Lula é inocente

Ricardo Lewandowski publicou um texto na Folha de S. Paulo defendendo a presunção de inocência.

A inocência de Lula, é claro.

Leia o trecho em que ele rejeita a possibilidade de prender os condenados em segundo grau, com um argumento verdadeiramente patético:

“Daí a relevância da presunção de inocência, concebida pelos constituintes originários no art. 5º, LVII, da Constituição em vigor, com a seguinte dicção: ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença criminal condenatória, o que subentende decisão final dos tribunais superiores.

Afigura-se até compreensível que alguns magistrados queiram flexibilizar essa tradicional garantia para combater a corrupção endêmica que assola o país.

Nem sempre emprestam, todavia, a mesma ênfase a outros problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. airton disse:

    Levianowsky sendo Levianowsky, patético para não dizer trágico. Até quando este companheiro vai continuar legislando em causa própria??

Ler comentários
  1. Eduardo Santos disse:

    " ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença criminal condenatória, o que subentende decisão final dos tribunais superiores." Subentende isso porque ele(s) quer(em) e sempre quiseram subentender isso. Pq o que EU entendo em sentença criminal condenatória é sentença criminal condenatória, logo a primeira instância já estaria valendo, o que vem adiante é recurso para rever tal condenação. Esperar para que tribunais superiores reafirmem tal sentença é quase o mesmo que não punir nunca pois tal processo pode levar muitos anos, principalmente se depender do STF. Enquanto isso, o condenado em primeira instância fica muito tempo livre para cometer novos crimes. Brasil = país de bandido. Gente honesta aqui não tem vez.

  2. Nilo disse:

    Esse dublê de magistrado não se enxerga como contribuinte desta baderna criada pelo PT. Tem tanta culpa quanto seus parceiros

  3. PETISTA ALÇA DE CAIXÃO disse:

    APROVEITA O FERIADÃO, PARA FAZER UM TOUR PELA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA. COMECE PELO SÍTIO ATIBAIA, VISITE O TRIPLEX E PARA NÃO FICAR MUITO CANSATIVO, TERMINE O TOUR EM SÃO BERNARDO DOS CAMPOS, DÁ UMA OLHADINHA NO DÚPLEX DO LARANJA GLAUCOS. EM SBC, NÃO DEMORE, O CHEFE DA ORCRIM, NÃO QUER OU NÃO QUERIA VIZINHOS. NÃO QUERIA, PORQUE O APTO, VAI A LEILÃO. ESPERO QUE SEJA ARREMATADO POR QUEM POSSUA UM PAPAGAIO, QUE, DESDE AS CINCO DA MATINA, ACORDE O CHEFE DA ORCRIM, COM O CHAVÃO: LULA NA CAADEIIA, LULA NA CAADEEIA.......

  4. laine disse:

    O, min IMBECIL, juiz cuida de processo cível ou CRIMINAL e não de problemas sociais. Como poderia os magistrados resolverem problemas de desemprego, exclusão social ou sucateamento da saúde de educação? Vossa excrecência esquece que o dinheiro que vai para corrupção poderia resolver esses problemas??

    1. E não só isso Laine. O dinheiro que esses togados Brasil afora consomem com todas as benesses CRIADAS POR ÊLES MESMOS, já daria para construir e fazer funcionar pelo menos algumas centenas de hospitais. Eu disse PELO MENOS. A mordomia dessa corte é vergonhosa e não existe em mais nenhum lugar do mundo, nem nas ricas nações Suécia, Dinamarca , Suissa e Noruega.

  5. Flávio Dias disse:

    Mas essa presunção de inocência vai/vale até quando? Mesmo quando o cara já foi condenado por um juíz, e por um colegiado de juízes? Ele ainda continua sendo inocente provavelmente?

  6. A. disse:

    " subentende decisão final" - então pode subentender outras conclusões também. "Nem sempre emprestam, todavia, a mesma ênfase a outros problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos." - não sei como o ministro não consegue ligar isso tudo ao protelamento que ele defende. Ele é muito ruim de raciocínio lógico. Ou mau caráter. Ou as duas coisas.

  7. José Arnaldo Amaral disse:

    Indignante o proceder de Lewandowski na condição de juiz integrante da mais alta corte de Justiça do Brasil. Enquanto critica seus pares defensores do cumprimento de pena por criminosos de colarinho branco após julgamento em segunda instância, é notoriamente flagrado, por seus atos e ações, como rábula amoral, da organização criminosa em que se transformou o PT e seus satélites políticos. Nunca o Brasil necessitou tanto ser passado a limpo. Oxalá Bolsonaro se torne instrumento político dessa limpeza. Viver para ver !

  8. Tinindo nos cascos disse:

    Que descaramento e despudor esse sujeito invocar o cumprimento da Constituição. Já cuspiu e rasgou a Carta Magna milhares de vezes. Essa é a justiça de bandido para bandido! Bandido escolhido pelo bandido! A CF só serve para conceder benesses aos facínoras! Esse STF é o maior deboche da História do Brasil!

  9. PETISTA JUIZ disse:

    Vossa excrecência Lewandowisk ! A morte lhe cai muito bem sabia ?

  10. Lili disse:

    A sua ênfase a outros problemas são frutos da corrupção endêmica e má gestão sua anta. O senhor deveria ser proibido de falar da CF depois de rasgá-la na cara da sociedade brasileira em conluio com o corrupto Renan Calheiros no impeachment da terrorista lunática. Quando o STF vai resolver este assunto e tirar os direitos políticos por 8 anos da estocadora de vento?

  11. JDM disse:

    Totalmente absurdo! O que esse cara ta fazendo no STF? Ah ...chegou la porque o LULADRÃO indicou ele....por isso até hoje ele é grato, e submisso. O nivel deste integrante do STF é absurdamente raso quando se trata de proteger o ladrão predileto e a quadrilha amiga. Cade lei Sr. MINISTRO? Aonde enfiou a sua HONRA? Lambe botas da ORCRIM. VERGONHA

  12. Martha disse:

    Todos os outros problemas que ele citou estão diretamente ligados à corrupção. As instituições corrompidas são a causa para tanta falta de tudo (saúde, educação, infraestrutura, etc.) no Brasil. Porque o país é rico no potencial, mas pobre e subdesenvolvido na realidade.

  13. Movimento Povo Sem Dedo disse:

    Baixou a Gleisi no Lewandowski. kkkkk

  14. PAULO disse:

    PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA???... Já foi condenado em duas instâncias...

    1. Só se for inocente no sentido de SIMPLÓRIO e não no sentido de NÃO CULPADO!

  15. Marcos Vinicius disse:

    Esse é outro ministro ridículo que só defende o indefensável !! Ele , Gilmar , Marco Aurélio são aliados dos políticos corruptos! STF, vergonha do país !!

  16. Óbvio disse:

    Juntos no lodo até a morte. Bolsonaro presidente coloca a PF para investigar estes ministros, pois ninguém deve estar acima da lei. Bolsonaro nele. LewandoLeisParaRalo merece muito um Bolsonaro.

  17. Movimento Povo Sem Dedo disse:

    A Gleisi baixou no Lewandowski.

  18. pauloroberto disse:

    Estes caras são doentes e previsíveis, o pais na mão desta quadrilha que atua em todos os poderes, somos uma nação SEM FUTURO

  19. Boi preto disse:

    Esse cara de paudowsky rasgou a constituição ao permitir que a anta permanecesse com os direitos políticos mesmo sendo impedida de ficar no cargo de presidente. Não se pode esperar outra coisa dele ao defender relativizacoes típicas do petê, afinal ele era da turma do frango com polenta de São Bernardo, no tempo do garçom aquele que ficou rico na era petê.

  20. PAULO disse:

    Isso mesmo! Continuem afrontando o povão! Assim dão mais força ao Bolsonaro. Acho é bom

  21. Luiz disse:

    PARA QUÊ TANTAS INSTÂNCIAS DO JUDICIÁRIO? A QUEM INTERESSA BANCAR COM DINHEIRO PUBLICO UMA CORTE INDICADA POR POLÍTICOS, QUE SE CONTRADIZ A TODO MOMENTO, GERANDO INSEGURANÇA JURÍDICA AO PAÍS? Chega de recursos judiciais em excesso! O país precisa de agilidade e decisão.

  22. Onfs! disse:

    O inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal são consequências da corrupção. Ministro, VSF!

  23. RICARDO disse:

    Pros amigos e poderosos, a "presunção da inocência" - quanto mais instâncias e arquivamentos, melhor. Para o coitado que rouba uma lata de leite no mercado, a cadeia sem dó. Esse é o nosso belo STF.

  24. Ed disse:

    "...outros problemas igualmente graves"...que a impunidade que ele defende provoca.

  25. marcelo disse:

    As dívidas desses dois VERMES do STF, Lewandowski e Toffoli, com o LULADRÃO e Dona ANTA, são impagáveis .

  26. Fatima disse:

    Os motivos listados por Ricardo Lewandowski são realmente patéticos para um ministro do STF. Mas, se lembrarmos que todos estes motivos são por culpa dos governos lulopetistas, que levaram o Brasil à falência, então a prisão de Lula não seria ainda mais justificada? É só uma pergunta. Este STF...

  27. Jorge Ferreira disse:

    Esse vagabundo deveria estar preso a muito tempo ,STF vergonha nacional !

  28. xxxx disse:

    Eu defendo que advogados, principalmente aqueles que já trabalharam para algum partido, direta ou indiretamente, não possam ser indicados para o STF.

  29. Einstein Bohr disse:

    Esse criatura sempre foi, e será até o seu último suspiro, um grande atraso em nossas vidas. Ele está defendendo o seu próprio direito de riqueza e privilégios sobre nós.

  30. Osombra007 disse:

    Porque será que o 'outro' tem sempre o nome de RICARDÃO???

  31. Osombra007 disse:

    Porque será que o ‘outro’ tem sempre o nome de RICARDÃO???

  32. Marzia disse:

    Exclusão social, desemprego, escola pública de baixa qualidade, etc.... passou a ser responsabilidade/atribuição do judiciário desde qdo?

  33. Rubens do Sul disse:

    O cara é sócio do filho do Lula na Game Corp que roubou milhões da TELELAR, atual OI O que esperavam dele ? Lula tem metade do STF no bolso, isto é fato, e todos sabemos. Ele armou tudo, desde sua iniciação Eu vejo ele como um ladrão. Mas convenhamos, é uma das figuras mais inteligentes neste país no quesito malandragem... Colocou todos no bolso, pra enriquecer a si e a família toda depois

  34. Romeu disse:

    Filosofia de encontrar pelo em ovo tergiversando o assunto com consequências da corrupção, como se esta fosse necessária para melhorar a vida das pessoas... Defender o indefensável é permitir a continuidade de leis que defendem quem tem dinheiro. Quais os reais beneficiários destas leis? A falta de ética . Jucá, Renan, Lula, Dilma, Aécio e outros se beneficiam dividindo suas rendas da corrupção com seus excelentíssimos advogados. Ridícula defesa do subdesenvolvimento. A corrupção e seus defensores nos condenam a conviver com suas mazelas para que poucos enriqueçam.

  35. Antonio Roberto disse:

    Esse Sr liberou Wanda ou Iolanda para se candidatar de novo. Livrou ela. Esse sr. , sim , rasgou a Constituição. Faz parte da Quadrilha ! Ele, Gilmar que manda soltar alguém que diz em video que embolsou r$ 3.000.000,00, e Toffoli que pede vista de uma decisão já pacificada, fazem parte desse pessoal ! Não adianta , ai tem muito rabo preso. Brasil é carnaval ! STF Comissão de Frente !

  36. Fernando disse:

    A canalhada de alguns ministros do supremo espalham seu fedor indecente e corrupto feitos gambás pela nobre sala do plenário do STF, na maior impunidade .

  37. BRAZ disse:

    ESSE MINISTRO É TAO BANDIDO QTO O LULA SEJA HOMEM SEU FROUXO!! vergonha de vcs STF... seus acovardados...

  38. #Lulla2018NaCadeia disse:

    Alguma surpresa nesta declaração deste senhor? Depois do que fez no Impeachment da Anta ele mostrou que é capaz de tudo para defender seus aliados, inclusive desrespeitar a lei.

  39. rodrigo disse:

    ESSE CARA É UM DESPUDORADO. DÁ UMA CANETADA E AUMENTA O SALÁRIO DOS JUÍZES, E VEM ME FALAR DE EXCLUSÃO SOCIAL? ESSE APEDEUTA NEM CORA, NAO É...PRECISA ENTRAR NUM AVIÃO DE CARREIRA....

  40. Fabio disse:

    Duplamente condenado é certeza de culpado.

  41. Mario disse:

    Como um canalha desses tem assento numa instituição fundamental para o país? Os critérios de ingresso no STF tem que ser modificados pra ontem.

  42. Roberto disse:

    O ESTUPRADOR DA CONSTITUIÇÃO ataca novamente. Petralha sem vergonha!

  43. Fer disse:

    E desde quando juiz faz lei?!? Quem tem que se mexer para acabar com esses problemas é o Legislativo (criando leis) e o Executivo (as executando). Esse verme pensa que todo mundo é idiota? Melhor dizer que os juízes se preocupam demais com o Lula mas vivem deixando de marcar faltase de dar cartão amarelo. Pode ser que assim ele consiga confundir alguém. Maldito ministro.

  44. Paul Nokuh dos Covardes de Toga disse:

    Bom, pelo discurso do "Lewando Wisky" podemos concluir que nem ele é a favor do PT. Pois cada um dos tópicos de cunho social abordados por ele, foram tremendamente sucateados pelo ParTido e seus aliados nos últimos 13 anos. Posto toda essa reza de quermesse, ele "Lewando Wisky", deveria ser muito favorável a prisão em condenação de segundo grau, pois 100% dos casos citados decorem da corrupção e não são fatos isolados. O STF é o poder supremo e deveria se colocar como mais atuante junto a PRG para combater todas essas deploráveis ações de fato ao invés de favorecer os poderosos. Dê o exemplo Ministro PolíTico.

  45. Implacavel disse:

    O nivel de Ricardo Lewandowski e possivel se avaliar pela cagada que ele fez no Impeachment...

  46. Emerson disse:

    Magistrados deveriam 'emprestar' mais ênfase a outros problemas, tido pelo ministro como 'igualmente graves': crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal. É o fim da picada! Agora, além de aplicar as leis e muitas vezes atuar também legisladores, o ministro quer transferir para o judiciário a responsabilidade sobre questões nada afeitas à prestação jurisdicional e, sim, à atividade do poder executivo. É o império do Judiciário!

  47. José Maria disse:

    O segundo problema é consequência do primeiro, seu ... meu Deus, petismo não é doença, está no DNA.

  48. Sarcástico disse:

    Mas se ele é um comunista patético vai esperar o que dele? Que saudades de um AI-5 só para chutar ele fora do STF.

  49. Denis Falqueto disse:

    Que argumentos mais furados... Um juiz não tem responsabilidade sobre esses problemas! Tinha que ser o Levando Whisky mesmo...

  50. Bob Bruza disse:

    Esse Lewandowski se expõe ao ridículo como quem toma banho de sol na praia. Deve ao Lula sua desastrosa nomeação para ser ministro do STF e está pagando por isso.

  51. Oi disse:

    Esquece q isto ocorre por decisões de homens e não pq instituições são falhas ! Começa por onde ele passa a degradação

  52. Goooorrrrpi disse:

    Olha o goooorrrppi cumpanheiro levandosvisk!

  53. Hell March disse:

    Ah tá, então foi por isso que ele concedeu o REAJUSTE AOS SERVIDORES PUBLICOS, para combater o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal...Polakowski é basicamente um CANALHA, FDP a serviço da ORCRIM petê e sua gangue de comparsas.

  54. Jorge Heleno disse:

    É só prender os corruptos condenados em segundo grau que a corrupção vai ser atenuada e vai ter algum dinheiro para a saúde, a educação, segurança. Enquanto o corrupto conseguir levar seus crimes para a prescrição por chicanas judiciais, vai continuar faltando dinheiro para as necessidades básicas do povo.

  55. Borges disse:

    A Dilma provocou tudo isso e ele livrou a "cara" dela.

  56. Andréa disse:

    O STF é um depósito de mau caratismo... Soltam assassinos corruptos e traficantes de alta periculosidade...

  57. Jose Tilasco disse:

    É isso que dá, esse sistema de indicação para compor a alta corte de justiça. Um sujeito que comia frango com polenta num restaurante do bexiga, cai nas graças de uma inútil e acaba virando ministro do STF. O resultado disso é a gratidão eterna pois, em outra situação não estaria ocupando esse alto cargo da república deles.

  58. Luiz Ramos disse:

    Não esquecendo, ministro, que as suas alegações são fruto da corrupção generalizada que assola o País, principalmente disseminada pelos governos petralhas.

  59. Mauricio R. disse:

    Eis o malefício maior que o tal do quinto constitucional, causa as instituições. Ninguém quer juiz, promotor ou desembargador deveria ter acesso aos tribunais superiores, através do quinto constitucional. Somente por concurso público, após algumas décadas de prática.

  60. Marcello1 disse:

    O "dotô" misturou alhos com bugalhos! Simplesmente patético!

  61. José Antônio disse:

    Esse notável ignorante de saber jurídico, só poderia ter sido indicado por um analfabeto funcional.

  62. Paulo disse:

    Só os COMPADRIOS do STF tem PRESUNÇÃO de inocência , assim como só ADIANA ANCELMO( Sergio Cabral) é MÃE e não pode ficar presa!!

  63. marcos disse:

    Lewandowski não é porque um grupo de pessoas decidiram em assembleia democrática, com todos os pontos de vista debatidos, que a invasão de uma propriedade continua sendo roubo... Da mesma maneira, afirmo o apartheid era completamente LEGAL, a política de iguais mais separados, que durou até a década de 1940 nos EUA era completamente LEGAL, posso citar muitos outros exemplos... Da mesma maneira dizer que uma pessoa ainda tem o direito a presunção de inocência, só porque é legal o artigo da Lei, que foi escrita em teoria, pelo político que hora pode ser julgado, só serve para os ingênuos e simples. O texto e tudo que vemos só expõe o real caráter da republica, um ambiente SIMBIÓTICO de pura podridão que resulta em todo o mal que vemos ao nosso redor, defensores do mal sao demonios

  64. odnumoducolisarb disse:

    Vamos fazer como ele, no Caso do impeachtment da Dentuça dilmANTA, dividir o q ele escreveu e aproveitar o q nos interessa (ação verdadeiramente PTralha), assim é verdade o q ele diz o desrespeito dos governos e suas gestoes, nestes 15 anos, com a educação, segurança, saúde, emprego etc., bem como a gravidade e o enraizanento da corrupção q talvez esteja na cultura do povo como o carnaval e o samba, pagode, o vinge q trabalho e vige q paga! A famosa lei de gerson! Com o complexo de Macunaíma!!

  65. FERNANDO disse:

    CRETINO, DESCARADO, CARÁTER NULO, essas são as qualidades desse senhor.Ele em nenhum momento pensa nos brasileiros de bem, em nenhum momento pensa o que será o futuro do Brasil.

  66. Artista ElmaCarneiro disse:

    Não vou nem ler a matéria toda, é revoltante homens da justiça, alheios ao óbvio e coniventes com todos os males que vem destruindo nossas instituições cada vez mais. Somos uma terra sem lei.

    1. Se você não ler o que essa gente escreve, não poderá saber o que pensam. E sem saber o que pensam, não poderá se defender deles. Encare: tome um engov antes e outro depois.

  67. Vadio disse:

    Vagabundo fi lho da pu ta sem vee go nha cor ru pto vai to mar no c u

  68. Caco disse:

    De trás para frente. O caos do país foi exponencialmente acentuado pelas bandalheiras feitas por Lula, Dilma e a quadrilha canhota. Fato inegável. E outro fato inegável é que a porcaria da Constituição do Ulysses e outros tontos, garante que Lula NÃO pode ser preso. A decisão da prisão em 2a. instância é sim questionável. Mas nessas terras, a lei é usada por puro casuísmo e aplicada de acordo com a cara do freguês. Isso aí é mesmo um país de terceiro mundo num continente de cucarachas e bananeiros. Que Lula volte à presidência. Não importa. Não muda nada e inacreditavelmemte ele é o líder nas pesquisas. Se é o que esse povo imbecil quer, que seja.

    1. Líder na pesquisa??? Você acredita nessas pesquisas mequetrefes?? O cara nem pode sair nas ruas! Compara o número de seguidores dele com os do Bolsonaro em TODAS as redes sociais! O Bolsonaro só perde as eleições se fraudarem as eleições! Caso contrário o Bolsonaro ganha de todos esses candidatozinhos comunistas (incluindo o lula) no PRIMEIRO TURNO!

  69. Nelson disse:

    LOGO, LOGO, LEWANDOWSKI TERÁ QUE DEFENDER A SUA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA. PRESUNÇÃO É NADA QUANDO SE TEM TODAS AS EVIDÊNCIAS DOS CRIMES QUE O CANALHA DO LULA PRATICOU COM A SUA HORDA PETISTA E DE OUTROS PARTIDOS! COMUNISTA É ASSIM MESMO, O QUE É SEU É MEU, O QUE É MEU É MEU!

  70. Luiz Antonio disse:

    Existem vigaristas em todos os setores da sociedade. Esse sujeito me causa asco. Os vigaristas quando operam em meio ao judiciário, são os piores que existem. Sonho com o momento em que o bandido barbudo seja recolhido no xilindró para acabar com essas notícias do submundo da política.

  71. Luiz disse:

    O STF é patético, uma piada de mau gosto! As leis são "à la carte", conforme o "freguês". Assim não é possível um país resistir. É muita insegurança jurídica pra defender bandido. Que vergonha"

  72. Rogério disse:

    Eles, os imortais, somente eles tem que dar a palavra final! Achei uma ótima ideia isso, acabam-se com toda a estrutura abaixo do STF e, quando houver qualquer contenda, agendamos um horário para falar com os sub-reis que, à moda antiga, sairemos vivos ou mortos.

  73. itamar disse:

    Caramba, que saco de gato é esse. As escolas de direito do Brasil preparam mesmo assim seus advogados?????

  74. Só podia ser na folha de sao paulo disse:

    Dar espaço à um mer da des ses, só mesmo o lixo folha de sao paulo.

  75. Leonardo disse:

    Este Senhor Ministreco não sabe que exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal se dá, JUSTAMENTE POR CAUSA DA CORRUPÇÃO QUE ASSOLA ESTE PAÍS??? Estes RÁBULAS colocado é duro de aguentar..

  76. Respeito? disse:

    E essa corte ainda quer respeito da sociedade. É brincadeira...

  77. DepreRio disse:

    Faltou citar a péssima qualidade dos magistrados do STF.

  78. a. disse:

    Pra que serve o "entre na conversa" se não funciona??

  79. Nailton disse:

    Ou o raciocínio dele é muito ruim ou a desonestidade é muito boa. Será que ele não percebe que "os outros problemas" são justamente consequências da impunidade que ajuda a proliferar?

  80. Semnoção disse:

    Esses "problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos.” São consequências da omissão da justiça em prender políticos corruptos. Principalmente do STF que só faz tro-lo-ló e deixa impunes os poderosos de sempre. Que sujeito hipócrita....

  81. Alexandre Resende disse:

    Para quem deu nó em pingo de água ao "interpretar" o paragrafo único do art.52 da constituição e dizer o oposto do que está escrito, qualquer coisa vinda de um juiz assim é normal. Legisla com lado e interesse, sem pudor.

  82. Calby disse:

    Combina com o ele.... Lewandowski, até SOBRENOME de COMUNISTA tem..... esperavam o que dele?

  83. Pois é! disse:

    Todas essas graves mazelas existem, por causa da corrupção, cujos agentes VExa defende que devem permanecer em liberdade, até que sejam esgotados todos os recursos. Seriam décadas, portanto, não só desfrutando de liberdade e do que roubaram, mas também para roubar ainda mais.

  84. José Luiz Lopes disse:

    "Exclusão Social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos.” . Estes assuntos já estiveram em alguns autos encaminhados para julgamento pelo pleno do STF?

  85. Marcos Pinto disse:

    Nem sempre emprestam, todavia, a mesma ênfase a outros problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos.” TUDO ISSO DECORRE DA CORRUPÇÃO, MINISTRO.

  86. Remo Franco disse:

    Esse elemento não tem condições nem de ser ajudante de juiz.

  87. Presunção da inocência só existe QUANDO NÃO HÁ PROVAS, canalha! disse:

    " crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal" se dá em muito POR CAUSA DA CORRUÇÃO E DA IMPUNIDADE! Quanto a Odebrecht e demias empreiteiras não poderiam ter construído de escolas e hospitais com o que desviaram, com as bênção da politicalha, incluindo Lula! O quanto de empregos não poderiam ser gerados se não se pagasse tanta propina com dinheiro público? O que é INACEITÁVEL é Ministro da Suprema Corte defender corrupto e eternizar a impunidade. Deveriam ser processados todos por PREVARICAÇÃO. Se não fizerem justiça, só nos restaram implorar as FFAA que o faça!

  88. Dalton Fugita disse:

    Mas a maior causa do esfacelamento da segurança e saúde públicas é a corrupção. Os juízes concursados estão certos. Só quem nunca foi juiz por concurso público, mas somente por indicação de político corrupto é que não entende esse combate.

  89. Fabiano Medeiros disse:

    Levendidovsky deveria levar para casa os presos que solta. O maior problema do Brasil hoje é a violência, e esse senhor não tem a mínima preocupação em soltar um preso que cometeu atos de violência e que, retornando à sua comunidade, irá novamente conturbar e assolar a paz dos que ali vivem. É muito fácil usar argumentos lunáticos. Mas o direito das vítimas ele não defende. Então, Senhor Ministro, LEVE PARA SUA CASA, PRINCIPALMENTE SE FOR O LULA!!!

  90. Então... disse:

    Nossa!!! Já tinha lido que ele era :portador de limitações intelectuais" entretanto sua fluidez verbal é sofrível....claudicante é descolada da realidade. Pô e ainda chamam um cara desse de professor.....isso explica o Brasil

  91. Marco Antonio Castilho disse:

    Porque a corrupção é a causa de todos os demais. Esse palhaço é dono de quantos imóveis em nome de laranjas em são bernardo? Quanto ele leva do dinheiro da quadrilha?

  92. TODOS COM LULA disse:

    O STF CONFIRMA APOIO A LULA COM OS MINISTROS INDICADOS POR DILMA/LULA: Lewandowski Tofolli Fux Barroso Fachin Weber Carmen

  93. Dhiego Mendonça disse:

    Lewandowski é inimigo da nação. De quem rasga a Constituicao Federal (poderes politicos da Dilma) se espera qualquer coisa, engracado que naquele momento ele nao lembrou da Constituicao. Agora ele lembra.

  94. Esse é outro bandido do STF disse:

    ESSE é cara de pau. Defende bandido , rasga constituição, na maior cara Dura. Bandido !

  95. Hammer disse:

    O trânsito em julgado de sentença condenatória se dá justamente no tribunal de segundo grau. Os tribunais superiores não tratam da materialidade que levou à sentença condenatória definitiva, isso foi feito em caráter de revisão pelo tribuna de segundo grau. Os tribunais superiores tratam tão somente das questões processuais. Ademais, Lewandowski esta defendendo um notório corrupto alegando justamente que não se deve prendê-lo porque também não se combate as consequências dos atos de corrupção desse corrupto. Lewandowski não é patético, é inacreditável, descarado e debochado. É o Gilmar Mendes do PT. O próximo artigo em defesa de Lula será do Toffoli.

  96. Ivana disse:

    Como se o "o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal" não fosse obra dos corruptos.

  97. TODOS COM LULA disse:

    O STF CONFIRMA APOIO A LULA COM OS MINISTROS INDICADOS POR DILMA/LULA Lewandowski Tofolli Fux Barroso Fachin Weber Carmen

  98. joao marinho disse:

    A ORCRIM está desesperada.Seus porta-vozes como não possuem argumentos sólidos estão pirando e por consequência verberando bobagens, coisas que não fazem sentido no contexto da situação do condenado. Faz parte do chororô.....

  99. bocoh disse:

    alou tudo, foi na veia. O marido da sua colega que morreu é que causou o dito desemprego, o sucateamento da saúde e por ai vai. Traidor da pátria igualzinho a quem escreveu na pholha. Cadeia é pouco para ambos.

  100. Júlio César disse:

    É mais um motivo para que exijamos que os ministros do supremo sejam nomeados por CONCURSO PÚBLICO e não por INDICAÇÃO POLÍTICA.

  101. Viva Moro! disse:

    Ontem, hoje e sempre! Obrigado Lava Jato!

  102. Sidnei disse:

    Pertence fazendo o seu papel de advogado e a Foice de São Paulo defendendo seu quinhão de verbas petistas.

  103. Luizs disse:

    Presunção de inocência é para quem não foi pego com a boca na botija, que nem de longe é o caso do lula.

  104. Dr. P I R O C A disse:

    Até parece que esse velho safado está muito preocupado com problemas sociais.

  105. Como anda? disse:

    Como anda Fábio Pietro, Lewandowiski, seu eterno afilhado?

  106. kenf disse:

    como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos.” ------ todos esses problemas sao causado por politicos que tem a tal da presuntao da inocencia que vc tnato diz seu vei gago

  107. SK disse:

    É o famoso “poste mijando no cachorro”

  108. Belzebunda disse:

    Como é que se pode comentar um desatino?

  109. Só isso! disse:

    Outra vez, Lewandowiski misturando problemas políticos com criminais. Afinal, não tem conhecimento jurídico nenhum. Sua mãe emprestava xícaras de açúcar a Marisa Letícia. Ganhou o cargo por açúcar emprestado e não devolvido. Só isso!

  110. Curió disse:

    Quando será que o Brasil vai se livrar de vermes como este?????

  111. Judite Lemos A Feçora da Isquerda disse:

    Vindo de onde vem, sem surpresas.

  112. Flavio Vieira disse:

    Prezados Antagonistas, bom dia! Antes de mais nada, Molusco Eneadáctilo na cadeia apresentada na IstoÉ de hoje. Ricardo Lewandowski, o que tem o c@ com as calças??!! Volte rapidamente para seu restaurante comer frango com polenta em São Bernardo. Um abraço aos Antagonistas! Flavio

  113. Bosco(Anti-PT desde 1980) disse:

    Ele consegue enxergar os efeitos, mas parece não querer enxergar as causas!!!

  114. Luiz disse:

    Isso é ideologia ou o quê? Meu deus estes caras se perderam totalmente, é muita ignorância. Eles estão no limiar da demência.

  115. Marcos Motta disse:

    Não me lembro de nenhum comentário deste "benemérito" da falecida, quando esfacelou a constituição

  116. VERA NUNES disse:

    Ou seja, senilidade perde. Não falou coisa com coisa e ainda quis acrescentar sua pífia interpretação à letra da lei. Que supremo é esse?

  117. Martins Jr. disse:

    Deplorável é "Vossa Excelência".

  118. #LulaNaCadeia disse:

    Mas resolver os problemas que o ministro citou é dever do EXECUTIVO, não do judiciário!!!! Do Judiciário deveria ser "CONDENAR LADRÃO" !!!

  119. Justine disse:

    Essa desgraça nunca ouviu falar em DUPLO grau de jurisdição. Te aposenta, inútil!! Assim fará um favor pro teu país.

  120. Vox Populi disse:

    A FAMÍLIA LEWANDOWSKI é responsável por desvios de milhões dos cofres públicos e esse velho FDP quer dar lição de moral e constitucional para livrar LULA e A TULMA DO PETE!

  121. wanderlei lima disse:

    Chegar à velhice e ter como patrimônio pessoal o cinismo e a falta de vergonha na cara é lamentável, porém para esse tipo de gente os benefícios materiais compensam a imoralidade. A argumentação é de uma cretinice sem tamanho e fere profundamente a instituição. Pobre stf.

  122. banano disse:

    Outro problema ainda mais grave é a absoluta incompetência de alguns pseudo-magistrados colocados no STF a serviço de interesses políticos e financeiros escusos e inconfessáveis.

  123. disse:

    Presunção de inocência?? Só mesmo nas mentes distorcidas da patota do STF. Então Lula, abusando da sua aura de "gente boa" e "estúpido," teria toda a licença para arrastar na lama o cargo de Presidente e a condição de ex-Presidente para manter as relações mais que suspeitas e cometer atos mais que incriminatórios, mais vil promiscuidade sem nenhum respeito e dignidade que o cargo exige. Mesmo assim, levianovisqui acha que a presunção de inocência atem que valer?

  124. Besta do Apocalipse disse:

    Só nesse c* de mundo um ministro da mais alta corte se comporta e se manifesta como adevogado de porta de cadeia! É o fim da picada! Não temos mais o que descer e chafurdar nesse mar de lama!!

  125. Coió disse:

    Fidelidade canina desde o caso Celso Daniel.......nesse caso o cão é o capeta mesmo

  126. Barranqueiro disse:

    AINDA VAI TER QUE ESCOLHER, SE VAI SER EJETADO DO STF, POR TERRA ,MAR OU AR.

  127. Mauricio Lima disse:

    Como ministro do STF ele não estaria impedido eticamente falando de escrever sobre este tema em um jornal?

  128. MOACIR JOSÉ BERNARDINO disse:

    ELE E SEU IRMÃO DEVERIAM SER INVESTIGADOS. DEFENSOR DOS PETISTAS DE CARTEIRINHA.

  129. Gustavo disse:

    Esse pulha assassinou a Constituição para manter Dilma elegível, envergonhando todo o corpo judiciário. Agora, apega-se à literalidade da Carta de 1988, mesmo reconhecendo que somente um sopro de vida no texto magno poderia viabilizar o combate a corrupção no Brasil. Para piorar, equipara os gargalos do Judiciário com as mazelas do Executivo, todas legadas pelo PT. Um desonesto intelectual total.

  130. AC2018 disse:

    "Ah, garoto bão!!!! Eu sabia que poderia contar sempre com você!!!" Ass.: Luis Lularapio da Silva.

  131. supremu disse:

    êta paisinho de merd@ esse brasil, nossas otoridades têm como referência cultural um primata ignorante, corrupto, deprav@do, são supremos ignorantes, são supremos corruptos, são supremos insignificantes, supremos defensores de bandidos e também supremos nocivos ao povo.

  132. alemao de verdade disse:

    Quero saber se este ANALFABETO FUNCIONAL , encontra em algum lugar no artigo5*,( subentende decisão final dos tribunais superiores), IMBECIL, nao sabe nem ler. Lei para ser Lei , tem que estar ESCRITA.

  133. Adenoid Hynkell disse:

    Sr. Ministro tome vergonha na cara e restrinja-se a apenas se manifestar nos autos como devem fazer os ministros da Suprema Corte. Mesmo sofrendo as pressões que V.Exca. deve estar sofrendo, tenha dó de nós que pagamos seus salários e nos poupe de dessas suas torpes tentativas de anistiar bandidos e criminosos.

  134. Ricardo disse:

    Flexibilizar a constituição em benefício do PT foi o que Lewandowski fez como presidente do STF, na preservação dos direitos políticos de Dilma do PT. O STF estava preparadinho para uma ditadura socialista petista, fazem tudo como querem, da maneira que querem, e riem da impossibilidade de responsabiliza-los. São ministros escolhidos para uma ditadura. A esquerda sempre incentiva a exclusão social, impede sempre que se resolva os problemas do país, intencionalmente.

  135. Luiz disse:

    Pois é, ficou faltando , como prova, o recibo de corrupção passiva entre ele, o receptor e o corruptor.

  136. Helô Mendes disse:

    Quem liga para a Folha de São Paulo e para seus comentários vindo de petistas??? Ninguém que eu conheço, perde tempo com esse jornal.

  137. VAQUEIRODOASFALTO disse:

    QUE CRETINO PTralha. Esse pústula sabe que tudo isso ai elencado por ele, foi herança deixada pelos governos PTralhas do partido que ele defende. Quer salvar o VERME condenado que arrasou com o país. Este artigo não condiz com um ministro do STF, e sim de um miliTONTO ESQUARDALHA. Afinal, esse pulha se declara PTralha. Se tivesse um minimo de dignidade, se julgaria impedido de julgar ações contra a GANGUE. Mas, pedir dignidade de PTralha, é como buscar água no Saara

  138. Marcos disse:

    Qual será o adjetivo mais adequado para Levandovski ?

  139. mineiríssimo disse:

    Será que este patife togado, que nunca prestou concurso para juiz, sempre nomeado por apadrinhamento e cumplicidade, e nunca por capacidade profissional, não percebeu que os problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, é oriundo da leniência da lei e de "Juizes" como ele sem a devida capacidade profissional e nomeados para proteger seus apadrinhados criminosos, que ainda consideram o bandido já condenado em duas instancias de julgamento ainda inocente? Esta excrecência da lei e a leniência Ministros togados com o crime, só acontece aqui nesta republica de araque.

  140. TAQUICARDIA disse:

    Estão tecendo a cortina da impunidade!! Cartada final: Sepúlveda é santo milagreiro capaz de livrar a cara de condenado!! Vamos para os próximos capítulos...

  141. Kleber Monteiro disse:

    Esse "cidadão" tem que ser investigado com urgência. Com certeza, tem muito o que esconder. Se o Brasil, entenda-se eleitor, não der um cavalo de pau no tocante às eleições deste ano. Estaremos perdidos. Todas às instituições estão aparelhadas com corruptos, pilantras da pior espécie. E esse ministro é um deles.

  142. Viva Moro! disse:

    E a gente tendo que levar a sério esses supremos juízes. Palhaço!

    1. Requisito para ser indicado para o STF: Ter amigo político.

  143. Lewa ele daqui disse:

    Não é este o entendimento atual do plenário do STF, pelo qual o arghculista quer passar ao largo. Que tal prender os condenados em 1ª e 2ª instâncias e dar prioridade ao julgamento dos provisórios, em ordem cronológica? Se houver necessidade de revisão do caso do Sr. Lula (é disto que se trata, Lewandowski não teve a capacidade/coragem de ser explícito), que vá para o fim da fila.

  144. Logo quem vos fala disse:

    Discurso bolivarianista "detected and ranged".

  145. Suburbano disse:

    Pensei que os anos Sarney eram o que de pior eu tinha vivido. As coisas eram terríveis, a economia um caos, mas pelo menos, a canalha tinha um pouco de pudor, de discrição. Os anos do lulopetismo coroaram a desfaçatez! Canalhas assumem pra quem estão a soldo sem o menor constrangimento. Não sairemos dessa tragédia sem soluções drásticas.

  146. CRIANÇA SEM ESPERANÇA disse:

    QUERIDO PAPAI DO CÉU TODOS OS DIAS NESTE PAÍS ABENÇOADO CRIANÇAS, JOVENS, IDOSOS E MUITAS PESSOAS SOFREM POR NÃO TER SAÚDE, POR NÃO TER ALIMENTO POR NÃO TER EDUCAÇÃO PEÇO DE JOELHOS E DESPIDO DE ARROGÂNCIA QUE LEVE ESTE SENHOR LUIZ CARLOS LEWANDOSKI QUE NOS CAUSA TANTO MAL, OU QUE AO MENOS O INUTILIZE POR FAVOR PAPAI DO CÉU

    1. MEU DEUS, ESTOU FRACO É RICARDO LEWANDOSKI NÃO COMO FAZ 3 DIAS DESCULPE SENHOR

  147. Sidnei disse:

    Questão: A Folha de São Paulo devulga textos de defensores de Lula todos os dias por quê? Tá levando quanto? Não seria o caso investigar a Folha? Qual o real interesse?

  148. Carlos Sobrinho disse:

    Lewandowski é a personificação do deplorável esfacelamento do STF.

  149. LulaNaCadeia disse:

    ESSE INFELIZ FOI ABORTADO NO STF SÓ PARA SEFENDER A ORCRIM PETISTA. UM LIXO HUMANO QUE NÃO MERECE O AR QUE RESPIRA. LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA E QUEM, EM VEZ DEFENDER A SOCIEDADE DOS MARGINAIS, DEFENDE BANDIDO? MERECE O QIE ?????

  150. Joe disse:

    Lula ja foi condenado. Ele não é inocente. As discussões são outras agora. Ninguém pode fazer vista grossa às inúmeras privas

  151. Lu disse:

    VINDO DE LEVANDONOOK PODEMOS ESPERAR QUALQUER COISA, AFINAL O "ESTUPRO" À CONSTITUIÇÃO FURANTE O IMPEACHMEANT DE DILMA FOI COMANDADO POR ELE. LRVSNDONOOSKI É A VERGONHA DO TST.

  152. Bob disse:

    Quem criou todos esses problemas seu velho safado ?? Foi o seu PT. Essa quadrilha que nos governou por 13 anos. Para consertar as coisas precisamos colocar esses bandidos na cadeia, junto com alguns protetores de bandidos que estão no stf

  153. LIXO!!! disse:

    O ATRASADO, COM CARA DE PERSONAGEM DE FILME DE TERROR DE QUINTA, COPIOU E COLOU ESSE TEXTO PATETICO DE QUEM OU DA ONDE???

  154. Wagner disse:

    Eis o efeito de se apodrecer a Suprema Corte, encharcando-a de lacaios ideológicos. Resultado: a Justiça se transforma em justissa.

  155. Brasil Socialista disse:

    MIMIMI coxinhas chorem se esse juiz condenasse somenteo PT igual os outros voces estariam pulando bando de fascistinha filhote da ditadura...

    1. Você é um atraso para o Brasil. Porque não estuda melhor Karl Marx, Lênin, Fidel e Stálin? Depois enumere, o que esses bandidos fizeram de bom para a humanidade.

  156. maisvalia disse:

    Vamos esperar a inclusão social, pleno emprego, a saúde para todos e todos bem educados para prender o MAIOR LADRÃO QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE , O LULLARAPIO.

  157. Fernando Costa da Silva disse:

    Toma vergonha na cara Ricardo Lewandowski, voce acha que somos idiotas ? Voce é um ministro incompetente, não tem capacidade intelectual para estar nessa posição. Eu e muitas pessoas sabem como se deu a sua chegada ao STF com o famosa comilança do "frango com polenta".

  158. Pela consciência política disse:

    LADRÃO DE GALINHA, NÃO TEM PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA. LADRÃO DE GALINHA, NÃO NOMEIA MINISTRO DO STF.

  159. Cel. Iepsen disse:

    Sr. Lewandowsky, por favor, faça apenas o feijão com arroz. Não invente e nem tente uma engambelação. Fica feio, anti-ético, imoral, indecente, e pior, a criação de uma "coisa" chamada de STF, sem crédito perante a Nação, com cunho político e mafioso.

  160. Edir disse:

    É ser muito b@b😫c😬!!!!!!!! Nojento! LIXO!!!!! VENDIDO!!!!!!!!! 👎👎👎👎👎👎👎👎👎

  161. PAULO WATANABE disse:

    Tamus bem de ministros do STF! Vai vê que o INDESEJÁVEL MINISTRO GILMAR MENDES usa dessa mma retórica para soltar principalmente empresários e políticos das preventivas e o SERVIDOR DOS PETRALHAS MINISTRO DIAS TOFOLI, retira processos para averiguação quando já foi amplamente debatido cm ocorreu recentemente, e de alto anseio popular para sua aprovação. Clamar pelas mazelas que ainda continuam é NÃO RECONHECER QUE O CENTRO DE TUDO É A POLÍTICA TÃO INCEFICIENTE e que tem o AVAL de vários MINISTROS DO STF

  162. Patriota PR disse:

    Esse Ricardo Chilindrovski não é a pessoa a quem podemos dizer sem sombra de dúvida, o cidadão mais honesto deste país. Seu histórico mostra exatamente o que ele é, não precisa acrescentar mais nada!

  163. Beto disse:

    Esta pagando a fatura de ter sido, sem competência para tanto, guindado a Ministro do STF.

  164. DEFENSOR DE BANDIDO disse:

    O LEVAWHISKY É UM LIXO, COMO O CHEFE DA MÁFIA PTRALHA QUE ELE DEFENDE.

  165. Osli disse:

    Mas esse Lewandowski deve ter problema mental, só pode... qualquer pessoa que tenha o mínimo de pensamento lógico vai entender que uma coisa é consequência de outra. "Nem sempre emprestam, todavia, a mesma ênfase a outros problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos." Oras, todos esses exemplos que ele citou poderiam ser resolvidos ou amenizados, caso não existisse essa tal "corrupção endêmica". Mas esse senhor, lembramos dele lá do mensalão... que piada!

  166. Darwin Oliveira disse:

    Realmente PATÉTICO, dispensando qualquer outra adjetivação.

  167. A lógica nao falha disse:

    Exclusao social, desemprego, educacao precaria e todos os problemas estao ai porque o STF fica defendendo esses politcos incopetentes corruptos. O STF é culpado pelo atraso do pais, tanto quanto o politico corrupto.

  168. Paulo A. Castro disse:

    PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA a quem sofreu uma dezena de indiciamentos, outro tanto de denúncias fundamentadas e documentadas e uma condenação em Segunda Instância? Obs. (Esta condenação por V.U. tem mais de 500 laudas)

  169. Marco disse:

    O que tem a ver as eternas mazelas nacionais, com a prisão de condenados em segunda instância ??? Se Lewandowski não consegue um argumento sólido para fundamentar a defesa de seu cliente, a OAB deveria cassar seu diploma !

  170. Paulo Braga disse:

    Este ministro e este molusco poderiam mudar para outro planeta com passagem de ida sómente.

  171. Mario Averbuck disse:

    Ele esqueceu de citar, o absurdo custo da justiça. Inclusive através dos penduricalhos salariais dos juízes. Lewandovski, é aquele tipo de pessoa que retrata bem um dos grandes problemas do Brasil, o da pessoa escolhida para um cargo, ao qual não tem competência para tal.

  172. Cris disse:

    Jubuticabamente falando o "afilhado " da Marisa Letícia acaba de expressar o que todos os brasileiros estão cansados de saber... O Brasil não andará para frente enquanto as nomeações para cargos no Supremo forem políticas. ... Este cidadão jamais estaria em STF por mérito ou por eleição por pares... com referendo de quem paga o seu salário...

  173. Umbertina Lobo disse:

    Ocorre, ministro, que "o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal" se devem, exclusivamente a desfaçatez com que Lula e gangue pisotearam as leis e se refestelaram com o dinheiro destinado à criação de emprego, à saúde pública e à educação. Estamos atravessando uma crise sem precedentes, graças as descompromisso do governo petista que quase acabou com as instituições brasileiras, deixando-nos ao total abandono. Presunção de inocência para Lula, ministro? Está debochando de nós dando de bandeja a impunidade a esse irresponsável? Honre a sua toga, ministro.

  174. Guina disse:

    A legislação é tão absurda, que garante a presunção da inocência até para réus confessos, como foi o caso do jornalista Pimenta Neves, que foi protelando, até a última instância, antes de ser preso. Coisas do Brasil...

  175. FUTURO MINISTRO DO STF disse:

    COMO VISLUMBRAR A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA, NUM CONDENADO, QUE REQUER PRESCRIÇÃO, DOS ATOS DELETIVOS?

  176. Jose Maria Soares Feitosa disse:

    O texto, cuja autoria é atribuída a Ricardo Lewandosvski, deve ser falso. Afirmações incompatíveis com um Ministro do STF . Coisa de militante tentando justificar o injustificável . Argumentação insustentável .

  177. glaydson disse:

    Pensei que o TRF4 fosse tribunal superior. A pega de Ministro está no artigo "DOS", assim, ele entende que somente após anos de recursos no STJ e depois no STF é que Lulinha paz e amor poderá cumprir a pena. O Ministro cita sobre a blablablá, exclusão social, mas não lembra que 90% da população não tem condições financeiras para fazer um recursos chegar no STJ ou STF.

  178. Solução disse:

    O Brasil tá precisando de uma bela revolução francesa. Fazer essa laia pagar por todo mal que faz ao País.

    1. Concordo totalmente com a reação e Revolução no Brasil. Ocorre que Brasileiros , em geral, não tem suficiente culhões nem para organizar uma reação. Menos ainda uma Revolução. Nem ^vigilantes^nem nada. Parece que somos um monte de babacas que so reclamam. Quando chega na hora do vamos ver . . . prevalece, infelizmente, os corruptos.

  179. Luis disse:

    Olha o nivel de um ministro indicado pelo PT, parece que ligou o gerador de lero-lero da esquerda. Maluco.

  180. Carol disse:

    Soltem todos os condenados que não conseguiram ainda chegar Ao Supremo. Presunção de inocência para todos os cidadãos brasileiros.

  181. Indignado disse:

    Ė muita imbecilidade! Como pode um ministro do Supremo fazer uma total inversão de valores num dos maiores jornais do país! O STF chegou ao mais baixo nível de sua história!

  182. Vera Lucia disse:

    Esse STF que so garantir preceitos constitucionais dos ladrões assassinos do pobre povo brasileiro, mas os preceitos que atendem ao povo, isso eles não estão nem ai! Cadê que defender essas garantias?

  183. paulo dourado disse:

    Comparado a Levandowski, Lula realmente deve ser inocente mesmo. Se fatiar um artigo da Constituição só p atender Dilma não é nada, quanto mais ser julgado, condenado e apenado em dois tribunais. Uma bobagem!

  184. marco Cabrantes disse:

    É simplesmente PATÉTICO esse ministro nomeado por Marisa Leticia que não passaria no exame da OAB.

  185. Nelson disse:

    De acordo com a revista Carta Capital desta semana, Lula colocou Lewandowski no Supremo em retribuição ao fato de sua família em São Bernardo ter escondido Lula na época da Revolução. É uma maneira adequada de eleger um juiz para nosso Tribunal Supremo. A mesma revista deixa claro que conquanto Sua Excia. o ministro Toffoli, cujo currículo não enche uma página A4, não foi promovido por seus méritos jurídicos, mas pelos serviços prestados ao PT. Ambos como juizes do nosso Máximo Tribunal deveriam se declarar impedidos de julgar Lula ou fatos que tenham com ele a ver. Compreendo que seria pedir demais tal atitude em Pindorama, mas é o que aconteceria em um país onde as Instituições REALMENTE funcionam.

  186. Flávio disse:

    Esse bastardo,vendido,esse stf em geral é uma vergonha, sou da opinião que se esses vagabundos livrarem todos bandidos .condenados em segunda estância, vamos pra rua,não podemos nos acomodar. Não sou partidário, sou um dos brasileiros, que quero o Brasil melhor pra quem trabalha e ganha seu dinheiro honestamente. Chega de impunidade para políticos e empresários bandidos.

  187. rodrigo disse:

    Entre os penduricalhos do STF deve estar a liberdade para dizer afrontas aos cidadãos, como se fossem eminencias ,que nao podem ser contestadas. Se amparam na legislaçao canalha para realizar imoralidades obvias e ameação quem as contesta.

  188. Aristóteles Ferrão Neto disse:

    Patético mesmo! O que esperar deste cidadão, não é mesmo?!

  189. Maria disse:

    Quem pode nos defender desses tiranos do STF?

  190. Reynaldo Gentil disse:

    Como pode um juiz ser tão explícitamente parcial e continuar num colegiado ? Mais ainda, colocar justificativas exdrúxulas que nada têm a ver com a questão ! Como contribuinte quero demiti-lo. Tem que ser possível pois somos nós que lhe pagamos o salário, nababesco a propósito !

  191. Paulo Navarro disse:

    Ué? Mas os exemplos que o Ministro cita são exatamente as heranças q os corruptos nos deixam!!!! Então, pode prender!!!!

  192. joao disse:

    Principio da Impunidade e da prescrição dos crimes

  193. Fatima disse:

    A quadrilha tenta tecer uma manta de proteção para o chefe! Quando nos livraremos desse Pilantradowsky?

  194. Julio Mesquita disse:

    O Ricardo Lewandowski mandou um VERDADEIRO CALA BOCA aos juízes e 1ª e 2ª instância. Resta saber, se essa classe de magistrados, ATACADA de forma "SUTIL", pelo "SUPREMO" Ricardo Lewandowski, vai ficar CALADA e ENGOLIR O SAPO ou vai reagir a esse ataque que direto as suas imagens e trabalho.

    1. As forças armadas não está conseguindo nem resolver o problema da criminalidade no Rio de Janeiro

  195. Mellyna disse:

    Alguém precisa explicar para ele que "crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal" são frutos da corrupção que o padrinho dele, aquele que o colocou lá so STF, aprimorou a tal ponto que tornou-se o maior exemplo mundial .

  196. LILI disse:

    NOS FOMOS CONDENADOS A PAGAR PELOS ERROS DESSES BANDIDOS. AUMENTOS DOS IMPOSTOS,FALTA DE ESTRUTURAS, HOSPITAIS E FACULDADES SUCATEADAS, E ESSE SUJEITO E OUTROS AINDA SÃO INOCENTES? ENTÃO QUEM É CULPADO , QUE CRIME COMETEU , QUE JUSTIÇA É ESSA?

  197. Jcap disse:

    O cara é um mal intencionado, dizer que juízes têm que se preocupar com desmprego, saúde e etc... ao invés de julgar àqueles que causam estas mazelas, se assemelha ao Marim que disse que a culpa da violência é daqueles que querem punir os corruptos.

  198. Elesbão disse:

    A lei constitucional só vale pra essa laia. Bandido vai pra cadeia e responde a partir de lá. E o direito do cidadão honesto fica totalmente esquecido e relegado a nada, como sempre!

  199. Lupo disse:

    O corrupto faz discurso cinico sem sentir dor! De bolso cheio...f....

  200. victor nicola ardito disse:

    O outro indicado do "restaurante frango com polenta" de SBC.

  201. Justino disse:

    Peço a demissão deste incompetente que seria reprovado no exame da OAB.

  202. ivo marchesi disse:

    O pateta, claro, não iria citar e deixou fora dos exemplos, o excesso vergonhoso de vantagens e mimos recebidos pelos morcegos do STF. Esse merditíssimo nem fica vermelho ao falar as besteiras que fala e faz...

  203. Oswaldo disse:

    É mais uma vez essa maldita folha dando voz esse canalha do levandowsky

  204. MIN💀S disse:

    Os traficantes condenados em segunda instância curtiram isso!

  205. Cleusa Nilda Ramos disse:

    Pelo texto dele, citando educação, saúde e outras áreas sócias, onde notoriamente tivemos graves prejuízos, considero Lula, PT e parceiros todos merecedores de prisão urgenteee! Nossa Educação trafega entre as piores do mundo, saúde, segurança também!! Na era PT até o analfabetismo voltou a crescer!! Defende citando outros crimes??? Que pessoa é essa!! Patético!!

  206. Marco Pugliese disse:

    Ele apenas esqueceu de mencionar que "o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos.” é culpa dos corruptos que ele, e alguns colegas do STF, insistem em deixar fora da cadeia.

    1. O excelentíssimo também esqueceu de falar que nos últimos anos o governo gastou R$ 8 bilhões só para financiar o auxílio moradia dos suas excelências, fora osoutros benefícios.

  207. Ray disse:

    Como um estrangeiro morando no Brasil eu não entendo como ninguém faz nada com esses vagabundos, ninguém vá na tv e abre o bico ou expõe pro Brasil inteiro o que está acontecendo ou pq o povo não da um basta nisso e vai pra lá e não sai enquanto esses vagabundos não se renúnciem??

  208. Keka disse:

    Fácil sair "pela tangente" sr. Juiz, em um assunto tão importante no momento.

  209. Antagônico disse:

    STF já era amigos, oremos para TSE e em última instância, General Mourão

  210. Eliana disse:

    Esperar o que do STF? Defendem bandidos com unhas e dentes. Devem levar uma boa grana por fora. Essa reportagem só podia ter aparecido na Folha petista!!!

  211. Leopoldo Mosqueira Gomes disse:

    Cita a Constituição para a justiça favorecer de forma ligeira os políticos criminosos com até a prescrição da pena e para o cidadão honesto, trabalhador oferece a lentidão da Justiça nem sempre adequada.

  212. Dimas Sousa disse:

    Lewandowski porque você não morre hein tipos como você tofoli devem morrer e seder o lugar para pessoas íntegras.

  213. Cansei dessa joça! disse:

    Que fechemos então todos os tribunais de instâncias inferiores e promovemos todos os juízes à suprema corte então uer....já que as decisões inferiores não valem para efeito pragmático do julgado.... simples

  214. Wilson Camargo disse:

    Todos os outros problemas citados por essa anta são consequências dos crimes cometidos pelo Lula ladrão, que levou o país ao estado de coisas que vivemos hoje.

  215. Joao Ramos disse:

    Todos os problemas mencionados pelo Ilmo. Ministro são parcial ou totalmente causados pela corrupção endêmica por ele mencionada. Esse é o motivo pelo qual a sociedade (e alguns magistrados) pedem por uma justiça rápida, pois justiça lenta não é justiça. O Ilmo. Ministro utiliza-se de "cegueira útil" para não compreender isso...

  216. Lopes disse:

    Lewandowski tem uma admirável capacidade de dizer asneira com uma espantosa convicção.

  217. Mordedor de Jaula disse:

    Ei Levandowhiskey VTNC !!! Ei Levandowhiskey VTNC !!! Ei Levandowhiskey VTNC !!! Ei Levandowhiskey VTNC !!! Ei Levandowhiskey VTNC !!!

  218. Tony Preocupado disse:

    Se Vossa Excelência entender que os problemas enumerados "como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos” e acrescento ainda os milhões de 'desempresados', a total falta de dinheiro nos Estados para necessidades básicas do cidadão e da mesma forma, a total falta de recursos das prefeituras para atender as necessidades básicas do munícipe são o resultado de um comando equivocado do país nos últimos 14 anos que ainda se refletem em um governo de boas intenções mas sem força dos últimos 2. Esta é a maior culpa de Lula e seus asseclas.

    1. Este é seu maior crime - ter deixado o país no estado que está após 14 anos de bandalheira ao invés de governança.

  219. Indignada disse:

    Não me surpreende porque rasgou a Constituição na frente de todos por ocasião do impeachment de Dilma Roussef. Não acredito no STFcuja maioria dos ministros foi por indicação petista. Reconhecer as mazelas do Brasil e desconhecer treze anos da última década em que o País foi governado pelo PT é injustificável para quem assumiu a mais alta Corte. Isso é lamentável. Há tempos Lewandowski mostrou que tem lado. Não é imparcial. Não é o lado da justiça.

  220. Paulo Chagas disse:

    Todas as mazelas citadas pelo sr Ministro apontam para a necessidade urgente de prender o grande culpado por todas elas. Com todo o respeito, são argumentos pífios de uma bondade seletiva.

    1. Nos EUA condenados em PRIMEIRA instância vão para a cadeia. Aquí o cara é condenado em 2a instância e este senhor acha que não é suficiente. Quantas instâncias mais ele deseja para prender Lula? 15 tá bom?

  221. Luiz Roberto Salgado disse:

    Falar em presunção de inocência com o Lula é achar que todos somos idiótas. Para quem fala em constituição e no impedimento da ex presidente Dilma manteve seus direitos políticos está no mínimo fazendo gozação com os brasileiros.

  222. Antonio Jose da Silva disse:

    isso tudo meu Sr. são os efeitos da corrupção que assola o pais: Nem sempre emprestam, todavia, a mesma ênfase a outros problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos.” O Sr. não quer o fim da corrupção por que?

    1. Todos esses problemas q o sr citou, são exatamente os efeitos da corrupção, q teve seu ápice com o governo do pt. Senhor ministro esse seu discurso, com a devida vênia, é uma grande besteira.Qual o motivo q o senhor alega p salvar o lula da cadeia? Então, por uma questão de justiça teria q livrar o Eduardo Cunha q nem foi julgado ainda......

  223. Fritz Paes disse:

    "Se é de raça, um dia caça!", já diziam os sábios matutos há muitos anos. Se é bandido, se foi indicado por bandido, se tem o rabo preso, um dia ele vai demonstrar isto. Ricardo Lewandowski é vermelho e, sempre que pode, demonstra isso. Ainda corremos sérios riscos com os Toffolis, os G.Mendes e Lewandowski: eles devem favores pelas indicações PeTistas. E as vão pagando em dozes homeopáticas.

  224. Rene disse:

    Está "cumprindo tabela", seguindo o "juramento de fidelidade". Lutar para acelerar julgamentos sob sua responsabilidade e de seus pares nada não é?

  225. Fredao disse:

    Que fundamentação ruim sô !!!! Vindo de pessoa que tem a obrigação de ser jurista ...

  226. Lulanacadeia disse:

    ... nem conversando com um bêbado ouvi ou li tanta asneira... Chessuis nos acuda.

  227. José Carlos de Souza disse:

    Gostaria de saber do Ministro, para que então serve a primeira e segunda instância do judiciário brasileiro! Pois se não vale nada, para que existir então?

  228. ethos mos disse:

    E ainda podemos adendar: todas instâncias adicionais só valem para Lula? E os "pobres" estrupadores, ladrões comuns, assassinos? Não terão direito a instâncias adicionais? O que este senhor tem no cérebro?

  229. IMPRENSA DE ESGOTO E MAGISTRADOS QUE MANCHAM A IMAGEM DA JUSTIÇA ... disse:

    ... A SERVIÇO DA SEITA MALÍGNA E DOS CRIMIMINOSOS PETRALHAS !!! O BRASIL DESCEU O ÚLTIMO DEGRAU !!! NOSSA ÚNICA ESPERANÇA É UM NOVO GOVERNO, COM GENTE HONESTA E DE PRINCÍPIOS, PARA MUDAR TUDO ... TUDO MESMO !!!

  230. Vagner Fernandes disse:

    Presunção de inocência, Como assim?! Foram 3 votos pela condenação, com 12 anos e 1 mês no lombo, além é claro do STF não trabalhar para votar. Vamos esperar um bandido ser eleito por causa da incompetência e inércia de alguns ministros do supremo?

  231. é muio imbecil de terno por aí disse:

    O imbecil quer justificar a não prisão em segunda instância com falta de políticas publicas? É isso? Então se o país é mal administrado vamos esquecer de condenar criminosos e focar só na melhoria da administração publica? Até isso se resolver, a população que aguente ser roubada e assassinada, quem sobreviver ganhará como prêmio um país melhor. É um canalha mesmo! E muito burro por sinal.

  232. diego disse:

    A Carta Capital fechou e deu lugar à Fôia de São Paulo.

  233. Alcivaldo Stella Alves disse:

    Como presumir inocência se todas as provas foram devidamente produzidas, apresentadas e julgadas, não apenas por um juiz singular mas três outros de comprovada competência ? Qual a possibilidade de se mudar uma sentença nessa circunstância quando os recursos que ainda restam não inviabilizam tal medida?

  234. Botocudo do Gilmar disse:

    O ministro cita exatamente resultados da corrupção: "O crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal". Condenados em segundo grau foram julgados por um juiz de primeira instancia, e novamente julgados por 3 juizes de um tribunal. A demora na aplicação da pena, associada a prescrição, significa de fato a não aplicação da pena, para criminosos que lesaram exatamente a economia, a saúde e a educação. A sociedade fica sem defesa, ministro!

    1. Muito bom comentário, colocou o velho defensor de bandidos no bolso, parabéns.

  235. Marcos disse:

    Se ele quer continuar anônimo nas vias públicas é bom rever os seus conceitos quanto ao MOLUSCO!!!

  236. analu disse:

    Ele só esqueceu de dizer que os "problemas graves" do país são herança do seu chefe, ora CONDENADO!

  237. Marrom disse:

    Como patrão deste ministro do stf quero demiti-lo - coloca-lo no olho da rua, incompetente e amigo de bandidos! Fora todos os petistas de todos os orgãos do estado, STF, STJ, TSE, e todos que foram contaminados por esta praga que causa tanta infelicidade ao Brasil, fora canalhas!!!

  238. JAKESPORRO disse:

    Por que não colocam esses velhos no asilo? Lula, Lewandowsky , Dilma, Dirceu, Renam, Lobão, Sarney, FHC.

  239. João Batista Berto disse:

    Por que Lewandinho, o menino lewado do PT, não doa os penduricalhos de seu salário e não faz um campanha para que seus colegas façam o mesmo?

  240. NELSON disse:

    LULA É INOCENTE? KKKKKKKKKKK/ KKKKKKKKKKKKK/ KKKKKKKKKKKK

  241. Camilo Label disse:

    Então, segundo o Ministro, o certo é pôr todos os vagabundos para fora da cadeia. E colocar os Defensores Públicos para apelarem em todas as instâncias. Só depois de passar pelo crivo do Plenário é que estupradores, traficantes, e bandidos de toda sorte poderiam entrar em cana.

  242. Fausta disse:

    Até quando será que vamos ouvir o que dizem e fazem alguns ministros do STF, sem que sintamos vergonha? São tantos os absurdos e tentativas de subverter princípios éticos e morais, para disso tirar proveito próprio; que não dá sequer para pensar na possibilidade de que um dia isso mudará. pois os cargos terão. e por muitos anos ainda, os mesmos ocupantes!

  243. Paulo Fonseca disse:

    É Ricardo Lewandowski sendo Ricardo Lewandowski.

  244. Marcos disse:

    O QUE SE PODERIA ESPERAR DE UM CARA QUE RASGA A TÉ A CONSTITUIÇÃO; ÉO QUE DÁ PEGAREM QUALQUER UM PARA SER MINISTRO POR RAZÕES POLÍTICAS E , INFELIZMENTE, NÃO É O ÚNICO EXEMPLO

  245. Ildomar Gaedke disse:

    Como se todos estes problemas não fossem consequência da roubalheira que o senhor Lula, digamos assim, permitiu no país.

  246. Alvaro disse:

    Só que Lewandowsky está tão empenhado em defender Lula que esquece de um pequeno detalhe: grande partes das mazelas da sociedade por ele citadas são fruto, na quase totalidade, da corrupção desenfreada e sistêmica. Prática deplorável e criminosa da qual o ex-Presidente tornou-se símbolo mundial.

  247. LJ disse:

    Não há caminho possível a uma funilaria do Brasil que não passe pela integral exoneração dos componentes do STF e STJ. Sem isso não há remédio pra esse enfermo.

  248. Claudio Duarte disse:

    A sede do STF tem que ser transformada na Bastilha dos brasileiros caso o sapo barbudo não vá para a prisão.

  249. ZIZI FLORIDA disse:

    Esses "juizes" que defendem a corrupcao, sao a ESCORIA DA SOCIEDADE !!! Sao tao ou mais ordinarios do que essa maldicao que tomou conta do Brasil... vulgo - PETRALHAS

  250. tico disse:

    O MAIOR ARGUMENTO É A SOLIDARIEDADE DO GRUPO CRIMINOSO. ELE FOI ESCOLHIDO COM ESSA MISSÃO. ESTÁ CUMPRINDO. LAMENTAVELMENTE O NOSSO LEGISLATIVO NÃO CUMPRE COM AS ATRIBUIÇÕES . O POVO BRASILEIRO JÁ NÃO ACEITA ESSE COMPORTAMENTO COMPROMETIDO, JÁ QUE OS VALORES DEMOCRATICOS ESTÃO SENDO ESTRUPADOS POR INTERESSES ESCUSOS.

  251. João Carlos Manrique disse:

    Acho que o Lulandowski morre de inveja dos 3 mosqueteiros do TRF4

  252. Lucas disse:

    Isso é novidade? Lewandowski, Toffoli, Gilmar, de Moraes... Alguém acha que eles estão sentados com suas bundas gordas naquelas poltronas macias do STF p/ atuarem a favor do Brasil?... Ora, obviamente eles estão lá p/ representarem aqueles que os colocaram ali. E só. Alguma novidade?

  253. Alexandre disse:

    Roubandowsky, depois vc que é o magistrado!!!! Pessoa mais rasa impossível. Pois a cabeça parece que foi feita apenas para separar as orelhas, quando menciona as mazelas da pátria sem fazer a ligação entre a roubalheira endêmica que deve SIM ser combatida a ferro e fogo (prenda-se na segunda instância) e as mesmas mazelas mencionadas. Pois se não houvesse a corrupção que esse pulha NÃO quer combater, a saúde, educação etc etc estariam muito melhores, não acha sr ministro mequetrefe e burro(sem querer ofender a espécie "asinus").

    1. Perfeito!! Vossa Meretrice, ministro do "Supremo", deveria refletir um pouco, pois todas essas mazelas são consequências da corrupção pandêmica que graça nosso País! Pandemia essa pela falta de controle, pela impunidade pela qual o senhor é sim responsável! E se vossa senhoria considera-se por um átimo que sua competência e obrigação seja exatamente julgar para que os responsáveis por essas mazelas sejam punidos ao invés de fazer demagogia patética? Se fizesse seu trabalho, regiamente paga pelos brasileiro e não pelo partido que insiste em dar guarida, minimizaríamos todas essas mazelas!

  254. Fabiano disse:

    Pede para o Lewandowisk interpretar a seguinte frase: "à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública". Para este Ministro, a interpretação é feita de acordo com o réu!!

  255. Jose Augusto disse:

    Existem ministros do STF que são "Sem carater" ... "Sem Moral" .... "Vendido" .... esse senhor é um deles... com certeza. Por que ele não defende e luta para que o "MPF + Judiciário" reduza o seu orçamento anual de R$ 100 (cem) bilhões. para R$ 70 Bilhões ... assim poderemos ajudar a Inclusão Social ( já pagamos PIS + COFINS + CSLL) e também ajudaremos a injetar R$ 30 Bilhões por ano ... nesses 2 vetores tão carentes .... Certo Sr. LevandoGrana . Porque não te calas ... seu "**&&$$$##YYOOO" VERGONHA DESSES MINISTROS do STF .... que conhecem a realidade de Venezuela, Cuba , Bolivia e etc ... e continuam brincando com FOGO. Estão nos jogando para a GUERRA CIVIL ... porque insistem em proteger criminosos.... COVARDES.... COVARDES .... COVARDES .... COVARDES.

  256. joni disse:

    com um STF desse que DEUS nos proteja, outro absurdo o Gilmar MENTES, soltar um réu confesso em vídeo para o Bretas que diz ter embolsado R$ 3milhões e o Gilmar afirmar que não provas

  257. Kiko disse:

    Perfeito senhor ministro do "Supremo", mas se todas essas mazelas forem consequências da corrupção pandêmica que graça nosso País? Pandemia pela falta de controle, pela impunidade pela qual o senhor é sim responsável! E se vossa senhoria considera-se por um átimo que sua competência e obrigação seja exatamente julgar para que os responsáveis por essas mazelas sejam punidos ao invés de fazer demagogia patética?

  258. ARS disse:

    Coleção de falácias em um só texto - ignorância, conclusão irrelevante, etc. Merece o posto de supremo meretríssimo do tribunal do crime.

    1. A presunção de inocência acaba quando o bandido é condenado, correto? Até onde vai, então, a presunção de inocência desse ladrão vagabundo em particular?

  259. NATHAN disse:

    Esse tipo já foi até presidente do STF, dá para acreditar? Olha só o argumento típico da esquerda para salvar um criminoso, que não pode recorrer do mérito do crime e a cadeia é o fim do caminho. Tudo para tentar, de forma amoral derrotar, o pouco de ordem que resta no lixo Brasil. TEMOS POSTES E ÁRVORES AINDA DE PÉ BRASIL AFORA, COISA RUIM E VERMELHA.

  260. Paulo disse:

    Depois que o CRÁPULA alterou a LEI para favorecer a DILMA mostra que é CUECA suja

  261. Marco Antonio disse:

    Com todas as venias a que me curvo aos Ministros da mais Alta Corte deste País, destaco que a manifestação do Ilustre Ministro. é infeliz, inoportuna, posto que a narrativa por ele apontada foi, e é, decorrente de atos politicos administrativos promovidos pelo condenado, no exercicio do cargo publico, repriso a manifestação ora aqui combatida, coloca sobre suspeição o Eminente Ministro, a que nos bancos de graduação se ensina que magistrado fala nos autos do processo, ato pequeno apresentado coloca o mesmo sobre suspeição na forma da LEI.

  262. Daisy disse:

    O que surpreende mesmo é ver um Ministro do STF se posicionando publicamente a respeito de um caso específico que irá a julgamento em breve, sem ter tido acesso aos autos do processo. Isso caracteriza uma posição de pré-julgamento que - somada à sua conhecida ligação umbilical com o PT - deveria causar um impedimento legal óbvio. Sobretudo porque ele já desmoralizou o STF durante o julgamento do Impeachment de Dilma Rousseff, distorcendo a Constituição em favor da aliada.

  263. GERSON MURTA disse:

    É impressionante a coincidência, mas os piores magistrados da suprema corte, os mais medíocres, nunca foram juízes.

  264. jeep velho disse:

    Depois do Lula, temos que limpar o STF. Esta claro que a corrupção é de A a Z....

  265. tico tico: deuses antropomórficos são psico-espelhares, improváveis para segundos e terceiros. disse:

    O nobre ministro misturou alhos co bugalhos. Foi de sair xespa e faiesca!

  266. Alfonso Corrêa disse:

    E as consequências com relação à saúde. Isto é uma verdadeira palhaçada.

  267. adelio alves da silva disse:

    Depois que ele rasgou a constituição, qualquer tema que ele propõe para ser discutido, não passa de palavras mortas, sem sentido. Esse já está marcado como o estuprador da constituição.

  268. O Merendeiro Voltou? disse:

    O ministro que rasgou a Constituição? O ministro que ainda acha que Dirceu é inocente? O ministro que ainda acha que Lula é inocente? Sem dúvida as opiniões dele são geniais e ilibadas.

  269. Diogo disse:

    Quanta miopia!! Todos os problemas que o ilustre excelentíssimo ministro cita começam a ser resolvidos com o combate a corrupção e ao desperdício de recursos público!

  270. Reflitao disse:

    Cacilda, onde esse Lewandowski conseguiu o diploma dele? é desses "honoris causis" que estao dando de graca por ai?

  271. Lourdes disse:

    Ele tá defendendo quem colocou ele lá como ministro, simples assim. Nojo

  272. ChrisP/SP disse:

    Se foi o Ministro petista Lewandowiski que escreveu, nem perco meu tempo para ler!

  273. seuedu disse:

    Esse já começou a falar abobrinha..... Esta misturando "alhos com bugalhos" !!! Vejam a que nivel chegamos, pois para tentar defender um duplamente condenado vale tentar e falar qualquer coisa! absurdo.

  274. WesFig disse:

    Será que esse imbecil não sabe que a presunção de inocência - pela possibilidade de produção de provas e mudança de sentença - para na 2a. instância? Até onde vai o ativismo político desse asqueroso???

  275. Claudio O Matheus disse:

    Esse ministro petista não consegue esconder suas preferências e sua origem. Rasgou a constituição no impedimento da Dilma e agora quer salvar seu patrão a todo custo.

  276. Luiz Vasconcelos disse:

    Este senhor é rasgador contumaz da Constituição..............

    1. Eu postei esse comentário (perfeito!!!), no entre na conversa e saiu no deixa seu comentário.

  277. Tiago disse:

    Que engodo ridículo, Lewandowski! Quer tentar enganar quem, com esse artigo direcionado para o voto de compadrio que todo mundo sabe que você dará? A presunção de inocência se encerra na decisão condenátória de 2ª instância! Os Tribunais superiores NÃO TÊM COMPETÊNCIA para rever provas, de modo que a palavra final sobre a materalidade e autoria de crimes comuns (praticados por cidadãos sem prerrogativa de foro) é dos Tribunais Federais (TRFs) e Estaduais.

  278. ADALBERTO DUARTE DA SILVA disse:

    Será que os críticos radicais da Lei Fleury estão agora querendo que o STF ratifique a sua reedição por meio de uma interpretação equivocada da norma que estabelece o início do cumprimento da sentença condenatória ocorrida em 2ª Instância por meio de colegiado e ao fazer isto já busca mais uma pedalada para se evitar a prisão também desmoralizando toda a nossa Justiça?

  279. SMO disse:

    Se encontrar com ele na rua, mudo de calçada! Que medo deste tipo! Nao nos representa!

  280. Mauro Gusson disse:

    De que entende esta pessoa de Constituição Brasileira, lembrem do que fez para Dilma. Agora vem falar em constituição, vá estuda-la pata depois aplica-la, precisamos mudar a escolha de pessoas que ocupam estes cargos.

  281. Edir disse:

    Eu postei o comentário (perfeito!!!!), no entre na conversa. E saiu no deixa seu comentário!!!!!

  282. Edvaldo Nunes disse:

    Juristas do naipe Porcoval , Arruinado Azedo LACAIO, CaiCai dinheiro, Beiçola, TeFode, Sepultura Pertence e JECa concordam com isso.

  283. Xeque-mate disse:

    Lula é inocente, culpados são os componentes do STF, que avacalharam a nação. Principalmente o Levandowiski.

  284. Nilson Sá disse:

    Ora sr. Levandowski, aplicando-se a pena imediata ao lula ainda mais se estará fazendo justiça pois, o caos por v.exma. relacionados, ("Nem sempre emprestam, todavia, a mesma ênfase a outros problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos.”), são todos oriundos das razoes pelas quais lula foi condenado...

    1. Melhor resposta impossível!! Concordo totalmente com você!!!

  285. marilena disse:

    esse cara deveria se envergonhar de defender um crápula velhaco como o Lula

  286. Fran disse:

    Lewandowisk conhecido de longa data pelos corruptos. Está lá só pra isso. Oque ele fala não se assina em baixo. Ele trabalha pelas mesmas causas que Gilmar Mendes.

  287. "'LEVADOWISKI da BREKOV': PELA DISCURSÊRA BARATA REDUNDANTE, ESSE DESCLASSIFICADO DEVE SER o 'PLANO B' do 'PT" EM 2018... disse:

    MENTALIDADE CUCARACHA-BOLIVARIANA COMBINA MUITO BEM COM ESSE IDIOTA MANCOMUNADO COM A CAUSA DA ROUBALHÊRA QUE ASSOLOU O BRASIL. E QUE AINDA ASSOLA...

  288. Sergio disse:

    Só faltou elencar, entre os exemplos a fala de moralidade travestida de justiça que assola o Supremo, do qual ele faz parte.

  289. Claudio Belodi disse:

    A SUPREMA CORTE DE CARACAS Nossa suprema corte assemelha-se, minusculamente, ao colegiado de Caracas. Só que aqui a ordem dos trabalhos atende, primeiramente, mais à interesses monocráticos de seus ministros, porquanto não Supremos. Com o discurso transparece que a nossa Corte preclama as decisões, agindo nos princípios de Caracas, com decisões pautadas nos intentos e ultrapassados princípios de ideologias pré-fabricadas, justamente para garantir direitos àqueles usurpadores dos direitos do povo.

  290. neto disse:

    NUNCA PRESTOU UM CONCURSO NA VIDA...FOI MAGISTRADO POR COTA...A MÃE ERA AMIGA DE MARISA LETÍCIA....como se diz: o MINISTRO da rota FRANGO com POLENTA de São Bernardo do Campo ! LIXO !

  291. Joaquim disse:

    Sr. Ministro, como pode uma pessoa com o nível intelectual do senhor, não conseguir enxergar que os problemas apontados em seu texto tem total e intima relação entre si???? Ou o senhor é tão ingenuo par achar que o dinheiro roubado da saúde não fará falta para se manter a qualidade e quantidade deste serviço??? Talvez o senhor esteja tão longe do brasileiro comum que não consiga mais enxergar isto. É no minimo lamentável. O brasileiro quer e exige moralidade com a coisa publica e que as relações no Brasil sejam realmente republicanas.

  292. richard disse:

    Se lula é inocente, todos nós brasileiros, ilibados e honestos SOMOS CULPADOS.

  293. Marcia Barberio disse:

    Esse pessoal do Supremo me dá nojo. Acho que vou vomitar. Aliás me dá mais tristeza ainda saber que o meu dinheiro, ganho com dificuldade é usado para esses canalha vomitarem em nossas cabeças. Lamentável

  294. Rocha disse:

    Prezado canalha : Vc agindo dessa forma, nos inocenta que qualquer tipo de crime que se possa cometer! Inclusive contra canalhas, certo?

  295. EDMAR disse:

    DEPOIS DA ESCULHAMBACAO DO IMPEACHMENT, ESSE PTRALALHA MORFETICO VEM COM MAIS ESSA! TAO CINICO QTO SEU IDOLO DE PAU OCO! PQ NAO VAI PRA VENEZUELA!? COM O SALARIO E AS BENESSES QUE TEM, SUSTENTARIAMOS VARIOS REFUGIADOS QUE ESTAO FUGINDO DA OPRESSAO E DA MISERIA PERPETRADA PELO REGIME DE DEFENDEM!

  296. Henry disse:

    O Petista Lewandowski é mais um que faz de tudo para manter o país da impunidade. Além disso, é um preguiçoso que não leu o levantamento feito a pedido do ministro Barroso, sobre o tema.

  297. Vinícius disse:

    Esse senhor é aquele do fatiamento da Carta Magna? Está explicado!!

  298. Marcelo disse:

    Na matéria "Lula é inocente", segundo a qual o ministro Lewandowsk estaria defendendo a prisão após o último recurso, ou seja, após decisão final do STF, dá razão ao Lula quando disse......" temos uma suprema corte totalmente acovardada". Pode-se concluir: se não todos os ministros do STF, pelo menos alguns.

  299. richard disse:

    Não me surpreende esta lamentável manifestação do Lewandowski. É uma pena não poder acreditar em mais ninguém desse governo espalhafatoso. Pouca vergonha !!!!

  300. Malditos Comunistas ! disse:

    Assistir a essas figuras, esses juizes.. le-los nos faz mal ao figado. Todos canalhas, pessoas ruins, gente que detém poder, mas nos enoja. È realmente inacreditavel.

  301. Otton Tiburtino disse:

    Interpretação de amigo nas épocas de S.B.C. em cargo que não condiz com o que realmente é.

  302. catson aruak disse:

    O levandowhisky, conhecido como barman, esqueceu de listar entre as mazelas da vida brasileira a mordomia e a casta do judiciário, carregado pesadamente nas costas dos cidadãos. Vê-se que esse negócio não funciona no Brasil, visto que não temos mérito para uma justiça digna.

  303. Zé Vital disse:

    Olha o naipe desse cidadão... vem falar em constituição quando foi o autor da maior jabuticaba jurídica que existe. Aquela que cassou dilma, mas manteve seus direitos políticos. Vergonha!

  304. SONAFOLHAMESMO disse:

    Só mesmo na Folha o boca dá este tipo de opinião!!

  305. Marcos disse:

    Ministro,o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, tem tudo a ver com a corrupção praticada pelos corruptos que o ser não quer ver na prisão.

  306. Carlos, o Chacal disse:

    Vindo do Canalhovisky não me surpreende. Continua fiel ao dono que o colocou no STF para fazer exatamente esse papel: Defender bandido

  307. REINALDO disse:

    Seu Ricardo Lewandowski, entenda: o Lula é o inimigo público número um. O Brasil não o quer... não o ama... não o defende... não o suporta... ele e toda sua caterva. P.S. o brasileiro não gosta de bandido.

    1. Ricardo, não lhe dei procuração para falar por mim. Fale por você. Não sei qual a referência que usa para pensar como pensa. Apesar de respeitá-lo, não posso, de forma nenhuma, aceitar que fale de um cidadão brasileiro que durante todo seu mandato como presidente fez deste país a cereja do bolo. Se houve corrupção, e não tenho dúvida que houve, como houveram com TODOS os outros, desde o império e agora também há e, meramente para fincar desejos escusos de uma minoria, porque os apoiadores de Lula SÃO maioria, querem fazer dele boi de piranha. Portanto, se restrinja em seu nome para falar de um analfabeto que proveu faculdades para milhões Pode ficar tranquilo que não vou responder a sua resposta, seja ela qual for. Não vale a pena!

  308. Álvaro disse:

    Lewandowski é patético com esse argumento. Quer usar então o judiciário para criar leis? Agora é o judiciário encarregado de resolver os problemas de governo? Que se ocupe em fazer o que é pago para fazer. Julgar as evidências e provas, que já são abundantes! Assim como o próprio ex-presidente teve a faca é o queijo nas mãos para entrar para a história como o homem que colocou o Brasil no topo do mundo, o judiciário tem também as ferramentas propícias para colocar o espírito de justiça no altar da ética. Porém são homenzinhos que estão definindo nosso destino de nação, querem levar consigo milhões de brasileiros a chafurdar na lama de sua miopia moral.

  309. Ronaldo F. Muniz disse:

    Cláudio Dantas, permita-me contradizê-lo ! Interpreto pelo texto do "supremo" ministro Lewandowski, que o cidadão Luiz da Silva não é inocente, mas sim justificado, pode roubar à vontade, inimputável, por defender socialmente os mais fracos e oprimidos, provendo soluções do Estado ! De fato o criminoso em questão, tem vários advogados, com e sem procurações ! Abs

  310. claudio disse:

    Já rasgou a Constituição no impeachment da Dilma e agora quer rasgar novamente a Constituição para inocentar o Lula. Afinal, este sujeito é contra ou a favor da corrupção ? Gostaria de lembrá-lo que ele é um servidor público e, portanto, tem obrigação de fazer cumprir a Constituição da nação e defender os interesses da majoritária maioria da sociedade ... Defender bandido não é a sua missão institucional ...

  311. Gilberto disse:

    E quanto aos demais presos? Eles não tem o direito de ser encarcerado somente após condenação em última instância?

  312. zara-trusta disse:

    Juízes e ministros to(ca)gados, deveriam ser proibidos de dar entrevista e receber partes relacionadas. principalmente os do stf.

  313. Alexander Vieira disse:

    Esse indivíduo, assim como seu texto publicado, é patético!! Ele é esquerdista retrógrado, parcial e com queda para o anarquismo. Tudo que um magistrado, de qualquer corte, não deveria ser. Um juiz PATÉTICO!!

  314. PAPAPGAIO disse:

    Ele cita tudo que esta de errado e não tomou nenhuma providência ; PREVARICOU. aquilo é um CONCILIÁBULO !!!!

  315. Orlando disse:

    É de uma hipocrisia suprema...Todos esses problemas, "igualmente graves", decorrem, exatamente do desvio de recursos, crimes de corrupção, que o Ministro de São Bernardo insiste para que sejam julgados em última instância se não estiverem prescritos... Sobre a lentidão do STF em analisar os casos de Foro com prerrogativa de função...nenhuma palavra...PEC da bengala hein?

  316. Migue disse:

    Então ministro solta aí todos os presos das penitenciárias e espera que o senhor julgue todos aí no stf. Estamos combinados?

  317. Antonio Renato Arantes Cançado disse:

    Entre outras coisas, o filho da melhor amiga da falecida mulher do maior corrupto que já governou este país se esquece que o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, entre outras mazelas não menos graves, são HERANÇA, CONSEQÜÊNCIA DIRETA, do governo do PT.

  318. Marcio disse:

    Com "magistrados superiores" deste nível continuamos na mesmice de sempre: a lei não é para todos. Simplesmente não podemos aceitar! Temos que achar uma forma de protesto, que atinja diretamente esses magistrados tendenciosos.

  319. MegaPatriota disse:

    Canalha, teu nome não nega: LEVANDÓLARES !

  320. Luiz Miranda disse:

    Como poderíamos esperar que procedesse um futuro Ministro Presidente do STF, que era advogado do PT? Estamos sob uma ditadura judicial velada da esquerda criminosa, ou seja, global.

  321. Helena disse:

    Parece argumento de trabalho escolar!!!!

  322. renato figueiredo disse:

    Quem é Ricardo Lewandowski para dar pitaco em alguma coisa, após ele ter rasgado a Constituição no "impeachment" de Dilma?

  323. Num Aguento disse:

    Esse maldito por acaso observa a constituição? E no caso do impeachment da dilma mantendo os direitos políticos? Num fode, porra!

  324. Ana Euridici Voci disse:

    Não duvido nada se o Lula não sera candidato. Tudo e possivel neste pais sem lei .

  325. CARLOS disse:

    e um homem da lei na defesa de bandido é o que mesmo perante uma sociedade no qual o seu papel é protegê-la da bandidagem

    1. Estranho, muito estranho mesmo, um magistrado da suprema corte brasileira, difundindo idéias polêmicas. Seu posicionamento está fundado no "axioma" usado por um "professor" ( técnico) de futebol - "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". Para uns a letra fria da lei e para outros a letra temperada de conveniência. Pergunto: onde está a isenção dele?

  326. Alexandre, The Great disse:

    Esqueceu de acrescentar: "a intolerável leniência do STF com políticos corruptos"...

  327. luiz alberto duarte disse:

    Ué, já que sabe quais são os nossos males e não vê problema em um criminoso demorar 30 anos para cumprir sua pena, candidate-se a presidência e solucione esses males. Incrivel que os males que assola sua profissão fica de fora. Muito engraçado esse SR

  328. PELA LEGALIDADE NO STF disse:

    PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PARA UMA AVE DE RAPINA? CARREGOU (APROPRIAÇÃO INDEBITA) TUDO QUE LHE INTERESSAVA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO, QUE ESTAVAM NOS PALÁCIOS E ESCONDEU NOS COFRES DO BANCO DO BRASIL.

  329. kenf disse:

    presuncao da inocencia é pra qm nao foi condenado duas vezes seu filho da pu ta morre logo de avc disgra ça