Lewandowski restringe análise do impeachment

Em conversa reservada na noite da última sexta-feira, Ricardo Lewandowski orientou Raimundo Lira a deixar claro aos senadores que a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma precisa levar em conta apenas as pedaladas e os decretos.

“Mas Anastasia poderá escrever sobre o que quiser no relatório dele”, disse o presidente da comissão a O Antagonista.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 109 comentários
  1. .. .. como foi projetada e sobretudo construída, essa ciclovia é um acinte à beleza e segurança. .. o nome dos responsáveis está gravado em bronze na placa de inauguração .! ..

  2. Não é preciso que força humana faça a demolição. Uma junção de ressaca e lua cheia fará o trabalho. Sorte que a ressaca dessa semana é acompanhada de lua em quarto minguante. Ainda teremos lua cheia neste inverno. A junção de corrupção com incompetência é que está demolindo este país.

  3. E como é tão FEIA, essa coisa. A Avenida é o local mais lindo do litoral do Rio. Pois essa coisa bloqueia a vista. Bota abaixo sim, por decisão judicial. Rápido antes que caiam mais pedaços do monstrengo. Eduardo Paes é ca-fo-na, fora o resto.

  4. O Rio continua um lixo.. Vivendo do passado, querendo se gloriar na “beleza exuberante..” Blá blá blá… Acorda!! Vão trabalhar e parem de se acharem malandros e ser ixxxpertos….

  5. Desde que começaram a construir esse troço, tava na cara pra qualquer um que não é idiota que aquilo não iria prestar. Mas TODOS na imprensa ficaram calados, são ou não são cúmplices?

  6. Ratifico. Leigos veem. Engenheiros já se manifestaram no mesmo sentido. Um dos males do nosso país é o coitadismo. Cadeia, sem progressão de regime. Rapidinho se aprende a fazer projeto base, a dizer “NÃO, desse jeito eu não faço” ou a dizer “NÃO, eu não sei fazer, chamem quem sabe”. Barracos têm amarração pois pedreiros que aprenderam com construtores alemães, ingleses etc. bota tempo nisso, sabem que até o vento derruba.

  7. É verdade. Jamais deveria ter sido construída. Trata-se de obra ligeira e de mau gosto; uma excrescência! Rachaduras, juntas desiguais, vigas sem ancoragem e mal apoiadas nas colunas saltam aos olhos. Uma pista estreita para bicicletas, na qual a preferência é para os pedestres, conforme sinalizado em toda sua extensão. Demolição já!

  8. Aquelas passarelas da Av.Brasil (que basta bater uma bicicleta nos pilares que vem abaixo) tambem não foram construídas pela mesma firma? Eles acharam que era só aumentar o comprimento… é homicídio doloso.

  9. Vou mais longe. O projeto levou em conta o ambiente agressivo em que a estrutura ficará exposta? Tipo de concreto e cobrimento das armaduras devem levar em conta isso. Qualquer obra executada em região litorânea, sobretudo tão próxima do mar, num projeto que se preze, tem se levar em conta isso. Está lá na NBR 6118.

  10. O problema na obra foi a especificação das bases de projeto. Quem as fez não levou em conta a possibilidade de uma onda atingir uma lage na sua área total. Condenar a obra ou quem a calculou, a priori, é uma estupidez. Vamos procurar a falha, corrigi-la e tomar providências para que não se repita. Vamos verificar se há outros eventos que não foram considerados. Responsabilizar quem falhou e julgar a luz da lei.

  11. Até leigos como nós já aventamos essas hipóteses logo a seguir, pela experiência e conhecimento básico que uma pessoa com um mínimo interesse e responsabilidade adquire ao acompanhar qualquer obra durante a vida. Não me perguntem como engenheiros formados cometem tais erros crassos, aí incluídos os das empresas, os da fiscalização e qualquer engenheiro que por ali tenha passado e se detido, não tendo alertado os órgãos de classe quanto ao risco para a população. Vergonhoso para todos esses.

  12. A pista não estava NEM “suficientemente presa” …. ela estava simplesmente apoiada na estrutura da passarela, sem nenhuma ligação estrutural entre as partes -> Apoiada!

  13. O Eduardo Paes fez uma baita trapalhada com esta ciclovia. Já começa no nome. Aquilo não é uma ciclovia porque embaixo do símbolo da bicicleta que ornamenta as ciclovias vem uma frase: “PRIODADE DO PEDESTRE”. Portanto aquilo não é uma ciclovia e sim uma calçada em que os ciclistas são tolerados. Puro marketing, factóide para enganar trouxas (nós). Fora isso, tem um cano, parece ser um coco – duto, que impede a visão do mar para quem trafega pela Niemayer de carro, o que era parte do acervo dos cariocas: um passeio pela Niemayer em dia de sol ou de mar forte. Some-se isso ao desastre que houve.

  14. É, concordo, só que o cachorro do Paes quer só dar uma azambrada. Com ancoragem ou sem, vai tremer do mesmo jeito e rachar mais. Tem que demolir mesmo. Não tem a menor chance de reforma ali dar certo.

  15. Ja sei Eduardo Paes devia pegar uma bicicleta daquelas laranjas que a prefeitura coloca pra alugar (se é que ainda existem) e pular de um lado pro outro da Ciclovia Tim Maia. Desafiando a lei da gravidade como o STF.

  16. É um absurdo um projeto não levar em conta o básico de engenharia oceânica (portos, plataformas de petróleo, piers, emissários, etc.): simular todas as condições de carga e de tráfego, ação do sol (dilatação e contração), ação da chuva (peso da água), ação do vento, ação da maresia na corrosão da estrutura, ação das ondas. A auditoria do projeto foi realizada por geólogos, que não têm nada a ver com o assunto.

  17. A resistência estrutural é apenas um dos problemas. O outro é a exposição dos usuários à força das ondas, numa passarela suspensa, a céu aberto e à beira do mar.

  18. Ah, tenham dó… A obra foi malfeita, disso ninguém discorda. Mas propor a demolição é de uma ignorância sem precedentes! A Ciclovia, com ajustes e reparos, é uma das mais interessantes atrações turísticas do Rio. É preciso ser muito sedentário e “hater” para propor a simples demolição daquilo que pode ser reparado!

  19. Esse é um alerta para que todas as obras das Olimpíadas sejam vistoriadas antes de seu uso e com detalhes e muita seriedade. Pode evitar mortes e mais uma vergonha e incredulidade nacional e internacional. Qual órgão ou instituição é responsável por isto e está se eximindo de responsabilidades? Pode ser responsabilizado por omissão! CREA-RJ e qual/quais outros? Político de hoje pode ser o réu de amanhã, inclusive os que teriam obrigação legal para ter evitado qualquer tragédia. Isso é muito sério!

  20. Quem vai devolver o dinheiro para os cofres públicos? Quem vai pagar para demolirem o monstrengo que está lá? Ou será que a prefeitura vai deixar lá o que restou até que alguns arrisquem a vida para roubar a estrutura? Dessa prefeitura, tudo se espera! Tudo é possível! !!!!

  21. Em tese qualquer passarela para pedestres deve suportar o tráfego de carros. Porque? Presume-se que não será apenas 1 pessoa de cada vez a trafegar por ela mas várias. Apenas 16 pessoas de 63 Kg em média já somam 1 tonelada de peso sobre a estrutura.

  22. Sou a favor da Democracia 2.0. Nela acabam-se com todos os governantes e o povo passa a ser o decisor do processo. No poder estariam apenas funcionários públicos cujos papéis seriam o de por todas as decisões online em linguajar simples. As votações das matérias seriam online, públicas, por cada cidadão. Dizer que o povo não saberia votar em questões complexas é mentira. Uma pesquisa americana provou que leigos decidindo em massa chegam aos mesmos resultados de experts PhD, depois de analisadas as respostas por algoritmos que descartem desvios de amostragem. Portanto, o povo saberia governar.

  23. Uma passarela daquelas seria criminosa ainda que resistisse aos esforços atuantes, permanentes ou eventuais. É inacreditável que os (ir)responsáveis por ela ainda contem com defensores ferrenhos nas redes sociais. Se dependesse desses sonsos, a maravilha interrompida viraria patrimônio mundial da UNESCO hoje mesmo.

  24. Post PERFEITO! Vamos, então, aproveitar e fiscalizar o resto, por favor! Começando com a MAQUIAGEM que fizeram no Elevado do Joá, cujas junções da pista já estão esburacadas. E o que as novas paredes brancas do Túnel do Joá escondem. Antes que seja tarde, POR FAVOR.

  25. Muito grave, olhem o parâmetro, para terem uma nocão do crime cometido. Ministério Público do Tribunal de Contas e o da esfera penal, cadê vocês? https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1291413660873537&set=a.415672065114372.116400.100000147476307&type=3&theater

  26. Cora Ronai em o Globo de hoje dá o link de um vídeo chocante, em que vemos um cara andando pela obra e filmando os vários erros grotescos. Parece que a obra foi abandonada pela metade. Confiram: bit.ly/1MYlNE4

  27. Infelizmente, os responsáveis não serão punidos. Será semelhante à tragédia da Boate Kiss em Santa Maria-RS. Até hoje as famílias cobram punição e nada. Tragédia é viver em um país como o nosso!

  28. O que causa espanto é o povo de uma cidade tida como politizada, com vestígios ainda de quando foi sede da presidência da república, votar no Eduardo Paes, cujos modos o delatam como malandro.

  29. Não entendo porque ninguém antes da tragédia atentou para o fato das ondas altas que poderiam derrubar a ciclovia. Moro numa costeira e conheço bem a força das ondas, que derruba decks, pieres, construídos com estruturas reforçadas.

  30. Essa obra foi feita “nas cox@s” em todos os aspectos. É um “minhocãozinho” feito de qualquer jeito por políticos e empreiteiras associadas para angariar votos às pressas. É uma obra visualmente horrível além de insegura, sabendo-se que os efeitos do clima se sentirão cada vez mais severos por conta do aquecimento global. O Rio merecia algo melhor.

  31. A Concremat, se tiver sido a responsável pelo projeto, precisa ser citada e responsabilizada pelo desastre. Essas empresas “acolhidas” e protegidas com privilégios nesse governo dantesco precisam ser atuadas, em caso de tragédias como essa, por crime com a “intenção de matar”. É, dona Concremat, um dia a casa cai.

  32. E acredito que os pilares não foram danificados exatamente porque a pista da ciclovia não estava presa aos mesmos. Acho que, se estivessem, a onda tinha levado pista e pilar tudo junto.

  33. Modesto Carvalhosa, no programa Roda viva, indicou uma forma de garantir a qualidade e o cumprimento dos prazos e do orçamento das licitações contratadas pelo poder público: a contratação de uma empresa de seguros que acompanhe a obra. Assim, se a obra tem problemas, a seguradora denuncia, sob pena de ter de ressarcir os cofres públicos. Por outro lado, a Iniciativa Ser Maringá, composta por cidadãos voluntários, acompanha todas as etapas da licitação. Com isso já economizaram um monte de recursos da prefeitura de Maringá.

  34. A responsabilização do prefeito e dos órgãos responsáveis, com a devida punição, são imprescindíveis a fim de promover uma depuração na administração pública. É a impunidade que encoraja gente desqualificada a se aventurar nesses cargos.

  35. Essa ciclovia é uma vergonha. Quem deveria fiscalizar não fiscalizou e quem deveria fazer uma obra com responsabilidade não fez. Resultado: dois inocentes mortos e alguns com as contas mais gordas. Tanto as empresa como o órgão que deveria ter fiscalizado devem pagar por esse assassinato.

  36. O defeito é que foi somente ENCAIXADO, pois esperavam PESO somente de cima para baixo, peso de BAIXO para CIMA não foi considerado, esse é o DEFEITO. Aposto que teve ADITIVO milionário.

  37. Esta ciclovia é uma grande vergonha. Uma vergonha como solução, Uma vergonha de custo Uma vergonha arquitetônica Uma vergonha paisagistica É O MAIOR EXEMPLO DE QUANDO O POLITICAMENTE CORRETO EMBURRECE E CEGA AS PESSOAS

  38. = SE nem sequer são presos os motoristas, motoqueiros e caminhoneiros que dirigem de um jeito assassino… Morem mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil, vitimas de verdadeiros “assassinatos” no transito e nas estradas. Sem contar com mais do dobro desse nº, que ficam estropiados e em cadeiras de rodas, ou dos que morrem mais de 48h depois, em UTI”s, e já não contam para essa estatística… A esmagadora maioria fica livre, ou pagam algumas cestas básicas. E ainda querem que os culpados da ciclovia sejam punidos? Aqui na Impunilandia?!! =

  39. Sai mais barato demolir porque, assim, cessam-se os custos com indenizações decorrentes de acidentes fatais ou não, e com manutenção da estrutura. Há que se deslocar também a tubulação de esgoto que colocaram ali, obstruindo a vista para o mar, para que se restaure aquele que era um belo cartão postal do Rio.

  40. Pode-se dizer que esse problema da falta de ancoragem no sentido contrário ao “peso-próprio/carga de utilização” é uma fragilidade inerente ao sistema construtivo escolhido para a ciclovia (concreto pré-fabricado). Para esse tipo de solução estrutural é perfeitamente possível realizar essa ancoragem para esforços contrários sem problemas, mas é uma etapa a mais a ser cumprida no projeto. Se a ciclovia fosse construída com outra solução estrutural esse acidente poderia não ter acontecido. Exemplos: Concreto armado moldado in loco ou estrutura metálica, pois são estruturas mais “solidarizadas”..

  41. Ao ver as ondas que são arremessadas no local onde a estrutura se rompeu, fiquei imaginando que, se não ocorresse a ruptura, um dia uma onda mais forte jogaria ciclistas sobre as rochas onde foram instalados os pilares. É revoltante pensar que pagamos 45 milhões naquela porcaria…

  42. Passei quase todos os dias na Niemeyer, durante a construção da ciclovia. A fragilidade daquela obra sempre me chamou atenção principalmente pelo tabuleiro simplesmente apoiado nos pilares. Agora querem prender o tabuleiro nos pilares. Tá arriscado outra onda forte arrancar o pilar junto com o tabuleiro. Tá mais pra Lego.

  43. Descordo!!!! Muitas pessoas gostam e frequentam, não podemos pagar pela falha alheia, devemos EXIGIR o melhor para todos, cabe ao poder PUBLICO pagar pelos seu atos, pois ele é o responsável, assim também como os executores que não questionaram a falha do EXECUTIVO. Prefeitura e Construtora esses são os RESPONSÁVEIS, não existe OUTROS.

  44. Se não for demolida urgente, outros acidentes poderão ocorrer. Enquanto isto, deverá ser interditada. Quanto desperdício!!! E os aposentados e pensionistas tendo de suplicar na TV, para serem pagos. VERGONHOSO E HUMILHANTE!!!!!….

  45. Mas é óbvio que Paes tem de ser responsabilizado. Foi ele que pagou com $ público, se rejubilou com o feito e apresentou aos cariocas. Queria ser laureado pelo feito, agora quer tirar o seu da reta ?

  46. 45 milhões por menos de 4km de uma CICLOVIA de construção, agora sabemos, pra lá de porca e onde havia de tudo. Bicicletas, por obvio, pedestres, vovôs e vovós caminhando, corredores. Todos embolados naquele trecho de, ao que me parece, pouco mais de dois metros de largura. Um retrato da mais pura e autentica esculhambação brazuca.

  47. É evidente que se a estrutura suporta alguma pressão de cima para baixo, não suporta pressão de baixo para acima, justamente onde agiram as forças das ondas. Um burrice monumental, considerando onde foi construida.

  48. Meu professor de graduação sempre dizia: Quando você projeta uma estrutura, deve haver uma análise crítica sobre sua forma aparente final. Se um pilar fica muito esbelto visualmente, por mais que esteja comprovada a sua segurança estrutural, recomenda-se aumentar suas dimensões para que a estrutura transmita segurança visual para os usuários.

  49. Pelo mesmo motivo que se demite um técnico quando o time vai mal. O Brasil está esse lixo porque aqui so demitimos quem faz e nunca quem manda. O nome disso é impunidade! pedro menos de um minuto atrás Não vejo o porquê de culpar o prefeito. Não foi licitação? O problema é da construtora e seus responsáveis.

  50. Concordo plenamente. Desde sua inauguração, fiquei boquiaberto com a fragilidade da obra. Veio o grave acidente e comprovou-se que aquilo era uma ARMADILHA, e não uma obra pública. Portanto, deve ser demolida e os responsáveis condenados, inclusive o prefeito babador das virilhas do lua, o eduardo paes.

  51. Procure por / Search for: #BoicoteRio2016 #BoycottRio2016 Colabore mantendo a informação de compartilhamento “via Boycott Rio 2016”. Essa página foi criada para denunciar ao público os crimes ambientais que estão sendo cometidos na preparação para as Olimpíadas https://twitter.com/BoicoteRio2016 https://www.facebook.com/boycottolympics2016/

  52. E pensar que todo o país está custeando essas trambicagens e “olimpiadas” para o carnaval permanente da cariocada que só quer se dar bem e curtir umasxx ondasxxx… Nem precisa esperar o final, pois será outro 7×1…Gol da Alemanha!!

  53. ^^^^^^ « … A ciclovia da morte tem de ser demolida. Os irresponsáveis por sua construção — todos, inclusive Eduardo Paes — têm de ser processados e condenados…» Os antagonistas possuem um excelente senso de humor… Tem até quadrilha com esquema para impedir que multas sejam pagas, quanto mais obras publicas ruindo. Mas não se preocupem; o Temer, o salvador da pátria, vai resolver isso tudo, e com ele o Brasil do futuro será realmente um país do presente. ^^^^^^