Justiça brasileira recebe depoimento de premiê sueco na ação dos caças de Lula

A 10a Vara Federal em Brasília recebeu os depoimentos do premiê sueco, Stefan Löfven, e dos executivos da Saab colhidos em junho por meio de carta rogatória.

Eles foram arrolados por Lula como suas testemunhas na ação penal que apura o pagamento de propina na compra dos caças Gripen NG pela FAB.

Na ocasião do início das negociações, ainda no governo FHC, Löfven comandava a poderosa organização sindical sueca IF Meta.

Mais tarde, em 2012, quando assumiu a presidência do Partido Social Democrata sueco, Löfven escreveu uma carta a Lula pedindo que intercedesse junto a Dilma em favor da escolha dos caças suecos.

À BBC, em junho, ele disse não ter conhecimento de qualquer irregularidade na venda dos jatos.

Outro depoimento que chegou às mãos do juiz Vallisney de Oliveira foi o de Marcus Wallenberg, presidente do conselho administrativo da Saab, Marcus Wallenberg.

O MPF também investiga se a companhia pagou propina ao então prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, por meio do Museu do Lula. Como parte do ‘pacote’ dos Gripen, a Saab construiu na cidade um parque de montagens de partes do jato.

Vallisney decidiu só divulgar o conteúdo dos depoimentos depois que forem traduzidos, o que dependerá de indicação da embaixada da Suécia.

O juiz também solicitou informações sobre as cartas rogatórias enviadas às testemunhas arroladas por Lula na França e no Reino Unido.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 10 comentários
    1. Se chegar no colo de Tofolli ou Lewandowski é certo que a escolha por Paulo Okamorto será entendida como justa e bastante oportuna pela isenção que o japa representa aos interesses mais nobres do país

  1. Se houve rolo prendam quem for necessário, mas não destruam o plano das Força Aérea. Nós precisamos desses caças. A Venezuela está cheio do MIG, Sukoi, etc, herdados de comunistas – É um perigo isso

  2. Se houve rolo prendam quem for necessário, mas não destruam o plano das Força Aérea. Nós precisamos desses caças. A Venezuela está cheio do MIG, Sukoi, etc, herdados de comunistas – Perigoso

  3. Se houve rolo não sei, mas prendam quem for necessário, mas não destruam o plano das Força Aérea. Nós precisamos desses caças. A Venezuela está cheio do MIG, Sukoi, etc, herdados de outros países.

  4. Eu falei “cumpanhêru” contente-se com os bilhões que vc já tem em Portugal (lembra da Rose?… clandestina em avião da FAB?… carro forte? … Banco Esírito Santo? Eu avisei q ia dar MERD@.

  5. É muita perseguição ao maior presidente da história! até parece que só tem santinho nesse tipo de negociação. O Tio Sam ficou chateado porque a Boeing foi preterida e colocou os seus cães contra LULA.