Kataguiri: se der Bolsonaro x PT, MBL fará "voto útil no presidente mais uma vez"

Em artigo publicado pela Veja, Kim Kataguiri fez uma série de críticas a Jair Bolsonaro, mas disse que, caso o segundo turno em 2022 repita o confronto entre o atual presidente e um candidato do PT, o MBL fará “voto útil” pela reeleição.

“Vamos à triste realidade: Bolsonaro aposta na polarização mais superficial e radical possível para ir ao segundo turno com o PT novamente em 2022. Pior: mantidas as atuais condições de temperatura e pressão, sua estratégia tem tudo para dar certo. Se o cenário de 2018 se repetir, organizações como o MBL serão obrigadas a declarar voto útil no presidente mais uma vez. Isso porque não há na direita nenhuma perspectiva de viabilizar outro nome para a Presidência da República”, lamentou o deputado do DEM-SP.

Kataguiri disse também que “Bolsonaro está bem longe de respeitar o princípio mais caro aos conservadores: a prudência”. “Um conservador respeita as boas tradições e os principais frutos delas: as instituições. Isso inclui o Parlamento, o Judiciário, a imprensa, a Polícia Federal etc. Bolsonaro sempre faz questão de deixar claro que não tem o mínimo apreço por nenhum desses órgãos.”

Kim também afirmou que é “um erro monumental” apostar em “projetos de centro”.

“Primeiro porque o termo remete ao ‘Centrão’, grupo de parlamentares fisiológicos que não debatem o país nem possuem grandes convicções, votando apenas de acordo com o número de cargos e a quantidade de emendas que conseguem liberar junto ao governo. Parece-me pouco inteligente, do ponto de vista da propaganda, utilizar um nome extremamente vinculado à corrupção. Segundo, porque ninguém quer saber de político que fica em cima do muro. O eleitorado exige posicionamento, discurso claro, lado definido. Isso não significa polarizar de maneira radical e superficial, fechando-se ao diálogo com quem pensa diferente, mas ter pensamento e posições cristalinas, de modo que o eleitor identifique uma visão de mundo para se sentir representado.”

EXCLUSIVO: PISTAS SOBRE O ASSASSINATO QUE ASSOMBRA O PT. Leia aqui
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 95 comentários
TOPO