João Amoêdo vai pedir para TSE barrar Lula e proibi-lo de indicar substituto

João Amoêdo decidiu fazer dois pedidos ao TSE para barrar a candidatura do presidiário inelegível Lula, tão logo o tribunal abra prazo para contestações, registra O Globo.

O primeiro será pela impugnação, com base no artigo 1º da Lei da Ficha Limpa, no mesmo sentido do que pretende a PGR Raquel Dodge. O segundo, pela retirada do corrupto e lavador de dinheiro da campanha eleitoral, que o impediria de participar dela e de indicar um substituto.

 

Esse pedido de exclusão será baseado numa interpretação do parágrafo quarto do artigo 77 da Constituição, que trata da eleição de presidente da República:

“Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.”

Para a advogada Marilda Silveira, responsável pela área jurídica do Partido Novo, o trecho do artigo, que prevê a retirada de candidato por “impedimento legal” no segundo turno, deve valer também para a primeira fase da disputa. Ela argumenta que o processo eleitoral é único e deve obedecer as mesmas regras, do início ao fim.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lucas Silva seu veado petralha fdp, pega esse LAMPIÃO REI DO CANGAÇO + Renato45 e outras aberrações e enfia no meio desse seu cu petralha arrombado seu BURRO inútil! Seu COCÔ petralha. Maloqueiro!

Ler mais 52 comentários
  1. Lucas Silva seu veado petralha fdp, pega esse LAMPIÃO REI DO CANGAÇO + Renato45 e outras aberrações e enfia no meio desse seu cu petralha arrombado seu BURRO inútil! Seu COCÔ petralha. Maloqueiro!

  2. Atenção da digníssima advogada p/ a condicional “SE”. Está claro no § 4, que o alerta vem para o 2º turno, porque no 1º, o candidato foi considerado APTO p/tal. Lula é INAPTO desde antes do 1º.

  3. Novo é o meu partido e Amoedo o meu candidato. Que apesar de rico por mérito, faz campanha humilde sem usar dinheiro do fundo partidário, sem contar os fundamentos do partido e do plano de governo.

  4. É isso mesmo. Esse criminoso está querendo desmoralizar a justiça e incendiar o Brasil, com essa teimosia em querer manter uma candidatura fake news e gozar de direitos iguais a quem é elegível. PQP.

  5. Amigos. Criamos uma rede social para nós de direita sem censura. É nossa liberdade de expressão.

    www.esquerdanuncamais.com/network/welcome

    Entrem e façam já sua conta.

  6. Muito bem futuro presidente. Não aguentamos mais esta cachorrada do PT. O Larápio esta preso e preso condenado não pode ser candidato. Agora é Bolsonaro e em 2022 será sua vez, Amoedo na cabeça.

  7. Apoiado Amoedo nesta decisão, mas meu voto é do Bolsonaro, aqui em casa não vai ter divisão de votos para haver risco dá esquerda colocar 2 Candidatos no segundo turno

  8. Somente pessoas como Amoedo que não tem necessidade de cavar uma “boquinha” nofuturo governo tem a coragem de defender posições honestas como essa enfrentando os chupadores do nosso sangue

  9. Ou a notícia está errada ou a adv do Partido Novo é péssima. O art. 77 da CF/88 diz que se UM dos DOIS que tiverem ido para o 2o. turno sofrer impedimento legal, a vaga será do 3o. mais votado.

  10. Não devemos esquecer que, a culpa é do próprio TSE, permitiu diversos condenados a concorrer ao cargo de prefeito e foram eleitos, permanecendo até hoje em seus cargos. Judiciário e um lixo.

  11. Temos um candidato de primeiro mundo que é o João Amoedo e as TVs preferem perder tempo com Lula da Silva acreditando que ele possa ir ao debate e mesmo deixando um “púlpito “vazio para nos aborrecer

  12. O prazo expira 19h de hoje, o substituto do preso também se obriga a registrar hoje. E se a moda pega basta todo mundo por um substituto e ir burlando a lei. O prazo é hoje, está na lei.

  13. Só o fato de a mídia e as instituições darem atenção à discussão sobre o pleito de um indivíduo condenado se candidatar ao maior cargo eletivo dessa nação, já mostra a baixa qualidade moral do povo.

  14. Ele sabe que isso não vai acontecer e fica fazendo gracinha para aparecer. Amoedo, outro que gosta de pautas esquerdistas – maconha, aborto, anormalidades sexuais, desarmamento entre outras.

    1. Já outros candidatos juram ser de direita mas passam votando 90% das vezes junto com o PT e usam dinheiro publico pra “comer gente”. Se tornou famoso fazendo gracinha no plenário em vez de trabalhar.

    2. Fake news a rodo, hein??? Ele já desmentiu tudo isso, tontão… que medo do Amoedo tirar votos do Bolsonaro, hein? Pare de ser criminoso caluniando os outros!

  15. Judicializar constitucionalmente a candidatura Lulla (CF art. 77 § 4º) é levar a mesma para a esfera do STF e deixá-lo em evidência durante todo o período eleitoral. Partido NOVO é amador mesmo.

    1. Tiro no pé é deixar tudo como está e correr o risco do TSE achar um jeito de decidir o que der na telha.. Omissão é coisa de amador também.

    1. Pois é…Todos de olho no polvo de Novededos, esquecendo que seus tentáculos ainda se movem. Será que os mineiros são tão idiotas quanto parecem e vão eleger a Dilmanta?