Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Leia a íntegra do pedido da CPI para investigar estados e municípios na pandemia

Leia a íntegra do pedido da CPI para investigar estados e municípios na pandemia
Foto: Roque de Sá/Agência Brasil

O pedido de criação de uma CPI para investigar estados e municípios na pandemia foi proposto ainda no início de março, como O Antagonista antecipou.

Agora há pouco, como noticiamos, o requerimento conseguiu o número suficiente de assinaturas para ser protocolado, em meio à polêmica decisão de Luís Roberto Barroso, que mandou, na semana passada, instalar a CPI, já com assinaturas necessárias, para investigar o governo federal especificamente.

Na justificativa da proposta encampada inicialmente por senadores do Podemos, os signatários citam operações policiais nos estados em meio à pandemia.

“Ocorre que, em face dos bilhões de reais repassados pelo Executivo Federal aos entes federados, além de verbas oriundas das próprias fontes municipais e estaduais e diante das brechas escancaradas por uma legislação criada sob regime de urgência, faltou transparência e sobrou desonestidade nos contratos firmados entre gestores públicos desonestos e a iniciativa privada”, diz trecho do texto.

E mais:

Há indícios graves de que uma parte considerável dos recursos públicos que foram destinados ao enfrentamento do estado de calamidade pública relativo à pandemia de coronavírus não tiveram, por condutas ilegais de agentes públicos e privados, os fins para o quais foram destinados. Tais aberrantes ilícitos não podem passar incólumes ao controle do Poder Legislativo.”

Leia aqui a íntegra do requerimento da CPI que alcança estados e municípios.

Leia mais: Não deixe de ler a edição especial da Crusoé, a revista que fiscaliza TODOS os poderes.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO