Judiciário quadruplica gastos com pessoal

Em pouco mais de vinte anos, o Judiciário quadruplicou o gasto com pessoal, publica o Estadão.

Na comparação com Executivo e Legislativo, foi o Poder que mais expandiu gastos.

Em 2015, em comparação com 1995, a despesa com a folha salarial era 120% maior do que seria caso tivesse apenas acompanhado o aumento no número de servidores.

A comparação se dá em termos reais — já descontada a variação da inflação.

O inimigo número 1 de Sergio Moro. Leia AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. egidio disse:

    E já tem até slogan. Judiciário: o pior serviço, pelo maior preço.

Ler comentários
  1. Francisco disse:

    São a nata da sociedade brasileira. São os que vivem do suor do povo brasileiro. São uma vergonha para um povo tão sofrido. Vergonhoso!!!

  2. Paulo disse:

    Esses repasses só podem ser feitos pelo poder executivo que tem que atender ao teto dos gastos. Gostaria de saber como funciona esse mecanismo de repasse para esses outros poderes.

    1. Só pode ser isso! E como há uma limitação orçamentária, se aumenta o repasse para o judiciário, alguma outra rubrica terá que ser prejudicada para compensar o teto de gastos.

    2. O poder executivo sempre aceita a pressão deles, com medo de ser investigado pois, também, é totalmente corrupto, a partir do maldito governo petista. Antes era tb., porém muito menos!

    3. O judiciário e Legislativo não estão sujeitos ao teto de gastos, já que o orçamento da união é regido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO?

  3. Sergio disse:

    Não tem orçamento público que aguente! O Estado Brasileiro é simplesmente uma imensa folha de pagamentos. O Estado Brasileiro é um fim em sí mesmo.

    1. E é por isto que cito a única forma de acabar com este descalabro: UMA PAUSA PLANEJADA NESTA PSEUDO DEMOCRACIA! Aí, o comandante honesto, colocaria tudo no lugar!

    2. Perfeito. Folha de oagamenti de marajás coporativistas. Caros e inefientes..

    1. Mais do que correto. Onze sujeitos comandando um país com mais de 200 milhões de habitantes e, comandando para sua locupletação, para atender a si mesmos! CHEGA!

  4. kenoneer disse:

    Tome-le no povo. Quero ver se Bolsonaro não vai mudar esta bagaça. Chega!

  5. Laranjeira disse:

    E depois não entendem o porque da onda direitista no mundo. O modo esquerda faliu miseravelmente na política e na economia. Sobrou apenas o discurso vazio nas universidades e artistas.

    1. Hoje esta coluna está repleta dos melhores comentários. Cada um melhor e mais conclusivo do que o outro. Parabéns! Lembrem-se:o maldito governo petista dobrou as universidades,sem olhar qualidade.

  6. Will disse:

    Sanguessugas da nação a todo vapor! Essa gente usa óleo de peroba para hidratar a cara!

  7. Anselmo disse:

    O Poder Judiciário é o maior empregador de "tartarugas e cágados" do mundo. Apesar da quantidades de servidores o serviço continua lento e quase parado. Baixíssima produtividade.

    1. Há raríssimas exceções de varas que cumprem os prazos da lei que 99,99% desrespeita sem ser punido. Essas raridades são a prova de que é possível e de que a maioria é incompetente mesmo.

    2. Produtividade praticamente zero! Processo leva 10, 15 anos para sentença!

  8. Helder disse:

    Sugiro um levantamento individualizado de cada especializada porque suspeito que o aumento de gastos foi maior em uma delas.

  9. Ademir disse:

    Uma caríssima estrutura para vender proteção jurídica a todos os ladrões oficiais da republica, inclusive à própria estrutura jurídica, onde o tal supremo, não de graça, é o maior protetor

  10. Fora_Comunas disse:

    -- LEMBRANDO, já que jornalões não se escandalizam : Justiça do Travalha gasta 17 BI e causas ganhas pagam 7 BI. Mais imoralidade que isto só a sanha da Casa de Tolerância do STF

    1. Pois é! Pena que o Presidente recuou da tendência de acabar com esta tal (in)justiça do TRAVALHA!

  11. Cleon disse:

    ... tico-tico no fubá: basta verificar sobrenomes predominantes e se chegará a ancestrais ibéricos católicos malandros e priápicos, violentadores de escravas e índias. Pênis e caneta são ar

  12. José disse:

    Só a Justiça do Trabalho custa 10 bilhões/ano para a união.

    1. Os57 milhões de eleitores que elegeram BOLSONARO, os Generais, o Juiz Sérgio Moro, o o BOLSONARO, exigem que seja feita uma DEVASSA para descobrir quem está ganha salário superior ao permitido pel

  13. Fora_Comunas disse:

    --- Temos uma luta: ou os FUNCINÁRIO PUBLICOS nos engolem e elegem outro comunista pra manterem a parasitagem ou ACABAMOS com a farra

  14. Eduardo disse:

    Esse tablóide faz uma afirmação vazia de 6 linhas para ter audiência e instigar a população ao ódio. A Justiça está se modernizando. Elogia só qdo tem prisão? Vcs querem um Estado policial?

    1. Concordo com a extinção do CNJ, Justiça do Trabalho e Justiça Militar. Além deles o STF, TJSP e TJRJ são os mais perdularios.

    2. A demora maior é culpa da legislação e de uma população de milhões de litigantes que ajuizam ações até por causa de papagaio.

    3. Tá se modernizando? Onde estão os índices de produtividade? Processo que leva 10 anos pra concluir não se pode se chamar de justiça!!

  15. Petronilo disse:

    Finalmente! Há, agora, uma pressão de baixo para cima (hierarquicamente) pois a STFgarquia inepta se mostra ineficiente, ineficaz e dispensável ao homem comum e às atividades econômicas.

  16. Paulo disse:

    Deixa só o STF!!! É uma piadista de mau gosto, a coitada...

  17. DireitaMassiva disse:

    Judiciário é a malandragem legalizada!

  18. DE disse:

    temos que acabar com essas castas criadas para se beneficiarem, judiciário e legislativo na contra mão da austeridade que se faz necessária.

  19. Vitor disse:

    Essa é a matemática do PT. O Brasil no mesmo período quadruplicou a população? O judiciário melhorou 4 x? Poder judiciário maior para cada vez travar mais o país. Muito cabide de emprego.

  20. paulo disse:

    Acorda Brasil, a ditadura de hoje e o ministério público e judiciário. Lobo na pele de cordeiro.

  21. José disse:

    Eles criaram um monte de penduricalhos para os respectivos vencimentos além de aumentares sistematicamente seus vencimentos.

    1. Eles rasgam a Constituição e o teto constitucional ao bel prazer. E tem gente que ainda reclama do CNJ, único órgão que ainda consegue punir rsses caras. Pode ter certeza que eles odeiam o CNJ.

  22. Marco disse:

    Igual educação, aumentou-se o gasto e piorou o serviço, tudo "dominado" por grandes escritórios "apadrinhados" com filhos, esposas, sobrinhos, sócios, etc. É a constituição "mata cidadão

  23. Noely disse:

    O naufrágio do Baton Muche faz 30 anos e ninguém foi preso, mais de 50 mortos, o juíz afirmou que os mortos foram os culpados.

  24. Getulio disse:

    A reforma mais urgente n é a da Previdência,mas sim a do Judiciário;limitar salários, diminuir instâncias, reformar ou extinguir o STF,estipular prazos etc

    1. Desembargadores antigos só aparecem uma vez por semana nos TJ. Vagabundos profissionais !

    2. Se você precisa falar com um deles, de manhã não chegaram, no meio do dia estão no almoço e de tarde já foram embora. E a Sentença quem faz é o secretário ou o juiz leigo.

    3. O problema não são os recursos ou as instâncias, mas a falta de profissionalismo e produtividade. Juiz deveria cumprir 40h por semana DENTRO da sua vara, trabalhando como todos nós.

  25. claudio disse:

    O Judiciário é sem duvida nenhuma o nosso maior problema !

  26. Nicanor disse:

    No prato de cada Ministro do STF , estão as mazelas e doenças do povo brasileiro. Ganham muito e trabalham pouco | Vedetes arrogantes que se alimentam daquilo que falta aos pobres !

  27. Nicanor disse:

    Ele pode nos ajudar , mas quem derruba a Bastilha é o povo !

  28. Luiz disse:

    Esse pessoal dominou o Estado. Eles estão à vontade. Espero que apareça um macho que ponha um paradeiro nisso.

  29. Eduardo disse:

    Falta informatização (longe da capital) e profissionalismo (inclusive dos juízes) no judiciário enquanto sobram privilégios incompatíveis com o teto constitucional!

  30. José disse:

    A quadrilha dos 11, tem 2400 funcionários a disposição, temos 4 conselhos de justiça e bastaria 1, foram criados os tribunais de contas que não julgam nada, etc.....

  31. Marcos disse:

    Se o salário de todos fosse atrelado ao salario mínimo teriamos menis problemas com isso. O aumento de salário pra todos no começo do ano e pronto.

  32. Nilton disse:

    Ou seja: É uma máquina de gastar dinheiro para beneficiar os próprios 'servidores e seus favoritos' com o objetivo implícito de garantir que a Justiça seja SELETIVA aos Poderosos...

  33. Gianny disse:

    Percebe-se pelos comentários, que as pessoas falam com o fígado. O governo quer combater o crime com processos. Aumentou absurdamente o número de crimes no país de uns tempos pra cá.

  34. Davi disse:

    E a eficiência não acompanhou o aumento de gastos.

  35. Eduardo disse:

    Leiam a matéria do G1 sobre os juízes suecos e vejam como os nossos juízes usam o poder em benéfico próprio sem o menor pudor. A diferença é absurda!!!

  36. Cacevo disse:

    Sem uma nova constituição, vai ser difícil acabar com essa pouca vergonha.

  37. Goreba disse:

    O judiciário MAIS CARO do mundo! Até quando iremos manter essa ELITE que vive do suor do brasileiro???

  38. Amaury disse:

    É só aumentar o imposto de renda dos justiceiros.

  39. Fernando disse:

    Tem juiz que além do salário e benefícios, ainda ganha mesada. Tem outro que usa o poder de acordo com os negócios do setor privado e um terceiro que gosta de polenta e defender um presidiário.

  40. Sueli disse:

    Que absurdo! É, sem dúvida nenhuma, a classe mais privilegiada da República.

  41. Rogério disse:

    Será possível que vocês são tão burros? (Comentaristas). Não perceberam que o número de processos iniciados aumentou mais dez vezes em 20 anos? Quanta burrice misturada com recalque!

    1. Leia a matéria do G1 sobre os juízes Suecos e tome um pouco de vergonha na cara. A classe dos juízes nesse país se comporta como nobreza, não como funcionários públicos.

  42. carlos disse:

    Porra, eles tem funcionários só pra puxar cadeiras e botar capinha, queriam o que ?

  43. Daisy disse:

    Não é só o PT que precisa fazer um mea culpa. O Judiciário - por ser do Estado - tem a obrigação de corrigir os rumos ele próprio.

  44. Ricardo disse:

    Multiplicaram os salários...e continua a mesma merda!

  45. patativa disse:

    Aumentou gastos e pessoal, mas continua lerdo e ineficiente, e nao dá conta do recado.

    1. O dia que cumprirem 40h de trabalho semanais DENTRO do Fórum a coisa anda. Se você chega cedo o juiz não chegou, se vai no meio do di e ele está no almoço e se vai de tarde já foi embora.

  46. Jamilio disse:

    Se aparecer um ditador com mandato único de 6 anos para acabar com essa palhaçada de 3 poderes já tem meu voto.

  47. Marco disse:

    Só intervenção militar mesmo. Um soldado e um cabo no $TF já daria para enxugar a folha salarial de servidores públicos em alguns milhões

  48. Maria disse:

    Se quiser ver pequena prova disso, ande nos corredores do TJ de São Paulo. A quantidade de aduladores e serviçais de Excelências, pagos com nosso dinheiro, é assustadora.

    1. Desembargadores antigos só aparecem uma vez por semana nos Tribunais. Vagabundos !

  49. Marcelo disse:

    É a maior tradução do corporativismo tupiniquim!

  50. Jose disse:

    Ou seja, está mais do que na hora de dar um basta!!!

  51. Vicente disse:

    Este é o poder mais nocivo do país! Arrogante, preguiçoso, absolutamente incompetente, prevaricador. É preciso ter peito e dar um basta neles, diminuir muito seu orçamento, nele incluído o MP!

  52. Freedom disse:

    Enquanto isso, o STF só se ocupa com bobagens da defesa de Lula.

  53. Natan disse:

    Existe cargo de nível médio no judiciário que paga mais que cargo de nível superior em outros poderes é um poder fora da realidade.

    1. E trabalham muito pouco, feriados que só existem no Judiciário, recessos no meio do ano e Natal/Ano Novo ,muitos só aparecem nos seus locais de trabalho três vezes por semana, possuem escala .

  54. GILMAR disse:

    Só uma intervenção Federal pra salvar o Brasil das garras desses sang sugas.

  55. Flávio disse:

    O Poder mais Podre ! Conheço funcionária da Justiça do RJ que mora em Juiz de Fora e aparece uma vez por semana para "trabalhar" em Petrópolis.

    1. "Menos"! Vá se informar no "portal da transparência" e não seja mais um papagaio de internet!

    2. JOGA NO VENTILADOR!! Coloca o nome completo, CPF e Matrícula dessa parasita do inferno!!

  56. O_Gravata_Vermelha disse:

    A tal "cidadã" prevê a isonomia entre os 3 poderes. Entretanto cabe ao Judiciário, mais especificamente ao $TF "interpretar" essa estrovenga de 88 conforme "entendimentos" dos 11, sempre em

  57. PAULO disse:

    Pc. Sob o argumento cínico de defender a CF, essa gente enche as burras de dinheiro, indiferente à violência crescente e à miséria que afeta a população nos hospitais, etc. "Meu pirão 1º" (

  58. Charlotte disse:

    O Judiciário MAIS CARO, INEFICIENTE, CORRUPTO E CHEIO DE PRIVILÉGIOS DO MUNDO!! Eles quebraram a Previdência. Se aposentam sem contribuir, têm plano de saúde de cobertura infinita.

    1. Não Charlotte, juízes concursados pagam 11% de previdência sobre o salário bruto e não recebem plano de saúde. Confira no portal da transparência, não seja mais um papagaio de internet!

  59. Jota disse:

    Temos que acabar com o STF, hoje o maior câncer do Brasil!! O Brasil se recuperará mais rápido sem esse poder ou vamos amargar derrotas e demoras para a recuperação.

  60. Rumanettto disse:

    Qdo eu digo aqui q a MAÇONARIA se concentrou estrategicamente no judiciário, já q este é o poder q enjaula criminosos, e domina 80% d cargos vcs entendem o pq destes gastos p enriquecer maçonaria

  61. Brasil disse:

    Uma Lava Toga ajudaria muito a expor as vísceras de um poder corrompido e podre.

    1. Um poder que deveria fazer cumprir as leis e resguardar a constituição, mas que é o primeiro a rasgá-la e violentá-la ao desrespeitar o teto constitucional.

  62. Marcelo disse:

    Não da pra culpar os servidores, não...esse aumento de gastos se deveu ao aumento dos subsídios dos Magistrados.

    1. Se liga! Servidores sempre tiveram reposição pela inflação. O que causou aumento de gastos foi a multiplicação de processos. Aumentou mais de 10 vezes. Mas ninguém quer diminuir a demanda!!!

  63. Heloisa disse:

    O Judiciário é o grande inimigo da nação. JUDICIÁRIO INJUSTO! Montou para si um mundo à parte, cheio de benesses principescas. Dão as costas ao Brasil real e aderem aos criminosos.

    1. Não confunda os juízes concursados com os ministros dos tribunais em Brasília, estes sim, nomeados pelo poder executivo por critérios políticos

  64. Leandro disse:

    Veja no Bol a matéria sobre os ministros suecos.