Júlio Marcelo explica o golpe na Lava Jato

Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU, foi ao Twitter explicar didaticamente o que O Antagonista chama de golpe na Lava Jato, em votação hoje no STF.

“A Justiça Eleitoral é célere para processos relativos ao registro de candidaturas, mas não tem agilidade para julgar prestações de contas das campanhas. Até o início de 2018, apenas as contas dos dois candidatos que foram ao segundo turno em 2014 tinham sido julgadas”, escreveu o procurador.

“Sem estrutura para dar vazão sequer a milhares de processos de contas de campanhas e de partidos, que se dirá de estrutura para processar e julgar crimes complexos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio? Se fosse simples, não haveria varas especializadas”, acrescentou Júlio Marcelo.

O Dia D da Lava Jato. Saiba mais

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 140 comentários
  1. Congressistas, aqueles que derrubarem esta decisão do STF estarão no coração dos eleitores. Aprovem uma lei em sentido contrário a decisão do STF. O poder de legislar é de vcs e não do STF!

  2. Congressistas vcs são eleitos e podem derrubar a decisão STF de levar os crimes de corrupção e lavagem para Justiça Eleitoral,basta aprovar uma lei que diga expressamente que não vão para eleit

  3. O q o Dr Júlio Marcelo Não Sabe e o antagonista Não divulga ,é a razão disso : – paulo preto Foi Condenado ! Se ele falar o psdb Todo vai em Cana !! Melhor conspirar contra o Bolsonaro …!!!

  4. Acabam com a Justiça do Eleitora e a Justiça do Trabalho e cria a Justiça Federal para julgar crimes de corrupção! Aí sim esse país vai virar país de primeiro mundo em 10 anos!

  5. Das duas uma, Ou acabamos com a JUSTIÇA ELEITORAL de uma vez ou se MUDA a LEI para que crimes de caixa 2 ( falsidade ideológica ) sejam investigados pela Justiça Comum para ter mais CELERIDADE

    1. Mas no momento a seara para julgar os crimes de caixa 2 é a Justiça Eleitoral. Os outros crimes, como mesmo lembrou a PGR tem que ser mantidos na Justiça Federal

  6. A composição da corte do judiciário eleitoral mistura justiça comum com OAB. Isso não pode prestar. Façam da Justiça Eleitoral um braço da Justiça Federal… Aí a festa acaba!!

  7. A composição da corte do judiciário eleitoral mistura justiça comum com OAB. Isso não pode prestar. Façam da Justiça Eleitoral um braço da Justiça Federal… Aí a festa acaba!!

  8. Como podemos admitir que o stf possa fazer uma manobra criminosa como esta? Onde estão os manifestantes na paulista? Vamos exigir o que o povo quer e não o conlúio que armaram.

  9. Para começo de conversa, a justiça eleitoral é uma EXCRESCÊNCIA em si ! Agora, querer que essa abominação jurídica julgue casos para os quais há uma justiça competente, É GOLPE !

  10. Eles vivem se fazendo de desentendido com seu português tergiverso. Se já existe não há nada a propor ou a ser decidido pelo STF. Acabar com esta patifaria de decidir de novo o que já está funda

  11. Tira o Beiçola Mendes do STF e coloca o Procurador Júlio Marcelo de Oliveira! Este é competente e pode ajudar o Brasil a sair da lama! Já enviou um aviso para Bolsonaro! Tomara que acate!

    1. Apoiado e o Presidente precisa tomar coragem e revogar a PEC da Bengala e o Congresso alterar na CFRB o atual acesso às cadeiras nas Cortes Superiores somente através de Concurso Público.

  12. Pqp … pq esse cara não está no STF … colocaram o traíra do Alexandre dez Moraes q está pagando o débito com o Temer agora, sem falar no testo da PTralhada e no MM M.e.r.d.a

  13. O que esta imprensa corrupta e os Antagonistas fizeram para evitar esta grave situação tirando das mãos da Lava Jato e jogando para a Justiça Eleitoral propositalmente “emperrada”. Nada seus c

  14. Certo. O no. de grupos de interesse travestidos de partidos políticos, ou legendas de aluguel, somado aos que se encontram na fila para a chancela oficial ultrapassará uma centena. Caos!

  15. E ainda tem gente que acha que existem 3 poderes.Não é a toa que nenhum pedido de impeachment dos ministros do STF ande no Senado, e não é a toa que o STF liberte bandidos politicos.E tudo combin

    1. É por isso que os procuradores mediáticos deveriam fazer campanha. No Senado seus públicos podem pressionar e até punir os condescendentes, não na Justiça!

  16. Explico c\+ didática: MP’s políticos que dão suporte às teses de acusados e vão fazer campanha política não têm chefes probos e não emitem NOTAS DANDO À SOCIEDADE SEGURANÇA DA LEI: impeac

  17. Esse Procurador é digno dos maiores elogios, por sua desenvoltura profissional, espírito público e notório conhecimento jurídico. Forte candidato para futuramente elevar o nível do nosso sofrí

  18. Incrível,a lava jato mesmo com todos os tipos de pressão e tentativas obscuras para por fim a ela,a mesma conseguiu sobreviver ao governo petista e do temer, e pode ter fim no “governo” do JB.

    1. continuando,o que ele fez?,aceitou bovinamente que a rosa o humilhasse na diplomação,levou uma dura do toffoli e ficou calado e finalmente ligou pro gilmar pedindo desculpas e conselhos,um frouxo

    2. Zé e Gildo,uma das bandeiras do JB não era combate a corrupção?,ele não convidou o Moro pro MJ por causa disso?,então ele deveria saber que o grande inimigo de fato era o stf.

    3. Não misture as estações! Não foi JB que indicou estes ministros, acontecendo agora porque o nível de água chegou no pescoço de aves e vampiros, se é que me endendi

    4. Um frouxo esquizofrênico que vê inimigos irreais em tds os lugares e não vê os inimigos reais,fascinado pelo mundo virtual,deixou bem claro para o stf que era um mero subserviente,phoda-se o país

  19. Sou servidor de um TRE. Digo mais: cartórios eleitorais não possuem servidores especializados para análise de prestação de contas de partidos e candidatos. Em alguns cartórios faltam até materi

    1. Mas isso é proposital. Sempre foi uma farra do boi, essas contas de campanha. Pra que ter uma justiça eleitoral eficiente ?

    1. Bolsopatas, não argumentem que o PT era pior, que o Lula era pior. O que importa mesmo é que os Bolsonaro não fazem absolutamente nada para ajudar a combater a corrupção.

    2. Que nada, esse miliciano, verdadeiro produtor de laranjas. E ainda teve a pachorra de dizer que é BATISTA. KKKKK

  20. O que motiva o STF a enviar para a ineficiente e anódina Justiça Eleitoral os casos de corrupção é promover a impunidade. Há muitos poderosos corruptos sendo presos. Isso incomoda o STF.

  21. Todo o mecanismo juridico está muito claro para até os leigos, somente para Excias do STF continua tudo no escuro com o propósito de encobrir a corrupção grana que veio dos cofres do gov federal.

  22. Um exemplo o processo com Jacques Wagner,com a Odebrecht,foi para Justiça Eleitoral, como a Juiza da J.Eleitoral da Bahia , foi colocada por J.W. ela simplesmente mandou arquivar ,aí.

  23. Sabe por que o judiciário enaltece a Justiça Eleitoral? Porque juízes e promotores acumulam salários e benesses por dois anos, em rodízio. É tão boa, q Cajamar tá sem prefeito há dois anos.

  24. Esse golpe dos membros do stf (sindicato dos traidores e farsantes) estava urdido há muito tempo. Hoje será concretizado em definitivo. Logo o AliBabá-mor presidiário será solto pelos comparsas

  25. Se o golpe se concretizar, rogo ao presidente que crie uma olj dentro do TSE para que a falta de estrutura não seja motivo para a impunidade. Baixe uma MP e crie uma força tarefa dentro do TSE.

    1. Não é tão fácil como sugere. O Executivo não pode invadir a estrutura administrativa e funcional do Poder Judiciário.

    2. Enfia uma MP trazendo os casos de corrupção de volta para as varas especializadas, via Moro, que sabe tudo desse assunto!

  26. Está bom, mas o STF só pode interpretar as leis. Se interpretar assim, de forma a inviabilizar o combate à corrupção, enfia uma Medida Provisória, via Moro, corrigindo a Lei..

    1. Medida Prosvisoria é um instrumento que tem força de lei até ser convertido em Lei. Poderia ser feito uma analogia com um Projeto de Lei do Presidente que já sai valendo como uma lei até ser vota

    2. Não. São espécies distintas de norma (gênero que engloba as espécies como: Texto Constitucional, Lei Ordinária, Lei complementar, decreto e portaria).

    3. Estão interpretando a Constituição, para definir a competência da justiça eleitoral. Acho que seria caso de emenda à constituição.

  27. Entregar essas investigações ao STJ é o mesmo que pedir ao lobo pra tomar conta das ovelhinhas. STF tem postura indecente, imoral e merece todo o desprezo do povo brasileiro. Queremos a #LAVATOGA.

  28. 🇧🇷 O Brasil não vai aceitar um tribunal cumparsa do crime organizado é hora de. Bolsonaro vir a TV em rede nacional e acusar o STF de aliado da corrupção e protetor de bandidos. Chuta o bald

    1. Mais eficaz criar leis competentes e aprová-las no Congresso… Em oito anos vai indicar novos ministros mais alinhados com os anseios da população..

  29. Por mim essa justiça eleitoral já deveria ser extinta, por que não presta pra nada, somente cabide de emprego, que demora pra julgar ainda dando prejuízo pra nação com julgamentos demorados .

  30. Hj isso,amanhã solta o lula.Quem acha q c eleições vai resolver alguma coisa.Na venezuela tambem tem eleições.Aqui,meio caminho.E só governa se eles deixarem.Tanto esforço p nada.

  31. Se o TSE não tem estrutura então, Presidente Bolsonaro, crie uma OLJ dentro do TSE. Cerque estes oportunistas baixando um decreto e criando uma unidade de reforço que dÊ continuidade Às investiga

  32. O min.Moro deve formar então uma força-tarefa através de um decreto presidencial que crie uma espécie de OLJ no TSE. Reforçar com mais PF e MPF uma unidade exclusiva para tocar os casos.

    1. Viva Bolsonaro. Isso é facil de resolver. Os ignorantes da esquerda estão achando wue eles estão votando pra acabar de vez com a lava jato, haja ignorância

    1. Assino a Oi TV, nenhuma emissora, entre Globo News, Record News e TV, Band News e TV, NADA X NADA, falam desse julgamento no STF. Só repente e repetem sobre o massacre de Suzano.

    1. Tentei também e nao consegui! Parece uma armação! Nos canais e portais da mídia esquerdista nenhuma menção!

    1. Já comentei em outro post. Faço questão de repetir: comentário lúcido, certeiro e contundente. Aliás, a “liga da justiça de Curitiba” semelhantemente ao digníssimo Capitão, só acerta quand

    2. Aquela Constituição que teu Reúnan Canalheiros e o Bandidowski rasgaram para beneficiar a DilmAnta estocadora de vento??? Sei…. dois pesos e duas medidas!!!

    3. Não foi Dallagnol e O Aontagonista que perderam, foi o Brasil. Perdeu para os bandis. Aliás, Eduardo, como simpatizante de bandidos, seria um cúmplice?