Janaina Paschoal: “Fiz mais pelo Brasil do que quem tem cargo”

Janaina Paschoal foi entrevistada pela jornalista Darlene Dalto, que está escrevendo um livro sobre os bastidores do impeachment.

Leia aqui um trecho da entrevista inédita:

O impeachment de Dilma Rousseff completa um ano. Valeu a pena?

 Desde pequena, sou apaixonada pelo meu país. Não há militares na minha família, mas eu sempre tive presente o espírito de servir à Pátria. Isso significa que me orgulho do que fiz e faria tudo de novo para salvar a nação do grupo que, mediante uma série de crimes, queria transformar o Brasil em uma Venezuela.

Depois daquele polêmico discurso na São Francisco, a mídia caiu em cima de você: era a louca, a drogada… Pensou em processar alguém?

 Eu sou democrática, uma defensora aguerrida da liberdade de manifestação. Se processasse alguém, estaria negando o que ensino em sala de aula. A coerência é algo muito importante para mim. Acho que aquele episódio foi uma oportunidade para testar minhas próprias convicções e eu passei no teste.

Você foi seriamente ameaçada durante o processo de impeachment. Ameaças ainda acontecem?

Sim, ainda recebo cartas com ameaças, mas as demonstrações de amor e reconhecimento são bem mais numerosas. Eu não tenho ideia do número de selfies que ainda tiro, todos os dias, na padaria, no supermercado, nos fóruns.

Passou a lutar krav magá para se defender, não é?

 O que se faz para a segurança não se fala. Entretanto, reitero que meu guarda costas é Deus e meu escudo é o manto de Nossa Senhora.

No Senado, quando participava das audiências, você foi aconselhada a ir ao cabelereiro. Conte essa história.

 Foi interessante constatar como as pessoas se preocupam com a aparência. Muitos apoiadores do impeachment escreviam dizendo que meu cabelo os incomodava muito. Algumas assessoras do Senado me ofereceram seus cabeleireiros, eles poderiam ir ao hotel. Eu agradecia e me perguntava como, em um momento tão crucial, um ser humano pode gastar tempo com o cabelo. O brasileiro ainda está muito apegado à casca. E a casca apodrece. Também, por isso, o brasileiro se encanta com esses políticos estelionatários e acaba caindo nos golpes daqueles que enriquecem ilicitamente. Eu digo para as minhas alunas, em relação aos seus namorados, vejam se o rapaz estuda e trabalha. O carro, a casa, o nome da família, tudo isso é ilusão. O que não falta no mundo é 171.

Operação Lava Jato: qual é a importância? Vê alguma possibilidade de que ela venha a sofrer algum tipo externo e negativo de ingerência?

 Os integrantes da Lava Jato nunca vão reconhecer, mas o processo de impeachment foi essencial para fortalecer a operação e não o contrário, como alguns procuradores alardeiam. Expliquei com clareza a sangria que vinha ocorrendo e como as pedaladas foram utilizadas para maquiar essa sangria. Note que o powerpoint da Lava Jato referente ao papel de Lula no crime organizado veio depois. Por outro lado, ajudar Sérgio Moro também me estimulou a pedir o impeachment. Não nos conhecemos, mas somos da mesma geração. Tenho certeza de que, na faculdade, ele também se comprometeu a usar seus conhecimentos para servir o país. Entendo que a Lava Jato corre risco sim, mas o risco não vem só do Legislativo, mas do Judiciário, que tem o poder de anular tudo com teses sofisticadas, que poucos têm condições de contestar.

Qual a importância do juiz Sérgio Moro?

 Não gosto de endeusar seres humanos, nem sempre concordo com o juiz Moro, mas reconheço que sua coragem está sendo determinante para esse processo de depuração que está ocorrendo no país.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. Janaina está certa, o maior inimigo potencial da “lava Jato” e do povo brasileiro é o judiciário, tribunais superiores são as únicas instituições efetivamente capazes de trair a pátria e o povo brasileiro, destruindo com suas sentenças, o futuro de nossos filhos e netos.

  2. Ler mais 18 comentários
    1. Janaina está certa, o maior inimigo potencial da “lava Jato” e do povo brasileiro é o judiciário, tribunais superiores são as únicas instituições efetivamente capazes de trair a pátria e o povo brasileiro, destruindo com suas sentenças, o futuro de nossos filhos e netos.

    2. Admiro muito a Janaína. Corajosa, inteligente, destemida, aguerrida! Você representa as pessoas sérias, honestas, honradas e trabalhadoras do Brasil. Parabéns por desmascarar esses crápulas dos três poderes. Avante! Você representa as mulheres brasileiras!

    3. Amada Janaina:
      Te admiro muito e amo você e o teu hercúleo e corajoso trabalho que fizeste para livrar o Povo Brasileiro da pior ditadura comunista.
      #VivaJaninaPaschoal
      #VivaLiberdade
      #VivaLivreConcorrencia

    4. Foi como se uma lente de aumento sobre as mazelas do Brasil, mas particularmente as do Senado, surgisse inerente à presença simples e objetiva da professora dra Janaína naquele ambiente artificial. Ali onde vaidosos milionários à nossa custa passam o tempo lambendo uns aos outros, armando arapucas financeiras e de costas para nós, que sustentamos essa casta inútil e repugnante. A doutora ignorou os rapapés de praxe entre os parasitas e, por mais ameaçada explícita e veladamente, jamais postou-se com subserviência à trupe de ditadorzecos enrustidos, aos que esperavam dela sinais de intimidação, no modus operandi típico dessas aves pedalantes de rapina, que se veem como sócias de um Clube Exclusivo. Não passam de encostados que sustentamos nesses Palácios que absorvem “milhões” de reais “por dia” do brasileiro que tem qualidade de vida abaixo de zero, graças aos crocodilos famintos. Aliada do mais-judas que nos bastidores coordenava os ataques contra Janaína, aquela arremedo de papagaio de pirata que hoje não à toa está no papel de porta-voz do palestrante de araque de empreiteira e chefe e do partido (sic) que os agrupa, era uma das gralhas que mais tentou intimidar dra Janaína, com frases agressivas e pretensamente humilhantes, atos falhos que escancararam o quanto os eleitos pelo “povo” se sentem “donos” do pedaço. Mas os donos somos nós, e a professora dra colocou a canastrice do dr turbando e da iolanda inocenta aposentadinha, e os grilos falantes deles todos, no devido lugar.

    5. Após várias décadas sentindo vergonha por mulheres que ocupam ou ocuparam cargos/funções públicos, posso dizer que esta fofa, miudinha, com jeito frágil, ME ENCHE DE ORGULHO !!

      Brava gente, forte, pq usa e compartilha, conhecimento, inteligência e sentimento.
      Me representa, como se minha filha querida fosse !!

    6. Janaina deveria ser agradecida. Aécio Neves que a contratou,Assim como o Antagonista suprime neste um ano de impeachment toda a importância e atuação do senador mineiro.Até o PT,Janot e Joesley são mais explícitos em reconhecer esse fato,essa verdade.

    7. Com todo respeito, mas para mim, a senhora Involuntariamente (ou não!) ajudou a trocar as moscas da porcaria, mantendo o sistema pútrido em funcionamento. Aliás, Dilma só foi sacada do poder porque a classe política sabia que ela era burra e desarticulada e não estava conseguindo minar a Lava Jato. Só por isso!

    8. veja só, essa advogada brasileirissima é uma cidadã com letras maiscula, precisamos de meia duzia de pessoas como ela, distribuídas nos tres poderes e inclusive nas forças armadas, assim teriamos o BRASIL no eixo já ha muito tempo

    9. Não nasce uma Janaína a cada dia. O que estou dizendo é que o povo brasileiro não pode ficar dependendo apenas do capricho da sorte lhe colocar no caminho um voluntário corajoso e de boa vontade para tirar o país de uma rota trágica. É preciso cortar o mal pela raiz, rasgando o cheque em branco que o cidadão é obrigado a dar aos donos do poder, assim: https://vespeiro.com/2017/08/29/trocar-o-poder-de-dono/

    10. Parabéns a Janaína.
      .
      Ela fez um grande trabalho no impeachment, e mais importante, é uma pessoa inteligente, honesta e autêntica. Sempre leio suas publicações no Twitter, gosto da franqueza que aborda todos os assuntos. É um sopro de esperança no meio do mundo jurídico brasileiro que é extremamente servil e oportunista.
      .
      A imprensa deveria dar espaço aos verdadeiros juristas, como a Janaína, e não aos chicaneiros, rábulas. Advogado que defende a inocência do Aécio, Temer, Lula, não pode ser chamado de jurista. E tem muito muito advogado célebre nessa barca.

    11. Obviamente qualquer um que faça meia dúzia de coisas pelo Brasil terá feito mais do que a escumalha no poder, pois aqueles só querem fazer coisas para enriquecimento próprio.

      O Brasil se resolve em 1 ano, se de norte a sul for reunido um grupo de pessoas íntegras e dispostas a resolver o brasil e esse grupo for colocado nas posições chave de comando.

      O que impede o brasil de estar pelo menos no segundo mundo, são os excrementos fecais em todos os cargos de poder.

    12. Parabéns, Dra Janaina! Fez muito mesmo! Foi fundamental no impeachment! Ninguém ali do Congresso Nacional chega aos seus pés!
      O Brasil deveria fazer uma estátua e uma praça em sua homenagem. Pena que brasileiro é mal agradecido!
      Obrigado! Deus lhe abençoe!

    13. Com DILMA LULA PT “Isso não passa de uma democracia hipotética; a fim de favorecer uma quadrilha mais articulada do que a máfia italiana. Temos que devolver a soberania nacional; aos verdadeiros patriotas do Brasil:As forças armadas brasileira; se fossemos administrados por eles; não haveríamos perdido tantas pessoas para o tráfico de drogas e para a criminalidade . Se não tomarmos uma atitude; seremos contados na história do direito como o povo mais covarde e medroso do mundo” AVANTÍSSIMO JANAÍNA, AVANTÍSSIMO LAVAJATO! “O MAL TRIUNFA QUANDO OS BONS SE CALAM”