A Lava Jato e o esquenta da Justiça paulista

Em março, a 5ª Turma do TRF-3 mandou soltar João Amorim e o ex-deputado federal Edson Giroto, presos na Operação Lama Asfáltica, que investiga o desvio de 300 milhões de reais dos cofres dos governo do Mato Grosso do Sul. Os juízes contrariaram uma decisão do STF.

Em abril, Raquel Dodge acusou a 5ª Turma do TRF-3 de afronta ao Supremo, ao revogar as prisões de Amorim e Giroto, e pediu que eles voltassem a ser presos.

É impressionante que juízes federais afrontem o STF soltando e não prendendo. Mas tudo ganha lógica se pensarmos como uma prévia da, digamos, hermenêutica de certa Justiça paulista sobre a Lava Jato.

Traduzindo para a linguagem popular, foi só um esquenta.

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Sergiop disse:

    A maior parte da Justiça Paulista tem que ser presa também. É uma aberração soltar bandidos, não condenar criminosos e proteger esquemas.

Ler comentários
  1. Dividindo o bolo saqueado dos cofres públicos disse:

    Muita grana que os envolvidos procuram compartilhar e aí inúmeras benesses surgem e todos saem com os bolsos forrados e cheios

  2. Sarapova disse:

    Vide casos Toninho da Barcelona e Cid Ferreira - Banco Santos. Todos de olhos abertos!!!! Não se esqueçam que o quinto constitucional para a composição dos TRFs são de indicação do Presidente da República. ou seja, indicação do PT - Partido dos Trapaceiros!!!!

  3. FREUD disse:

    SÃO PAULO É APARELHADO PELO PSDB.... MUITOS QUE CRITICARAM O APARELHAMENTO DO PT NO GOVERNO FEDERAL NÃO ENXERGAM O APARELHAMENTO ESTADUAL FEITO PELO PSDB EM SP. COMO JÁ DISSE... TEMOS 2 PROBLEMAS NO BRASIL... O STF PELOS MOTIVOS QUE JÁ CONHECEMOS E OS QUE PENSAM QUE PT, PSDB E MDB SÃO PARTIDOS DIFERENTES.

  4. pantaneiro disse:

    Lama asfaltica e os nomes citados é operacao e politicos de Mato Grosso do Sul... Confere a noticia novamente q tem desinformacao ae.

  5. Emmanuel disse:

    Traduzindo .... farinha ensacada em saco diverso .....

  6. Quem é quem disse:

    4a Seção Des. Fed. Therezinha Astolphi Cazerta (*) Des. Fed. André Nekatschalow Des. Fed. Paulo Fontes Des. Fed. Mauricio Kato Des. Fed. José Lunardelli Des. Fed. Fausto de Sanctis Des. Fed. Nino Toldo 5ª Turma Des. Fed. Andre Nekatschalow Des. Fed. Paulo Fontes (*) Des. Fed. Mauricio Kato 11ª Turma Des. Fed. José Lunardelli (*) Des. Fed. Fausto de Sanctis Des. Fed. Nino Toldo

  7. Chico Anízio Cardoso de Mello disse:

    Então quer dizer que São Paulo, a locomotiva do Brasil, o estado mais desenvolvido da federação, o destino de milhões de migrantes miseráveis do país, com a maior renda per capita, a terra de oportunidades para todos, esse estado é o mesmo onde a justiça é a mais leniente e mancomunada com o Brasil retrógrado? O que houve com o NON DUCOR, DUCO? POBRE SÃO PAULO, POBRE PAULISTA!

  8. gilberto almeida fernandes disse:

    CADE O CNJ /???????? SERVE PARA QUE?????????????? OS JUIZES AINDA NÃO FORAM AFASTADOS E SUBMETIDOS A PROCESSO////??????????????????? E OS DESEMBARGADORES AINDA NÃO DESEMBARCARAM DA JUSTIÇA???????????? TEM DE COLOCAR A BANDA PODRE DO JUDICIÁRIO PARA FORA IMEDIATAMENTE;

  9. Turco sujo disse:

    Temer tem muito orgulho da justiça paulista.

  10. Saulo disse:

    Como São Paulo tem uma população mais ativa e politizada fica mais fácil acompanhar de perto a magistratura paulista amiga da bandidagem.

  11. Lama pecuniária distribuída para todas as Partes disse:

    juízes se enlameando no asfalto rico de dólares. e dividindo o butim como lhes apetece. infelizmente estas togas contaminadas estão aí e a Corregedoria nada faz.

  12. Lourival disse:

    São Paulo, como Brasília, precisavam de uma Operação Lava Toga urgente!!! Tudo há muito tempo congelado e bandidos soltos a rodo! Vergonha!

  13. Sarapova disse:

    Infelizmente há antecedentes que comprovam que a Justiça Federal da 3ª Região não é tão eficaz quanto a da 4ª. Existem bons Juízes, mas o sistema é forte para ser derrubado. Veremos.

  14. HADES disse:

    São Paulo e Minas tem "justiças" próprias. O dia em que tivermos a oportunidade de iniciarmos a Lava Toga vai sair muita catinga destes redutos. Foi em Minas que se engendrou o Mensalão depois devidamente "aprimorado" pelo PT e seus associados e continuou no Petrolão, Eletrolão etc. Em São Paulo nada se descobria até recentemente quando o Paulo Preto foi preso. Com o fim do foro privilegiado, vamos ter que resolver estes problemas locais onde o judiciário nos estados se mistura com frequência com os poderes do executivo e legislativo locais. Todavia como o foco sai do STF e vai para os estados, com a luz das mídias aos poucos vamos corrigindo os "desvios".

  15. Aguiaguia disse:

    Vamos todos acompanhar esse tribunal, conhecer cada magistrado e dar total publicidade aos seus atos. Com certeza eles ficarão felizes pelo povo brasileiro conhecer a qualidade e a honestidade do trabalho.

  16. Menos leis e mais claras disse:

    SP é o bunker da bandidagem calibre grosso onde nenhuma investigação prospera.

  17. pedro disse:

    Por isso é que Lula quer ser julgado em São Paulo. Infelizmente a justiça em São Paulo é o inverso da pujança econômica do Estado.

  18. PAULISTA EM DESESPERO...TRF3...E SUAS BARATAS disse:

    JUDUCIARIO PAILISTA ... DOMINADO PELO AMIGOS DA ORCRIM PSDB...PT ...PMDB.... EM SAO PAULO TA CHEIO DE GILMARES BEIÇOLAS....

  19. Zikazika disse:

    Já passou da hora dessa gente mostrar um pouquinho de serviço, afinal de conta o sistema custa CARO! Vamos, se espelhem nos 3 juízes da lava jato de Curitiba, Rio e Brasília, vamos acordar gente!!!!

  20. Leandro disse:

    Temos de saber quem são os responsáveis em SP. Eles têm de ser expostos à sociedade.

  21. Lisie disse:

    A Lava Toga vem aí e o bicho vai pegar...

  22. marcos disse:

    MEU FILHO TEM DE SER DESEMBARGADOR... . é minha mulher quer um vestido novo...!!!!!!

  23. Império do Rigor Seletivo disse:

    Ai dos que ficarem do lado oposto para a composição de estatística palatável aos olhos leigos .

  24. Wagner disse:

    A justiça paulista, sejam a federal ou a estadual, vivem comendo nas mãos dos ladrões, corruptos e da esquerda comunista fascista paulista há décadas, isso não é nenhum segredo para quem acompanha a política nesse pedaço de República porca chamada República São Paulo.

  25. Aurelio Laborda Neto disse:

    Achei que se trata-se da Justiça do Piauí. Mais né não, é do mais desenvolvido estado destabostadepaíz!!!

  26. lfckastrup disse:

    Levantem o patrimônio dos componentes desta turma, até a quinta geração e até o quinto grau de parentesco. Irão encontrar coisas escabrosas com certeza.

  27. Milton Ferro disse:

    A operação Lama Asfáltica investiga desvios de verbas no governo de Mato Grosso do Sul. Nada a ver com o governo paulista.

  28. Goreba disse:

    PREVARICAÇÃO??? substantivo feminino 1. ato ou efeito de prevaricar. 2. crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, este retarda ou deixa de praticar ato de ofício, ou pratica-o contra disposição legal expressa, visando satisfazer interesse pessoal.

  29. x da questão disse:

    O problema da justiça de SP é um só foi aparelhado pelos espertinhos do PSDB isso deixa qualquer Paulista triste e muito chateado. Por isso que esse partido tem que ter um fim aqui e começar a não ter ideologia/partido nenhum só a justiça regendo nada mais. Ouviram Paulistas que admiram a Lava Jato só assim poderemos se orgulhar da nossa justiça . PSDB é igual que o PT só muda as pessoas e nomes porque de resto é tudo igualzinho. Agora o TRF3 não abrange só juízes Paulistas tem também os juízes do MTS então vamos ser corretos quando se fala na 3 região também. E esses presos são de lá do MTS.

  30. Hugo S. disse:

    Os 3 podres poderes estão tao corrompidos e sujos que mesmo o Bolsonaro ganhando, nao sei se teria tempo de exterminar parte desses bandidos. Espero que nao amoleça seus ideais e mantenha a mão firme!

  31. todo bolsonarita fazem 1 desserviço ao ajudar PT. disse:

    O mais extraordinário é ser uma raivinha e-xa-ta-men-te igual demais a mesma RAIVINHA do PT. Isso não é incrível?! Odeiam a mídia: primitivistas idiotizados, os bolsonaristas. De petistas nem precisa se falar, pois já sabemos o que eles são... (mas odeiam a mídia exatamente igualzinho ao PT, in-crível!). Idiotas fanáticos, os Bolsonaristas, pelo que ouvem de outros burraldos no YouTube: doutrinação que se ensina asneiras como uma tal de “Teoria das Tesouras” imbecilóide. . E, no fim de tudo, ainda ajudam ao PT em divulgação para não se ler nem jornais, nem revistas e ODIAR jornalismo.

  32. Fernando Costa da Silva disse:

    Parece que a lama também faz parte de alguns juízes paulistas.

  33. Borges. disse:

    Veja o ranking dos estados mais violentos do Brasil: Ranking Estado Taxa de mortes violentas (por 100 mil habitantes) Número absoluto Variação % (2015-2016) 1º Sergipe 64,0 1449 11,54 2º Rio Grande do Norte 56,9 1976 17,98 3º Alagoas 55,9 1877 3,26 4º Pará 50,9 4209 10,27 5º Amapá 49,6 388 52,10 6º Pernambuco (5) 47,6 4479 14,37 7º Bahia 46,5 7110 12,80 8º Goiás 43,8 2934 -5,15 9º Ceará 39,8 3566 -14,23 10º Rio de Janeiro 37,6 6262 24,34 11º Mato Grosso (5) 35,5 1172 -5,56 12º Maranhão 33,7 2342 1,98 13º Paraíba (5) 33,1 1322 -12,58 14º Rondônia (5) 32,8 586 6,96 15º Espírito Santo 32,6 1296 -12,33 16º Rio Grande do Sul (5) 31,2 3518 8,51 17º Acre (5) 29,8 243 2,17 18º Amazonas 29,4 1177 -19,95 19º Tocantins 27,1 415 3,84 São Paulo é o último; isso deve incomodar "o antipaulista".

  34. Borges. disse:

    Ranking CNT com as 10 melhores rodovias do Brasil (todas classificadas como Ótimo) 1º) São Paulo – Limeira = SP-310/SP-348 2º) Campinas – Jacareí = SP-065/SP-340 3º) Bauru – Itirapina = SP-225 4º) São Paulo – Uberaba (MG) = SP-330 5º) Barretos – Bueno de Andrade = SP-326 6º) São Carlos – S.J. da Boa Vista – S.J. do Rio Preto = SP-215/SP-350 7º) Ribeirão Preto – Borborema = SP-330/SP-333 8º) Sorocaba – Cascata – Mococa = SP-075/SP-340/SP-342/SP-344 9º) São Paulo – Itaí – Espírito Santo do Turvo = SP-280/SP-255 10º) Piracicaba – Mogi Mirim = SP-147 Isso deve incomodar "o antipaulista".

  35. Clau disse:

    São Paulo... Pior que Brasília?? Locomotiva em marcha ré?

  36. ESSA É A RAZÃO DOS POLITICOS QUEREM IR PARA SP disse:

    A JUSTIÇA FEDERAL E TRF-3, DEVEM TER SIDO CRIADAS E MONTADAS PARA PROTEGER OS CRIMINOSOS POLÍTICOS. Por isso o Tofolli, que mandar as provas de Lula para a Justiça Federal de SP. LÁ ELE ESTARÁ PROTEGIDO. É VERGONHOSO !!!!

  37. Borges. disse:

    Eu erro, tu erras, ele erra, nós erramos, vós errais e eles erram.

  38. Assoite Nelles disse:

    E o PT não reclamou do fato da justiça desafiar o STF, estranho ?

  39. Borges. disse:

    Percebo que são de direita mesmo; a direita não gosta de liberdade de imprensa.

  40. Luiz Ambrosio disse:

    Justiça em SP é só para poucos. Tribunal de 2 instância totalmente comprado e corrupto, STJ igualmente. Só funciona para quem pode comprar uma sentença.

  41. Cansado disse:

    Repito pela enésima vez: leis no Brasil não vale o que está escrito. Para cada lei é preciso considerar o histórico que deu origem à presente versão, as várias doutrinas (conflitantes) de "juristas", a jurisprudencia, entendimentos particulares de juizes, e, algumas vezes, leis de outros paises.

  42. ta na cara disse:

    entendi porque o advogado do molusco quer todos inquéritos em sp

  43. Marcelo disse:

    O Judiciário paulista é totalmente subserviente à classe política. Todos os desembargadores "vislumbram" um algo mais nas suas carreiras, como aconteceu com o apalermado atual Secretário de Educação. O puxa-saquismo é uma doutrina desde as primeiras instâncias, nas menores comarcas. E no MP não é diferente.

  44. Eliane disse:

    Lama asfáltica é corrupção em Mato Grosso do Sul. Giroto é MS. Os juízes são então de MS.

  45. Vergonha disse:

    Está na hora de ficar de olho na justiça paulista , tanto nos nomes citados quanto em mais alguns ...

  46. analu disse:

    O problema é também dos advogados. Apesar de Sérgio Moro não ter desrespeitado o STF, Cristiano Zanin entrou no Tribunal contra ele, pois sua decisão contrariava os interesses do cliente de Zanin. Já em São Paulo, os despachos do TRF-3 são benéficos aos "clientes"....Por que, então, levar queixa ao Supremo?

  47. TÚMULOS DA LAVA JATO disse:

    -2ª TURMA DO STF -JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO (DESEMBARGADORES DO TRF-3 DE SP E JUÍZES FEDERAIS DE SP) -TRF-1 DE BRASÍLIA -12ª VARA DE BRASÍLIA

  48. luizs MORO disse:

    Lava Jato é Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e os TRFs correspondentes. O resto é conversa prá boi dormir.

  49. Mario Temeroso disse:

    Cobrar presteza da Justiça Paulista é o mesmo que cobrar Imprensa Livre no maior Estado da nação. Com as privatizações de estatais, os prejudicados que procuravam a Justiça Paulista só encontravam juízes mancomunados com as agências controladoras e empresas como Eletropaulo, Telefônica, Oi, etc.

  50. Lauro Ferreira Melo disse:

    A justiça paulista é dominada pelos caciques do PSDB, ali nenhuma investigação prospera

  51. Não tem NADA A VER com a Rodrimar o processo disse:

    O processo do Porto de Santos que foi arquivado e já prescreveu não tem NADA a ver com a Rodrimar! Foram superfaturados projetos com a Andrade Gutierrez. Houve aditivos que totalizaram 144 milhões em 1996-1998. Hoje, mais de 700 milhões de reais!

  52. Chris disse:

    É um grande pesar perceber que no meu estado, o mais desenvolvido do país a justiça é instrumentalizada por poderosos. Imaginem se a justiça de São Paulo fosse do tamanho e da grandiosidade do estado... O cidadão Paulista merece juízes livres, servidores do público.

  53. paulo cesar de castro silveira disse:

    tá errado. é do governo do mato grosso do sul. joão já fora preso antes e solto em brasilia por ministro de plantão....

  54. REVOLTANTE disse:

    É ai que moro o perigo de acabar com o foro, sou favorável a redução drástica, pois, existem muitos ditos juízes em primeira instância corrupto, muito favorável a manutenção da atual situação.

  55. Justiça paulista fora da lei. disse:

    A Justiça paulista quer mostrar pra todo mundo que e uma justiça bandida. Pobre do meu Estado de São Paulo, que conta com homens e mulheres da lei que são fora da lei.