João Amoêdo vai pedir para TSE barrar Lula e proibi-lo de indicar substituto

João Amoêdo decidiu fazer dois pedidos ao TSE para barrar a candidatura do presidiário inelegível Lula, tão logo o tribunal abra prazo para contestações, registra O Globo.

O primeiro será pela impugnação, com base no artigo 1º da Lei da Ficha Limpa, no mesmo sentido do que pretende a PGR Raquel Dodge. O segundo, pela retirada do corrupto e lavador de dinheiro da campanha eleitoral, que o impediria de participar dela e de indicar um substituto.

 

Esse pedido de exclusão será baseado numa interpretação do parágrafo quarto do artigo 77 da Constituição, que trata da eleição de presidente da República:

“Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.”

Para a advogada Marilda Silveira, responsável pela área jurídica do Partido Novo, o trecho do artigo, que prevê a retirada de candidato por “impedimento legal” no segundo turno, deve valer também para a primeira fase da disputa. Ela argumenta que o processo eleitoral é único e deve obedecer as mesmas regras, do início ao fim.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 51 comentários
  1. Atenção da digníssima advogada p/ a condicional “SE”. Está claro no § 4, que o alerta vem para o 2º turno, porque no 1º, o candidato foi considerado APTO p/tal. Lula é INAPTO desde antes do 1º.

  2. Novo é o meu partido e Amoedo o meu candidato. Que apesar de rico por mérito, faz campanha humilde sem usar dinheiro do fundo partidário, sem contar os fundamentos do partido e do plano de governo.

  3. É isso mesmo. Esse criminoso está querendo desmoralizar a justiça e incendiar o Brasil, com essa teimosia em querer manter uma candidatura fake news e gozar de direitos iguais a quem é elegível. PQP.

  4. Amigos. Criamos uma rede social para nós de direita sem censura. É nossa liberdade de expressão.

    www.esquerdanuncamais.com/network/welcome

    Entrem e façam já sua conta.

  5. Muito bem futuro presidente. Não aguentamos mais esta cachorrada do PT. O Larápio esta preso e preso condenado não pode ser candidato. Agora é Bolsonaro e em 2022 será sua vez, Amoedo na cabeça.

  6. Apoiado Amoedo nesta decisão, mas meu voto é do Bolsonaro, aqui em casa não vai ter divisão de votos para haver risco dá esquerda colocar 2 Candidatos no segundo turno

  7. Somente pessoas como Amoedo que não tem necessidade de cavar uma “boquinha” nofuturo governo tem a coragem de defender posições honestas como essa enfrentando os chupadores do nosso sangue

  8. Ou a notícia está errada ou a adv do Partido Novo é péssima. O art. 77 da CF/88 diz que se UM dos DOIS que tiverem ido para o 2o. turno sofrer impedimento legal, a vaga será do 3o. mais votado.

  9. Não devemos esquecer que, a culpa é do próprio TSE, permitiu diversos condenados a concorrer ao cargo de prefeito e foram eleitos, permanecendo até hoje em seus cargos. Judiciário e um lixo.

  10. Temos um candidato de primeiro mundo que é o João Amoedo e as TVs preferem perder tempo com Lula da Silva acreditando que ele possa ir ao debate e mesmo deixando um “púlpito “vazio para nos aborrecer

  11. O prazo expira 19h de hoje, o substituto do preso também se obriga a registrar hoje. E se a moda pega basta todo mundo por um substituto e ir burlando a lei. O prazo é hoje, está na lei.

  12. Só o fato de a mídia e as instituições darem atenção à discussão sobre o pleito de um indivíduo condenado se candidatar ao maior cargo eletivo dessa nação, já mostra a baixa qualidade moral do povo.

  13. Ele sabe que isso não vai acontecer e fica fazendo gracinha para aparecer. Amoedo, outro que gosta de pautas esquerdistas – maconha, aborto, anormalidades sexuais, desarmamento entre outras.

    1. Já outros candidatos juram ser de direita mas passam votando 90% das vezes junto com o PT e usam dinheiro publico pra “comer gente”. Se tornou famoso fazendo gracinha no plenário em vez de trabalhar.

    2. Fake news a rodo, hein??? Ele já desmentiu tudo isso, tontão… que medo do Amoedo tirar votos do Bolsonaro, hein? Pare de ser criminoso caluniando os outros!

  14. Judicializar constitucionalmente a candidatura Lulla (CF art. 77 § 4º) é levar a mesma para a esfera do STF e deixá-lo em evidência durante todo o período eleitoral. Partido NOVO é amador mesmo.

    1. Tiro no pé é deixar tudo como está e correr o risco do TSE achar um jeito de decidir o que der na telha.. Omissão é coisa de amador também.

    1. Pois é…Todos de olho no polvo de Novededos, esquecendo que seus tentáculos ainda se movem. Será que os mineiros são tão idiotas quanto parecem e vão eleger a Dilmanta?