Juiz de Campinas tira regalias presidenciais de Lula

O juiz Haroldo Nader, da 6a Vara Federal de Campinas, acaba de determinar, em caráter liminar, que sejam retirados de Lula todos os benefícios relativos ao cargo de ex-presidente, como assessores, motoristas e veículos.

A decisão foi tomada em ação popular movida pelo advogado Rubens Gatti Nunes, coordenador nacional do MBL.

Segundo Nader, o ex-presidente está sob custódia permanente do Estado, em sala individual, sob proteção da PF, o que lhe garante “muito mais segurança do que tivera quando livre”.

Os benefícios, além de desnecessários, configuram “desvio de finalidade”. Confira a decisão obtida em primeira mão por O Antagonista.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 180 comentários
  1. Ehhh, O Antagonista, faltou dizer que Joice Hasselman, Carla Zambeli e Julio Casarin foram os autores da ação popular que derrubou os benefícios do Molusco. Vocês tem credibilidade e cobram honestidade, mas jornalismo sério é imparcial e não omite informação.

  2. O Antagonista tem a primeira página da decisão na qual consta o nome dos autores. Será política dos veículos de imprensa não publicar nota positiva sobre os concorrentes, (Joice Hasselman, no caso)? Vários veículos fizeram o mesmo. Assim, a notícia perdeu parte importantíssima, a pluralidade de autores em cidades distintas, e é claro a iniciativa em nome próprio de uma jornalista e uma ativista, ambas conhecidas e de destaque na vida política do país. Isso é notícia! Aquele abraço, Antagonistas.

  3. Faltou dizer que a jornalista Joice Hasselman e a ativista Carla Zambelli tbm são autoras da ação popular. Ações idênticas propostas em São Paulo (JH e CZ)e Campinas MBL) foram reunidas pelo juiz federal de Campinas, prevento.

  4. kkkk….. a essas crianças do MBL, batendo em cachorro morto. Como são corajosas. Deviam aproveitar suas energia e recursos para rever também benefícios das filhas solteiras de militares e auxilio moradia de juízes por exemplo. MBL precisa sair da fralda, tá mais que na hora, é muito fácil fazer politica com um gayphone nas redes sociais.

  5. Céus, que país é este? A gente já sabia que era surreal, mas quando se lê os detalhes da sentença, preto no branco, a coisa fica ainda mais patética e escancarada: motoristas e seguranças que não têm como nem chegar perto do cara que não pode ir a lugar nenhum? E os carros, abastecidos, permanecem? E outros assessores?
    Essa decisão pode ser considerada como antecedente e aplicada à poste beneficiada pela leitura dolosamente personalizada e deturpada da Constituição feita pela manha de um ministro do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL?

  6. Proponho só manter o rabecão de plantão na porta da PF, pois se bater as botas por abstinencia alcoolica vai causar tremendo desconforto aos valorosos servidores pela pestilenta catinga que vai expelir esse defunto

    1. Infelizmente, gente “dessa espécie” não morre “tão rápido”, mesmo privados de “itens de primeira necessidade”. São bem treinados, nós já aprendemos isso.

      Agora é torcer para que a Providência Divina não conceda a esse sxecrável ser taaaanto tempo quanto concedeu a “El Comandante”.

      “Lula Martir (em vida)” por mais 20 anos nem Banânia aguenta…

  7. Simplesmente perfeito ! Totalmente aprovado. O presente do dia ! Temos também que acabar com toda e qualquer regalia e privilégio para ex-presidentes. Acabou o mandato, está encerrado, não tem direito a nada. É fundamental também acabar com os cartões corporativos.
    Este é o tipo de engajamento heroico que o Brasil precisa.
    O Brasil decente agradece e aplaude de pé !!!

  8. Quem lê a decisao vê que ele suspendeu as mordomias relativas a carro, segurança e motorista porque desnecessarias com o Beato preso. Nao fala de cartao corporativo e nem tem a ver com a condenaçao dele até porque nao tem sentença final ainda.

  9. parabéns Meritissimo, dr Haroldo Nader. Esta mais que justificado.
    Lula já tem segurança total dentro da PF. o pt anda cheio de frescura.
    Ainda temos homens de Lei a quem chamar de Juiz de Direito. Deus o abençoe.

  10. OLA MBL, TEM QUE TIRAR TAMBEM DA DILMA…METRALHA.

    XEGA DE SUSTENTAR VAGABUNDO DE LUXO.
    Acabou a farra e vão trabalhar.
    Um na cadeira e a outra logo.. logo.. vai xegar………….

  11. Há juízes nesta República!!! Por que tanta dificuldade em fazer o óbvio ululante? A casa civil estava examinando dois pareceres, cada um mais tolo que o outro, para manter benesses a quem não pode tê-los.

  12. Certíssimo, demorô, desde quando presidiário precisa desses penduricalhos, o vagabundo está no lugar dele, e aquela velha asquerosa da mandioca, o pré-histórico sarnento do maranhão, collor, fhc, etc (escrevo em minúsculo, esses crápulas não merecem letra MAIÚSCULA em seus nome), tem de tirar também essas mordomias, BRASIL, toma vergonha na cara!!!

  13. Certíssimo,ele não precisa de assessoria e nem seguranças, lá em Curitiba ele esta bem seguro e tem motorista particular e um carro particular.quero dizer um camburão.

    1. Perdeu a boquinha, amigo? Era uma dos Aspones que depois da prisão do chefão da Orcim estava realmente sem assessorar porra nenhuma ou ninguém?

  14. É disso que a torcida gosta. Para consertar o Brasil, precisamos de juízes corajosos que apliquem a lei sem distinção, doa a quem doer, só assim, a impunidade reinante em nosso país não servirá de escudo aos criminosos contumazes, principalmente a poderosa classe política, industria da corrupção.

  15. ze disse: 17 de Maio de 2018 às 13:21
    O demais ex-presidentes também precisam ter esses “direitos” rediscutidos, essa Lei merece ser revista, um assessor como segurança pessoal bastaria ou não?
    ———
    Qual seria o custo para o Brasil de um ex-presidente sequestrado por terroristas?
    Pode ser detestável pensar que Sarney, Collor, FHC, Lulla, Dillma contam com esses “privilégios” mas, por sua vez, os conhecimentos sigilosos que guardam é uma ameaça *real* à segurança pessoal e familiar.

  16. O demais ex-presidentes também precisam ter esses “direitos” rediscutidos, essa Lei merece ser revista, um assessor como segurança pessoal bastaria ou não? E em comemorações ou outras necessidades de representação e de locomoção oficial, poderiam requisitar veículo com motorista para o cumprimento de protocolo. Todo o mais é desperdício, para um país em crise.

    1. Concordo plenamente. São gastos milhões com a manutenção destas benesses através de nossos impostos. Esta é mais uma “jabuticaba”.

  17. Ouvir isso foi de lavar a alma. Essa pouca vergonha tinha que acabar automaticamente para todos que deixam os cargos de presidente e até outros que também podem ter esses benefícios. Parabéns ao juiz da Haroldo Nader, da 6a Vara Federal de Campinas. E devagar a justiça de SP mostra que ainda sabe e faz justiça e melhor em cima daquele ser condenado.

  18. Esta ação era para valer para todos que terminando o cargo .acaba todos os benefícios .assim é bom fica mamando nas tetas .e vem falar dos outros que são políticos ladrões TB. Prove a outra bandida da Dilma que ainda tem beneficios do governo e uma grade vergonha isto

  19. Muito bem#
    E a Dilma? Sofreu impeachment é continuou com mordomias.Simplesmente um absurdo!
    Ela tem a aposentadoria dela do INSS e deveria viver com esta, sem reclamar pois foi presidente, juntamente com seu partido durante 13anos é não fez nada para melhorar a vida dos aposentados.Essa miserável!

  20. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  21. É uma excrescência manter carros, motoristas, seguranças e assessores para um preso.
    Parece piada, até que enfim uma atitude para dar um basta nesse absurdo inexplicável.

  22. Ah! e no caso de êle continuar tendo-os, que os assessores, motoristas e veículos estejam também dentro da cela. Afinal a regalia é condição personalíssima e inerente ao condenado, não é mesmo? Além do que, faz-se necessária a supressão das verbas ora suportadas por nós, cidadãos honestos e cumpridores, já que o condenado está muito bem guardado e protegido.

  23. Pra completar, ouvi o Boechat na band news certa vez comentou que Juizes no Brasil tbm estao repletos de ganhos e penduricalhos que chegam ao absurdo, que ao meu ver nao condiz com a profissao de Juizes. E ate msm fez comparacao com magistrados exemplares em paises como Dinamarca, Austria, finlandia , etc… Sera que esse Juiz tbm vai denunciar os nobres colegas da classe dele e apresentar uma JUSTICA MAIS JUSTA? Entendo q a limpeza tem que comecar de dentro pra fora. Prov popular antigo diz : ” fazer continencia com kep alheio e facil”. Leva fama e gloria pra si proprio é isso que essas atitudes isoladas causam .

  24. ‘mais’,
    Senhor Juiz, Doutor Haroldo Nader,
    e agora, quem vai ‘escrever’ as cartinhas para o anaUphaBruto meter
    a impressão digital do polegar?
    Isso é maldade.
    O HEXA-MAIOR LADR… não sabe escrever um “O” com uma quenga de coco.
    E comèquifica ?
    Vai acabar a palhaçada ?

  25. Esses p tralhas só defendem suas más idéias e interesses anarquistas, esquecem de nossa Pátria, nossa nação, nosso pais, nosso povo, não demonstram nenhum tipo de respeito aos de opinião contrária, depois falam de democracia. Esse pt, não é o mesmo de sua origem, quando chegou no poder, perdeu sua identidade em busca de avassaladora ganância. Parece um sinistro PT (perca total).

  26. Pois é…como a história do filhote de elefante de um circo que cresceu tentando tirar a corrente de sua pata e que…de tanto tentar qdo filhote…depois de adulto continua com a mesma corrente mas com o pensamento de q por mais q eu tente não adianta…Não vou conseguir escapar então me conformei em ficar aqui acorrentado sendo q ele só precisaria dar uns passos para arrancar as correntes com seu próprio peso…E é assim q nós cidadãos brasileiros vivemos em um sistema dominado por corruptos sem exceção…

  27. É o início da retomada da vergonha na cara pelo judiciário, deve ser um efeito Moro contaminando alguns juízes, é de se esperar que o efeito seja permanente. Mas falta muito, no caso de políticos talvez o fenômeno não seja eficaz, de qualquer forma viva a Jetwash !!!

  28. É UM ABSURDO UM PRESIDIÁRIO, PORQUE LULA É ISSO MESMO, TER ASSESSORES. QUEM ESTÁ PAGANDO ESTE EXCESSO ? VAGABUNDO, LADRÃO, SURRUPIADOR DO DINHEIRO PÚBLICO NÃO PODE TER REGALIA NENHUMA.

  29. Cansado disse: 17 de Maio de 2018 às 11:21
    Ora, ora, ora. Você acha que precisa de ter uma lei especifica para isso ?? Não valerá o bom senso e a lógica para se cancelar essa mordomia. Fosse esperar lei ou não lei, deveria-se então autorizar ou proibir o Ogro de peidar no ambiente do cárcere ?? ou vomitar ??
    E por falar em vomitar recomendo à segurança da PF que reviste todos os familiares desse bandido, para verificação de que não estão levando garrafinhas de cachaça ou balas com miolo” alcoolizado”
    Dizem que o homem não pode ficar sem uma manguaça que pira.

  30. Então notícia já esperada por todos que tem uma boa consciência,temos que aplaudir quem lutam por esse país tão maravilhoso, dá um basta nesses sangue suga, acabando com Brasil!

  31. Sim, sou um dos 221 leitores deste blog do pessoal de Veneza e New York. E por isso bem à vontade para gargalhar. O triplex foi vendido e a escritura informará como proprietário anterior uma construtora. Isso porque o Moro não conseguiu revogar a legislação que obriga o proprietário a registrar seu imóvel para que seja o verdadeiro proprietário. E quem o comprou, segundo os jornais, é processado em Brasília por associação à corrupção. E eu, um desinformado pelo antagonista, pergunto : o dinheiro fruto de corrupção dele não seria igual ao atribuído ao não proprietário do apto? Ou existem corrupção e… corrupção?? O fato de publicações informarem o parentesco do comprador com o Alckmin …bem, …

    1. Ô trouxão….Se o crime é de ocultação de patrimônio, vc queria que o criminoso registrasse em cartório ? Zé ruela ao quadrado vc heim

    2. Não se apresse, meu caro, o arrematante do apê está envolvido até os cabelos naquela falcatrua das construtoras e imobiliárias de Brasília com o ex governador Agnelo Queiróz. O imóvel continua nas mãos da máfia.

    3. Se você continuar nesse ritmo defendendo o indefensável e, considerando que o molusco surrupiador não seja CONDENADO nas outras SEIS ações penais, daqui a 12 anos você conseguirá seu intuito que é ver seu ídolo solto, ok ?

  32. Pô, hoje só tem boa notícia! Depois da delação de Marcelo Odebrecht sobre o propinoduto exclusivo de Dilma Rousseff, vem essa boa nova para os cofres públicos (nós!). Só no país do absurdo um presidiário tem 8 pessoas atuando como seguranças, motoristas e assessores. Lula é o presidiário mais coxinha que já vi; só falta a babá para netos e bisnetos do ex-presidente. Nem o milionário, pilantra e amigo Sérgio Cabral dispõe das mordomias e confortos do Molusco mais corrupto do mundo, que incluem sala exclusiva, esteira ergométrica, tevê etc. Esse juiz mandou muito bem, embora tenha feito o óbvio ululante. Vamos aguardar o próximo passo de Sepúlveda Pertence, com muita apreensão.

  33. E os 3 patetas continuam junto ao Ministério Goebells da propaganda..espalhando o fascidmo crescente no Brasil.Triste E os analfabetos politicos propagadores de odio fando pitacos

  34. Lula é condenado pelo próprio decreto. kkkkk… Que maravilha.
    Vejam e espalhem!
    Presidência da República
    Casa Civil
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    DECRETO Nº 6.381, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2008.

    Regulamenta a Lei no 7.474, de 8 de maio de 1986, que dispõe sobre medidas de segurança aos ex-Presidentes da República, e dá outras providências.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei no 7.474, de 8 de maio de 1986,

    DECRETA:
    ……………….

    Art. 12. Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

    Art. 13. Revoga-se o Decreto no 1.347, de 28 de dezembro de 1994.

    Brasília, 27 de fevereiro de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

  35. É uma grande provocação ao contribuinte e violação dos princípios morais o fato de um preso por assalto aos cofres públicos ter direito a vários assessores pagos com dinheiro público. Além do mais, para que um presidiário precisa de assessores?

  36. Parabéns ao juiz Haroldo Nader. Enfim, alguém se preocupou em rever o absurdo de manter carros, assessores e asseclas para guardar e servir a quem? A um bandido presidiário, que só soube se valer do cargo para roubar o povo brasileiro de bem!

  37. Isso é pouco. Ex presidentes condenados por esbúlio, corrupção, tráfico de influência,lavagem de dinheiro e outros crimes contra a Fazenda Nacionak não poderiam receber desta nenhum tipo de subsídio ,nem salário. Ao contrário , é dever do ex presidentes improbo devolver o que roubou. A lógica está em que há dívida deste meliante para com o estado.

  38. Dalila disse: 17 de Maio de 2018 às 11:32
    Porque temos que pagar regalias a ex-presidentes e pior pagar para ex que nos roubou e está preso eh demais.
    —-
    Porque é o que manda a lei.

  39. Já que o chefe da ORCRIM está preso, a família de Lula é que fica com estas mordomias e com parte do salário dos funcionários públicos que ficam disponíveis inutilmente para o Lula. Espero que estas mordomias sejam tiradas da família Lula da Silva até porque os filhos de Lula ficaram milionários como laranjas do pai então isto é uma afronta ao cidadão de bem que no final é quem paga por estas mordomias e benefícios.

  40. Ao Lula tudo aquilo o que tiver direito, nada mais, nada menos.
    Se está seguro, não precisa de seguranças, se não viaja, não precisa de motoristas e carro, quando voltar as ruas, que tudo lhe seja devolvido, já à porta do presídio.

  41. Enzo disse: 17 de Maio de 2018 às 11:06
    Oba que bom, ao menos um Juiz para cumprir com justiça
    =======
    É mesmo? E qual lei ele cumpriu? A “sentença” não passa de opinião. Esse assunto vem sendo estudado pelo governo e não existe previsão na lei porque jamais aconteceu nestepaiz um presidente preso. O que vejo é oportunismo do MBL e do juiz, e o autoritarismo usual da maioria dos leitores deste site.

    1. Se o arrombado do molusco encantador de jumentos é o primeiro, que seja criada a jurisprudência!! Qual é o problema?
      Ou você acha certo que paguemos por uma mordomia totalmente inapropriada?
      Petista adora defender o indefensável!

    2. Falou a prostituta petista reynaldoazevediana, sempre pronta a chamar o “estado de direito” toda vez que algum dos integrantes da quadrilha se vê em maus lençóis.
      “Autoritarismo” meu caro, é obrigar uma Nação a custear as fanfarronices protocolares de um cachaceiro ladrão e vagabund0 que destruiu um país.
      ISSO SIM É AUTORITARISMO.

  42. E as mordomias com a jumenta da Dilma, quando é que alguém vai ter a coragem de acabar com as despesas nada modestas dessa imbec1l, passeando pelo mundo com sua turma de assessores, tudo pago pelo trouxão aqui pagador de impostos.

  43. .
    Este país É MUITO ATRASADO!!!
    Este país É MUITO CANSATIVO!!!!
    Perdemos um ENORME TEMPO
    discutindo coisas ÓBVIAS!!!!
    Em um país sério, esse BÊBADO, LADRÃO, FDP,
    já estaria esquecido em uma cela de
    uma penitenciária de segurança máxima.
    .

  44. Demorou!!! Prá que um criminoso preso precisa de “motorista”, “seguranças” e “assessores” pagos pelo povo?
    Isso é uma aberração, daquelas que só são possíveis nesta bagaça desgovernada chamada Brasil.

  45. Independente disso, q ao meu ver esta correto, cadê a prestação de contas dos gastos do condenado “9fingers”,qdo ficava hospedado em hotéis 5✡️, restaurantes caríssimos, e até voos em jatinhos particulares? Enqto q a massa mortadela, ficava no pão com manteiga e pinga, lá nos confins pq aqui em SP, era a base de coca cola, lanche Mc Donald, e ônibus fretado pago! Kkkk e está a igualdade entre os ‘cúpanheiros’ q eles pregam, mas aplicam de forma subjetiva, e os Camarões ainda acreditam neles, são uns idiotas kkkk por isso estão ainda com cabresto (voto), e por isso q o tal Ziro Gomes os tratam feito animais kkkkkkkkkkkkk e querem ter direitos iguais kkkkkk então vamos dar direito à votar para os jagues, e burros, kkkkkk varão melhor uso! Kkkkk

  46. A seguir, mais uma batalha “lawfare” com garantia de amplo espaço na imprensa além de publicidade para todo tipo de factóide decorrente. Como sempre, o brasileiro será alvo de táticas esquerdistas, sempre bem sucedidas nestepaiz.

  47. Já não era sem tempo, pois está melhor do que muitos presos, que sequer têm dinheiro pra comprar um “ quartinho” de pinga, já o molusco roubou e muito, e vive na carceragem da PF como se fosse um rei! Pelos males que causou ao país, todos os políticos, principalmente os ptistas devem enfrentar a prisão, ou então a guilhotina!

  48. Um prejuízo a menos para os cofres públicos.
    Cada dia que passa, aumenta o meu orgulho por
    juízes que não se intimidam e não se ajoelham
    diante do mando e dos caprichos de políticos e
    de corruptos.

  49. O dolar sobe e a Bolsa cai também pelo risco jurídico do país. Desde que Lula foi preso e a esquerda não aceita que a justiça se faz, há uma descrença dos investidores neste país. E eles têm razão. Estamos a beira do caos!

  50. Parabéns Dr. Gatti e Dr. Nader.
    Agora é um absurdo ter que peticionar para retirar as “tralhas” que deveriam ter removidas automaticamente.

  51. Mais do que Justiça, isso é o óbvio, e deveria se estendido a todos aqueles que de alguma forma foram condenados em seus mandatos, presos ou “impichados”, por exemplo a presidANTA.

  52. Parabéns ao MBL, ao advogado que impetrou a ação mas, sobretudo, PARABÉNS AO JUIZ pela clareza da decisão e pelo desassombro de toma-la.
    A manutenção de tais mordomias constituía um escárnio ( mais um ), protagonizado por esse marginal condenado que precisa, isso sim, é de bolas de ferro nos pés e de uma enxada para trabalhar uma vez na vida .

  53. Uma coisa que é de tão bom senso, precisou(com laudas de louvor pelo ato), mas só hoje que esta atitude foi tomada.
    Se não é a maquina burocratica é a LOUCA da maquina politica que em Bannania se vive (alias ambas maquinas LOUQUÍSSIMAMENTE LOUCAS>

  54. Até que enfim alguém tomou a providência óbvia!!!!! Esse ladrao preso com motorista e assessores e seguranças e demais para a cabeça!!!! Agora o juiz lá de Curitiba precisa fazer esse ladrao parar de fazer agitacao na imprensa!!!

  55. Beneficios que ele aumentou e muito no seu mandato, dando mais regalias a todos ex-Presidentes, e o Brasil falido, tinha era que cortar de todos Pres. não somente dele porque esta preso.

  56. Toda segurança de lula está por conta do Estado, na prisão onde lula se encontra. Não há nenhuma necessidade de assessores e motoristas, pois lula confinado não vai a lugar nenhum.