ACESSE

Júlio Marcelo pede que TCU obrigue governo a divulgar dados sobre Covid

Telegram

O procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público no TCU, pediu que o tribunal obrigue o governo a restabelecer a divulgação dos dados sobre infectados e mortos.

Em representação enviada hoje ao TCU, Oliveira pede que o governo retome a publicação dos números das últimas 24 horas, do acumulado e os números proporcionais por milhão de habitantes.

No documento, Oliveira critica as posições erráticas do governo sobre os dados a respeito da pandemia. No entendimento do procurador, a postura do presidente Jair Bolsonaro e de seu Ministério da Saúde contraria a política nacional de dados abertos e viola o princípio da confiança.

Oliveira segue a mesma linha de seu colega Lucas Furtado, que também hoje apresentou representação ao TCU para que tome providências sobre a falta de transparência nos dados da Covid.

Em entrevista coletiva nesta tarde, no entanto, o governo recuou e botou a culpa de seus problemas em falhas técnicas. O secretário-executivo da Saúde, Élcio Franco, disse que vai voltar a divulgar os números de mortos registrados nas últimas 24 horas. “Num segundo momento”, disse, serão informados os mortos pela data da ocorrência.

Leia também: Brasil precisa dos DADOS REAIS sobre a Covid-19

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 30 comentários