Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Lattes segue fora do ar; CNPq diz fazer uma 'série de testes'

'Apagão' de plataformas que servem a cientistas e pesquisadores completou 9 dias nesta segunda; conselho não dá prazo para retomada
Lattes segue fora do ar; CNPq diz fazer uma série de testes
Foto: Herivelto Batista/MCTIC/Divulgação

Os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre os quais as plataformas Lattes e Carlos Chagas, continuam fora do ar. O “apagão” já chegou a nove dias.

40Embora o CNPq afirme que há backup das informações e que os pagamentos dos bolsistas estão garantidos, cientistas e pesquisadores de todo o país temem perda de dados e atrasos na liberação de auxílios.

A previsão inicial de retomada do funcionamento na segunda (ontem) não se concretizou. Em nota, o conselho alegou que a verificação completa no equipamento que apresentou os problemas responsáveis pelo apagão dos sistemas continua em andamento.

“Essa verificação envolve uma série de testes, que foram realizados ao longo de todo o final de semana, com pontuais instabilidades que estão sendo ajustadas para restabelecer a capacidade completa do storage [armazenamento]”, disse a nota do CNPq.

O órgão informou ainda que, para garantir a segurança, a estabilidade e o bom funcionamento dos sistemas, optou por estender os testes até ser possível oferecer um cenário seguro para recolocá-los no ar —mas, desta vez, não deu prazo para que isso aconteça.

Mais notícias
TOPO