Judiciário quadruplica gastos com pessoal

Em pouco mais de vinte anos, o Judiciário quadruplicou o gasto com pessoal, publica o Estadão.

Na comparação com Executivo e Legislativo, foi o Poder que mais expandiu gastos.

Em 2015, em comparação com 1995, a despesa com a folha salarial era 120% maior do que seria caso tivesse apenas acompanhado o aumento no número de servidores.

A comparação se dá em termos reais — já descontada a variação da inflação.

O inimigo número 1 de Sergio Moro. Leia AQUI

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 102 comentários
  1. Ou seja: É uma máquina de gastar dinheiro para beneficiar os próprios ‘servidores e seus favoritos’ com o objetivo implícito de garantir que a Justiça seja SELETIVA aos Poderosos…

  2. Tem juiz que além do salário e benefícios, ainda ganha mesada. Tem outro que usa o poder de acordo com os negócios do setor privado e um terceiro que gosta de polenta e defender um presidiário.

  3. Será possível que vocês são tão burros? (Comentaristas). Não perceberam que o número de processos iniciados aumentou mais dez vezes em 20 anos? Quanta burrice misturada com recalque!

    1. Leia a matéria do G1 sobre os juízes Suecos e tome um pouco de vergonha na cara. A classe dos juízes nesse país se comporta como nobreza, não como funcionários públicos.

    1. O dia que cumprirem 40h de trabalho semanais DENTRO do Fórum a coisa anda. Se você chega cedo o juiz não chegou, se vai no meio do di e ele está no almoço e se vai de tarde já foi embora.

  4. Percebe-se pelos comentários, que as pessoas falam com o fígado. O governo quer combater o crime com processos. Aumentou absurdamente o número de crimes no país de uns tempos pra cá.

  5. Pc. Sob o argumento cínico de defender a CF, essa gente enche as burras de dinheiro, indiferente à violência crescente e à miséria que afeta a população nos hospitais, etc. “Meu pirão 1º” (

  6. O Judiciário é o grande inimigo da nação. JUDICIÁRIO INJUSTO! Montou para si um mundo à parte, cheio de benesses principescas. Dão as costas ao Brasil real e aderem aos criminosos.

    1. Não confunda os juízes concursados com os ministros dos tribunais em Brasília, estes sim, nomeados pelo poder executivo por critérios políticos

    1. Se liga! Servidores sempre tiveram reposição pela inflação. O que causou aumento de gastos foi a multiplicação de processos. Aumentou mais de 10 vezes. Mas ninguém quer diminuir a demanda!!!

    1. Um poder que deveria fazer cumprir as leis e resguardar a constituição, mas que é o primeiro a rasgá-la e violentá-la ao desrespeitar o teto constitucional.

  7. Qdo eu digo aqui q a MAÇONARIA se concentrou estrategicamente no judiciário, já q este é o poder q enjaula criminosos, e domina 80% d cargos vcs entendem o pq destes gastos p enriquecer maçonaria

  8. O Judiciário MAIS CARO, INEFICIENTE, CORRUPTO E CHEIO DE PRIVILÉGIOS DO MUNDO!! Eles quebraram a Previdência. Se aposentam sem contribuir, têm plano de saúde de cobertura infinita.

    1. Não Charlotte, juízes concursados pagam 11% de previdência sobre o salário bruto e não recebem plano de saúde. Confira no portal da transparência, não seja mais um papagaio de internet!

  9. A tal “cidadã” prevê a isonomia entre os 3 poderes. Entretanto cabe ao Judiciário, mais especificamente ao $TF “interpretar” essa estrovenga de 88 conforme “entendimentos” dos 11, sempre em

    1. E trabalham muito pouco, feriados que só existem no Judiciário, recessos no meio do ano e Natal/Ano Novo ,muitos só aparecem nos seus locais de trabalho três vezes por semana, possuem escala .

  10. Este é o poder mais nocivo do país! Arrogante, preguiçoso, absolutamente incompetente, prevaricador. É preciso ter peito e dar um basta neles, diminuir muito seu orçamento, nele incluído o MP!

    1. Só pode ser isso! E como há uma limitação orçamentária, se aumenta o repasse para o judiciário, alguma outra rubrica terá que ser prejudicada para compensar o teto de gastos.

    2. O poder executivo sempre aceita a pressão deles, com medo de ser investigado pois, também, é totalmente corrupto, a partir do maldito governo petista. Antes era tb., porém muito menos!

    3. O judiciário e Legislativo não estão sujeitos ao teto de gastos, já que o orçamento da união é regido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO?

    1. E é por isto que cito a única forma de acabar com este descalabro: UMA PAUSA PLANEJADA NESTA PSEUDO DEMOCRACIA! Aí, o comandante honesto, colocaria tudo no lugar!

    1. Mais do que correto. Onze sujeitos comandando um país com mais de 200 milhões de habitantes e, comandando para sua locupletação, para atender a si mesmos! CHEGA!

  11. E depois não entendem o porque da onda direitista no mundo. O modo esquerda faliu miseravelmente na política e na economia. Sobrou apenas o discurso vazio nas universidades e artistas.

    1. Hoje esta coluna está repleta dos melhores comentários. Cada um melhor e mais conclusivo do que o outro. Parabéns! Lembrem-se:o maldito governo petista dobrou as universidades,sem olhar qualidade.

  12. O Poder Judiciário é o maior empregador de “tartarugas e cágados” do mundo. Apesar da quantidades de servidores o serviço continua lento e quase parado. Baixíssima produtividade.

    1. Há raríssimas exceções de varas que cumprem os prazos da lei que 99,99% desrespeita sem ser punido. Essas raridades são a prova de que é possível e de que a maioria é incompetente mesmo.

  13. Uma caríssima estrutura para vender proteção jurídica a todos os ladrões oficiais da republica, inclusive à própria estrutura jurídica, onde o tal supremo, não de graça, é o maior protetor

  14. — LEMBRANDO, já que jornalões não se escandalizam : Justiça do Travalha gasta 17 BI e causas ganhas pagam 7 BI. Mais imoralidade que isto só a sanha da Casa de Tolerância do STF

  15. … tico-tico no fubá: basta verificar sobrenomes predominantes e se chegará a ancestrais ibéricos católicos malandros e priápicos, violentadores de escravas e índias. Pênis e caneta são ar

    1. Os57 milhões de eleitores que elegeram BOLSONARO, os Generais, o Juiz Sérgio Moro, o o BOLSONARO, exigem que seja feita uma DEVASSA para descobrir quem está ganha salário superior ao permitido pel

  16. Esse tablóide faz uma afirmação vazia de 6 linhas para ter audiência e instigar a população ao ódio. A Justiça está se modernizando. Elogia só qdo tem prisão? Vcs querem um Estado policial?

    1. Concordo com a extinção do CNJ, Justiça do Trabalho e Justiça Militar. Além deles o STF, TJSP e TJRJ são os mais perdularios.

    2. A demora maior é culpa da legislação e de uma população de milhões de litigantes que ajuizam ações até por causa de papagaio.

    3. Tá se modernizando? Onde estão os índices de produtividade? Processo que leva 10 anos pra concluir não se pode se chamar de justiça!!

  17. Finalmente! Há, agora, uma pressão de baixo para cima (hierarquicamente) pois a STFgarquia inepta se mostra ineficiente, ineficaz e dispensável ao homem comum e às atividades econômicas.

  18. No prato de cada Ministro do STF , estão as mazelas e doenças do povo brasileiro. Ganham muito e trabalham pouco | Vedetes arrogantes que se alimentam daquilo que falta aos pobres !

    1. Se você precisa falar com um deles, de manhã não chegaram, no meio do dia estão no almoço e de tarde já foram embora. E a Sentença quem faz é o secretário ou o juiz leigo.

    2. O problema não são os recursos ou as instâncias, mas a falta de profissionalismo e produtividade. Juiz deveria cumprir 40h por semana DENTRO da sua vara, trabalhando como todos nós.

  19. Igual educação, aumentou-se o gasto e piorou o serviço, tudo “dominado” por grandes escritórios “apadrinhados” com filhos, esposas, sobrinhos, sócios, etc. É a constituição “mata cidadão

    1. Eles rasgam a Constituição e o teto constitucional ao bel prazer. E tem gente que ainda reclama do CNJ, único órgão que ainda consegue punir rsses caras. Pode ter certeza que eles odeiam o CNJ.

  20. Essa é a matemática do PT. O Brasil no mesmo período quadruplicou a população? O judiciário melhorou 4 x? Poder judiciário maior para cada vez travar mais o país. Muito cabide de emprego.