

A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) disse que a liminar do TRF-1 que autorizou a retomada do atendimento presencial nas agências do INSS “não muda em nada a conduta da categoria”.
“Continuamos na data de hoje a realizar as vistorias sanitárias nas agências abertas pelo INSS e as esmas continuarão na sexta-feira e em todas as datas em que houver novas listas de abertura de agências por parte do INSS”, disse a associação, em nota.
Mais cedo, o vice-presidente do TRF-1, Francisco Betti, cassou uma liminar que havia suspendido a retomada das atividades presenciais nas agências do INSS.
TRF-1 autoriza retomada de atendimentos presenciais no INSS
Juiz aponta supressão de 'direitos fundamentais' de peritos do INSS
Médicos comemoram suspensão de atendimento presencial no INSS
INSS adia de novo retorno do atendimento presencial
INSS prorroga retorno do atendimento presencial para 3 de agosto
O juiz de primeira instância havia considerado que as novas regras do governo para verificar a segurança das agências contra o coronavírus exporia os médicos do INSS a risco de contaminação.
Para o desembargador Francisco Betti, entretanto, o magistrado de primeiro grau “acabou assumindo o protagonismo” da decisão administrativo, o que o Judiciário não deve fazer.
Em nota, a Associação dos Médicos Peritos disse que vai continuar trabalhando para garantir a segurança dos beneficiados do INSS que forem às agências.