Justiça de SC ordena remoção de notícias falsas contra urnas eletrônicas

A Justiça Eleitoral em Santa Catarina acolheu pedido do Ministério Público e ordenou que Facebook, Instagram e YouTube removam notícias falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas, registra O Globo.

A decisão do juiz Ítalo Augusto Mosimann, liminar, também determina o bloqueio da disseminação das fake news pelo WhatsApp e a suspensão de uma página na internet que atacava a credibilidade das urnas.

Um dos conteúdos cuja remoção foi determinada é um vídeo que mostra o eleitor apertando a tecla 1 na urna eletrônica. Em seguida, aparece a foto de Fernando Haddad, sugerindo que a urna já estaria programada para conceder voto ao petista.

Segundo o MP, o vídeo é “sabidamente falso” e foi compartilhado para confundir o eleitor.

Livre-se das fake news. Assuma você mesmo o controle do que realmente interessa saber. Saiba mais AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cleo disse:

    Alguém de O Antagonista pode me dizer se é possível fazer uma auditoria paralela Nas urnas eletr? Ex. todos que votarem, pegarem o comprovante, escreverem 17, fotograf e enviarem a foto a 1 central

    1. Existe um app chamado Totalizador. Ainda possui alguns probleminhas, mas funciona. Busque na Play Store.

Ler comentários
  1. Pedro disse:

    Estão se preparando para a fraude de domingo.

  2. Brasil disse:

    Quer dizer então que é proibido questionar? Por que não volta às cedulas de papel? Niguem confia nas urnas, elas não transmitem confiança, por isso tem que ser abolidas!

  3. Fred disse:

    Este é um exemplo de POLITICAMENTE CORRETO. Eles estão nos tirando a possibilidade de sermos críticos. Isto não é CENSURA????? A fraude servirá para diminuir a lavada que o poste receberá do B1

  4. Alexandre disse:

    "Sabidamente falso"? Deve estar se referindo ao Malddad, este sim sabidamente falso candidato pois o "verdadeiro" está numa cela em Curitiba.

  5. Otao disse:

    ATENÇÃO EDITOR. No UOL o seguinte informe: "O PT usou o sistema de WhatsApp; campanha de Bolsonaro apagou registro de envio". Recordar que JB caiu de pau na FSP.

    1. Caio e JB interditam a FSP. Idem à VEJA ÉPOCA, ISTOÉ GLOBO, UOL, GN e mais. Então JB q/ reúna amigos capitalistas p/ fundar jornal bolsonareiro e dê dinheiro do governo.

    2. Caio diz "FSP jornaleco". Então lê a FSP. E desaprova 100%? Ora, discordar nalgumas é normal. Só q/ não aprecia nada? Mas jornalismo FSP é diversificado. Pô, repensa-te Caio!

    3. A FSP recebeu 250 milhões do governo federal. A TV Brasil recebeu 6 bilhões do Governo Federal. O insucesso da TV desalinha com o êxito da FSP. O que faz a diferença?

    4. Proceder político de JB tem defeito de lhe atrair mal-estares. Desdenhar debates televisivos faz mal à parcela da sociedade q/ não dispensa o duelo culto-intelectual. JB dá de ombros.

    5. Dá de considerar que JB faz estilo "fala muito". Nada a ver c/ falar-de-palanque ou falar-de-debate ou falar-de-política. O JB "fala muito" pelos cotovelos, modo de chutes, atravessado.

    6. Se reunidas as expressões grosseiras e estúpidas e infames de JB - bolsonarices - daria de pensar q/ lhe faltaria habilidade mínima de hesitação. Na política hesitar é truque técnico.

    7. Recordar o q/ JB falou: "A Folha de São Paulo é o maior fake news do Brasil... imprensa vendida, meus pêsames... sem mentiras, sem fake news, sem Folha". Verve autoritária de JB.

    1. Haddad usou uma criança em seu programa e o pior ensinando a mentir!!! Isso pode??!

  6. Diego disse:

    "Estranhamente" a frota da PM não mais abastece no posto do filho do governador, em Criciúma - SC. Fizeram isso por 12 anos, pelo menos. Casar com filha de desembargador ajuda e muito.

  7. Michel disse:

    Querem calar o povo mesmo. Isso que é censura!

  8. Rita disse:

    Juiz auxiliar. Cheio dos mestrados em Direito Ambiental.

  9. Paulo disse:

    Todo brasileiro sabe que estas maquininhas não são confiáveis. Por querem calar a opinião pública???

  10. FREDERICO disse:

    Que as urnas são fraudáveis, não restam dúvidas. O TSE está esperneando para que a população acredite que eles garantem o processo. Ai de quem duvidar...

  11. Cino disse:

    O primeiro parlamentar na historia do Congresso a dizer que o voto manual era fraude, e pedir INFORMATIZAÇÃO na eleição,. tem nome: BOLSONARO.

  12. Eliana disse:

    Mias uma mostra das inclinações ditatoriais deste sistema.

  13. Mey disse:

    Assistam o canal no YouTube Brasil Paralelo o episódio Dossiê urnas eletrônicas . ASSISTAM E COMPARTILHEM INFORMAÇÃO. Se tiver fraude vamos partir pro levante. Fuzil é mais poderoso q a caneta

  14. Eliana disse:

    É 17 , ou uma ditadura cruel como na Venezuela, onde mães dão os filhos por não haver comida. Salvem nosso Brasil.

  15. Sonia/SP disse:

    Nao podem proibir! Se nao sao auditaveis, como podem pretender que o povo aceite ?? Que isso? Ditadura comunista?

  16. Claudio disse:

    A análise do TSE do vídeo é ridícula

  17. Formiga disse:

    Tem um certo Emílio Dalçoquio está dizendo que Haddad está eleito por antecipação. Afinal porque espalham pânico entre os brasileiros. Bolsonaro vai ganhar . Não tem como não ganhar.

    1. Emílio Dalçoquio é um mega empresário do ramo de transportes de combustíveis. Será que tem alguma coisa a ver?

  18. Mey disse:

    Nao adianta nada retirar. O Brasil todo sabe q as urnas sao fraudadas. Assistam o canal Brasil paralelo Dossiê urnas eletrônicas, la ta explicando o método q eles usaram pra fraudar as eleições.

  19. Brasil disse:

    Quem vai investigar a veracidade da notícia? Esse é o primeiro passo para a censura, impedir qualquer tipo de questionamento.

  20. Ivone disse:

    Eu nunca confiei nesta urnas, é, muito menos nos responsáveis por elas.

  21. Marian disse:

    As noticias não são falsas muita gente não pode confirmar o voto no Bolsonaro, as urnas são as mesmas que elegeram Maduro!

  22. Evandro disse:

    A urna eletrônica foi feita para confundir o eleitor.

  23. Marcos disse:

    Espantosa a obsessão do Establishment pela seita do Santo Bite. Não se deram conta que não existe mecanismo ou sistema perfeito. A realidade choca os histéricos. Vão ter que aprender pela dor.

  24. Janes disse:

    TRE está , com isto, confessando a própria cumplicidade. Quem não deve não teme !

  25. Eliana disse:

    A Justiça eleitoral pretende também tirar da mente do eleitor o que é consenso?

  26. Claudio-PE disse:

    Tudo que o povo quer é que não haja fraude mas urnas sem auditorias não são confiáveis.

  27. Eliana disse:

    Não podem esconder o grito dos brasileiros nas ruas em manifestações pró campanha de Bolsonaro. Não podem esconder de ninguém que os brasileiros em maioria Já escolheram seu Presidente.

  28. Insensível disse:

    Quer saber o que é que define sobre o "Haddade" / "Andrade" ou "Adraike", vejam olhem e se gostar compartilhem sem dó. youtu.be/MRHf2NWgmo8

  29. Fred disse:

    Começou a fraude..... Olha a guerra chegando!!!!!

  30. Eliana disse:

    Brasileiros é a única chance de não virarmos uma ditadura> Votemos em massa por liberdade. Salvemos nossa Pátria e o futuro de nossos pequeninos.

    1. Teus pequeninos estão sendo trenados para "corrupto" ou "corruptores"? É só uma pergunta. Liberdade para "ladrão do dinheiro do povo"? É só outra pergunta.

  31. Janes disse:

    Ditadura cínica e persecutória do TRE prova que ele é CÚMPLICE da fraude e de toda a corrupção!

  32. Alckimin disse:

    O novo Homem não é um imbecil castrado gayzista petralha! O novo homem é forte, masculino e corajoso como os velhos Homens de antigamente.

  33. Comentadorista disse:

    Pra mudar o resultado presidencial tem que haver uma fraude no sistema, dados internos ou apuração de milhares de urnas e não na interface com o eleitor como foram as denúncias.

    1. Concordo. Isso parece mais sabotagem de alguns técnicos com acesso às urnas. Este tipo de fraude não altera um resultado em nível presidencial.

  34. Giovanina disse:

    A Justiça Eleitoral ordenar remoção de notícias falsas sobre fraude nas urnas no Face/Youtube/Instagram é fácil, o difícil é instalar, no coração verde/amarelo, a confiança nos responsávei

  35. Claudio disse:

    Fui mesário varias vezes no tempo da cedula e urna de lona marrom.Não tinha nada em cofre,era às abertas a contagem dos votos,com fiscalização firme dos correligionários dos partidos.E agora?

  36. Ricardo disse:

    Me digam um único país com urnas eletrônicas sem impressão de votos. Essa estrovenga só existe no Brasil. Pelo visto a Polícia do Pensamento vai vir me prender de madrugada.

  37. Maria disse:

    Cada vez mais claro que HAVERÁ fraude!

  38. Fred disse:

    TSE perdeu totalmente a credibilidade. A fraude não será tão cara de pau a ponto de fazer o poste ganhar, mas servirá para reduzir a distância de votos que deverá (sem fraude!) ser de mais de 20

  39. gilberto disse:

    É incompreensível o TSE manter essas urnas, com tantas denuncias de fraudes e alto índice de desconfiança da população. Para demonstrar a lisura destas eleições, deveria adotar voto em papel

  40. Rony disse:

    As urnas sao confiaveis igual ao partido dos trabalhadores.

  41. Luiz disse:

    Senhores Antagonistas coloque amanhã a foto do Haddad, Gleisi, Manoela e Celso Amorim, reunidos com o pessoal da OEA que vieram em pra qual missão? É gravíssimo, é pra FFAA e TSE agirem.

    1. Infelizmente Marcos é só para provocar, sabemos que o comando da FFAA e do TSE são ligados a essa turma. Para o general então, as instituições estão funcionando normalmente.

  42. Wagner disse:

    Não é fake não, fake é esse troço conhecido como TSE, é preciso fechar o TSE, a quem interessa defender e esconder do povo tanta sordidez e fraude nessas urnas e na contagem dos votos? o que gan

  43. Gabriel disse:

    Censura comunista? Já sinto cheiro de assalto !!

  44. Marco disse:

    Sabidamente por quem, cara pálida? Q inquérito houve a esse respeito? Canalhas! Espero q o novo governo faça algo efetivo contra essa canalhice toda.

  45. Wagner disse:

    E essa b. de justiça eleitoral no Brasil ainda fala de democracia, punindo e atacando denúncias sem mandar investigá-las, essa bosta socialista chamada Brasil está demonstrando a ditadura em que s

  46. Gianinni disse:

    Por isso Bolsonaro é preferido para ser o Presidente do Brasil! Os novos Ministros do STF indicados por Bolsonaro devem acabar com essa palhaçada de urnas eletrônicas e com o autoritarismo do TSE.

  47. Rony disse:

    Domingo será o inicio ou o fim do Brasil. Uma explosao de alegria ou uma explosao de guerra civil. TSE vai escolher.

  48. RONALDO disse:

    Bolsonaro perder, é o caos. Perder com fraude é guerra. Perder eleições assim não tem como aceitar. Temos de descobrir tudo que fizeram em todas as eleições. As próximas tem de ter voto impres

  49. Rosa disse:

    Esperamos sinceramente que ainda podemos confiar nas Instituições. É só tudo correr bem. Não aparecer surpresas. As pesquisas deixaram muito claro o quadro nas eleiçõe. É Bolsonaro 70% do Br

  50. Roberto disse:

    Perai, quem SABE que é falso??? Aquele técnico vagabundo do TRE MG??? Aquele parecer ridículo que não se sustenta em pé??? Ah faça me um favor!!

  51. Giusti disse:

    É bem legal essas sentenças. Fico imaginando o juiz determinando tbm como devem operar os neurocirurgiões. O cara é especialista em tudismo.

  52. Vera disse:

    Esse juiz é técnico em que para afirmar que é falso ? Ele pediu alguma perícia com o log ? Ele já conversou com especialistas em TI ? Então vá enxugar gelo, juizeco !

  53. Rose disse:

    Esse sistema de urna eletrônica tem que acabar! acorda gente!!!!!!!!!!

    1. Já acabou, ele funcionava por simples fé no sistema, algo que foi por água há muito tempo.

  54. João disse:

    Mas quem determina que é falso ou verdadeiro?

  55. Insensível disse:

    Não é que a urna seja falsa, não, pelo contrário, mas sim é porque o "Haddade" é um candidato-FAKE, aí as pessoas podem achar falsa a urna por ter um "candidato-FAKE". 🤣🤣🤣🤣🤣

    1. Uma dica, você não pode falar objetivamente sobre algo(mesmo sobre a "urna", mas pode fazer piada a respeito pois essa não pode ser censurada, por decisão do STF 11 x 0 este ano.

  56. João disse:

    Justiça Eleitoral é parte do Ministério da Verdade (1984)...

  57. O disse:

    Até agora o único "especialista" que acusou o vídeo de ser falso é do TSE. O TSE dizendo que o TSE é confiável.

    1. Como um fabricante de bebida dizendo que ÁLCOOL não dá cirrose.

  58. Carlos disse:

    Em vez de calar o WhatsApp, não seria mais lógica apurar.? E após apurar prender se o vídeo for falso ou punir os fraudadores das eleições, caso verdadeiro?

  59. Brilhante disse:

    Qto mais tentam censurar, mais o povo desacredita nesse sistema eleitoral podre e nas instituições cooptados pelo sistema corrupto...

  60. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    O pior é votar no 17 e a Smartmatic computa 13

  61. Guilherme.S.D. disse:

    As urnas são perfeitas, quem levantar dúvidas sobre o processo eleitoral será calado e esse bilhete é verdade.

  62. Guilherme.S.D. disse:

    Processo eleitoral não pode funcionar por simples fé cega na urna e com apuração secreta em sala cofre. Todos que se opõem aos interesses populares são déspotas.

    1. Cuidado para não acabar em cana. Tá pensando que vive numa democracia?

  63. Licia disse:

    Sinto cheiro de censura! E os boletins de ocorrência que foram registrados durante o 1º turno? O Brasil aguardou uma atitude digna do TRE, STE, seja lá qual for o órgão compatente! Está é s RE

  64. Vera disse:

    Advogado Italo é nomeado juiz substituto dO TRE/SC -27/06/2017. Fonte: OAB/SC

  65. Sergio disse:

    FATO DAS URNAS ELETRÔNICAS: só são usadas por Brasil, Venezuela, e republiquetas bolivarianas; TODOS os paises desenvolvidos nao as aceitam. Ponto.

  66. Vera disse:

    Esse juiz Ítalo ( OAB/SC 16498 ) foi nomeado pelo Temer na vaga de Rodrigo Curi

  67. Freedom disse:

    Como é que vamos saber se é realmente falso?

    1. É só tirar o "Haddade" fora da urna. 🤣🤣🤣🤣🤣

  68. Cleuza disse:

    O que esperamos: que não haja fraude.