José Eduardo Cardozo X Montesquieu

José Eduardo Cardozo e a Odebrecht tramam para anular as provas obtidas pelos procuradores da Lava Jato.

A Folha de S. Paulo, hoje, detalha o estratagema usado pelos sabotadores. Em vez de negar o pagamento de propina, a Odebrecht quer negar o acesso às contas bancárias que demonstrariam o pagamento de propina.

Os advogados da empreiteira, com uma mãozinha de José Eduardo Cardozo, pretendem impugnar duas visitas dos procuradores à Suíça, em novembro de 2014 e janeiro deste ano. Eles escreveram: “Não se sabe quando, por quem, em que termos e por quais fundamentos tais diligências foram autorizadas, e nem mesmo se houve prévia tramitação do indispensável pedido de cooperação às autoridades suíças”.

Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, “os procuradores dizem estar tranquilos em relação aos procedimentos adotados na Suíça pois as duas viagens tiveram a intermediação do órgão central de cooperação internacional da Justiça. Eles tiveram acesso a algumas informações e, após identificar documentos que poderiam ser úteis nos processos, fizeram pedidos formais para que as provas fossem enviadas ao país pelos canais adequados, o ministério ou o Itamaraty”.

O fato é que, com José Eduardo Cardozo, o Poder Executivo virou uma quarta instância. Só ele pode salvar as empreiteiras, passando por cima do judiciário. Só ele pode melar a Lava Jato.

Cardozo aboliu Montesquieu e a separação dos poderes