Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Lula compara ditador Daniel Ortega a Angela Merkel

O ex-presidiário ignorou os crimes cometidos na Nicarágua e questionou: "Por que a Merkel pode ficar 16 anos no poder e Ortega não?"
Lula compara ditador Daniel Ortega a Angela Merkel
Reprodução/Lula/YouTube

Em mais um de seus malabarismos para tentar justificar regimes ditatoriais de esquerda, o ex-presidiário Lula (foto) inovou e comparou o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, à primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel:

“Eu posso ser contra, mas não posso ficar interferindo nas decisões de um povo. Nós temos que defender a autodeterminação dos povos. Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González pode ficar 14 anos no poder? Qual é a lógica?”

A declaração causou perplexidade na entrevistadora, que ponderou com o óbvio:

“Sim. Mas Angela Merkel governou por 16 anos (na Alemanha) e Felipe González 13 na Espanha e não colocavam nenhum de seus opositores na cadeia.”

A entrevistadora também poderia ter dito que tanto Merkel quanto González chegaram ao poder por vias democráticas legítimas.

Em resposta, Lula afirmou que também foi parar na prisão, como se tivesse sido um preso político e tentou relativizar a prisão dos opositores de Daniel Ortega:

Eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. No Brasil, eu fui preso. Eu era considerado o presidente da República eleito e fui preso. Fiquei 580 dias na cadeia para que Bolsonaro fosse eleito presidente. Eu não sei o que as pessoas fizeram para serem presas. Eu não fiz nada.”

Sobre a repressão dos protestos em Cuba, Lula voltou a culpar o embargo americano.

“Você não vai resolver o problema da democracia de Cuba instigando os opositores do governo a criarem problema com o governo. Você vai conquistar a democracia em Cuba terminando com o bloqueio.” 

Esse é o grande democrata que muitos jornalistas querem ver no poder.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO