A manipulação do debate sobre porte de armas

Com base no registro de aquisição de 33 mil novas armas no ano passado – dez vezes mais que em 2004 -, o Globo diz que “os brasileiros estão se armando como nunca”.

O jornal também estabelece uma relação direta com o aumento do número de mortes por armas de fogo. Trata-se de uma manipulação grosseira.

O “aumento da procura” por armas não considera o próprio crescimento da população no período. Também desconsidera o aumento vertiginoso da criminalidade.

 

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 130 comentários
  1. E há, ainda, 1 outro detalhe. Ao liberarem a posse d armas seria natural 1 aumento no número d mortes pois as pessoas passariam a reagir e abateriam alguns bandidos. Risco da profissão.

  2. A manipulação de informação favorece o discurso do bravateiro. Irresponsáveis, mais armas nas mãos de gente que não sabe atirar só serve pra aumentar a violência e o número de vítimas.

  3. como se o cara que tem todo o trabalho, custo e burocracia pra comprar uma arma legal o fizesse para sair matando indiscriminadamente… quem faz isso são bandidos que usam armas nao legalizada.

  4. Quero minha escopeta de volta, e sem burrrrocracia, viu @RedeGlobo ? Viu @MichelTemer? Viu lulaláu ? Crimes atualmente são resultado de lulaláu e sua corja no poder , do “podem tudo e eu posso nada”

    1. Sobra má fé, na verdade ! São autênticos veiculadores de mentiras ideológicas. A tal Rede Goebbels…

  5. Armas compradas legalmente e registradas não matam por atacado quanto as que atravessam nossas fronteiras… É estupidez declarar isso, é o mesmo que dizer que um cidadão de bem é um matador

  6. Quanto mais armas nas ruas maior é a possibilidade de mortes por armas de fogo. Não há como fugir dessa premissa. Se há de fato um aumento de mortes por armas, é óbvio que há uma correlação direta.

    1. Quanta ignorância… as armas de fogo nas mãos corretas salvam muito mais vidas do que as que estão nas mãos erradas tiram. https://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/quer-entender-porque-armas

    2. Leu direitinho ou só fingiu que leu? Conseguiu ver ali o “aumento vertiginoso da criminalidade”? Quer que os Antas destaquem pra você?

  7. Essa emissora cheia de comunas está cada vez mais ridícula. Faz campanha aberta e agressiva contra Bolsoanro. Os valores que passam em toda sua programação estimulam adesões a Bolsonaro! Hehehe

  8. Após a cidade de Kennesaw, no estado americano da Geórgia, ter aprovado uma lei que obrigava cada casa a ter uma arma, a taxa de criminalidade caiu mais de 50% ao longo dos 23 anos seguintes.

  9. Criminoso não registra arma, cidadão de bem as compra para se proteger. As pessoas sabem disso e por isso não acreditam na imprensa, que vive em sua bolha esquerdista e só prega para seus convertidos

  10. Vamos aproveitar esse tempo.Rir e se divertir com esses páteticos zumbis.Jogar na cara deles que seu joguinho acabou.Virou palhaçada.Vamos nos divertir as custas deles,esse é o momento.

  11. E isso não é uma fake? mas quem tem saco roxo pra denunciar? o povo? coitado, esse luta para sobreviver. Como nos outros países comunistas a sociedade é desmotivada de lutar pela própria independência

  12. Quando se come algo que nos faz mal o que se fazer?Não comer mais né.Mídia é a mesma coisa. Cancele aquilo que faz mal,não assine, não assista e vá pro YouTube.Não colabore com quem te faz de IDIOTA.

  13. Eles se financiam assim,mentindo.Não corrigirão isso e vão sucumbir.Pura negação.Mortos vivos,não confiamos mais neles e falamos isso para tudo mundo a nossa volta,questão de tempo.Zumbis teimosos.

  14. Se quando cometemos as mherdas de eleger fhc(2),lula(2)e dila(2),esses fdps bateram palmas,a nossa melhor chance hoje é ir contra o quê eles acham certo.Fato.Mentiram antes,mentem agora.

  15. Queremos o fim da ditadura do desarmamento! A partir dela, do desarmamento do cidadão, o número de homicídios triplicou! Dois em cada três brasileiros quiseram conservar seu direito à defesa armada!

  16. Então quer dizer que os 30 mil novos proprietários de armas de fogo, com registro, mataram duas pessoas cada no ano passado…e não os marginais sem registro…só pra ver como a notícia é imbecil…

  17. O mais importante é criminalizar as armas de fogo, e também a sua posse. A moto serra, a furadeira elétrica, a serra circular, o cano de ferro, o porrete de madeira, as facas; agradecem!!!!

  18. Pergunta pra rede globo se os seguranças de sua sede no Jardim Botânico ou do projac estão armados? Os guardas costas da família Marinho andam armados? O povo pode ficar a mercê da bandidagem, ?

  19. O Globo é um lixo! Como “inundar” o mercado com 33 mil míseras,caríssimas e limitadas armas. Nos EUA foram só 23 milhões. Os caras comprar milhões de armas no exterior e os crimes explodem aqui.FAKE

  20. A mídia progressista quer o povo se matando apenas com facões, porretes e pedras, como na Nigéria. Armas de fogo? Só na mão do Estado corrupto e opressor, como no “modelo de sucesso” venezuelano.

  21. Foi uma dificuldade e burocracia sem fim obter o registro e a compra das minhas armas no ano passado. Mas, minha família e minha propriedade contam com uma segurança a mais.

  22. venda de armas facilitada: pessoas de bem se arma. bandido também se arma de forma facilitada. Na minha opinião, só seria permitido a posse de arma, a arma deve ficar em casa no caso de uma invasão.

  23. Que jornal disse isto? Ahh bom… Este aí mesmo, da maior organização FAKENEWSZEIRA, manipuladora e distorcedora da realidade “defte paíf”, com seu eterno papel de deserviço à nação.

  24. Globo a caminho do UOL e “FOICE SÃO PAULO”….. ou seuhja FAKE NEWS e FRAUDECarta Maior e Carta Capital são melhores por que servem para rir do fanatismo PTralha socialista. G1 Tenta armas paraguai.

  25. São os “especialistas” aos quais nós – os toscos – devemos dar toda a atenção e, como bons suínos, enaltecermos os veículos que reproduzem suas asneiras, segundo os esclarecidos nos orientam.

  26. Pois é neh, em 2017 o governo gastou R$10 bilhões em publicidade apenas com a Rede Globo, o dinheiro que poderia muito bem ter ido para o setor de segurança. Bolsonaro vai falir vocês, que dó.

  27. Eu li também essa reportagem, fiquei perplexo com a manipulação. Esse jornal tem feito isso sistematicamente, principalmente para atacar a imagem do Bolsonaro. Vou cancelar minha assinatura.

  28. Pois é neh, em 2017 o governo gastou R$10 bilhões em publicidade apenas com a Rede Globo, o dinheiro que poderia muito bem ter ido para o setor de segurança. Bolsonaro vai falir vocês, que dó. Manipul

  29. Esquece, ainda, de considerar que a própria polícia, em alguns casos, tem fornecido arma a bandidagem. Se é pra morrer no meio de uma troca de tiro, melhor estar preparado também.

  30. A utilização da estatística unifatorial é o maior crime que a imprensa pode cometer. Ela pode ser manipulada falcimente e, quem não consegue fazer uma análise mais profunda, cai nesse conto do vigário

  31. Foram 63 000 mil homicídios com armas legalizadas? O que fizeram, contra a decisão do povo, foi acabar com o direito a legitima defesa no país, somos passarinhos escondidos de todo tipo de gavião.

  32. Para afirmarem isso, teriam que ter dados sobre apreensões de armas legais nas mãos de bandidos ou relacionar o aumento da violência com civis matando os outros. Nota zero para a lógica de O globo.

  33. É a imprensa querendo fazer a cabeça das pessoas. Para a grande imprensa democracia só existe quando as pessoas pensam exatamente como ela quer, ou seja, vivemos uma ditadura ‘velada’ do pensamento.

  34. Globo, you’re fake news! Está na hora de começarmos a expor QUEM assina essas matérias. Mostrar quem são e qual o seu viés. Daí, cada um que tire suas próprias conclusões…

  35. Imprensa globalista mente e não respeita opinião da maioria em plebiscito realizado.. A democracia destes jornalistas é a democracia da minoria abobalhada por ONGs e políticamente corretos… Babacas

  36. Os diretores da Globo, e seguranças armados, em seus carros blindados, não entram na estatística do aumento da criminalidade. No rabo do povo, é mole! Fim da paciência, com essa mídia porca .

  37. O Globo, fale logo claramente: vocês, brasileiros estúpidos, precisam ser abatidos sem direito a defesa, porque é assim que querem os que financiam as ONGs desarmamentistas, do qual somos prostitutas.

  38. A virtude da Globo é distorcer ou omitir informação pra favorecer suas ideias. Penso que cada pessoa, com aprovação técnica, tem a liberdade de adquirir arma de fogo.

  39. Nada disso interessa. O povo votou contra o desarmamento e não foi obedecido. Só isso. Qual é o problema dessa gente que anda com seguranças armados e não quer que outros se armem?

  40. Os comunistas sabem que a população armada oferecerá resistência caso as coisas evoluam. O verme presidiårio tentou desarmar os civis de bem…..tomou um sonoro não……

  41. Só uma pessoa totalmente sem noção ou doutrinada ideologicamente para não enxergar o vertiginoso aumento dá criminalidade! Tenha santa paciência!

  42. A Globo, O Globo e boa parte da grande imprensa já não têm tanta credibilidade assim. Eu, particularmente, não conheço ninguém que tenha adquirido arma, muito pelo contrário.

  43. Quando a lei do desarmamento cair, a vendas de novas armas irá para a casa dos milhões. E esta bem que assim seja, para que marginais percam a segurança do roubo facil.

  44. Isso é que é Fake News profissionais capacitados e com meios a disposição usam os meios para deliberadamente levarem a população ao engano. Possivelmente na intenção de desacreditar uma tese política

  45. a CRIMINALIDADE aumentou após o DESARMAMENTO da população em que o Congresso MANIPULOU o resultado do PLEBISCITO no qual o Povo exigia que não houvesse desarmamento. SÓ bandidos tem armas hoje!!!

  46. Rede Bobo, seguidores do Soros, comunas malditos, bandidos e papa hóstias: a partir de janeiro de 2019 será instalada a SUPREMACIA BOLSONARO. Vamos reaver o nosso direito de portar armas.

  47. Um cara de 60 anos ou mesmo um jovem que só pensou em estudar e trabalhar nas mãos de um “ menino” de 17 anos treinado para matar. Só um 38 bem “amigo” para equilibrar o jogo. NÃO ME SEPARO DO MEU

  48. Quem está se armando de verdade são os bandidos. Antigamente era apenas 38, agora é pistola 18 tiros, e está aumentando até as metralhadoras .50 que era difícil de ver no Brasil. TEM D ARMAR POPULAÇÃ

  49. É a imprensa brasileira sendo imprensa brasileira: quando até Merval (na sabatina do Bolsonaro) adota o discurso mambembe de que o número de presos define se o país é violento (EUA pior que Brasil?).

  50. Parabéns, Antagonista!! É isto que esperamos de vocês: análises críticas contando a VERDADE das matérias tendenciosas da grande mídia. Não buscamos ventríloquos nem papagaios com resumos.

  51. Não considera tampouco que alguns não querem engrossar as fileiras dos 63.000 assassinados/ano. E nem querem marchar para o cadafalso, como queriam o PT e seu grande executor: Márcio Tomás Bastos.

  52. Geraldo ORCRIM ORCRIMin, Geraldo PCC ORCRIMin, Geraldo Aécio ORCRIMin, Geraldo Temer ORCRIMin, Geraldo Lulalau ORCRIMin, Geraldo Centrão da corrupção ORCRIMin, Geraldo Paulo Preto ORCRIMin, Geraldo Se