de Leo Pinheiro! Não imaginei que pudessemos nos decepcionar ainda na 1a semana!

  19. Depois da posse, está área de comentários virou um pântano. O presidente, expertamente, está enquadrando o Ministro petista. Os esclarecimentos de Gandra são muito úteis para o público em

  20. Sempre imaginei que essa consulta se desse de maneira informal, mesmo por que são de correntes de pensamento diferentes, o que também acho bem estranho isso daí. E o Dr. Moro, não serve?

  21. Além disso, Toffoli dar sua opinião não garante nada, pois o Plenário pode discordar e cada ministro é um STF a parte. Bolsonaro deve calar a boca, se assessorar bem e só falar quando tiver cert

  22. Além disso, Toffoli dar sua opinião não garante nada, pois o Plenário pode discordar e cada ministro é um STF a parte. Bolsonaro deve calar a boca, se assessorar bem e só falar quando tiver cert

  23. Já é o quinto ou sexto desmentido de algo que Bolsonaro falou que iria fazer mas não tinha a menor idéia de como e nem se era possível. E só no 3ª dia. Esse governo não vai durar muito…

    1. Marco: A tal “reforma da Previdência” sobre a qual Bolsonaro, Mourão e Guedes não se entendem e se desmentem? E a “2ª instância” sobre a qual ele já arregou? É isso mesmo? E o Queiroz?

    2. Não, seu idiota! A reforma passando e a segunda instância sendo mantida pelo $TF, não tem como o governo durar pouco, babaca! Pense um pouco fora da caixa também

  24. O presidente falou sem pensar, DUVIDO que ele vá consultar o Toffolli, além do mais ele tem a sua disposição os melhores do Brasil, se não do mundo a sua disposição. Exemplo disso é próprio D

    1. Eu juro que pensei sobre Bolsonaro não estar sob efeito de medicamentos fortes por causa da facada, foi tanta besteira e presepadas nas últimas 48 horas que é anormal.

  25. Não, Presidente, não faça isso. Consultar logo o advogado do PT sobre a constitucionalidade dos projetos? Não faça isso. Não se submeta a esse incompetente Tonico. O Dr. Ives Granda tem razão.

    1. Bolsonaro acha que o STF está acima dele. Thiago a ideia é infantil, demais. É lógico que o Presidente sabe o que fazer. Paciência. Avante Capitão.