Joaquim Barbosa, o imarcável

O fato de Joaquim Barbosa ser imarcável ideologicamente — porque o seu pensamento move-se ora para a centro-direita, ora para a centro-esquerda — está deixando os seus dois principais adversários desnorteados.

O principal adversário interno é Ricardo Coutinho, o lulopetista mais ferrenho do PSB. Coutinho  quer marcá-lo como “de direita”.

O externo é Jair Bolsonaro, que quer marcar Barbosa como “de esquerda”.

Divertido.

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 125 comentários
  1. Assim como o Joaquim Silvério dos Reis…na entrada, no meio ou final, sempre acaba fazendo. Por falar em fazer, o que fez esse cara-de-pau quando precisamos do apoio dele para derrotar o “poste” eleito pelas “izkerdaz” – NADA, omotiu-se e mandou-se pros EUA à bordo de uma loiraça de fechar o comércio…nada quanto às suas predileções de cor da pele, mas… vai se catar, Barbosa. Traíra uma vez, sempre traíra.

  2. Aí se comprova que a discussão “esquerda/direita” depende do ponto de vista. O Barbô é único mas o analisam de diversas formas. Aliás, até acredito que ele está pouco preocupado com isso. E o problema dele não é só a dor nas “cadeiras”.

  3. Joaquim Barbosa, já está no esquecimento faz tempo, é melhor ele deitar e esperar pela ceifeira, pois há muito ele abdicou dos direitos civis de cidadão que, poderia levar o país adiante.
    ENTRISTECEU O PÁIS, AGORA “REQUIEN SCANTEN PACCE’.

  4. O cara tá no PSB (Partido SOCIALISTA Brasileiro) e defendeu Lula e Dilma no mensalão, petrolão e no impeachment. E quer fazer chapa com a Marina Lula da Silva ainda por cima.

    MAIS ESQUERDÃO SÓ SE FOR PRO PSTU…

  5. Ele foi contra o impeachment da Dilma, contra a prisão de lula, é a favor das cotas, é contra a redução da maiiiridade penal, é a faço e do dsarmamenti civil, etc, qual é a dúvida de sua posição ideológica?

  6. Levando em cosideração que o PSB participa ativamente do Foro de SP, e o Foro é de extrema-esquerda, então podemos concluir que Joaquim Barbosa é de esquerda Marxista-Leninista. O pensamento dele pode ser de centro, mas ele obedece ao Foro de SP.

  7. JB não de direita ou esquerda que aliás é uma medida ideológica dos doentes mentais auto intitulados da esquerda ou melhor esquerdopatas, coisa da França nos anos 1700 e poucos .JB é um cagalhão que se move em redor de si ou biruta de aeroporto, podendo se falar que é uma criação da mídia esquerdopata

  8. 9so de se for o CENTRO DO TEU CÚ, fala o retardado um político de Centro, ou Liberal, ou com viés de DIREITA nestes últimos 31 anos…. qual? Todos estiveram de mãos dadas nos palanques das Diretas já reivindicando Democracia, e esta ai o resultado….. segundo Emílio Odebrecht á 31 anos eles levam PROPINA DAS EMPREITEIRAS… todos VOMUNISTAS VAGABUNDOS ESQUERDOCLEPTOPATAS

  9. Joaquim Barbosa foi nomeado Sinistro por quem mesmo??? Político CORRUPTO de ESQUERDA? Ah tá… que susto pensei ter lido alguém escrever que ele seria de DIREITA…. Ufa só mais um esquerdista lixo…
    O honesto que viajava pra fazer palestra particular na França, com passagem paga com dinheiro público e recebia diária do STF de 11 mil…. muito digno…

  10. A imprensa está desesperada com a possibilidade de vitória de Jair Bolsonaro.
    O objetivo é achar alguém que “APARENTE SER DE DIREITA” para roubar votos de Bolsonaro.
    O PSDB não cumpre mais essa função, pois foram desmascarados.

  11. Acho engraçado os ex-eleitores do Partido “SOCIALISTA” Brasileiro (PSDB) estarem agora questionando o viés político de Joaquim Barbosa (esquerda ou direita). Sempre votaram em partidos de centro-esquerda ou esquerda neste últimos 30 anos. E agora dizem ser eleitores do Sr. Bolsonaro (ex-eleitor de Lula que diz ser de direita mas na verdade ele tende para o lado mais vantajoso).
    Sendo assim eu pergunto: Bolsonaro é de direita ou esquerda ? Acho que nem ele saiba. Prefiro CENTRO pois o Brasil é um só. Todos têm o direito defender o que pensa e temos que respeitar a posição de cada um. Que possamos votar conscientes para eleger alguém que pacifique/una novamente o país.

    1. 9so de se for o CENTRO DO TEU CÚ, fala o retardado um político de Centro, ou Liberal, ou com viés de DIREITA nestes últimos 31 anos…. qual? Todos estiveram de mãos dadas nos palanques das Diretas já reivindicando Democracia, e esta ai o resultado….. segundo Emílio Odebrecht á 31 anos eles levam PROPINA DAS EMPREITEIRAS… todos VOMUNISTAS VAGABUNDOS ESQUERDOCLEPTOPATAS

    2. O País acordou e agora quer endireitar.
      Não existe só o Bolsonaro na direita.

  12. Quanta bobagem. Votou em Lula duas vezes, votou em Dilma duas vezes, foi contra o impeachment, defende abordo, defende cotas, ficou mudo quando Lula foi preso e nas discussões quanto à prisão em segunda instância.
    Vcs acham que JB é o que?
    O cavalo de Troia do PT.

  13. Quem defende lula e Dilma é o que?
    Quem é contra o capitalismo é o que?
    Tenha paciência né!
    E um Lobo em pele de cordeiro!
    Não vai enganar ninguém!

  14. Aliás, é interessante que há algum tempo atrás faziam questão de qualificar Bolsonaro como sendo de EXTREMA DIREITA. Mas por que agora não usam o mesmo critério para Joaquim Barbosa e o definem como de CENTRO ESQUERDA??? Esquerda virou palavrão???

  15. Tá bom.. tá bom… então me digam qual é o perfil, plano ou atos que demonstram que ele é de centro direita?????/

    contra fatos, não há argumentos, não é??????/

  16. Já vi que o site mais uma vez escolhe seu candidato. É o terceiro ou quarto, já perdi as contas! Pois bem, é mai um cavalo de Troia de esquerda! E não são os bolsonaristas nem Bolsonaro que disseram, mas sim O PRÓPRIO JOAQUIM BARBOSA. ELE VOTOU EM LULA E DILMA MESMO DEPOIS DO MENSALÃO! QUEM VOTA NA ESQUERDA É DE ESQUERDA! Eu já votei na esquerda por ignorância, mas não ele! E mais, além de atacar o “conservadorismo” no Twitter, ainda sempre defendeu abertamente “ideias progressistas” . Virou “centro” agora? Só se for centro ESQUERDA, né? Aliás, ele mesmo já se definiu como “”pessoa de centro-esquerda, um social-democrata ao estilo europeu”.

  17. Marcio França, governador de São Paulo, do PSDB recebe o Hezbolah.. proibido de entrar nos USa, expulso do Paraguai, naturalizado brasileiro é recebido pelo governador… e agora paulistas? Vão tomar tento ou bombas?
    https://www.youtube.com/watch?v=t9rVjPF5VqM

  18. Senhores Antagonistas ,vcs acham mesmo que os leitores de vcs caem nessa palhaçada de acreditar que o Barbosa é de centro-direita?Nos sabemos com absoluta clareza que ele é de esquerda.Não subestimem nossa inteligência.Tá nojento!

  19. È contra a Constituição, obviamente ILEGAL haver partidos ligados a organização transnacional funcionarem politicamente no Brasil. Portanto a ilegalidade anti democrática funciona e ninguém diz nada.

  20. Esses Bolsonaristas são bestões. E muito neuróticos.
    Só pensam num tal de Foro de São Paulo.
    Ficam até assustados, como se tivesse visto o demônio, Belzebu ou Asmodeu.
    Uma reunizãozinha de esquerda, na Cidade de Sampa,
    entre as milhares e milhares e milhares de reuniões que há em
    grandes cidades todo santo dia e ano.
    Devem ser gente da roça. Puxa vida! rsrsrs

  21. PSB, membro do Foro de São Paulo.
    https://www.youtube.com/watch?v=fy9Ck0Sz4eA
    Os urubus da nação não querem largar o lixão de Brasília em que transformaram a Capital do País no quintalzinho de seus latifúndios, ou jardim suspenso da babilônica servidão banqueira.

  22. Parem de tentar vender esse produto, Barbosa é esquerda e disso o Brasileiro está farto. É bolsonaro na presidencia e nao adianta… nada, nao cola. Assinado “o robo”

  23. Não importam as idéias liberais na economia que ele supostamente cite em campanha, o FATO é que ele apoiou Lula e Dilma publicamente, ou seja, ideologicamente é esquerda, além de ser totalmente inexperiente no mundo político e ter reconhecido Bolsonaro como político honesto. Não será difcil pro Bolsonaro desmontar Barbosa no debate

  24. O FATO DELE JÁ TER APOIADO LULA PUBLICAMENTE NOS DÁ O TANTO DE INFORMAÇÃO SUFICIENTE PARA ENTERRARMOS ESSA PESTE COMO CANDIDATO !! É UM PERIGO CONSTANTE !!!

  25. Nossa !! Mas de onde vem essa dúvida “cruel”?
    Se alguém tiver a curiosidade de acessar o site do Foro de São Paulo, poderá constatar sem sombra de dúvida que o P S B é um dos seis partidos brasileiros signatários dessa organização comunista e criminosa.
    Então, baseados no histórico petista de JB, conclui -se que é de esquerda e comunista, verdadeiro “figo maduro “: neutro por fora e vermelho por dentro.
    Simples. Básico.

  26. Em entrevista com o Jô de 2016 Joaquim Barbosa diz ser Social Democrata… me pareceu que ele estava falando dos nosso SPD…. aqui na Alemanha a Angela Merkel também puxou a Union (CDU/CSU) para o meio e ganhou a briga de quem está mais no meio…. seria o centro o equilíbrio? Penso que sim. Mas, sobrando uma borda à direita instalou-se um Partido extremista, o AFD. Parece que não é muito fácil encontrar o equilíbrio.

  27. Mas claro que o Joaquim é de esquerda. Só sendo esquerdista para ser defendido e exaltado por esquerdistas. ÒBVIO. Mesmo sabendo que o mensalão servia a um projeto de poder totalitário do Foro de São Paulo, Joaquim entrou como cavalo de corrida da esquerda. Para ele, as Urnas fraudulentas Smartmatic funcionam bem, e chama de loucos os que falam que são uma fraude. Para a gente ver, claramente quem é quem e o que.

  28. É candidato por um partido de esquerda, que apoiou o governo petista todos estes anos e parte apoia abertamente. E mesmo que o PSB rompesse com o PT ele não deixaria de ser esquerda e tal medida seria oportunista. Jamais o Joaquim Barbosa terá a oportunidade de se carimbar como o baluarte de luta contra a corrupção quando calou-se sobre a prisão após condenação em 2 instância. Perdeu o time só para livrar a cara do Lula, o maior corrupto do Brasil. São todos esquerdistas da mesma panela. Assim como deixou o Lula livre no mensalão. Nas palavras dele no mensalão, considerava também corrupta a privatização de parte da previdência, é papel do Estado! Sai para lá comunista!

  29. Vôts! Quer dizer que um membro do Fórum de São Paulo e com o nome de P Socialista Brasileiro aceita um cara da direita? E o Mito então e de extrema direita, não é? Os esquerdopatas são doentes!

  30. sou imbecilzão bolsonarista sim. Odeio a Globo sim!.
    Tal qual o Gilmar começou a odiar.
    E o PT sempre odiou (o PT chama a Globo de “Pig”).
    adoro quando o PT e o MST invadem a Globo.
    Sou primitivo, pois sou um Bolsonarista.
    Aliás, só sei falar isso tá, beleza?

  31. Oras, que visão mais estreita. Os principais adversários do Barbosa no momento são Ciro, Marina e Alckmin que foram relegados apenas à figuração nesta eleição. Eles que deverão taxar o Barbosa de alguma coisa.
    No que tange à realidade, o Barbosa foi contra o impeachment, é totalmente a favor de causas progressistas e um eleitor declarado do PT. Se alguém conseguir definir o Joaquim como alguém de “direita”, a única conclusão possível é definir também o Trump como um esquerdista de carteirinha e o Freixo como um conservador radical. Risos.

  32. As posições de Joaquim Barbosa são sensatas (com exceção das insensatas cotas raciais), e estão-se tornando tão comuns no mundo inteiro que em breve serão as posições divergentes delas que se tornarão “imarcáveis”. O próprio FHC declarou outro dia que era “libertário” nas questões comportamentais, e “social-democrata” nas questões econômicas. Essa social-democracia nada tem a ver com nacional-estatismo, como aliás provou FHC em sua gestão privatizadora. As cotas são um caso à parte e, reconheça-se, unanimidade entre os políticos brasileiros (com as poucas exceções que todos conhecem). O próprio DEM, que entrou com ação contra as cotas por ocasião de sua aprovação, hoje embarcou nessa canoa, sendo, por exemplo, favoráveis a elas seus próceres maiores ACM Neto e Ronaldo Caiado.

  33. ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••
    • “SOU 1 PÊNDULO: PULO de GALHO em GALHO”
    • “SOU 1 PÊNDULO: PULO de GALHO em GALHO”
    • “SOU 1 PÊNDULO: PULO de GALHO em GALHO”
    ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••
    • “A CULPA é do DNA de SER QUE DESCEU da ÁRVORE”
    • “A CULPA é do DNA de SER QUE DESCEU da ÁRVORE”
    • “A CULPA é do DNA de SER QUE DESCEU da ÁRVORE”
    ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

  34. Nossa dor de cabeça não será curada, cortando-a fora (votando em qualquer canalha esquerdista). Também não será curada com aspirina (votando em qualquer ensaboado oportunista, que se diga ou seja definido como centro-esquerda, centro-direita, coisa que afinal não existe). Nossa dor de cabeça só será curada com remédio eficaz, enérgico, medidas firmes, sem meias palavras, sem meias medidas, sem contaminação pela sujeira política.

    1. 1 processo por criticar jornalista.

      Porem nao é ignorante preconceituoso e nem possui funcionaria fantasma.
      Tambem nunca recebeu dinheiro de caixa 2 por exemplo.
      Tambem nunca contratou familiares com dinheiro publico.

  35. divertido é um jornalista achar graça em quem diz que Joaquim é de esquerda. Sem querer tirar a diversão do alegre articulista, gostaria que ele me mostrasse uma só pauta de esquerda atacada pelo desertor, ou de direita defendida pelo defensor da Reserva Raposa do Céu. Falar em reforma da previdência e privatização não serve pois FHC e Lula fizeram

  36. Só mesmo rindo, o sujeito pode ser candidato por um partido socialista, no STF sempre tomou decisões de viés de esquerda mas tem gente que não sabe se ele é de esquerda ou de direita? Então tá.

  37. Esse candidato é uma fraude de alto a baixo. Está navegando numa estorinha do tempo do mensalão que, cá entre nós, foi um redundante fracasso sob a batuta desta fraude chamada Joaquim Barbosa. O verdadeiro ícone do mensalão foi, a meu ver, o ex-presidiário Roberto Jefferson (Bob Jeff) que resultou em apenas um preso, o otário (que acreditou no Luladrão, que iria livrá-lo do xadrez) do Marcos Valério.

  38. Joaquim Barbosa condenou Jose Dirceu, Jose Genuino, Delubio Soares, Joao Paulo Cunha, Marcos Valério, ou seja toda cupula do PT e mais seu operador sem precisar de delação premiada, …aos seguidores do mito pergunto; o Bolsonaro na prática já deu que contribuição relevante para a sociedade em mais de 30 anos de vida pública?

  39. Só um rematado idiota, cretino ou oligofrênico suporia que Joaquim Barbosa não é de esquerda.
    .
    Talvez Fukwiama pense assim.
    .
    Nem a outra mão de Barbosa é destra. Joaquim o ambi-sinistro

  40. Joaquim Barbosa comprou um apartamento em Miami por um milhão de reais, com dinheiro suspeito. Ninguém sabe a origem do dinheiro, usou uma offshore fantasma. Quando descobriram, vendeu o apartamento para ver se encobria o crime, mas todos já sabem que ele é um corrupto comprovado.
    Ainda mais, como batia na ex-mulher! Tem BO feito por ela. Dá-lhe Quinca.

  41. Não enganem pessoas incautas aqui Antas, Jair Bolsonaro, Antas queridos, não precisa marcar Joaquim Barbosa de esquerda, este é um comunista de moita autêntico, indicado pelo comunista-mor LULADRÃO, um ativo militante por todas as mais importantes bandeiras de esquerda, o que vocês chamam eufemisticamente de bandeiras progressistas, este, sendo de moita obviamente, soube jogar para si um verniz de juiz isento, o que ele nunca foi.

  42. Joaquim Barbosa disse: “Duvidar da urna eletrônica é coisa de maluco”!

    Pois bem, Jair Bolsonaro é o único presidenciável preocupado com a LISURA nas eleições deste ano, todos os demais pré candidatos, NENHUM está apoiando o Voto Impresso ou Voto em Cédulas de Papel! Por isso os Institutos de “Pesquisas” inflam os números dos demais pré candidatos, compactuando com a FRAUDE NAS URNAS!

    BARBOSA é comunista, não há a necessidade de Jair tocar nesse assunto!

    http://conexaopolitica.com.br/brasil/joaquim-barbosa-duvidar-da-urna-eletronica-e-coisa-de-maluco/

    1. Ciro apoia voto impresso desde 2002. Mas você não sabia, né? Só sabe aquilo que colocam na sua cabeça. Aliás, o que Bolsonaro andava fazendo em 2002? Votando no Lula?

  43. PERGUNTA QUE NÃO CALA, Porque Renunciou ao STF, FOI A INCURÁVEL dor na Coluna?, foi Chantageado?, O atual Presidente do PTB (Jeferson) do PTB MANDOU Zé Dirceu a sair Imediatamente do MINISTÉRIO, que de Pronto OBEDECEU , Aconteceu a mesma coisa? A SOCIEDADE quer desvendar este MISTÉRIO!!

  44. Joaquim Barbosa, Marina Silva, Ciro Gomes, Manuela D’avila e Guilherme Boulos são a vanguarda do atraso e do sectarismo da política brasileira. Enquanto essa gente existir, Jair Bolsonaro terá muita força.

    Causa e efeito.

    E ainda bem que temos um Jair Bolsonaro, o Brasil deve muito a esse homem, pois no momento terrível que vivemos, só ele é capaz de causar um equilibro na força.

  45. Joaquim Barbosa não tem uma opinião formada. É um Maria vai com as outras, vendeu-se no caso do Mensalão e agora quer ser presidente do meu país. Cai fora meu que o lugar já é do BOLSONARO.

    1. Essa tentativa desesperada de classificar JB como de esquerda ou de direita é coisa de gente maniqueísta, gente alienada.

  46. O mais divertido é assistir toda esquerda brasileira em pânico, batendo cabeça, não sabendo o que fazer para conter o avanço de Jair Bolsonaro, outrora o espantalho predileto dessa gente.

  47. Esquerdista : Odeia Bolsonaro.
    Esquerdista : Idolatram Stalin, Lenin, Mao tse tung, che , marighella, Polpot ,Fidel , Kim Jong Li ,Kim Il-Sung ,Mengistu Haile , Josip Broz Tito, Sukarno , Ho Chi Minh que juntos assassinaram 150 milhões.

    POR ISSO NÃO LIGUEM PARA ESSES IMBECIS.

  48. Pra mim, é suficiente o fato de Joaquim Barbosa ter sido contra o impeachment da Dilma. Não quero saber se ele é de esquerda, de direita, de centro, de canto, de fundo ou o escambau.

  49. Não podemos esquecer do perfil de Joaquim Barbosa, segue:

    Defendeu sistema de cotas, que ele mesmo sancionou quando era sinistro do STF.

    Teve voto decisivo para permitir o assassinato, digo aborto, de bebês anencéfalos.

    Foi contra o impeachment da Dilma Rousseff, chamado por ele de impeachment mequetrefe.

    Salvou Lula e seus pares no mensalão, sequer o incluindo nos processos do mensalão.

    Covarde, abandonou o STF pra simular uma suposta ameaça de morte pra sensibilizar o povo e opinião pública.

    Na melhor das hipóteses, Joaquim Barbosa é um herói fake, um macunaíma do mundo jurídico.

  50. Joaquim Barbosa é um claudicante fraco com dor na lombar, se eleito será sério candidato a sofrer um impeachment acachapante, já mostrou que chama pro pau e corre, não aguenta uma peleja e não tem rebolado pra dançar a dança do poder, Renan “Canalha” Calheiros o comeria com farinha.

  51. Eu tenho enorme desconfiança do Joaquim Barbosa por dois fatos:

    1) Ter votado em LULLA e DILMA;
    2) Ter poupado LULLA no mensalão;

    Entre os candidatos LIXO que considero os seguintes: CIRO GOMES, MARINA SILVA, JOAQUIM BARBOSA (os que tem mais expressão) eu votaria em CIRO GOMES.

  52. Se Joaquim foi ameaçado e sua família por quadrilheiros petistas. Como em nome de Deus ele tem reuniões com pessoas do calibre do Lula? Sinceramente não confio neste homem.

  53. Bobagem Antas para o Bolsonaro mostrar que ele ´we de esquerda é fácil é só mostra o vídeo em que o JB diz claramente que votou no Lula 2 vezes e na Dilma também 2 vezes, mas que isto não precisa.

  54. Mais uma fake news, Joaquim Barbosa é comunista, extremo ainda, veja:

    *1* – Joaquim Barbosa é contra a prisão em 2ª Instância;
    *2* – Barrou o voto Impresso em 2014;
    *3* – Não abriu o inquérito do Lula no Mensalão, no seu relatório do caso agasalhou a tese de que Lula “não sabia de nada”;
    *4* – Suas posições são de EXTREMA ESQUERDA;
    *5* – Aposentou-se mais cedo, deixando o petista Lewandowski assumir a presidência do STF;
    *6* – Fã assumido de Lula e Dilma, diz abertamente que votou neles;
    *7* – Se filiou a um partido do FORO DE SÃO PAULO;
    *8* – Nomeado por Lula para o STF;
    *9* – Quando disse que “foi ameaçado”, caiu fora (quando mais precisávamos dele);
    *10* – Disse que não vinha pra política, mas está aí filiado no Partido SOCIALISTA Brasileiro

  55. Até minha avó sabe que o Joaquim Barbosa é de esquerda. Ele mesmo, no programa do Jô, se declara um social democrata. Essa conversa de centro de não sei o quê é conversa mole de esquerdista que não quer parecer um idiota, quando temos um estado absolutamente grande e o óbvio, para qualquer um que tenha pelo menos um neurônio na cabeça, seria reduzi-lo, o que é uma medida liberal.

  56. Esse cara é um perigo! Embora engana parecendo que fez alguma coisa no mensalão, mais tem sangue petistas nas veia. Ele não foi ccontra o impeachment da Dilmamta, não fez críticas a favor do PT, se esse cara ganhar o PT volta ao poder. CUIDADO! não troco o cerro pelp duvidoso #bolsonaro2018

  57. Pelo deserto de nomes factíveis e pela dificuldade de eleger um candidato genuinamente liberal , vejo em JB pelo menos mais uma chance para a ética e seriedade.
    Já é alguma coisa.