Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Lula quer que PT forme federação com outros partidos da esquerda

Os petistas conversam, por exemplo, com PSOL, PCdoB, PSB e até com o PV, que negociava candidatura de centro; a Rede descarta adesão
Lula quer que PT forme federação com outros partidos da esquerda
Foto: Adriano Machado/Crusoé

Lula (foto), que sempre se coloca na posição de quem manda e desmanda na esquerda, quer que o PT forme uma federação — nos moldes da proposta aprovada recentemente pelo Congresso — com outros partidos da ala progressista.

A formação de uma federação não é um fusão: trata-se de aliança entre duas ou mais legendas que precisa durar, no mínimo, quatro anos. O grupo fica unido, portanto, por pelo menos uma eleição nacional e uma municipal.

Leia também: Federações partidárias são a volta disfarçada das coligações, diz especialista

O PDT, de Ciro Gomes, não quer papo com Lula (pelo menos até aqui).

Um dirigente da Rede, pedindo reserva, disse a O Antagonista que não há qualquer chance de o partido aderir a uma federação com o PT.

Carlos Siqueira, presidente do PSB, afirmou a este site que “o tema está em discussão” e admitiu que essa “é uma possibilidade”.

PSOL e PCdoB também negociam com os petistas, mas precisam ajustar com Lula palanques regionais.

Até o Partido Verde, que chegou a participar das conversas da chamada “turma do centro” para a construção de uma candidatura da Terceira Via, tem piscado para o ex-presidiário e não descarta possibilidade de federação.

Leia também: Segunda Turma do STF decide que bens de Lula devem ser desbloqueados

Mais notícias
TOPO