Lula, Odebrecht, a Petrobras e o mico (2)

O advogado Fernando Sá era gerente jurídico da diretoria de Abastecimento da Petrobras, quando foi designado por Paulo Roberto Costa a participar de uma reunião na Braskem (entenda aqui).

O tema do encontro era justamente o formato da operação e a divisão dos ativos que seriam comprados do Grupo Ipiranga, já que o grupo gaúcho não quis vender apenas a Copesul, mas também sua rede de postos de combustível e sua refinaria obsoleta (a Refinaria Riograndense).

Na volta da reunião, Sá procurou Paulo Roberto Costa para dar seu parecer: seria impossível aprovar a operação naqueles termos.

A Braskem propunha que a estatal se tornasse uma “acionista minoritária relevante” na sociedade. Segundo Sá, tratava-se de uma tese esdrúxula, pois, na prática, a Petrobras teria obrigações de controlador (tendo de investir como controladora), mas direitos de minoritária (sem poder de mando na empresa).

Costa anda insistiu. Em tom elogioso, disse que o gerente jurídico encontraria uma saída em uma semana de estudo da questão.

Sá, no entanto, disse que não havia o que estudar naquele caso. A Petrobras não deveria aceitar o negócio naqueles termos.

Depois disso, Costa enviou o caso para a área jurídica da Petroquisa, a subsidiária da Petrobras que gerenciava seus ativos petroquímicos.

O então gerente da Petroquisa, Gilmar Barretto, também se opôs à operação, mas foi substituído em pouco tempo pela advogada Andrea Damiani.

Foi a nova gerente que, finalmente, aprovou a operação.

Andrea Damiani é esposa de José Lima de Andrade Neto, que havia presidido a Petroquisa. Lima Neto também foi secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia e presidente da BR Distribuidora, tudo durante os governos Lula e Dilma. Ele só deixou a presidência da BR no fim de 2015, sob acusações da Lava Jato.

Nada pesa contra Andrea Damiani. Ela, aliás, continua trabalhando no Sistema Petrobras, como gerente do departamento Jurídico da Transpetro.

Faça o primeiro comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200