Jornal da Band: uma denúncia espantosa contra Lula e Dilma

O Jornal da Band colocou no ar uma reportagem espantosa. O empresário Auro Gorentzvaig, cuja família era sócia da Petrobras na refinaria Triunfo, no Rio Grande do Sul, denunciou que a estatal comprou uma petroquímica pelo triplo do preço e que Lula e Dilma sabiam da negociata. Mais: que Lula mantinha relações estreitas com Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras.
Auro Gorentzvaig afirma que a compra das refinarias Suzano, da família Pfeffer, e Ipiranga foram feitas por preços muito acima da avaliação do mercado, numa ação combinada entre a estatal e a Braskem, do grupo Odebrecht. No caso da Suzano, o preço na bolsa era de 1 bilhão e 292 milhões de reais, mas ela foi comprada por 2 bilhões e 700 milhões de reais — e a Petrobras ainda assumiu as dívidas no valor de 1 bilhão e 400 milhões de reais. No total, portanto, foram pagos 4 bilhões e 100 milhões de reais.
O empresário conta que tentou falar com Lula, então presidente da República, porque temia a incorporação da Triunfo pela Braskem, o que representava um desrespeito ao acordo de acionistas. Ele conseguiu a reunião em 26 de fevereiro de 2009, no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, por intermédio de Luiz Marinho, atual prefeito de São Bernardo do Campo. De acordo com Auro Gorentzvaig, depois de dizer ao então presidente a República que a Justiça lhe dava razão e sugerir que se fizesse uma divisão de mercado com a empresa do Grupo Odebrecht, Lula colocou a mão na sua perna e afirmou: “Poder Judiciário não vale nada. O que vale são as relações entre as pessoas.”
Na sua denúncia à Procuradoria-Geral da República, Auro Gorentzvaig disse que Paulo Roberto Costa era um operador de Lula e que Dilma Rousseff, na condição de presidente do Conselho de Administração da Petrobras, era uma executora do plano de Lula e da Odebrecht de concentrar o setor petroquímico. “Todas as determinações da Petrobras eram de Lula e Dilma Rousseff”, completou.
Ele foi orientado pela Procuradoria-Geral da República a fazer um relato por escrito e protocolar a denúncia junto ao Ministério Público, à Polícia Federal e ao juiz Sergio Moro.
Braskem, Suzano, Lula e Planalto negaram tudo. Em 2009, a refinaria Triunfo acabaria sendo incorporada pela Petroquisa, braço da Petrobras que mantém sociedade com a Braskem. O descontentamento da família Gorentzvaig com a Petrobras vem de longe, desde a década de 80. Mas não significa necessariamente que Auro Gorentzvaig esteja mentindo.
Que se investigue.

4 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. soda cáustica: Tava falando agora! O Wladimir Costa [SD], do Pará Está metendo ferro no PT!! Nesse momento, 15:25! Dia 02 de agosto de 2017! Disse que: “o PT tem que lavar o boca com SODA CÁUSTICA!” Fala ótima!

  2. — «Sabe, Isentôna, si nóis duza fôrmos prá porta da Rêdi Grôbu, aí sim a gêntchi vai ser di isquêrda, é por íssu ki têmu ki ir, Isentôna! Não adianta ficá postându vídio não. E fótu das amigas véias nossa. Têmu kê gritá, Isentôna! Na poita da Rêdi Grôbo… Vâmu colocar nossas bótas e ir pra lá! Hoje! Gritá: «Fóra RÊDI GRÔBU”. Cê coloca sua bota colorida, e eu, Bastião, vô colocá a minha. Aí sim nóis vai sê di isquêrda. Vâmu.»

  3. Sou ex-petista: Ícone da Esquerda: Te enganaram e você caiu. Veja aqui: o Milionário-João-Santana, publicitário do Lula-Dilma-PT, e Mônica-Milionária-Moura [«Danoninho Vale por Um Bifinho»] é que convenceram — e convencem ainda — a ACHAR que o PT, o Petismo e Lula são “O Cara”, “””o guerreiro””, que é doce Coração-Valente© (rsrsrs), que está do lado do pobre etc. etc. Tudo picaretagem, embuste, charlatanismo e vigarice do PT, de dilma (a baranga de BH) e do brega PT. Propaganda & publicidade. PT = enganadores de inocentes. (Temer é aguinha-com-açúcar perto). PT é Kitsch.

  4. JANOT da UFMG: ¿¿¿??? 
[dúvida atroz] [dúvida atroz] E há universitário da UFMG, atualmente, hoje, agora, que chama dilma de “Coração ValentA©”, é mole? 

¿Seria Lavagem Cerebral dentro da UFMG?… Gostaria de cientificamente saber. Alguém aí — que estuda na UFMG –, está lendo esse comentário? Poderia me responder? Por favor, respondam essa, aqui mesmo. — ¿Por que, aluno de uma Universidade como a UFMG, chama a Sertaneja-Universitária Dilma — a BARANGA-MOCRÉIA de BH — de a Coração Valente©? ¿¿¿??? [dúvida atroz]??¿¿