Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Janssen precisa entregar mais de 1 milhão de doses por dia em dezembro para cumprir contrato

Contrato de compra de 38 milhões de doses foi assinado em março
Janssen precisa entregar mais de 1 milhão de doses por dia em dezembro para cumprir contrato
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Chegou dezembro e a Janssen ainda precisa entregar mais 34 milhões de doses até o Réveillon para cumprir seu contrato com o Ministério da Saúde – em média, mais de 1 milhão de doses por dia.

O contrato de compra de 38 milhões de doses foi assinado em março, ainda na gestão Pazuello. O texto é sigiloso, mas vazou porque estava publicamente disponível no site do Ministério da Saúde. O acordo prevê apenas entregas no 4º trimestre – ou seja, a partir de outubro.

A empresa antecipou uma entrega de 1,8 milhão de doses ainda em junho. Voltou a entregar vacinas apenas neste mês: duas remessas, somando 2,1 milhões de doses. Na contabilidade do ministério, faltam entregar 34.062.300 doses em dezembro.

Também em junho, o Brasil recebeu outros 3 milhões de doses da vacina da Janssen, doados pelo governo dos Estados Unidos. Essas doses ficaram paradas por quatro dias no aeroporto de Viracopos – e até hoje o Ministério da Saúde não explicou o porquê.

Em 16 de novembro, Marcelo Queiroga anunciou que os vacinados com Janssen deveriam receber uma 2ª dose dois meses depois da primeira aplicação. Naquele momento, 4,8 milhões de brasileiros já haviam recebido uma dose de Janssen, e não havia vacina suficiente para a 2ª dose de todos.

Nove dias depois, Queiroga mudou de ideia: a nota técnica prevê que a 2ª dose de Janssen deve ser aplicada entre dois e seis meses depois da 1ª. Nesta segunda (29), a prefeitura de São Paulo anunciou que vai aplicar a vacina da Pfizer como reforço em quem tomou Janssen.

Procurado por O Antagonista, o Ministério da Saúde apenas enviou o link da projeção de entregas de vacina, atualizado todas as quartas.

A Janssen não informou um cronograma de entregas para dezembro.

O desafio da Janssen não é sem precedentes. Pelos dados do Ministério da Saúde, a Pfizer entregou 27 milhões de doses em agosto, e outros 41 milhões em setembro. Já o Butantan entregou 30 milhões de doses de Coronavac em agosto.

O ministério também projeta para este mês a chegada de 36 milhões de doses da vacina da AstraZeneca a serem entregues pela Fiocruz, e outros 38 milhões de doses da vacina da Pfizer.

Leia mais:

Covid: cidade de São Paulo usará vacina da Pfizer como reforço da Janssen

Gorinchteyn: SP aguarda doses da Janssen para aplicar 2ª dose

Próximos lotes de vacinas da Janssen chegam só a partir de outubro

Janssen: se aplicada em 2 doses, desempenho se aproxima das vacinas da Pfizer e Moderna

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....