Líder do Podemos sobre articulação política: “Não queremos nenhum favor do governo, é nosso direito”

O Antagonista perguntou a José Nelto, líder do Podemos na Câmara, o que exatamente ele e o partido entendem por articulação política.

Ele respondeu assim:

“Nós não queremos cargos nem participar do governo, não participamos de toma lá, dá cá. O Podemos não participa disso.”

O que falta, então?

“O governo não tem articulação, não tem votos e ainda queima os poucos articuladores que tem. Temos direito a emendas, por exemplo. Não vou votar a favor da reforma da Previdência por causa de emenda nenhuma. Já tenho a minha convicção. Mas é direito nosso ter emenda para atendimento ao estado e municípios. Não queremos nenhum favor do governo, é nosso direito.”

E mais:

“O atendimento do governo, de maneira geral, está mau. O governo não atende os parlamentares para nada.”

O Congresso mostra seus dentes: o governo Bolsonaro vai levar a mordida? SAIBA MAIS

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 245 comentários
  1. É toma lá dá cá sim. É carguinhos (estatais, bacos, diretorias, secretarias, ministérios, etc), dinheirinhos extras, e toda sorte de fisiologismo que só gera corrupção e ineficiência!

  2. ELEITORES PRESTEM ATENÇÃO!Neste mentiroso,nas próximas eleições vamos retirar ele do congresso se NÃO trabalhar a FAVOR da sociedade.O BRASIL tá mudando e ñ vamos ,aceitar discursos de demago

  3. e qual o teor desta emenda? fala filho, abre seu coração. Quer dindin para compra ambulancia e colocar seu nome? Espera aprovar a reforma e depois vai ter dindin se trabalhar direito. Que cara mala

  4. Seria bom o Alvaro Dias se manifestar. O discurso dele era igual ao do Bolsonaro em se tratando de política. Mas este sr da entrevisa, cheio de botox, não deve ter participado da campanha.

  5. Esse deputado do podemos, ou é idiota ou quer se passar por idiota. O governo tá quebrado, não tem dinheiro pra emendas. O primeiro passo é votar a previdência pra estancar o déficit.

  6. 512 Dr.em economia e corporativismo salvo as exceções política nova é para os mais carentes previdência salário saúde segurança educação porque é necessário e não se discute

  7. Não querem toma lá da cá, basicamente o que eles querem é o dá cá toma lá. Estes deputados parecem ter feito escola com o Rolando Lero. E ainda justificam dizendo ser um direito.

  8. Não quer toma lá dá cá ne? Mas vinculam a boa vontade de apoio à todas as votações ao recebimento das mesmas! Vamos fazer campanha contra estes cretinos “de graça”, desde já!!!

  9. Esqueceram-se TODOS da próxima reforma, a política, em que a União vai repassar direto aos entes federativos ? Parar com essa koisa de emendas : uma reforma depois da outra, SERIALIZAR.

    1. Todos sabemos que essas emendas são manobras de corrupção, o dinheiro chega pela metade e a outra se dissolve em propina.

    2. Verdade. Esses caras tem que legislar pra desburocratizar o país é não ficar atrás de dinheiro pra reformar escolas e fazer pontes nos Estados e municípios.

  10. Deputado José Nelto está na hora de fazer jus ao seus salários que pagamos e comecar trabalhar. Faça seus projetos e coloque na mesa para apreciação e ajude a levantar o País.

    1. Esta gente só muda de endereço. Eita raça encravada e palpiteira. Trabalha prá quem te elegeu. Chega de frescura.

    2. A reforma política de Bolsonaro vai melhorar o pacto federativo transferindo mais recursos pra estado dos e municípios, vai acabar com essa prática de emendas.

    1. Engano seu caro Robert, o ego deles é do tamanho de uma plantação de milho. Pena que seja opinião propria. Valem a caquinha de uma mosca, por isso o país está na beira do abismo. Culpa deles.

    2. Eu tbm fico assim…meu Deus, esse pesadelo nunca acaba! Qdo a gente pensa que conseguiu renovar alguma coisa, essas desgraças de políticos começam tudo de novo!

  11. Parlamentares vcs eu não sei, A Paraíba está sendo muito bem assistida pelo governo federal mesmo sabendo q o gov.estadual fez campanha contra, a Paraíba agradece ao governo Bolsonaro #novaprevide

    1. FORAP, não devemos generalizar. Existem pessoas de boa fé em todos os partidos. O Sr. Nelto fala, entretanto, dilmês.

    1. O escândalo dos anões do Orçamento, desvendado em 1993, é um dos casos mais clássicos de corrução envolvendo emendas

    1. Isso, Márcia. E é impressionante a ausência de capacidade desse Deputado para articular uma boa justificativa para confrontar o governo. O que ele disse reflete, somente, a idéia do toma lá-dá c

  12. Esse é mais da velha politica querendo ganhar uma propina e fica inventando histórinha! Cara de pau vai trabalhar pois até hj não vimos uma melhoria imposta pelo Podemos na vida do cidadão!

  13. Zequinha Nelto sabe de onde sai o dinheiro, parte é da agricultura, mas não dá em árvores, se ele é tão patriota deve saber que para consertar o país é fundamental acabar com o deficit públic

  14. Algum interlocutor do presidente, do baixo clero, claro, deveria encaminhar este rapaz confuso para uma reunião com o Excelentíssimo Senhor Doutor Ministro Sérgio Moro (este sim merece a deferênci

  15. Balela, esse cara e a maioria dos deputados/senadores são fisiologistas e querem favorecimentos.Só olham p/o proprio umbigo. Eles aparentam não entender q votar é obrigação dos cargos p/com o pa

  16. Resta saber se a imprensa vai continuar contra a tentativa de acabar com essa relação entre voto em projetos essenciais ao país e liberação de emendas. A imprensa não entendeu nada.

  17. Entendi. Não entendi. Entendi. Não entendi. Bem, deixa pra lá. Só um recadinho: Governo bom é aquele que atende os parlamentares.(???) Mas, parlamentar bom é aquele que atende o povo.

    1. é isso mesmo José , concordo plenamente consigo mas os antas-gonistas não. Os ladrões de sempre querendo se apropriarem do que não lhes pertence.

  18. O bonitão …executivo tem que “atender” partido ou parlamentar algum, ainda mais que esses não apoiaram sua candidatura. Apenas o PSL e PRTB serão ouvidos. O resto que se degladie no congresso.

  19. Falou falou e não disse nada. Aliás, disse tudo: se não tiver ‘o direito respeitado’ vai boicotar o governo. E o vagabundo ainda tem a cara de pau de dizer que está preocupado com os municípios

  20. Não entendi se esse cara vai ou se fica, ou nem uma coisa nem outra. Dar tanta volta para chorar cargos e outras coisas, quanto à PEC nem crítica e nem sugestões. É muita gente ganhando sem nada

  21. como pode este ser lider de um partido, não sabe o que fala, diz besteiras ao mesmo tempo, não queremos nada do governo, em seguida diz, que o governo não atende os pedidos dos parlamentares, ?????

  22. O congresso é um carretel.A coisa tem que ser lé com lé, cré com cré. Os políticos são dissimulados. Preferem as fintas à objetividade do gol. São mestres em enganar o árbitro. Não há éti

  23. “Não queremos cargos mas blá, blá, blá…” Ok, ok, ok. “O governo não dialoga conosco”… ok. Mas não sabem o que tem de votar? Não fazem a mínima ideia do que querem os seus eleitores?

  24. Além de privatizar estatais, limpar Ministérios, eliminar dezenas de tribunais vagabundos, JB deveria também dar um fim a essas emendas. Acaba com as OFERTAS e as DEMANDAS dos bandidos cessarão.

  25. Problema de articulação, chame um ortopedista!!! O governo é fraco, mas os parlamentares são canalhas. Eles têm direitos e DEVERES para com o País. Estão brincando de falir o País e não te

  26. Esse lance de Emendas deveria ser algo que não necessitasse de envolvimento de Parlamentares com o Chefe do Poder Executivo, já deveria ser algo “automático”. Evita muita coisa ruim sendo desta m

  27. falou e não disse nada!! Emenda ele pode colocar isso não depende do Bolsonaro,, esse m… não respondeu a pergunta!! p q o Bolsonaro tem que receber os parlamentares?? não entendi

  28. KKK … direito a indicar cargos no poder executivo? Direito de querer verbas para imendas que beneficie sua base eleitoral? O Brasil realmente precisa de uma reforma política urgente

  29. O Congresso Nacional ainda não se redimiu para exigir, continua mais sujo que pau de galinheiro, cumpram suas obrigações como parlamentares e corrigida as distorções busquem os direitos.

  30. Calhorda, por que não fala logo já o preço? Nos poupando de idiotices como essas; acha que mudando a expressão “toma-lá-dá-cá” vai mudar o entendimento dos eleitores instruídos (não os dele

  31. Está mal. Causando desconforto. Principalmente, e isso é positivo, aos que confundem “privilégios” com direitos. Não há UM dia em que não se veja picuinha da imprensa. Arrego.

  32. Deputado José Nelto; o senhor acha que tem direito. Depende do direito, não é? O que o senhor não tem é o direito de solapar o projeto da Previdência e pedir benesses inconfesáveis.

  33. “O Governo não atende os parlamentares para nada”, aí está o que pensa um parlamentar. A função do parlamento é recepcionar a proposta, analisar, modificar e votar, além de parar de RECLAMAR!

    1. Que eu digo é no quesito de recepcionar propostas e colocar pra votação. Mas o papel do parlamentar é além da votação. Tanto q existem canais investigativos/avaliativos como o TCU e as CPIs.

    2. Na verdade não. O papel dos Presidentes do Congresso é só fazer isso que falou. Mas dos parlamentares em geral é defender os interesses de seus eleitores (na melhor das hipóteses).

  34. Os congressistas se colocam tal como intermediários entre o cofre federal e governo/município. O plano de Guedes é deixar 70% gov/munic e 30% federal. Vamos ver depois até onde essa desculpinha va

  35. Dar ouvido para o Ze Nelton é uma perda de tempo sem tamanho, me lembro dele entrando dentro da cova para enterrarem uma criança vítima do Césio em Goiânia, tudo em nome de votos…

  36. Com o slogan de “renovaçao” política e de carona no então candidato Bolsonaro o partido conseguiu eleger alguns candidatos. Então é para isso que se elegeram, eleitores desse senhor liguem o al

  37. Quando se pede voto, também pede confiança. Quem pede, tem que merecer. E para merecer, tem que provar que merece . E como? Sendo pelo menos, “TRANSPARENTE”. Senão, não peça nada. Simples!

  38. Sr. NELTO, qual é o seu direito? Minha resposta: Trabalhar para o bem do Brasil. Não se esqueça que ganha um salário exorbitante, em comparação aos demais mortais brasileiros.

  39. Se o valor da opinião do deputado J. Nelto, no plano federal, for o mesmo que tem em Goiás, para mim é próximo de zero. Exemplo no Blog do Cleuber Carlos de 21/02/2018 ou na coluna de Fabiana no P

    1. Petista César, pare de mudar de foco. O assunto não é Carlos Bolsonaro, mas sim, a conversa mole do SR. Nelto.

  40. Errado…uma coisa não depende de outra! são assuntos diferentes…só vota a previdencia se receber emenda então? Isso é toma lá da cá ..as emendas se discutem independentemente do voto da prev

  41. Será que o nobre dePUTAdo do Fodemos aceitaria que eles apenas fizessem as emendas e o governo FEDERAL executassem as obras das emendas com a devida divulgação de seus nomes. DUVIDO, querem a grana

    1. Eles são ladrões de cofres. Depois somem c a grana e zero satisfação ao povo. Faz bem JMB, não abra o cofre pra eles. Vamos ver quem sairá ganhando se não aprovarem nada para sabotar o Brasil.

    2. SERGIO, O Sr. Nelto quer tumultuar, como os presidentes de Diretórios Acadêmicos, serem do contra por serem do contra.

  42. Tem toda razão…!! só não entende quem não quer!! e já chega dessa desculpa esfarrapada do “toma lá dá ca”.. , não passa de uma retórica dos FRACOS! se tem mercenarios que se diga o nome.

  43. Peçam pra detalhar esse direito das emendas! Parece que ele sacou que isso é toma lá da cá e por isso disse que o “atendimento está mal”. Entrevistem todos que conseguirem e peçam que detalhem

    1. GUILHERME, o sr. Nelto teve a oportunidade de colocar os pingos nos is, mas falou de forma genérica, e NADA disse sobre a postura de seu partido.

  44. Presidente o Mecanismo quer derrubar você. Use a estratégia da Arte da Guerra. Libere as emendas constitucionais. Está dentro da nova política. Desta forma você tira o foco e aprova os projetos.

  45. O antagonista está perguntando para diversos parlamentares o que é articulação e o mais engraçado é que cada um responde de uma maneira. Nem os parlamentares sabem exatamente o que é articulaç

  46. As emendas são, sim, um caminho para a corrupção. De regra, vão parar nos cofres de empresas ligadas – direta ou indiretamente – ao deputado. O que encarece o asfalto, por exemplo.

  47. Bolsonaro, faça uma Live e diga: Deputados, sentem e esclareçam leis para legislar o Brasil pq temos projetos aí para isso. Taoquei? Senão! Óh!!! Fecho o Congresso pq não serve para nada… Ta

  48. A função do legislativo é criar e votar leis e fazer um controle externo do poder executivo. Já pensou todos os parlamentares exigirem alguma coisa para votar projetos? Isso é toma-lá-dá-cá.

    1. Exato. A nação polítizou-se CANALHAS. Agora terão de trabalhar senão óh! Exigiremos q Bolsonaro feche o Congresso. Ele tem moral pra isso. Tem a nós. O gigante acordou e agora é presidente.

    1. Na Câmara dos Deputados, tem de tudo. Só não tem “trouxa”. Todos querem dar uma bicada no erário público. Uma cambada de canalhas(salvo honrosas exceções).

  49. O direito e dever dos parlamentares e defender os interesses do povo. Legislem em nosso favor. Trabalhem nos projetos previdência e segurança para melhorá-lo, se necessário e aprova-los.

  50. Chama-se “Direito de Extorsão”? Tocando em miúdos – ou dá ou desce — É parecido com o mecanismo da CHANTAGEM- Ou paga ou vai se danar – É isto? A bufunfa se chama EMENDA!

  51. Deputado no Brasil e vereador, tem que esquecer gabinete de presidente e de prefeito, este ignorantes de carreira tem que legislar, a reforma da previdência é uma das obrigações destes idiotas .

  52. Só falou bobagem. Enganador puro. Quem disse que algumas alterações não são possíveis? O Governo sempre admitiu isto, só não pode fragilizar o projeto, pois assim ele não surtiria efeito algu

  53. O papel dos deputados é votar as leis. O governo enviou o PL, agora, eles, imagino, deveria fazer o seu dever, apresentar emendas. Infelizmente, eles, não tem nenhum interesse pelo Brasil.

    1. Exato Herder! Mas “fazer o dever” é o que menos querem. Querem cargos, facilidades para conquistar votos em seus municípios e não querem nada a favor do Brasil. Só pensam neles, mesmos!

  54. Fato: boa parte da imprensa, a velha política, os novos traíras deslumbrados c o poder e 1 discurso puxado pr Maia, o nefasto. São 4 anos, mas é no 1º q cooptam o governo às facções. Tm q ser

  55. Dizem que não querem cargos no governo, que não querem participar, que não querem toma-lá-dá-cá mas que o governo não tem articulação política. Sugiro então um atendimento coletivo de todos

  56. Bolsonaro. Atenda os parlamentares on-line. Pronto. Mostre seu discurso e eles q mostrem articulação sugerida. Mate a cobrança a Pauladas. Não tem outro jeito. Mas chame-os sem dizer q será on

    1. Deputado não tem q ver tratativas com Gov. Fed. para alinhar-se com empresas privadas q precisam liberar financiamento. Entrará aí a chamada GORJETA. Era cx 2 no disfarce de PROPINA… Nénao Enge

    2. Exato. Boa sacada. Governadores e prefeitos q tem de fazer emendas com recursos próprios do estado. Nada de o Gov. Fed. financiar e fica a dívida depois igual estão hj…

  57. Presidente dois ouvidos para ouvir. O rapaz do Podemos disse que a articulação do Planalto é as emanadas constitucionais. Tenho dito em vários post. Libere as emendas que tudo se acalma. Simples.

    1. Isso! Tá na lei! E ainda chama a imprensa p/ registrar o comprometimento da bancada com os votos. Articulação é isso!

  58. Direito de emenda o c@cet… o dinheiro é nosso e Bolsonaro administra. O resto é tentativa de extorsao de parlamentar corrupto acostumado com praticas antigas. Entendam q o Brasil mudou…

  59. A impressão que dá é que a imprensa, para ver aprovada a reforma da previdência, concorda com a manutenção da corrupção no Brasil. Isso é uma vergonha, imprensa chapa branca e jabazista!

  60. Direito a emendas… Vote pelo país Deputado não pelas emendas que atendem pretensões eleitorais individuais de cada deputado. Acabou o dinheiro e o tempo, não há mais o que “articular”.

  61. Emendas sao fisiologismos. Sao pedidos de recusos de interesse politico dos municipios onde os parlamentares tem sua base para mostrar seu pretigio e manterem seus votos para a proxima eleicao.

  62. Solta a emenda, Bolsonaro! Chame a bancada, solte as emendas, e chame a imprensa para registrar q aquela bancada comprometer-se com/ os votos p/ reforma. Articulação é isso!

  63. Rodeou , rodeou, e não disse coisa alguma, a não ser que é sim a favor do toma lá dá cá. O dinheiro a ser liberado, tá na mão de um General, e então tem de prestar contas na real, então não

  64. Se o governo ceder aos políticos sujos e corruptos, cujo expoente maior é o Rodrigo Maia, iremos continuar do mesmo jeito. Parabéns Bolsonaro. Te elegemos para aniquilar a velha política.

  65. Guedes ontem já o fez repassando royalties do Petróleo aos estados. Façam a reforma da previdência que sobrará bastante dinheiro para seus estados. E não esqueçam de usarem bem o recurso

  66. Mourão e Santa Cruz comando os “bolsominios” radicais através de especialistas das Forças Armadas em cybeWar. São GOLPISTAS e não legalistas. Ponham limites nessa eminencias pardas

    1. O Sr. Marcelo precisa ser colocado em camisa de força. Está completamente doido com esse argumento. Gostaria de saber seu pensamento dos governos petistas.

    2. As emendas devem ser liberadas quando o caixa do governo permitir. Mas imagino que os parlamentares estejam magoados porque o governo quer liberar verbas direto para os municípios.

  67. A previdência é a criptonita dos deputados…. chegou perto, não se reelege. Eles sabem disso, eles viram os deputados que aprovavam a reforma do Temer não serem reeleitos em sua maioria.

    1. Temer corrupto tentando se salvar. Quem nao se reelegeu foram corruptos. Alguns ainda tem 4 anos. É o Brasil q precisa eliminar privilegios a comecar pela previdencia, dps a lei penal. Muda congress

  68. Ensinam ea este deputado que pressionar o Presidente para votar no Parlamento é corrupção e pode ser levado ao conselho de etica…Obter vantagem para si ou para outrem é crime…..

  69. O plano está em andamento. Tem que ser assim mesmo. A velha politica é muito resistente e se combate com implosões controladas com C4. Estou gostando de ver. O Brasil está mudando.

  70. O projeto da Reforma saiu do Executivo. Cuide do projeto Presidente!!!! É sua obrigação chamar os líderes dos partidos p/conversar e convencer da necessidade da aprovação.

    1. Não é conversa que querem. É toma lá dá cá, fisiologismo, indicações políticas que geram ineficiência e corrupção… chame do que quiser.

    2. Quem não sabe que essa reforma é importante? O que os caras mais querem, além das palestras, por exemplo, que Rogério Marinho, Paulo Guedes, e outros dão, pros líderes deputados?

    3. NOVA – Cabe aos líderes dos partidos explicarem a necessidade aos seus colegas. Não dá para o Presidente chamar todo mundo para conversar. É para isto que servem os líderes dos partidos na Câm

    4. Errado! O congresso tem de votar sim ou não…querer vantagens em dinheiro ou cargos,,,é corrupção seu velhaco dissimulado. O Presidente mandou o projeto..analisem, votem e assumam

  71. Falou, falou, falou… E no final disse o que quer: favores aos seus redutos. O país precisa ser descentralizado urgentemente. O Guedes tem um video primoroso que circula na internet sobre isso.

  72. Essa corja mentem que nem mais sentem! O povo brasileiro tem de apoiar o FIM do Toma lá dá cá que assola a politica Brasileira. Só dá corruptos. Mourão e Santa Cruz é a ala super radical doexé