

Rodrigo Maia interrompeu há pouco as discussões no plenário da Câmara e adiou a votação da BR do Mar, proposta de Tarcísio Freitas para abrir o setor de cabotagem.
Para o presidente da Câmara, a proposta não estava pronta para votar. Maia deu até o fim do dia para o relator, deputado Gurgel (PSL), entregar um novo parecer.
“Estou aqui com o partido do relator, alguns outros líderes. O líder do governo [Ricardo Barros] não está no plenário. Eu não acho que essa matéria esteja pronta para votar hoje, então eu vou encerrar a sessão. [Peço para que] Tanto o relator quanto o governo cheguem a um texto, até hoje à noite, para que na segunda-feira a gente vote a cabotagem.”
Rodrigo Maia afirma que pode ir para o MDB
Rodrigo Maia sobre Bolsonaro: 'A gente volta a sorrir quando você sair'
"Bolsonaro inaugurou o governo do cada um por si", diz Maia
Evento de aniversário de Furnas vira ato contra privatização da Eletrobras
PGR também enterra investigação sobre 'caixa 3' para Rodrigo Maia
Como temos mostrado, a BR do Mar tem urgência constitucional e tranca a pauta da Câmara. Sem votar a proposta, a Casa fica impedida de analisar outros projetos de lei.
“Temos outras matérias que estão sendo obstruídas pela cabotagem, como a regulamentação do Fundeb, o PLP 101, que resolve e organiza a dívida de estados, que é muito importante que seja aprovada na próxima semana, ente tantas outras matérias. Para que a gente não vote uma matéria complexa de forma desorganizada, peço ao líder [Felipe] Francischini que ajuste o texto com o governo, com a oposição e apresente o relatório.”
A BR do Mar tem servido como um cabo de guerra entre o Planalto e Maia. O governo insiste em manter a urgência da proposta —que não tem a simpatia de caminhoneiros–, enquanto o presidente da Câmara chama a pauta do Planalto de “cortina de fumaça”.
No pano de fundo, claro, estão as eleições para a presidência da Câmara. O candidato do Planalto é Arthur Lira, e Maia tenta reeleger-se ou colocar no cargo algum aliado.
Bolsonaristas xingam mulher que usava máscara na Paulista
Araraquara bate recorde de mortes por Covid-19 em um só dia
Distrito Federal tem a segunda maior taxa de infecção por Covid-19 no país
Guedes: 'talvez por infelicidade', Bolsonaro não deixou claro o problema da saúde
Em carta a investidores, gestora fala em "comportamento irresponsável e belicoso" de Bolsonaro e "desmoralização" de Guedes