A lógica antipartidária de Bolsonaro

Todos os movimentos de Jair Bolsonaro até aqui indicam que, uma vez eleito, não buscará o apoio de partidos para garantir a governabilidade. Sua estratégia é dialogar com representantes de diferentes segmentos e não com chefes políticos.

E pode ter razão.

Os partidos são hoje, em sua maioria, empresas voltadas exclusivamente para a manutenção do poder de seus próprios dirigentes, que, a cada legislatura, montam um balcão de negócios para barganhar com o Executivo todo tipo de benefício – alguns nada republicanos.

Esvaziar os partidos é também atalho para uma reforma política que reduza o número de legendas e obrigue uma reorganização dessa gente em torno de temas de interesse geral.

Desde o ano passado, Bolsonaro vem conversando individualmente com políticos de diferentes siglas, na busca pela formação de uma maioria parlamentar que apoie sua gestão.

Enquanto anuncia animado o apoio de bancadas, como a evangélica e a do agronegócio, não parece interessado em seduzir João Amoedo ou João Doria, muito menos Valdemar Costa Neto ou Ciro Nogueira.

O eleitor ajudou bastante ontem ao varrer boa parte dos velhos caciques.

O 1º turno foi animador, mas insuficiente para assegurar a continuidade da faxina contra a corrupção. Veja mais AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 115 comentários
  1. A eleição confirmou a perda poder dos caciques dos partidos, Eleitos agora sabem que máquina partidária não mais garante re-eleição. Finalmente vão responder por suas condutas individuais.

  2. Se algum dia o Bolsonaro resolver “trocar favores” com o Legislativo quem vai tirar ele de lá somos nós. Elegemos um REPRESENTANTE, não um capo nem preposto de organização criminosa.

    1. Concordo. Não que isso tenha freado minhas críticas diante das imbecilidades típicas de portadores de esquerdismo light que eles acham tão chiques.

  3. Haddad vencendo ele dá o indulto ao Lula. Ele e a Manuela renunciam, e posteriormente novas eleições são convocadas. O Lula apresenta-se como candidato. E ai o Golpe contra a democracia estará fo

  4. A reforma politica é urgente e tem d contemplar, no mínimo: Voto Distrital Puro; Recall, Retenção d juízes do STF e PGR; iniciativa popular e plebiscito p leis d relevância aprovadas pelo Congre

  5. Lembrem q o próximo presidente vai escolher pelo menos dois ministros do Supremo. Com Haddad, o tribunal vai virar uma casa petista, e ficaremos sem qualquer segurança jurídica e confiança na lei.

  6. Estavam chamando o Capitão de burro, mas de burro ele não tem NADA! Com sua inteligência política aos poucos ele vai limpando o Brasil dos corruptos e dos comunistas! JB17! #EleSimNo2Turno!

  7. Vivi pra assistir a eleição onde a população esteve mais consciente do seu poder em toda a história republicana. Se Bolsonaro não tomar nenhuma atitude que atrapalhe já estará ajudando.

  8. Muitos vídeos de pessoas e até policiais relatando problemas com as urnas. A democracia/nação não pode ficar REFÉM dessa situação, desse sistema eleitoral fraudulento.

  9. Se 1 partido tem programa q atenda os anseios d parcela significativa da sociedade, essa parcela bancará o partido. Financiamento público distorce a representatividade e cria balcões d negócios.

  10. A estratégia do Bolsonaro mostra seu alinhamento com os anseios do povo que, na votação de ontem, varreu boa parte do lixo político que, como vampiros, sugou todo nosso sangue. Chega!

  11. Urnas que não votavam presidente, que não confirmavam, que apareciam voto nulo ao se digitar 17… Mas que porcaria é essa? Nós sabíamos que esse 1º turno aconteceria coisas erradas

  12. ATENÇÃO: Pipocando inúmeros vídeos reais de eleitores comuns que filmaram problemas com as urnas SOMENTE quando digitavam 17 para presidente. ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM!!!!

  13. A galera “canhota” está com o cú que não passa uma agulha. kkkkkk Não tem preço ver a cara – nojenta – da Mirian Leitoa, da Mônica petista Bérgamo, Valdo cruz, marcelo lins e tantos outros no

  14. Pessoas que moram nas periferias e favelas estão desconectadas da política. Prato cheio para os militantes petistas. Precisa falar com sua empregada, funcionários de prédios, colegas de trabalho,

  15. A eleição de ontem foi espetacular, ainda não caiu a fica para o povo, que queria comemorar uma vitória no primeiro turno de Bolsonaro, mas o resultado nas urnas foi melhor do que esperando.

    1. Eles deixaram ganhar alguns líderes de movimentos para não haver manifestação contra a Smartmatic!

  16. Bolsonaro surpreenderá positivamente o povo brasileiro. Nós, nordestinos, esperamos que ele faça acordo com Israel pra ensinar nosso povo como aproveitar a pouca água que dispomos

    1. Sou d SP e quero mto q Bsonaro empenhe os maiores e melhores esforços para alavancar o Nordeste e acabar com a dependência mantida artificialmente governo após governo. Revolução tecnológica já

  17. E isso ai – precisamos pinçar as ovelhas do meio dos lobos. Ha muita gente inocente filiadas a partidos podres, que podem ser recuperadas – afinal estão por la por serem obrigadas pela legislação.

  18. Não vou criticar ele por isso, ele está certo ! Se for isso mesmo a tendencia da reforma política será inevitável. Sou Novo 30 e paciência… segue o rumo… torço que não vá para um rum se

    1. O Dória não está visando Bolsonaro em seu palanque, mas sinalizando aos eleitores d Bolsonaro q defenderá os msmos princípios. A ver. Ao menos é anti PT.

  19. Pessoal, aqui na internet o PT não passa. Precisa trabalhar aquelas pessoas mais humildes e desinformadas, empregadas, empregados de empresas que moram nas periferias e favelas. O PT já começou!

    1. Precisamos trabalhar o nordeste. Mostrar ao povo humilde que a culpa pela falta de tratamento digno para eles é da roubalheira que o PT promoveu ao longo de 13 anos no poder.

    1. A visão estritamente liberal.leva a isso. O liberal tem d agregar ao menos 1 pouco d conservadorismo ou descamba p a total falta d valores e relativismo moral q destrói as nações.

  20. JOÃO AMOEDO, novo DIREITA, está fugindo da própria responsabilidade de líder de direita ao renegar o PSL. Ou era apenas um oportunista encima do Liberalismo, ou está pensando só em si e não no

    1. Parece q tem ambições pessoais e tem medo de apoiar Bolsonaro e dpois Bolsonaro fazer um sucessor.Essa postura o desqualifica mto, pois parece estar + preocupado c/ambições futuras q c/ o país.

  21. O mecanismo aético que é o propulsor de tal “sistema” se mostra fragilizado pela atuação das operações de comb. ao crime do colarinho branco. B17, corre risco, porém, prova que o Brasil está

  22. Há um consenso maroto dos caciques donos dos partidos, o da promiscuidade política , sem o qual não tem acordo. O importante é iniciar a ruptura deste consenso a partir da vontade do eleitor.

  23. Ele tem que ser bastante transparente com estes bandido políticos , mostrar ao povo como está sendo negociado e o que estes bandidos estão pedindo em troca, eh o povo que vai aprovar o que eh bom!

    1. Nazismo é outro nome da diarréia que sai dos “cérebros?” apodrecidos da PTralhada e PiSOLagem criminosas. Partido Nazista=Partido Nacional SOCIALISTA dos TRABALHADORES Alemães. Te Faz lembrar o

  24. Bolsonaro está fazendo história em cada passo que dá. Estabelecer um novo método de governança, alinhar o congresso por afinidades de propósitos para alcançar metas de interesse nacional é lou

  25. É o fim desse “”sistema”” que só maltratou os brasileiros de uma forma geral, do norte ao sul e de leste a oeste. O Pais estava entregue as traças. Nada funciona, nada dá certo. Uma verdadeira

  26. Vá em frente Capitão. Não queira apoio de políticos comprometidos com todo tipo de ilicitudes. Você tem TOTAL apoio dos eleitores que lutaram bravamente para te colocar onde você está.

  27. O eleitor deu uma força para essa estratégia varrendo boa parte do lixo que habitava Brasília. Mas sobraram alguns ratos no navio, e como lembrou o Cláudio, eles não se dão por vencidos.

  28. Parabéns. Após eleito, clame ao eleitorado para pressionar o congresso, e vc governará como nenhum outro, sem dobrar a legandas, ou troca de favores. o POVO clama por reformas.

    1. Quem apregoa que ele não tem experiência só pode ser nécio! Sobreviver aquela selva por 29 anos, contra tudo e contra toda a corja e não se corromper?! Cara, tem todo o meu respeito e admiração