Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

'Emenda Noronha' pode ampliar para 70 anos limite de ingresso no STF

Líder do PP busca apoio para PEC que altera regra de nomeações em tribunais superiores. Proposta beneficiaria ex-presidente do STJ que faz 65 anos hoje
Emenda Noronha pode ampliar para 70 anos limite de ingresso no STF
Foto: Emerson Leal / STJ

O líder do PP na Câmara, deputado Cacá Leão (BA), está buscando apoio para a apresentação de uma PEC que eleva a idade máxima para ingresso nos tribunais de 65 para 70 anos.

Para que a proposta comece a tramitar, Leão precisa do apoio de no mínimo 171 deputados. Mas não é difícil. A proposta já está sendo chamada nos bastidores de “Emenda Noronha“.

A PEC poderia beneficiar o ministro João Otávio de Noronha, ex-presidente do STJ, que completa hoje 65 anos. Ele tem rebatido rumores de que estaria de olho numa vaga no Supremo Tribunal Federal ao tomar decisões que beneficiaram a família Bolsonaro.

Já há em tramitação no Senado uma PEC, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que altera a Constituição para aumentar esse limite. Hoje a idade máxima para nomeações no STF, no STJ, no TST, no TCU, nos tribunais regionais do trabalho e nos tribunais regionais federais (TRFs) é 65 anos. O texto está parado desde fevereiro, sem relator na CCJ.

 

Mais notícias
TOPO