Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Leia minuta do projeto sobre implantação de semipresidencialismo no Brasil

Texto, que foi apresentado apenas a líderes partidários na semana passada, aumenta os poderes do Congresso e limita a reeleição presidencial
Leia minuta do projeto sobre implantação de semipresidencialismo no Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O Antagonista divulgou ontem com exclusividade os detalhes da minuta do projeto para implantação do semipresidencialismo no Brasil. O texto elaborado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) foi apresentado aos líderes partidários na semana passada.

Uma das medidas previstas no projeto limita a reeleição de presidentes da República a, no máximo, dois mandatos, “consecutivos ou não”.

O projeto também coloca sob responsabilidade do chanceler a apresentação dos projetos de lei do plano plurianual, de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual.

Há ainda previsão para que o presidente da República dissolva a Câmara, mas “apenas na hipótese de grave crise política e institucional”.

A minuta do projeto exige um “contrato de coalizão” com partidos para oficializar o gabinete de governo que irá gerir o país. As balizas desse contrato serão definidas em lei que “disporá sobre a forma e a natureza” do acordo.

Leia a íntegra do projeto aqui.

Mais notícias
TOPO